Por Thiéres Rabelo e Vinícius Matosinhos
Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (entre 07/12 e 14/12). Se você quiser saber mais sobre as ligas européias secundárias (EuroCup e Basketball Champions League), clique aqui e leia a nossa coluna Passaporte Europeu desta semana! Ao fim deste texto, você poderá ler especificamente como foi o desempenho dos atletas brasileiros, na seção “Cantinho brasileiro”.
Campeonato espanhol: grupo dos líderes vence e “G4” segue inalterado
A ACB chegou no último final de semana à sua 14ª rodada, com uma partida isolada na quarta-feira (9) e o restante no final de semana, além da realização de duas partidas adiadas de rodadas anteriores também acontecendo no final de semana. Os quatro clubes que lideram o torneio venceram, cada um, os seus compromissos e seguem sem deixar o líder Real Madrid disparar ainda mais.
Os “Merengues” mantiveram a sua invencibilidade, derrotando em casa o forte Unicaja Málaga, por 91 a 84. Os madrilenhos não tiveram vida fácil, pois o Unicaja, apesar dos desfalques, contou com um inspirado Francis Alonso, cestinha da partida com 27 pontos. Ele ajudou os visitantes a tomarem a liderança da partida durante o terceiro quarto. Mas o Real conseguiu se impôr na reta final e garantiu a 14ª vitória seguida. O argentino Gabriel Deck foi um dos destaques do time, com 16 pontos, sete rebotes e três assistências, para 24 de valoração, o que lhe rendeu a eleição de melhor jogador latino-americano da rodada.
Sem perder contato com a ponta, o vice-líder Tenerife recebeu o San Pablo Burgos e conseguiu uma suada vitória por 84 a 79, chegando ao seu quinto triunfo consecutivo e à campanha de 12 vitórias e apenas uma derrota. O pivô Giorgi Shermadini foi o grande destaque da partida, com 21 pontos e seis rebotes, chegando a 30 de valoração. O jogo também trouxe o duelo entre os brasileiros Marcelinho Huertas e Vitor Benite e você pode ler com detalhes como foi a performance deles no “Cantinho Brasileiro”, ao fim do texto.
O Barcelona visitou o Obradoiro e teve muito trabalho, especialmente no início do jogo, mas conseguiu tomar a frente e manter uma pequena vantagem até o fim, vencendo por 78 a 75. O principal destaque individual dos “Culé” foi o armador grego Nick Calathes, cestinha do jogo com 25 pontos. O ala Álex Abrines não teve uma partida tão destacada assim, mas deu uma enterrada espetacular no final da partida, que foi fundamental para a vitória (veja no vídeo abaixo). O Barça segue na cola dos líderes, agora com 11 vitórias e três derrotas.
Completando o “G4” está o atual campeão Baskonia, que teve trabalho, mas bateu fora de casa o Betis por 77 a 73, com outra excelente atuação de Pierriá Henry (20 pontos, seis rebotes e seis assistências). Os bascos têm dez vitórias e quatro derrotas. Do grupo da frente, quem tropeçou foi o quinto colocado Joventut Badalona, que perdeu para o Manresa fora de casa por 85 a 80. Já o Valencia continua sua reação na temporada, chegando à sua terceira vitória seguida. O time bateu o Estudiantes fora de casa por 86 a 81 e finalmente entrou na zona de classificação, agora em oitavo lugar.
Para maiores detalhes sobre o campeonato espanhol, acesse seu site oficial.
Campeonato italiano: Brindisi tira invencibilidade e liderança da Olimpia, com enorme vitória em Milão
A Serie A chegou à 11ª rodada no último final de semana, mas o campeonato não era o mesmo da rodada anterior. Na última quarta (9) uma bomba explodiu na competição: a tradicionalíssima Virtus Roma anunciou a sua desistência da competição! Vivendo uma gravíssima crise financeira, o clube da capital abdicou de sua participação na primeira divisão e muito provavelmente irá à falência. Com isso, o campeonato passa a ter apenas 15 equipes e todos resultados de partidas envolvendo a Virtus Roma foram anulados.
Dentro de quadra, a competição começou a pegar fogo. O grande jogo desta rodada foi entre a líder Olimpia Milano, até então com dez vitórias em dez jogos (uma delas contra a Virtus Roma, que foi anulada), e a vice-líder Brindisi, que sofreu uma derrota na primeira rodada, mas venceu as nove partidas seguintes (uma contra a Virtus Roma). Ou seja, os dois melhores times do país colocavam em jogo as suas séries invictas, em uma batalha valendo a liderança.
E a história desta partida não poderia ter sido outra: foi um espetáculo! Jogando em casa, a Olimpia se impôs e dominou os visitantes no primeiro tempo, apesar de não ter conseguido construir uma grande vantagem, indo para os vestiários vencendo por apenas 40 a 36. Mas Brindisi voltou para o segundo tempo uma equipe diferente. A “Estrela do Sul” foi arrasadora no terceiro quarto e conseguiu virar o jogo. A arrancada dos visitantes continuou no último quarto e eles chegaram a abrir dez pontos de vantagem. Mas os milaneses ainda tinham mais de oito minutos para tentar se recuperar e, pacientemente, eles chegaram a estar perdendo por apenas um ponto (81 a 80) a menos de dois minutos do fim. A Brindisi, porém, não se abalou e viu D’Angelo Harrison chamar a responsabilidade nos instantes finais e ajudar a equipe a aumentar novamente a vantagem. O ala-armador foi o principal destaque da partida, com 20 pontos (cestinha), oito rebotes e cinco assistências, totalizando 34 de valoração.
Após o início de semana conturbado, a Virtus Bologna não somente conseguiu uma vitória espetacular na EuroCup no meio da semana passada, mas também voltou a vencer no italiano. Os bolonheses derrotaram a Trieste fora de casa, por 77 a 60, em uma partida que dominou do início ao fim. As “Vês Negras” chegam a seis vitórias em dez jogos e se mantêm na terceira colocação. Completando o “G4” está a Trentino, que derrotou a Cantù em casa por apertados 74 a 73. Eles se beneficiaram, pois a então quarta colocada Dinamo Sassari teve uma de suas vitórias (contra a Virtus Roma) tirada e mesmo vencendo Treviso por 97 a 93, fica com o quinto lugar.
Para maiores detalhes sobre o campeonato italiano, acesse seu site oficial.
Liga Adriática: Budućnost mantém invencibilidade e zona de classificação fica cada vez mais apertada
Mais uma rodada muito disputada da ABA ocorreu na última semana. A 10ª rodada começou na sexta-feira (11) e foi concluída no domingo (13). Os clubes que haviam perdido jogos por conta de complicações com a COVID-19 estão começando a pegar o ritmo novamente, o que tornou a disputa pela parte de cima da tabela ainda mais parelha. Porém, a rodada só não foi perfeita por conta da infeliz decisão do time Koper Primorska (SLO), por motivos injustificados, de não viajar para o confronto contra o Borac Čačak (SER) nesta segunda-feira (14).
O único jogo da sexta-feira foi entre os clubes Split (CRO) e Krka (SLO), que protagonizaram uma excelente partida de abertura da rodada, com direito a cesta da vitória nos últimos segundos. O Krka vinha de duas vitórias consecutivas e encontrou nisso um combustível para vencer os donos da casa por 80 a 78. Com o triunfo, os eslovenos chegam à sua quarta vitória no campeonato, permanecendo no meio da tabela, na sétima posição. Contudo, a terceira vitória seguida pode servir de incentivo para uma arrancada no campeonato.
No dia seguinte, o líder Estrela Vermelha (SER) e o vice Mega (SER) entraram em quadra para jogos contra o FMP (SER) e Partizan Belgrado (SER), respectivamente. O confronto mais difícil ficou para o segundo colocado, que acabou deixando escapar a vitória nos últimos segundos de partida, perdendo assim para o Partizan por 79 a 77, mesmo chegando a ganhar por 18 pontos de diferença em determinado momento da partida. O resultado fez com que o “G4” ficasse cada vez mais apertado e disputado. Já o Estrela não deixou passar a oportunidade de vencer e se manter na liderança. O jogo contra o FMP foi relativamente fácil e o Estrela venceu pelo placar elástico de 111 a 75. Além do belo placar, o líder da competição estabeleceu o novo recorde da temporada em percentual nas bolas de três em um jogo: foram 20 acertos em 29 tentativas do perímetro (69%).
Já no último dia de partidas da rodada, os três jogos disputados tinham candidatos ao título, o que deixou ainda mais interessantes os confrontos daquela tarde. O primeiro combate foi entre o embalado Igokea (BIH) e o penúltimo colocado Zadar (CRO). Em casa, o Igokea não deu qualquer chance para os visitantes, pressionando-os completamente na defesa e vencendo por 72 a 48. Com a vitória, os bósnios entram no seleto grupo de classificação, mesmo com uma rodada a menos. Outro jogo relativamente controlado desde o início foi o do Cedevita Olimpija (SLO) e Cibona Zagreb (CRO). Os donos da casa entraram em quadra com apenas uma derrota, enquanto o Cibona amargava seis derrotas. O placar final foi de 100 a 75 para o Cedevita, fazendo-os também vislumbrar uma possível vaga no topo da tabela, uma vez que estão com dois jogos a menos na oitava posição. Já pelo lado dos croatas, a situação está cada vez pior, encontrando-se basicamente com o mesmo número de derrotas dos últimos colocados.
Para fechar a rodada, o invicto time montenegrino Budućnost (MNE) entrou em quadra para defender a alcunha de único clube que ainda não perdeu na temporada. O confronto foi contra um compatriota, o ótimo Mornar Bar (MNE), o terceiro colocado do campeonato. A partida começou completamente a favor do Mornar Bar, mesmo este estando na condição de visitante, que chegou a estar na frente por 17 pontos de diferença na primeira etapa. No entanto, os donos da casa encontraram forças e voltaram completamente diferentes do intervalo, com uma postura realmente de um time invicto, vencendo o confronto por 81 a 74 e garantindo a invencibilidade.
Para maiores detalhes sobre a Liga Adriática, acesse seu site oficial.
Liga VTB: Zenit finalmente perde a invencibilidade e CSKA encosta na liderança
A semana da Liga VTB foi bem movimentada, com seis jogos disputados, sendo dois deles como cumprimento de tabela. O jogo mais esperado da rodada foi o clássico entre Lokomotiv Kuban (RUS) e o líder, até aquele momento invicto, Zenit São Petersburgo (RUS). O confronto não parecia nada a favor do Loko, que sucumbiu ao ímpeto do líder do campeonato algumas vezes durante a partida. Contudo, o grande herói da vitória foi o pivô Reggie Lynch, que apesar de não ter sido o cestinha da partida, foi o responsável por anotar oito importantes pontos no último quarto, que garantiram a vitória do Lokomotiv por 96 a 81. Com a derrota, o Zenit ainda permanece na liderança, porém está empatado com o CSKA e próprio Lokomotiv em número de vitórias (sete).
Uma grata surpresa da temporada é o embalado Avtodor (RUS), que recebeu o lanterna Enisey (RUS) e conquistou sua quinta vitória consecutiva, pelo placar de 85 a 79. O triunfo dos anfitriões foi conduzido por Nate Mason, que repetiu a maior marca de sua carreira em pontos (23 pontos). Já pelos jogos do sábado, o UNICS Kazan (RUS) enfrentou na Rússia o Kalev (EST), em uma partida que foi controlada desde o início pelos donos da casa, vencendo tranquilamente por 83 a 66 e afundando cada vez mais o Kalev, que venceu apenas uma vez na temporada. O outro confronto do dia contou com a quebra de um jejum de vitórias do PARMA (RUS), que não vencia o Tsmoki Minsk (BLR) desde novembro de 2018. Após surpreender o Lokomotiv na semana anterior, o PARMA veio muito confiante para o confronto e conseguiu fazer novamente um jogo muito consistente, vencendo por 78 a 65.
O CSKA Moscou (RUS) entrou em quadra na última terça-feira (8) para cumprir tabela, recebendo o Zielona Góra (POL). Apesar do grande favoritismo por parte do time russo, os visitantes tentaram impôr uma pressão no começo do confronto, liderados por seu bom armador, o dinamarquês Gabriel Lundberg. Porém, o CSKA soube controlar bem as ações ofensivas do armador adversário, uma vez que a diversidade do plantel russo é muito maior do que a dos poloneses, gerando um conforto para que os donos da casa pudessem alcançar a vitória pelo placar de 105 a 73.
Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.
Campeonato grego: AEK vence a sexta seguida e assume a liderança
A HEBA teve uma 7ª rodada completa no final de semana, com todos os seis jogos acontecendo normalmente, e duas partidas adiadas de rodadas anteriores acontecendo na quarta (9). Após três semanas, o campeonato tem um novo líder.
O AEK Atenas viajou até Tessalônica, para visitar o Iraklis, no sábado. A “União” chegou para esta partida invicta, tendo vencido todas as cinco partidas que disputou até aqui e uma vitória poderia colocar o clube na liderança, com uma combinação de resultados. Os donos da casa endureceram no primeiro quarto, mas o AEK tomou as rédeas do jogo com uma boa vitória no segundo quarto e nunca mais foi alcançado. Os atenienses prevaleceram no fim por 79 a 72 e chegam a 12 pontos (seis vitórias e nenhuma derrota).
Esse resultado colocou o AEK na liderança provisoriamente, mas o time ainda dependia do resultado de um jogo do domingo. O Peristeri, que liderou o campeonato nas três semanas anteriores, visitou o Panathinaikos, na capital nacional. Os visitantes começaram melhor, vencendo o primeiro quarto, e estando ainda muito vivo no jogo ao fim do primeiro tempo, perdendo por apenas 36 a 31. Mas eventualmente a diferença gigantesca do nível dos elencos faria a diferença. O Panathinaikos dominou a partida sem maiores problemas no segundo tempo e acabou vencedor, por 76 a 57. Com o resultado, o Peristeri chega a 11 pontos (quatro vitórias e três derrotas) e cai para o segundo lugar, com o AEK assumindo a ponta. Já o Panathinaikos chega à quinta vitória em cinco jogos e já alcança o quarto lugar, com dois jogos a menos.
Outro destaque desta rodada foi o grande dérbi de Tessalônica, entre PAOK e Aris. Dois clubes de muita tradição, ambos vivem momentos ruins na tabela, ambos ainda fora da zona de classificação. O jogo começou bastante equilibrado, mas o PAOK, mandante da partida, começou a dominar o adversário a partir do segundo quarto e construiu uma boa vantagem, vencendo por 75 a 64. A vitória coloca o alvinegro no oitavo lugar, com nove pontos (duas vitórias e cinco derrotas). Já o Aris se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento.
Para maiores detalhes sobre o campeonato grego, acesse seu site oficial.
Outras ligas
É importante lembrar que não é possível falarmos com detalhes sobre todas as ligas, pois o texto ficaria longo demais. Por isso, priorizamos as principais, enquanto das demais ligas falaremos esporadicamente, em uma espécie de “revezamento”. Abaixo, descubra como saber mais sobre as ligas que não abordamos nesta semana.
- Campeonato francês: clique aqui e saiba mais detalhes sobre o campeonato (site em francês);
- Campeonato lituano: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato;
- Campeonato israelense: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato;
- Campeonato turco: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato (site em turco);
- Campeonato alemão: clique aqui e saiba mais detalhes sobre o campeonato (site em alemão)
Cantinho brasileiro 🇧🇷
Na Espanha, a rodada colocou frente a frente dois brasileiros. No sábado, o Tenerife, de Marcelinho Huertas, recebeu a visita do San Pablo Burgos, de Vitor Benite. Os donos da casa levaram a melhor e Huertas foi um dos principais destaques da equipe, sendo seu co-cestinha, com 21 pontos, além de distribuir seis assistências, para totalizar 20 de valoração. Benite também foi um dos destaques para sua equipe, anotando a segunda maior marca de pontos do time, com 12, além de pegar cinco rebotes, em 22 minutos, para ter 12 de valoração.
O UCAM Murcia venceu mais uma e se aproximou da zona de classificação, desta vez batendo o Gipuzkoa em casa. Rafa Luz não jogou, mas o pivô Augusto Lima esteve em quadra por 18 minutos e contribuiu com cinco pontos, seis rebotes e um toco. Outro pivô brasileiro que esteve em quadra foi Felipe dos Anjos, do Bilbao, vindo de uma excelente partida no meio da semana pela BCL. Ele foi titular novamente e, em 11 minutos em quadra, contribuiu com dois rebotes, uma assistência e um toco. O ala Léo Meindl foi titular novamente pelo Fuenlabrada e, na derrota de seu time para o Gran Canaria, contribuiu com oito pontos, um rebote e duas assistências.
Passando para a Itália, na Serie B (a terceira divisão nacional), o ala Dimitri Sousa, que defende a Scandone Avellino, foi o melhor jogador na vitória de seu clube no dérbi contra a Virtus Pozzuoli. Titular, ele foi o cestinha do jogo e ainda fez uma cesta decisiva dentro dos dois minutos finais, dando a liderança em definitivo para a equipe. Ele terminou o jogo com 24 pontos (4 em 8 de três pontos), quatro rebotes e um toco. Após a partida de ontem, Dimitri se tornou o cestinha da equipe, com média de 14,7 pontos por jogo.