A equipe italiana possui três vezes campeã da Euroliga (1965-66, 1986-87 e 1987-88), no entanto tem como melhor resultado nos últimos anos um terceiro lugar na temporada 2020-21, quando perdeu a semifinal nos segundos finais para o Barcelona, o Olímpia Milano almeja voltar a figurar no Final Four da Euroliga. A equipe italiana chega embalada pelo título recente da Supercoppa Italia sobre o maior rival na atualidade, o Virtus Bologna, em uma vitória de virada e na prorrogação por 98 a 96. Fez boas contratações em todas as posições, apostando em um melhor entrosamento com os remanescentes da temporada 2023-24.
Quem chegou
Nenad Dimitrijevic (Valencia, Norte-macedônio, 26 anos) / Leandro Bolmaro (Bayern de Munique, argentino, 24 anos) / Armoni Brooks (Brooklyn Nets, estadunidense, 26 anos) / Fabian Caseur (Real Madrid, francês, 37 anos) / Zach Leday (Partizan, estadunidense, 30 anos) / Ousmane Diop (Dinamo Sassari, senegalês, 24 anos) / Josh Nebo (Maccabi Tel-Aviv, estadunidense, 27 anos) / David McCormack (Galatassaray, estadunidense, 25 anos).
Quem saiu
Maodo Lo (Paris, alemão, 31 anos) / Rodney McGruder (Detroit Pistons, estadunidense, 33 anos) / Billy Baron (sem equipe, estadunidense, 33 anos) / Shabazz Napier (Bayern de Munique, estadunidense, 33 anos) / Devon Hall (Fenerbahçe, estadunidense, 29 anos) / Nicolo Melli (Fenerbahçe, italiano, 33 anos) / Johannes Voigtmann (Bayern de Munique, alemão 31 anos) / Alex Poythress (Zenit, estadunidense, 31 anos), Kyle Hines (aposenteou-se, estadunidense, 38 anos).
Treinador
Ettore Messina (italiano, 64 anos, que vai para sua sexta temporada no comando da Olimpia Milano, time que comanda desde que retornou de longo período na NBA).
Possível quinteto titular:
PG – Nenad Dimitrijevic
SG – Stefano Tonut
SF – Shavon Shields
PF – Nikola Mirotic
C – Josh Nebo
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Giordano Bortolani
SG – Leandro Bolmaro
SF – Zach Leday
PF – Giampaolo Ricci
C – Fabien Caseur
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
O Olímpia Milão não fez uma boa temporada 2023-24, em especial no primeiro turno, quando venceu apenas 6 dos 17 jogos. Na segunda metade da temporada regular, a equipe melhorou o desempenho, conquistando 9 vitórias em 17 partidas, duas delas sobre Real Madrid e Barcelona, jogando em casa. Porém não foi suficiente para o time italiano entrar na zona de Play-in, ficando em décimo segundo lugar, com 15 vitórias, duas abaixo do necessário para aquela temporada. Os principais nomes da equipe foram: o sérvio Nikola Mirotic, considerado a melhor contratação do time italiano para a temporada, com médias de 16,9 pontos, 63,8% de aproveitamento de dois pontos, 5,7 rebotes, 18,9 de eficiência em 26,5 minutos de média; e o estadunidense, naturalizado dinamarquês, que fez sua quarta temporada com o time de Milão, Shavon Shields, com médias de 15,7 pontos (melhor da carreira na Euroliga), 16,8 de eficiência em 30,5 minutos de média.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
O Olímpia Milão buscou reforços importantes em todas as posições: o argentino Leandro Bolmaro (ex Bayer de Munique) deve dar suporte ao jogo de armação, sendo uma boa opção para as rotações nas posições 1 e 2; depois de duas temporadas no Partizan, o ala estadunidense, Zach Leday está de volta a Milão, e deve reforçar a posição 3; a chegada do pivô Josh Nebo (ex Maccabi Tel-Aviv) deve dar força à equipe dentro da área pintada, posição talvez na qual o time italiano tenha tido mais dificuldades de rotação na temporada passada, onde dependia muito de Nikola Mirotic, já que o experientíssimo Kyle Hines já estava em curva descendente e aposentou-se ao final da temporada.
O que esperar nesta Euroliga
Como já mencionado, o título da Supercoppa Italia, da forma como foi conquistado, enche de motivação a equipe de Ettore Messina, que deve fazer uma temporada de Euroliga bem melhor que as duas anteriores, já que os reforços devem preencher algumas lacunas táticas da equipe, principalmente na área pintada e nas rotações dos jogadores do perímetro. Assim, o Olímpia Milão busca chegar aos Playoffs novamente, depois de duas temporadas de ausência. O técnico Ettore Messina, quatro vezes campeão da Euroliga (duas com o Virtus Bologna e duas com o CSKA Moscow), e campeão das últimas duas edições da LBA (Liga Italiana Série A) com o Olímpia Milano, precisará trabalhar duro para alcançar o principal objetivo para o qual foi contratado: encerrar o jejum de 36 anos sem título da Euroliga para o time de Milão.