Por Thiéres Rabelo, Vinícius Matosinhos e Luigi Vancini
Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (entre 17/11 e 23/11). Se você quiser saber mais sobre as ligas européias secundárias (EuroCup e Basketball Champions League), clique aqui e leia a nossa coluna Passaporte Europeu desta semana! Ao fim deste texto, você poderá ler especificamente como foi o desempenho dos atletas brasileiros, na seção “Cantinho brasileiro”.
>>LEIA TAMBÉM: GUIA – Eliminatórias do EuroBasket 2022 (segunda janela)
Campeonato espanhol: em rodada tranquila para os favoritos, Real Madrid segue invicto e se despede de Facu
Nove partidas movimentaram a 12ª rodada da Liga ACB, tendo sido esta a primeira rodada completa do campeonato desde a 3ª. O líder e invicto Real Madrid venceu com tranquilidade o seu compromisso e segue na ponta da tabela. Porém, os “Merengues” não conseguiram aumentar muito sua vantagem, pois sete dos oito times que vêm logo atrás também venceram. O único que não venceu foi o quinto colocado Baskonia, que folgou na rodada.
Os “Blancos” receberam o Manresa em Madri no domingo e conseguiram uma vitória dominante por 100 a 78. A partida, apesar tranquila, foi de emoção para os madridistas, pois ela foi a última do armador argentino Facundo Campazzo (à direita na foto acima) pelo clube. Ele irá para a NBA jogar pelo Denver Nuggets, após assinar um contrato de dois anos com o clube na última sexta-feira. A despedida foi em grande estilo: o jogador foi o cestinha da partida, com 20 pontos, além de contribuir com quatro assistências, dois rebotes e cinco roubadas de bola, para 28 de valoração. O Real tem onze vitórias em onze jogos.
O vice-líder segue sendo o Tenerife, que, na melhor partida da rodada, venceu o Valencia fora de casa, por 95 a 89. Os visitantes lideraram por boa parte do primeiro tempo, mas tomaram a virada e chegaram ao último quarto perdendo por oito pontos. Porém, eles lutaram muito e conseguiram recuperar a ponta e vencer. Foi uma excelente partida do armador brasileiro Marcelinho Huertas, que foi o cestinha e jogador com maior número de assistências da partida (leia os detalhes no “Cantinho brasileiro”, ao fim do texto). Esta foi pelo menos a segunda vitória contra um adversário muito forte do atual campeão do mundo, que anteriormente também derrotou o Joventut Badalona. As dez vitórias em onze jogos são, de longe, o melhor começo de campeonato da história do clube.
O Barcelona foi até Zaragoza e venceu o clube da cidade por 97 a 85, aproveitando-se de um terceiro quarto arrasador (29 a 10). Nem mesmo os 26 pontos do armador Dylan Ennis, cestinha da partida, foram suficientes para impulsionar à vitória a equipe da casa, que segue apenas na 16° posição. Sob o comando do técnico argentino Sergio Hernández, o clube ainda não venceu na ACB. Pelo Barça, que chegou à quarta vitória seguida, o cestinha foi o ala-armador Cory Higgins, com 17 pontos.
Para maiores detalhes sobre o campeonato espanhol, acesse seu site oficial.
Campeonato italiano: Virtus vence dérbi com jogada espetacular de Teodosić; Olimpia vence a nona e segue invicta
A Serie A chegou à 9ª rodada de sua temporada regular neste final de semana, com seis das oito partidas programadas podendo, de fato, acontecer. Os confrontos entre Cremona e Dinamo Sassari e entre Trieste e Treviso foram adiados para dezembro, por problemas relacionados à COVID-19.
Logo na abertura da rodada, no sábado, aconteceu seu jogo mais importante. A líder invicta Olimpia Milano recebeu em Milão a terceira colocada Reyer Venezia, a última campeã italiana. Os milaneses tiveram muito trabalho no início do jogo, que via os venezianos liderarem durante a maior parte do primeiro tempo, sob a batuta de um inspirado Isaac Fotu (11 pontos antes do intervalo). Mas o time da casa conseguiu virar ainda no segundo quarto e, no segundo tempo, prevaleceu a força muito maior de seu elenco, que conseguiu aumentar consideravelmente a vantagem e vencer no fim por 86 a 72. A Olimpia tem nove vitórias em nove jogos, enquanto a Reyer cai para o quinto lugar, agora com cinco vitórias em oito jogos disputados.
Quem assume o terceiro lugar agora é a Virtus Bologna, que fez um dos maiores clássicos do basquete italiano, o dérbi de Bolonha contra a arquirrival Fortitudo Bologna. A partida não teve a mesma emoção de costume por dois motivos: a ausência das duas torcidas, um dos elementos mais legais do duelo, e o fato de que a Fortitudo vive uma das piores temporadas desde seu retorno à primeira divisão, na lanterna do torneio e com chances altíssimas ser rebaixada. Apesar disso, a partida acabou sendo equilibrada durante os três primeiros quartos, mas a Virtus, um dos melhores times da Europa, não teve problemas para concluir a partida de maneira forte e vencer por tranqüilos 91 a 71. A combinação de resultados fez a Virtus saltar do sexto para o terceiro lugar, com cinco vitórias em oito jogos. Desta partida veio um dos lances mais espetaculares do ano, com Miloš Teodosić dando esta assistência inacreditável (uma das 14 que deu no jogo!), cuja imagem rodou o planeta!
A vice-líder Brindisi continua imparável. Apesar de ter tido muito trabalho contra a Brescia, o clube prevaleceu em casa e segurou uma apertada vitória por 74 a 71. O clube da Apúlia chega a seu oitavo triunfo consecutivo e tem para si a vice-liderança sem nenhuma ameaça. A VL Pesaro derrotou sem problemas a Reggio Emilia em casa por 84 a 63, chegando à quarta vitória consecutiva. O time salta da sétima para a quarta colocação com a combinação de resultados.
Luis Scola teve outra boa atuação e ajudou sua Varese a vencer a segunda partida seguida, fato que não acontecia desde a 2ª rodada. O ala-pivô argentino foi o segundo cestinha da equipe, com 20 pontos, além de sete rebotes, na importantíssima vitória fora de casa sobre a Trentino, por 77 a 74. O resultado fez a Varese subir três posições, ocupando agora o sétimo lugar, com quatro vitórias em nove jogos.
Para maiores detalhes sobre o campeonato italiano, acesse seu site oficial.
Liga Adriática: em uma rodada cheia de prorrogações, Estrela Vermelha vence o dérbi e se isola na liderança
Emoção não faltou na 8ª rodada da ABA, que começou na quinta-feira (19/11) e só foi terminar nesta segunda-feira (23/11), findando com o maior clássico da Sérvia, entre Estrela Vermelha (SER) e Partizan Belgrado (SER). Não poderia haver encerramento de rodada melhor. Além disso, novamente o FMP (SER) e o Zadar (CRO) ficaram de fora da rodada, tendo o confronto entre as duas equipes sido adiado por problemas relacionados à COVID-19.
A abertura aconteceu no jogo entre Krka (SLO) e o Borac Čačak (SER), ambos da parte de baixo da tabela. O time esloveno conseguiu sair vitorioso pelo placar apertado de 90 a 86, somando a segunda vitória no campeonato, enquanto o Borac continua com apenas um triunfo. Já na parte alta da tabela, o Mornar Bar (MNE) conseguiu se recuperar de uma desvantagem de 16 pontos e virou fora de casa pra cima do Split (CRO) por 95 a 87. Na terceira partida da rodada, o Mega (SER) acabou fazendo uma segunda etapa quase perfeita e venceu na prorrogação, em uma partida muito parelha contra o Koper Primorska (SLO) pelo placar de 71 a 69. Com a vitória, o clube de Belgrado se garante na segunda posição do campeonato com seis vitórias e duas derrotas.
No domingo tivemos mais duas partidas, sendo a primeira entre o Cibona Zagreb (CRO) e o Budućnost (MNE). Depois de ficar sem jogar uma partida oficial da ABA por um mês, o Budućnost voltou muito bem preparado e acabou vencendo confortavelmente o adversário por 87 a 68, continuando invicto no campeonato ao somar cinco vitórias até aqui. Fechando o final de semana de jogos, o Cedevita Olimpija (SLO), em casa, venceu o Igokea (BIH) em mais uma partida que se estendeu até a prorrogação, pelo placar de 103 a 92 e encosta definitivamente no “G4”.
Finalizando a rodada com chave de ouro, tivemos como sempre um grande dérbi sérvio. Mesmo sem a presença das torcidas que sempre abrilhantam o clássico, a partida foi acirrada do início ao fim, porém o líder invicto Estrela Vermelha se saiu melhor nos momentos finais do jogo e garantiu o triunfo em cima do rival por apenas um ponto de diferença. O Partizan ainda teve a última posse de bola da partida, depois de uma rifada de bola por parte do Estrela Vermelha, porém não soube aproveitar e acabou tomando escolhas erradas na jogada, perdendo o confronto por 86 a 85 e ficando com a quarta posição ameaçada.
Para maiores detalhes sobre a Liga Adriática, acesse seu site oficial.
Liga VTB: UNICS vence confronto direto contra Khimki; Loko e CSKA atropelam fora de casa
Três partidas, envolvendo três dos principais clubes da competição, foram realizados nesta última semana pela VTB, todos realizados neste último domingo. No principal confronto da semana, o UNICS Kazan (RUS) recebeu o Khimki (RUS) e interrompeu uma série de duas derrotas seguidas. O time da casa teve trabalho ao longo de toda a partida, mas conseguiu segurar o resultado e derrotou o rival por 83 a 76. Para os anfitriões, cinco jogadores tiveram atuações sólidas, com destaque para as de Isaiah Canaan (21 pontos e seis assistências) e Jamar Smith (20 pontos). O Khimki contou com uma grande partida de Alexey Shved, que beirou o triplo-duplo, com 16 pontos, 11 assistências e sete rebotes, mas que não foi o suficiente.
Dois outros clubes grandes jogaram e atropelaram fora de casa no domingo. O Lokomotiv Kuban (RUS) atropelou o Enisey (RUS) por 106 a 79, com três jogadores marcando 20 pontos ou mais. O destaque fica para o pivô Alan Williams, com o duplo-duplo de 24 pontos e 13 rebotes, além de quatro roubadas de bola e dez faltas recebidas, o que lhe deram 29 de valoração em apenas 25 minutos em quadra! Foi a sexta vitória em oito jogos para o clube de Krasnodar, que ocupa agora o segundo lugar.
Já o CSKA Moscou (RUS) não tomou conhecimento do PARMA (RUS) e venceu facilmente por 95 a 61, chegando à sua quinta vitória em sete jogos e ocupando no momento a quarta posição. Mike James liderou o time com 16 pontos., em uma partida que o clube da capital deu pelo menos 15 minutos de quadra a um total de dez atletas.
Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.
Campeonato grego: Peristeri vence na prorrogação e segue líder, mas AEK e Panathinaikos também vencem
A semana foi cheia de jogos na HEBA, sendo cinco no final de semana, referentes à 5ª rodada, e outros dois no meio de semana, remarcados de rodadas anteriores, por causa de problemas relacionados à COVID-19. Os dois principais clubes na disputa da primeira divisão venceram seus compromissos e seguem invictos, mas o líder do campeonato não é um deles.
O Peristeri conseguiu uma vitória crucial fora de casa, no confronto direto contra o Iraklis, em Tessalônica. A partida foi acirradíssima do início ao fim e acabou precisando ir para a prorrogação, após um empate por 60 a 60. O equilíbrio permaneceu durante o tempo extra, mas, no fim, brilhou a estrela do ala-armador americano Steven Gray, do Peristeri, que acertaria duas cestas de três decisivas no minuto final, para chegar a seus 26 pontos e dar a vitória por 74 a 71 aos visitantes. O Peristeri tem quatro vitórias e uma derrota, somando nove pontos e ficando em primeiro lugar, enquanto o Iraklis fica com quarto, com oito pontos (três vitórias e duas derrotas).
Mas eles poderão ser ultrapassados muito em breve. Com jogos a menos, AEK Atenas e Panathinaikos também venceram no final de semana e permanecem como os dois únicos times invictos da competição. A “União” visitou o Messolonghi e mesmo poupando alguns de seus principais jogadores, não teve problemas para atropelar o adversário por 87 a 66 e chegar à quarta vitória, ficando agora com o segundo lugar na tabela, com oito pontos. Já os Verdes, que vivem um péssimo momento na Euroliga, receberam o Kolossos em Atenas e venceram com facilidade, por 90 a 67, com 19 pontos de Nemanja Nedović. O Panathinaikos tem três vitórias em três jogos e ocupa o quinto lugar, com seis pontos.
Para maiores detalhes sobre a HEBA, acesse seu site oficial.
Campeonato alemão: ratiopharm segue líder por saldo de pontos, mas Bayern e ALBA estão colados
A Bundesliga teve uma 3ª rodada completa, com todos os nove jogos sendo disputados no sábado e no domingo. Os três principais clubes da competição venceram na rodada e são agora os únicos times com três vitórias em três jogos.
O líder ratiopharm Ulm foi até a cidade de Giessen, visitar o Giessen 46ers e conseguiu uma vitória fácil por 106 a 81. O time da região de Stuttgart dominou o jogo do início ao fim, incluindo um segundo quarto no qual marcou 39 pontos. Ao todo cinco atletas da equipe pontuaram em duplos-dígitos, mas o destaque ficou novamente com o pivô Dylan Osetkowski, cestinha com 21 pontos, além de cinco assistências, três rebotes e duas roubadas de bola, que o elevaram a 26 de valoração.
Os dois alemães da Euroliga também conseguiram vitórias convincentes e dividem a liderança com o ratiopharm, perdendo apenas no saldo de pontos marcados. O vice-líder Bayern de Munique recebeu e atropelou o Riesen Ludwigsburg por 93 a 70, mesmo limitando o tempo de quadra de várias das peças principais da equipe. A equipe teve um certo trabalho no primeiro tempo, mas explodiu para 55 pontos no segundo tempo. Wade Baldwin IV foi o destaque do time com 21 pontos e cinco assistências, enquanto o ala-pivô JaJuan Johnson aproveitou bem a chance no time titular, registrando um duplo-duplo com dez pontos e 12 rebotes, além de quatro assistências.
O atual campeão ALBA Berlim se solidificou na terceira posição, ao derrotar com tranqüilidade em casa o Baskets Bonn, por 97 a 74. Também utilizando jogadores não muito aproveitados na Euroliga, os Albatrozes tiveram o ala Niels Giffey como maior destaque, com o duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes. Dois outros clubes também venceram e estão invictos, mas ambos com um jogo a menos. São eles o quarto colocado Hamburg Towers e o quinto Crailsheim Merlins.
Para maiores detalhes sobre a Bundesliga, acesse seu site oficial.
Outras ligas
É importante lembrar que não é possível falarmos com detalhes sobre todas as ligas, pois o texto ficaria longo demais. Por isso, priorizamos as principais, enquanto das demais ligas falaremos esporadicamente, em uma espécie de “revezamento”. Abaixo, descubra como saber mais sobre as ligas que não abordamos nesta semana.
- Campeonato francês: clique aqui e saiba mais detalhes sobre o campeonato (site em francês);
- Campeonato lituano: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato;
- Campeonato israelense: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato;
- Campeonato turco: clique aqui para saber os detalhes sobre o campeonato (site em turco);
Cantinho brasileiro🇧🇷
Marcelinho Huertas fez o seu melhor jogo da temporada, na vitória gigantesca do Tenerife em cima do Valencia, fora de casa, na ACB. O armador foi o cestinha da equipe, com 22 pontos, além de distribuir sete assistências. Sua marca de 26 de valoração foi a melhor da temporada, assim como o número de pontos. E o detalhe é que ele fez tudo isso saindo do banco e jogando 25 minutos.
Também pela ACB, três brasileiros estiveram em quadra no duelo entre UCAM Murcia e Fuenlabrada, no último sábado. O pivô Augusto Lima foi um dos destaques da vitória do Murcia, registrando 13 pontos e quatro rebotes em 21 minutos. Seu companheiro Rafa Luz voltou ao time após dois jogos e esteve em quadra por apenas quatro minutos. O ala Léo Meindl foi titular pelos visitantes, mas não teve uma partida de tanto destaque. Em 16 minutos de quadra, ele fez quatro pontos e pegou três rebotes. O ala-armador Vitor Benite, do San Pablo Burgos, e o pivô Felipe dos Anjos, do Bilbao, não entraram em quadra por suas equipes.