Após vencer as duas primeiras partidas da série melhor de cinco, em casa, o Real Madrid voltou a derrotar o Maccabi Tel Aviv, desta vez em Israel. Com isso, o time madrileno fez 3-0 e “varreu” o rival, sendo o primeiro time a garantir vaga no Final Four da Euroliga.

Veja abaixo o resumo da partida:

Maccabi Tel Aviv (ISR) 76 x 87 Real Madrid (ESP)

O Real esteve quase sempre em vantagem no placar, embora visse o Maccabi próximo. Após dois pontos de cada lado, com Nigel Williams-Goss e Ante Zizic, a equipe visitante engatou seis pontos em três jogadas dentro do garrafão (8-2). Os espanhóis se mantiveram à frente até a metade do período, quando vencia por cinco pontos (13-8). No entanto, com duas bolas triplas, Scottie Wilbekin virou para os donos da casa (14-13). A liderança no marcador não durou muito, e logo o Real voltou à dianteira. Aproveitando-se de pouco mais de dois minutos de placar zerado por parte do Maccabi, o time madrileno fez 9-0 em sequência (22-14). Wilbekin anotou mais dois e chegou aos 10 pontos. A equipe israelense encurtou para três pontos a distância ao fim da primeira parcial (25-22).

No segundo quarto, o Real iniciou com bola tripla, uma das poucas do confronto. Das mãos de Alberto Abalde, a equipe abriu ligeira vantagem, de seis (28-22). A diferença de quatro a sete pontos se manteve até a metade do período, com 39-34 no placar. Porém, como em outros momentos da série, o ataque do Maccabi passou alguns minutos em “pane”. Com isso, os madrilenos fizeram 9-0 e abriram dois dígitos de vantagem pela primeira vez na partida (48-34). O time mandante tirou pouca desvantagem na parcial, e o jogo foi para o intervalo com 10 pontos de distância (51-41). No retorno, entretanto, a equipe anotou cinco pontos em sequência, e diminuiu para 51-46. Em contrapartida, Williams-Goss respondeu com chute de fora (54-46).

Precisando da vitória para não ser eliminado em casa, o Maccabi tinha James Nunnaly e Scottie Wilbekin como principais armas ofensivas. A vantagem do rival, no entanto, nunca esteve abaixo de quatro pontos, quando o placar marcava 54-50. Do lado do Real, Guerschon Yabusele era quem mais se destacava até então, chegando a 13 pontos. Nos três minutos finais do período, Sergio Llull assumiu o protagonismo. Com o marcador em 62-57, o veterano armador marcou oito dos 11 pontos do time – os outros três foram de Vincent Poirier. Desta forma, o Real Madrid chegou ao último quarto com 12 pontos de frente (73-61), com a vitória encaminhada. Mesmo com Wilbekin alcançando 20 pontos no jogo, logo no primeiro lance dos últimos 10 minutos, a distância jamais baixou dos dígitos duplos.

Ainda com nove minutos no relógio, o Maccabi marcou o 66º ponto no jogo. Porém, a equipe voltou a movimentar o seu placar abaixo dos seis minutos, quando o rival já tinha 81. Nem mesmo os 22 pontos de Wilbekin e os 17 de Nunnaly, melhores marcas dos jogadores na série, foram capazes de evitar a derrota e eliminação do time israelense. Por parte do Real, Llull marcou 18, e Poirier, 14, como principais cestinhas do triunfo por 87-76. Após ficar fora do Final Four em 2021, ao ser derrotado por 3-2 para o Anadolu Efes, a equipe madrilena retorna à fase decisiva da Euroliga, em busca do 11º título. O adversário da semifinal sai do confronto entre Barcelona e Bayern de Munique, que empatam a série em 1 a 1. As equipes se enfrentam duas vezes nesta semana, ambas na Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *