Bicampeão da Euroliga (2002-03 e 2010-11), e com três aparições no Final Four nas últimas quatro temporadas, o Barcelona chega para brigar na prateleira de cima da maior liga continental de clubes do planeta mais uma vez. A eliminação para o Olympiacos no decisivo jogo 5 dos Playoffs da temporada passada, jogando no Palau Baugrana, foi um banho de água fria na equipe catalã, que para essa temporada mantém uma boa base do time anterior e conta com bons reforços formado por jogadores mais experientes, além do técnico novo, Joan Peñarroya, com bastante experiência no basquete espanhol e com uma temporada completa pelo Baskonia (2022-23) com recorde 18-16.

Quem chegou

Kevin Punter (Partizan, estadunidense, 31 anos) / Juan Nuñez (Ratiopharm Ulm, espanhol, 20 anos) / Justin Anderson (Valencia, estadunidense, 30 anos) / Chimezie Metu (Detroit Pistons, nigeriano, 27 anos) / Youssoupha Fall (ASVEL, senegalês, 29 anos)

Quem saiu

Ricky Rubio (aposentou, espanhol, 33 anos) / Oriol Pauli (Leida Basquet, espanhol, 30 anos) / Rokas Jokubaitis (Maccabi Tel Aviv, lituano, 23 anos) / Nikola Kalinic (Estrela Vermelha, sérvio, 32 anos) / Oscar da Silva (Bayern, alemão, 26 anos) / James Nnaji (Girona, nigeriano, 20 anos)

Treinador

Joan Peñarroya (espanhol, 55 anos, primeira temporada no comando do Barcelona)

Possível quinteto titular:

PG – Tomas Satoranski
SG – Jabari Parker
SF – Alex Abrines
PF – Kevin Punter
C – Willy Hernángomez
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Nicolas Lapprovitola
SG – Dario Brizuela
SF – Justin Anderson
PF – Chimezie Metu
C – Jan Vesely
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Barça fez uma temporada regular muito boa ano passado, terminando em quarto com lugar com 22 vitórias e 12 derrotas. Foram 11 jogos ganhos em cada turno. A equipe teve a melhor campanha da Euroliga como mandante, foram 15 triunfos em 17 partidas (as derrotas foram para Mônaco e Olímpia Milão). Porém nos playoffs, o time catalão não teve o mesmo desempenho jogando no Palau Baugrana. Foi eliminado pelo Olympiacos por 3 a 2, perdendo dois dos três confrontos em que foi mandante. Com um ataque de média de 82,7 pontos por jogo, o Barcelona terminou a temporada regular com quatro jogadores com dígitos duplos em pontos: Lapprovitola e Jan Vesely com 12,3; Willy Hernangomes com 11,0 e Jabari Parker com 10,6. Nenhum atleta teve média de tempo em quadra por jogo superior a 26 minutos, indicando que o jogo coletivo e a rotação com os jogadores vindos do banco foram fatores fortes da equipe comandada de Roger Grimau.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Manter a boa rotação e o bom jogo coletivo da temporada passada foi o foco da renovação do Barça. Começando pelo treinador. Joan Peñarroya, com passagens por Andora, Manresa, Burgos (bi campeão da BCL), Valencia e Baskonia (Euroliga temporada 2022-23 e 5 primeiros jogos da temporada 2023-24). A chegada do ala-armador Kevin Punter, que deve ser titular da equipe, figura como a contratação mais importante para a temporada. O jovem armador espanhol de 20 anos, recém draftado na NBA pelo San Antonio Spurs, Juan Nuñez é uma aposta da equipe catalã para a rotação nas posições 1 e 2. Para o garrafão, o reforço chega pelas mãos de Youssoupha Fall e do nigeriano Chimezie Metu, que jogou na NBA no final da temporada passada pelo Detroit Pistons, com médias de 10,5 pontos e 6,0 rebotes em apenas 14 jogos.

O que esperar nesta Euroliga

O Barcelona sempre chega como forte candidato ao Final Four da Euroliga, e na temporada 2024-25 não será diferente. Conseguindo manter uma boa base da temporada passada (Jabari Parker, Dario Brizuela, Nicolas Lapprovitola, Jan Vesely, Willy Hernangomez e Alex Abrines) e reforçado com os bons nomes já mecionados, a torcida catalã pode esperar mais uma boa temporada, onde o time deve brigar na prateleira de cima da competição para voltar ao Final Four. A derrota por 89 a 83, na semifinal da Super Copa ACB no final de setembro de 2024 para o maior rival, provavelmente motivou ainda mais a comissão técnica a ajustar o time para a Euroliga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *