A série entre o atual campeão Real Madrid e Baskonia foi marcada por uma intensidade notável, culminando na supremacia do Real ao vencer os três jogos e garantir sua posição no aguardado Final Four. Desde o Jogo 1, onde o Real Madrid estabeleceu sua superioridade desde o início, até o confronto derradeiro, o time demonstrou uma consistência notável, liderado por nomes como Mario Hezonja e Facundo Campazzo. Com isso, o clube de Madri chega ao final four pelo terceiro ano consecutivo.
Abaixo, o Tabela de Ferro resume os três jogos da série. Confira:
JOGO 1 – Real Madrid (ESP) 90 x 74 Baskonia (ESP)
Um confronto espanhol na Euroliga sempre tem um sabor diferenciado, mesmo que seja o cruzamento do primeiro contra o oitavo. Na temporada regular uma vitória para cada lado, sempre pro visitante. Real venceu em Vitoria-Gasteiz por 79 a 77, e o Baskonia venceu em Madri por 95 a 91. Sabendo do perigo do adversário, o Real começou melhor e impondo o ritmo de jogo e com três bolas de três pontos de Mario Hezonja venceu a primeira parcial por 27 a 16. O segundo período iniciou com os donos da casa defendendo muito bem, não permitindo arremessos fáceis do adversário. O Real aplicou uma corrida de 18 a 8 na primeira metade da parcial, ampliando a vantagem pra 17 pontos (42 a 25). O Baskonia diminuiu um pouco e o jogo foi para o intervalo em 48 a 37 para o Real. Com boa rotação ofensiva e o mesmo propósito na defesa, o Real Madrid voltou a se impor na volta para o segundo tempo, chegando a abrir 20 pontos de diferença (70 a 50), mas Chris Chiozza diminuiu no estouro do relógio (70 a 53). Com a vitória no Jogo 1 praticamente assegurada, o time da casa soube gerenciar bem a partida na parcial final e confirmou o triunfo por 90 a 74. Dzana Musa foi o cestinha com 16 pontos, pelo Baskonia, o melhor em quadra foi Markus Howard, com 15 pontos.
JOGO 2 – Real Madrid (ESP) 101 x 90 Baskonia (ESP)
Dois dias após o jogo 1, as equipes voltaram a se encontra na capital espanhola para o jogo 2. Dessa vez quem começou defendendo melhor foi o Baskonia, que abriu 6 a 0 logo no início. Mas com o bom jogo de armação de Facundo Campazzo e com suas belas jogadas individuais, o Real Madrid buscou a diferença, passou a frente e venceu o primeiro quarto por 23 a 21 com uma linda bola do perímetro do experiente armador Sergio Lull, a três segundos do fim. Lull converteu mais duas triples no início do segundo período, mas Markus Howard devolveu na mesma moeda, não deixando o adversário fugir no placar. Campazzo voltou para a quadra nos minutos finais e marcou mais sete pontos, e o Real Madrid foi para o intervalo vencendo por 46 a 40. Com excelente produção ofensiva de ambas as equipes, o placar não se dilatava para nenhum lado, os dois times queriam muito a vitória. No entanto, o Baskonia voltou a ter dificuldades com a defesa merengue nos minutos finais da terceira parcial. Os donos da casa fizeram uma sequência de 16 a 6 (74 a 60), e Maik Kotsar converteu no estouro do relógio, sofreu a falta e marcou o lance livre (74 a 63). Assim como no jogo 1, o Real chega à parcial final com vantagem em dígitos duplos no placar. Com Gabriel Deck, Sergio Lull e Sergio Rodriguez sendo muito efetivos nos três primeiros minutos do último quarto, a equipe da casa fez uma corrida de 11 a 0, ampliando a vantagem para 19 pontos (85 a 63) praticamente colocando a vitória no bolso. O Baskonia ainda ensaiou tentativas de reação na segunda metade do período, mas a diferença era grande e o tempo era pouco, não conseguindo evitar a derrota. O atual campeão da Euroliga abre 2 a 0 na série. O Baskonia agora terá dois jogos em casa para tentar empatar. Facundo Campazzo foi o destaque do jogo com 24 pontos, 4 rebotes e 7 assistências. Pelo Baskonia, Vanja Marinkovic marcou 20 pontos
JOGO 3 – Baskonia (ESP) 98 x 102 Real Madrid (ESP)
O Real Madrid garantiu sua vaga na Final Four de 2024 após a vitória sobre o Baskonia por 102 a 98 no jogo 3 fora de casa, varrendo a série sem chances para o clube do país basco. Facundo Campazzo, Walter Tavares e Guerschon Yabusele foram os destaques. Campazzo contribuiu com 13 pontos, oito assistências, quatro rebotes e um roubo de bola, Tavares registrou um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes, além de quatro bloqueios, enquanto Yabusele liderou a equipe com 23 pontos, sete rebotes e três assistências. Mario Hezonja e Gabriel Deck também contribuíram com 16 e 13 pontos, respectivamente. Um problema técnico no marcador causou uma breve interrupção, mas não impediu a determinação do Real Madrid. Após uma defesa eficaz no terceiro quarto, o Baskonia assumiu a liderança no quarto período, mas o Real se recuperou e garantiu a vitória. Markus Howard marcou 29 pontos para o Baskonia, enquanto Codi Miller-McIntyre teve uma performance impressionante com 17 pontos, 11 assistências, sete rebotes e duas roubadas de bola, mas não foi suficiente para evitar a eliminação.