Quem chegou
Nick Calathes (PG, grego, ex-Fenerbahce-TUR), Vitto Brown (SF/PF, estadunidense, ex-Pınar Karşıyaka-TUR), Giorgios Papagiannis (C, grego, ex-Fenerbahçe-TUR), Juhann Begarin (SG, francês, ex-Nanterre 92-FRA) e Furkan Korkmaz (SF/SG, turco, ex-Philadelphia 76ers-EUA)
Quem saiu
Kemba Walker (PG, estadunidense, aposentado), Jordan Loyd (SG, estadunidense, para o Maccabi Tel Aviv-ISR), Donta Hall (C, azeri, para o Baskonia-ESP), Yakuba Ouattara (SG/SF, francês, para o Paris-FRA) e John Brown III (PF/C, estadunidense, agente livre)
Treinador
Sasha Obradović, 55 anos (comanda o time desde 2021).
Possível quinteto titular:
PG – Élie Okobo
SG – Mike James
SF – Furkan Korkmaz
PF – Jaron Blossomgame
C – Giorgios Papagiannis
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Matthew Strazel/ Nick Calathes, lesionado, perderá o início da temporada
SG – Juhann Begarin
SF – Vitto Brown
PF – Petr Cornelie
C – Donatas Motiejūnas
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
A temporada 2023/2024 foi a melhor do Monaco na fase regular da Euroliga. Consistente, o time monegasco terminou em terceiro lugar, com 23 vitórias e 11 derrotas, mesma campanha do futuro campeão Panathinaikos, que foi segundo colocado. Nos playoffs, duelo extremamente equilibrado com o Fenerbahçe. Quase todos os cinco jogos da série foram com poucos pontos de diferença no placar, incluindo o último, vencido pelos turcos por um (80-79). Derrotado por 3-2, o Monaco ficou de fora do Final Four.
Em solo francês, a equipe parou nas semifinais das duas copas nacionais. Na Leaders Cup, caiu diante do Paris (98-93), que seria o campeão. Já na Copa da França, perdeu para o Strasbourg (93-89), vice-campeão contra o Dijon. Na liga, porém, a história foi diferente. Líder da temporada regular com 29-5 de recorde, o Monaco passou pelo Le Portel nas quartas, por 2-0 na série, e pelo Bourg na semi, por 3-1. Na decisão, encarou o Paris e venceu por 3-1 para atingir o segundo título seguido da LNB Pro A. O astro Mike James foi o MVP das finais.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
O Monaco repôs com excelência as poucas saídas do elenco em relação à temporada passada. Furkan Korkmaz certamente terá impacto positivo após anos de experiência na NBA. Papagiannis fortalece um garrafão já bem servido com outros dois gigantes (Motiejūnas e Mam Jaiteh). Mas o reforço de mais peso é Nick Calathes. Líder de assistências na história da Euroliga, o armador fará dupla com ninguém menos que o líder de pontos, Mike James. Aos 35 anos, o grego tem na visão de jogo seu ponto forte, podendo contribuir bastante no ataque com o lado pontuador de James ou mesmo com o poderio ofensivo dos pivôs, em especial Papagiannis, velho conhecido de seleção da Grécia e também em Panathinaikos e Fenerbahce.
Calathes, porém, é desfalque neste começo de temporada por conta de lesão no joelho.
O que esperar nesta Euroliga
Consolidado como uma das grandes forças desde que chegou à Euroliga, o Monaco tem totais condições de voltar ao Final Four, onde esteve em 2023 e ficou a um jogo de voltar na última temporada, quando caiu no jogo 5 para o Fenerbahce. Com boa parte da base mantida, o clube trouxe reforços que agregam experiência e qualidade. O técnico Saša Obradović chega à quarta temporada no comando e conhece bem o que tem em mãos. Se conseguir explorar o potencial da equipe, é provável que faça uma das melhores campanhas da temporada regular. Para Final Four é outra história, até mesmo conforme o adversário nos playoffs. Mas condições de chegar, o time monegasco tem de sobra.