Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (entre 03/11 e 09/11). Se você quiser saber mais sobre as ligas européias secundárias (EuroCup e Basketball Champions League), clique aqui e leia a nossa coluna Passaporte Europeu desta semana!

Campeonato espanhol: Real dispara na ponta, mas é seguido de perto por concorrentes

A ACB chegou à sua décima rodada, ainda que somente quatro clubes estejam “em dia”, com todos os dez jogos disputados. Uma dessas quatro é também o único clube ainda invicto na competição e, por conseqüência, o seu líder isolado, o Real Madrid. Dois jogos referentes a esta rodada foram adiados por causa de surtos da COVID-19.

Os “Merengues” realizaram durante a semana duas partidas. Na quarta-feira (4), poupando alguns de seus titulares para a partida da Euroliga na sexta, o time teve muito trabalho, mas bateu o Bilbao fora de casa por apertados 85 a 83, com partida válida pela sexta rodada, que havia sido adiada. O destaque foi o ala-pivô Trey Thompkins (16 pontos e seis rebotes) e jovens como Usman Garuba, Carlos Alcocén e Alberto Abalde tiveram uma rara chance no time titular. Neste domingo, de novo sem força total, o clube recebeu o Fuenlabrada em Madri e tomou um susto no primeiro tempo, mas se ajustou e fez um excelente segundo tempo, para vencer no fim por 79 a 68.

Os três clubes que vêm logo depois do Real na tabela de classificação também venceram na rodada. O Tenerife recebeu no domingo o Betis, clube que luta contra o rebaixamento, e suou a camisa, mas conseguiu a apertada vitória por 77 a 73. O atual campeão do mundo permanece na segunda colocação, com sete vitórias em oito jogos. O armador brasileiro Marcelinho Huertas foi o grande destaque da equipe no jogo. Vá para o fim deste texto e descubra como ele se saiu.

Em Madri, o Barcelona visitou o Estudiantes e dominou a partida do início ao fim. Após um primeiro tempo arrasador (48 a 27 para os “Culé”), o clube catalão precisou apenas administrar a vantagem. O Estudiantes chegou a cortá-la para 12 pontos em determinado momento do segundo tempo, mas nunca chegou a ameaçar de fato a liderança do adversário. O Barça contou com grande partida do pivô ucraniano Artem Pustovyi, que teve 18 pontos e cinco rebotes. O time chega a sete vitórias em nove jogos e ocupa a terceira colocação.

Completando o “G4” está o atual campeão Baskonia. O clube recuperou-se da derrota de meio de semana na Euroliga, batendo facilmente em casa no sábado o vice-lanterna Bilbao, por 82 a 68, no “Dérbi Basco”. O time da casa contou com ótimas atuações de seu quinteto titular, especialmente do ala-pivô italiano Achille Polonara, que teve 17 pontos, oito rebotes, três assistências e dois roubos, pára 27 de valoração. O clube vence a terceira seguida e tem sete vitórias em dez jogos.

Para maiores detalhes sobre o campeonato espanhol, acesse seu site oficial.

Campeonato italiano: Olimpia vence novamente e vê concorrentes tropeçarem

A Itália também tem um time liderando de maneira soberana, mas que está sendo seguido de perto pelos concorrentes. A Olimpia Milano permanece invicta e no primeiro lugar da Serie A e viu dois concorrentes diretos vencerem e outros dois tropeçarem nesta sétima rodada. Dois jogos referentes a esta rodada foram adiados por causa de surtos da COVID-19.

Os milaneses sequer precisaram se esforçar muito para “atropelar” a vice-lanterna Brescia, por 87 a 56, em casa. Os comandados de Ettore Messina limitaram o adversário a míseros 37 pontos totais após três quartos de jogo, chegando ao último período com uma vantagem de 35 pontos.

Imagem

Em Bolonha aconteceu o principal confronto da rodada, entre Virtus Bologna, terceira colocada, e Brindisi, vice-líder da competição. O clube do sul, apesar de jogar fora de casa, chegou para esta partida embalado, com cinco vitórias consecutivas. Com um primeiro tempo muito forte, o clube conseguiu a sexta, derrotando o concorrente direto por 98 a 88, uma vantagem que foi construída ainda no primeiro tempo e administrada até o fim. O time segue em segundo lugar com seis vitórias em sete jogos, enquanto a Virtus Bologna cai para quinto, sofrendo sua terceira derrota em sete jogos, todas elas sendo em casa.

Quem sobe uma posição e toma dos bolonheses o terceiro lugar é a atual campeã Reyer Venezia, que não teve problemas na capital italiana para passar por cima da Virtus Roma, primeiro time fora da zona de rebaixamento, por 89 a 71. Outra forte candidata ao título, a Dinamo Sassari, curiosamente, subiu uma posição mesmo tendo sofrido uma derrota fora de casa para a Trentino, por 92 a 78. O clube sardo tem a mesma campanha da Virtus Bologna, mas fica com o quarto lugar pelo saldo de pontos marcados.

No leste italiano a partida entre VL Pesaro e Varese, trouxe o duelo entre dois gigantes do basquete argentino, entre o ala Carlos Delfino, do time da casa, e o ala-pivô Luis Scola, da cambaleante Varese. Pesaro impôs à Varese sua quinta derrota seguida, por 85 a 78, distanciando o adversário ainda mais da zona de classificação. Delfino esteve 32 minutos em quadra e contribuiu com 18 pontos e quatro assistências, enquanto Scola foi novamente o cestinha de sua equipe, com 22 pontos e também seis rebotes.

Para maiores detalhes sobre o campeonato italiano, acesse seu site oficial.

Liga Adriática: Estrela Vermelha lidera tranqüilo e “G4” sofre modificações

Cinco partidas da sexta rodada da ABA foram realizadas neste fim de semana. O Estrela Vermelha (SER) venceu novamente e se mantém invicto, liderando o torneio de maneira isolada. Dois jogos referentes a esta rodada foram adiados por causa de surtos da COVID-19.

Os sérvios foram até a Eslovênia, onde visitaram o Koper Primorska (SLO), lanterna do campeonato. Mesmo sem utilizar força total, o atual campeão não teve problemas para sair vitorioso por 84 a 72, com boa partida de Taylor Rochestie (16 pontos e cinco assistências). O time de Belgrado chega agora aos 12 pontos, dois a mais que o vice-líder.

O principal jogo da rodada, entre Budućnost (MNE) e Igokea (BIH), foi um dos dois adiados, fazendo com que os dois clubes tenham perdido posições, enquanto ainda não remarcam suas partidas adiadas. Assim, o campeonato tem um novo vice-líder, o Mega (SER), que fora de casa derrotou o Borac Čačak (SER) com tranqüilidade, por 97 a 83, e chega aos dez pontos. O time contou com mais uma ótima atuação do jovem pivô Filip Petrušev, cestinha da competição, com 25 pontos e seis rebotes.

Em casa o Partizan Belgrado (SER) voltou a vencer, batendo sem grandes problemas em casa o Zadar (CRO) por 78 a 63. O triunfo fez o clube subir momentaneamente para a zona de classificação para a semifinal, ocupando agora o quarto lugar com nove pontos (três vitórias e três derrotas). Outro time que subiu de posição foi o Mornar Bar (MNE), que venceu o Krka (SLO) fora de casa por 84 a 74 e também tem nove pontos. Os montenegrinos levam vantagem sobre o Partizan no saldo de pontos marcados.

Fora de quadra, as coisas não vão muito bem para a liga. Nesta segunda-feira surgiram notícias que a mesma pode ser interrompida. O que acontece é que a ABA tem algumas pendências imobiliárias e com seus clubes que fizeram com que seu banco bloqueasse todas as suas transações ainda no início de outubro. Assim, a dívida da liga só vem aumentando e os jogos podem ser suspensos já na próxima rodada.

Para maiores detalhes sobre a Liga Adriática, acesse seu site oficial.

Liga VTB: Khimki vence dérbi contra CSKA; Zenit segue líder

El Khimki tumba al CSKA con un superlativo Greg Monroe

Cinco jogos espaçados movimentaram a semana da Liga VTB. Dois grandes favoritos, Lokomotiv Kuban (RUS) e UNICS Kazan (RUS), não entraram em quadra, mas os outros favoritos sim e dois deles fizeram o grande jogo da rodada na tarde desta segunda-feira.

O Khimki (RUS) recebeu o CSKA Moscou (RUS) em seu ginásio, para o dérbi da região. Mesmo vivendo um início de temporada conturbado, o Khimki conseguiu se impôr e bateu o grande rival por 86 a 78, conseguindo uma grande virada no segundo tempo. O pivô veterano Grego Monroe, uma das principais contratações do time para a temporada, liderou o Khimki com o duplo-duplo de 28 pontos e dez rebotes. Foi apenas a terceira vitória em sete jogos para o Khimki, enquanto o CSKA sofre a segunda derrota em seis jogos.

O líder Zenit São Petersburgo (RUS) se recuperou da derrota sofrida na última rodada da Euroliga, indo até a Polônia e arrasando o Zielona Góra (POL), por 94 a 74. O destaque do time foi o pivô lituano Arturas Gudaitis, dono de 20 pontos, cinco rebotes e dois tocos. O Zenit lidera de maneira isolada, tendo vencido todos os seus seis jogos até aqui.

Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.

Campeonato grego: AEK vence confronto direto e se isola na liderança

Imagem

Assim como na semana passada, a terceira rodada da HEBA aconteceu pela metade. Três das seis partidas – Larisa contra Promitheas, Iraklis contra Kolossos e Lavrio contra Aris – foram adiadas por causa de problemas com COVID-19 nas equipes. Uma das três partida que pôde acontecer foi um confronto direto entre dois invictos, valendo a liderança isolada.

Na região metropolitana de Atenas o Peristeri recebeu o AEK Atenas, em um duelo entre os dois representantes gregos (e ainda invictos) na Basketball Champions League da FIBA. Os visitantes começaram melhor a partida, vencendo durante boa parte do primeiro tempo. Mas o Peristeri tomou as rédeas da partida e foi construindo sua reação, até que assumiu a liderança no marcador durante o terceiro quarto.

Mesmo sem conseguir construir uma vantagem grande, os anfitriões conseguiram levar sua liderança até os minutos finais do jogo, mas duas estrelas brilharam para trazer o AEK de volta ao jogo: os veteranos Keith Langford e Matt Lojeski. Este último, em especial, acertou arremessos cruciais nos dois minutos finais, que deram a virada para “A União”, que assegurou a vitória por 66 a 62 nos segundos finais.

Lojeski foi o cestinha do jogo com 17 pontos (quatro cestas de três), enquanto Langford contribuiu com 11 pontos e cinco assistências. Com a vitória, o AEK mantém a campanha perfeita nesta temporada e ainda aumenta uma série invicta impressionante. O clube ateniense não perde no campeonato grego há 18 jogos! A última derrota do clube pela HEBA foi a mais de um ano, em 27 de outubro do ano passado.

O AEK segue líder da competição, mesmo tendo a mesma campanha do Messolonghi, que derrotou sem problemas o Ionikos em casa, por 79 a 66. Ambos os times têm seis pontos, mas “A União” leva vantagem no saldo de pontos marcados (36 contra 27). Com cinco pontos, através de duas vitórias e uma derrota, o Peristeri ocupa a terceira posição.

O Panathinaikos voltou à quadra pelo grego após ter sua partida da rodada passada adiada, recebendo o PAOK em Atenas. Mesmo sem um grande destaque individual, os Verdes não tiveram o menor problema para dominar por completo o rival tessalonicense, triunfando por confortáveis 96 a 67. Limitando o tempo em quadra de algumas de suas principais peças, o time da capital pôde dar minutos a vários atletas que pouco atuam pela Euroliga e teve oito jogadores com pelo menos dez de valoração. O Panathinaikos é o quarto colocado, com quatro pontos, tendo vencido os dois jogos que fez.

Outras ligas

É importante lembrar que não é possível falarmos com detalhes sobre todas as ligas, pois o texto ficaria longo demais. Por isso, priorizamos as principais, enquanto das demais ligas falaremos esporadicamente, em uma espécie de “revezamento”. Abaixo, descubra como saber mais sobre as ligas que não abordamos nesta semana.

  • Campeonato alemão: finalmente começou a Bundesliga! Clique aqui e confira como foi a primeira rodada de jogos do campeonato;
  • Campeonato francês: o basquete francês, em todas as suas divisões, continua suspenso, como informamos na semana passada. Mas, curiosamente, alguns jogos isolados ainda vêm acontecendo. O Metropolitans 92 venceu o Élan Béarnais no sábado por 84 a 77 e chega à campanha invicta de cinco vitórias, dividindo a liderança com o Dijon. No domingo, o ASVEL derrotou o Orléans por 93 a 83;
  • Campeonato turco: clique aqui para saber os detalhes (site em turco);
  • Campeonato israelense: clique aqui para saber os detalhes;
  • Campeonato lituano: clique aqui para saber os detalhes;

Cantinho brasileiro
Pela primeira vez nesta coluna, vamos falar especificamente sobre como se saíram os brasileiros que hoje disputam campeonatos nacionais da Europa.

Bandeira De Traçado De Pincel Do Brasil | Bandeira do brasil, Montagem de  fotos coração, Brasil

Marcelinho Huertas foi o cestinha e melhor jogador em quadra do Tenerife na vitória do time no domingo, contra o Betis, pela ACB. O armador veio do banco para anotar 19 pontos, acertando 60% de seus arremessos. Curiosamente, ele teve apenas duas assistências nos 25 minutos em quadra. Na importantíssima vitória do San Pablo Burgos sobre o Valencia, o ala-armador Vitor Benite foi um dos principais destaques do time. Titular e em quadra por 26 minutos, o jogador teve 16 pontos, acertando cinco bolas de três, sendo o segundo maior pontuador do time.

O ala Léo Meindl foi titular pelo Fuenlabrada na ACB, no jogo de domingo contra o Real Madrid. Ele esteve em quadra por 30 minutos e anotou oito pontos, além de cinco rebotes, quatro assistências e três roubadas de bola, para 11 de valoração. O armador Rafa Luz não entrou em quadra na derrota de sábado do UCAM Murcia, mas o pivô Augusto Lima foi titular da equipe e contribuiu com oito rebotes e uma assistência, em 19 minutos em quadra.

No meio de semana, na quarta-feira (4), o ala Dimitri Souza foi titular da Scandone Avellino na vitória apertada contra a Virtus Pozzuoli pela Supercopa da Serie B, a terceira divisão do basquete italiano. O atleta contribuiu com nove pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

Na Leb Plata, a terceira divisão espanhola, o pivô Vinícius Lúcio da Silva, de apenas 19 anos, foi o cestinha do CB Prat (clube vinculado ao Joventut Badalona) na partida deste fim de semana, com 14 pontos, quatro rebotes e um toco. O atleta, em cinco jogos no campeonato, vem mantendo médias de 12,4 pontos, 6,0 rebotes, 1,8 assistência e 1,8 toco, para 17,8 de valoração em cada partida! Ele tem ido tão bem que recebeu até elogios do treinador da seleção brasileira, Aleksandar Petrović, no Twitter:

https://twitter.com/petrov_aco/status/1325465818835116033

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

One thought on “Relatório das Ligas Domésticas (03/11 a 09/11)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *