Apesar de sair vitorioso no cenário doméstico, a temporada passada do Bayern de Munique foi novamente decepcionante na Euroliga, mesmo com a chegada do técnico Pablo Laso (que já foi embora). Agora com novo técnico e algumas novas peças interessantes, o time da Bavária quer voltar a brigar por uma vaga nos playoffs da principal competição europeia.
Quem chegou
Shabazz Napier (PG, Olimpia Milão-ITA, estadunidense/porto-riquenho, 33 anos) / Yam Madar (PG, Fenerbahçe-TUR, israelense, 23 anos) / Kevin Yebo (PF, Niners Chemnitz-ALE, alemão, 28 anos) / Oscar da Silva (PF, Barcelona-ESP, alemão-brasileiro, 26 anos) / Johannes Voigtmann (C, Olimpia Milão-ITA, alemão, 32 anos) / Gordon Herbert (técnico, Seleção da Alemanha, canadense-finlandês, 65 anos)
Quem saiu
Serge Ibaka (PF/C, Real Madrid-ESP, congolês-espanhol, 35 anos) / Dino Radončić (SF/PF, Real Betis-ESP, sérvio, 25 anos) / Sylvain Francisco (PG, Žalgiris-LIT, francês, 26 anos) / Nelson Weidemann (PG, ratiopharm Ulm-ALE, alemão, 25 anos) / Niklas Wimberg (PF, Hamburg Towers-ALE, alemão, 28 anos) / Leandro Bolmaro (PG/SG, Olimpia Milão-ITA, argentino, 24 anos) / Isaac Bonga (SF, Partizan-SER, alemão, 24 anos) / Pablo Laso (técnico, Baskonia-ESP, espanhol, 56 anos)
Treinador
Gordon Herbert (canadense-finlandês, 65 anos, vai para sua primeira temporada como treinador do time)
Possível quinteto titular:
PG – Shabazz Napier
SG – Andreas Obst
SF – Vladimir Lučić
PF – Oscar da Silva
C – Devin Booker
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Yam Madar/ Nick Weiler-Babb
SG – Carsen Edwards/Ivan Karchenkov
SF – Niels Giffey
PF – Kevin Yebo/Elias Harris
C – Johannes Voigtmann/Danko Branković
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
Após três temporadas sob o comando de Andrea Trinchieri, com duas idas aos playoffs da Euroliga, o Bayern optou pela mudança considerando o baixo desempenho europeu na temporada 2022-23. O escolhido da vez foi Pablo Laso, que estava há cerca de um ano afastado das quadras, após problemas médicos, mas que tinha dois títulos de Euroliga no currículo.
O time alemão até teve um desempenho satisfatório no primeiro turno da Euroliga, conseguindo oito vitórias, mas caiu bastante no segundo turno, onde obteve apenas cinco triunfos. O time sofreu com algumas lesões e com a falta de um jogador mais decisivo, sendo que o veterano Serge Ibaka foi o cestinha da equipe na Euroliga. No final, em termos continentais, o “projeto Pablo Laso” acabou sendo uma decepção, com o Bayern terminando em 15º lugar, mesma posição da temporada 2022-23, ainda com Trinchieri.
Já no âmbito doméstico, o cenário foi diferente. Na Copa da Alemanha (BBL Pokal), com final em fevereiro, o time conquistou o quinto título (segundo consecutivo), com Sylvain Francisco como MVP da competição. Na Liga Alemã (BBL), o time liderou a fase regular, e depois perdeu apenas duas partidas entre quartas de final e a final, quando bateu o rival Alba Berlim, com Carsen Edwards como MVP das finais. O time bávaro não conquistava o título da Liga desde a temporada 2018-19.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
O Bayern fez algumas movimentações interessantes de jogadores, como as adições dos armadores Shabazz Napier e Yam Madar, equilibrando experiência e juventude, além de Oscar da Silva, esquecido no Barcelona, mas que pode retomar seu melhor basquete na terra onde começou e despontou.
Mas provavelmente a melhor contratação da equipe foi o técnico Gordon Herbert. Com passagens em diversas equipes menores, o treinador atingiu seu maior prestígio pelo Skyliners Frankfurt, primeiro vencendo o único título alemão do clube, em 2003-04, e depois, ao retornar anos depois, o único título europeu da equipe, com a conquista da primeira FIBA Europe Cup, em 2015-16. Em 2021, assume a Seleção da Alemanha e, após um bronze no Eurobasket 2022, levanta o troféu da Copa do Mundo 2023, conquista histórica para o país. Com estas credenciais, o técnico chega ao Bayern de Munique, tendo a oportunidade de dirigir uma grande equipe na Euroliga, e escrever mais um grande capítulo em sua carreira.
O que esperar nesta Euroliga
Mesmo com algumas boas contratações e a chegada do técnico Gordon Herbert, a torcida deve ficar com os pés no chão. O nível da Euroliga é muito alto, e o Bayern não possui a mesma profundidade de elenco que muitas outras equipes. Ainda assim, pode-se esperar uma briga por vaga no play-in, se o time encaixar e o novo técnico conseguir implementar seu estilo de jogo.
Algumas dúvidas surgem e só serão respondidas ao longo da temporada: Oscar da Silva será o destaque do time, como mostrou na época de Ludwigsburg e Alba Berlim? O treinador Herbert vai conseguir gerenciar os armadores (Napier, Madar, Edwards e Weiler-Babb), extraindo o melhor para a equipe? Será que voltaremos a assistir Vladimir Lučić em alto nível, como nas temporadas 2021 e 2022? Só o tempo dirá.