O Real Madrid inicia a temporada 2024/2025 com grandes expectativas e a ambição de reconquistar o título da Euroliga, após uma campanha dominante no ano anterior que terminou em frustração com a derrota na final. Com um elenco renovado e reforçado, mas mantendo sua base sólida, o clube busca superar os desafios que prometem ser ainda maiores nesta nova edição da competição.

Quem chegou

Andrés Feliz (PG, Joventut Badalona-ESP, dominicano, 27 anos) / Xavier Rathan-Mayes (PG/SG, BC Enisey-RUS, canadense, 30 anos) / Serge Ibaka (C, Bayern de Munique-ALE, congolês, 35 anos) / Usman Garuba (PF/C, Santa Cruz Warriors-EUA, espanhol, 22 anos)

Quem saiu

Rudy Fernández (SF, aposentou, espanhol, 39 anos) / Sergio Rodríguez (PG, aposentou, espanhol, 38 anos) / Carlos Alocén (PG, Gran Canaria-ESP, espanhol, 23 anos) / Vincent Poirier (C, Anadolu Efes-TUR, francês, 30 anos) / Fabien Causeur (SG, Olimpia Milão-ITA, fracês, 37 anos) / Guerschon Yabusele (PF, Philadelphia 76ers-EUA, francês, 28 anos)

Treinador

Chus Mateo (espanhol, 55 anos, vai para sua terceira temporada no clube, buscando seu segundo título com a equipe de Madri)

Possível quinteto titular:

PG – Facundo Campazzo
SG – Dzanan Musa
SF – Mario Hezonja
PF – Gabriel Deck
C – Walter Tavares
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Andres Feliz
SG – Xavier Rathan-Mayes / Sergio Llull
SF – Alberto Abalde
PF – Eli Ndiaye
C – Serge Ibaka / Usman Garuba
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Real Madrid teve uma campanha impressionante durante a temporada regular da Euroliga 2023/2024, terminando na primeira posição com um recorde de 27 vitórias e apenas 7 derrotas, consolidando-se como um dos times mais dominantes da competição. Ao longo do ano, a equipe comandada por Chus Mateo demonstrou uma consistência invejável, passando facilmente pelos playoffs, com destaque para a varrida convincente sobre o Baskonia por 3-0, que garantiu sua vaga no Final Four. Na semifinal, o Real Madrid enfrentou o Olympiacos, onde mostrou superioridade, com Dzanan Musa brilhando e o time controlando o jogo do início ao fim.

No entanto, apesar da expectativa de conquistar o título europeu pelo segundo ano consecutivo, o Real Madrid sofreu uma reviravolta inesperada na grande final contra o Panathinaikos. Mesmo com uma vantagem de 14 pontos no intervalo, o time permitiu que o adversário se recuperasse e acabasse vencendo nos últimos 20 minutos da partida, frustrando as esperanças de celebrar outro título da Euroliga. Apesar disso, o time de Chus Mateo conseguiu se redimir em parte ao conquistar a Liga ACB, mas a derrota na final europeia deixou um gosto amargo para os torcedores e a sensação de uma temporada inacabada.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Para a temporada 2024/2025, o Real Madrid passou por algumas mudanças importantes no elenco, com saídas de jogadores veteranos que marcaram época no clube, como Rudy Fernandez e Sergio Rodriguez, que decidiram se aposentar. Além disso, o clube perdeu Fabien Causeur e Vincent Poirier, e viu Guerschon Yabusele fazer a transição para a NBA após uma oferta do Philadelphia 76ers. Embora essas saídas tenham impacto no elenco, a diretoria do Real Madrid agiu rapidamente no mercado e trouxe reforços de peso, garantindo que Chus Mateo tenha um plantel competitivo.

Entre as contratações mais importantes estão o retorno de Serge Ibaka, um nome bem conhecido no cenário internacional, que volta ao Real Madrid após 13 anos. Apesar de sua idade mais avançada, Ibaka ainda se destaca como um jogador de impacto, como demonstrou na última temporada pelo Bayern de Munique. Outro nome de destaque é Usman Garuba, que retorna ao clube após uma passagem pela NBA, trazendo sua experiência e capacidade defensiva para fortalecer o garrafão. Além disso, o Real contratou Andres Feliz e Xavier Rathan-Mayes, jogadores que tiveram boas performances na Liga ACB e na Liga VTB, respectivamente, e chegam prontos para agregar ao time imediatamente.

O que esperar nesta Euroliga

Para a temporada 2024/2025, o Real Madrid entra com expectativas elevadas e com o objetivo claro de reconquistar o título da Euroliga, especialmente após a dolorosa derrota na final da temporada anterior. O clube manteve grande parte de seu núcleo de jogadores e se reforçou com nomes experientes que podem fazer a diferença tanto ofensiva quanto defensivamente. Sergio Llull, que assume o papel de veterano e líder, deve ser uma peça importante na condução da equipe, possivelmente em sua última temporada no clube.

Porém, ao contrário da temporada passada, o caminho para o título promete ser mais desafiador. Rivais como Panathinaikos, Olympiacos, Fenerbahçe, Mônaco e Barcelona se reforçaram significativamente, tornando a competição ainda mais equilibrada. O Panathinaikos, que surpreendeu o Real Madrid na final de 2024, é agora considerado um dos grandes favoritos ao título, especialmente com um elenco renovado e reforçado. A equipe madrilena precisará manter um alto nível de desempenho e concentração durante toda a temporada para evitar surpresas e chegar ao título.

Os destaques do time para esta temporada incluem jogadores como Dzanan Musa, Mario Hezonja e Facundo Campazzo, que continuam sendo peças centrais no esquema de Chus Mateo. Walter Tavares, embora tenha mostrado sinais de queda de rendimento, ainda é um dos pilares defensivos da equipe, enquanto Gabriel Deck, se conseguir evitar lesões, tem potencial para ser um dos melhores jogadores da temporada. A expectativa é de que esses jogadores liderem a equipe rumo à recuperação do título europeu, com o reforço de Ibaka e Garuba trazendo estabilidade nas áreas mais críticas.

Com a tradicional pressão de representar um gigante como o Real Madrid, a única opção aceitável para o clube é o título. Qualquer resultado abaixo do máximo triunfo europeu será considerado um fracasso, e a motivação dos jogadores para “vingar” a derrota da temporada passada está maior do que nunca.

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *