Por Thiéres Rabelo e Vinícius Matosinhos
Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu masculino, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (ou seja, entre os dias 19/01 e 25/01). Se você quiser saber mais sobre as ligas européias secundárias (EuroCup e Basketball Champions League), clique aqui e leia a nossa coluna Passaporte Europeu desta semana! Ao fim deste texto, você poderá ler especificamente como foi o desempenho dos atletas brasileiros, na seção “Cantinho brasileiro”.
🇪🇸Campeonato espanhol: Valencia chega à nona vitória seguida e se aproxima do “G4”; trio de líderes vence seus jogos sem problemas
A 21ª rodada da ACB aconteceu quase que completamente no último final de semana, com oito das nove partidas programadas acontecendo normalmente. Somente o duelo entre Estudiantes e Joventut Badalona, programado para o domingo, precisou ser adiado no início da semana passada, pois o clube de Madri está passando por um surto de COVID-19. A nova data da partida é o dia 01/04.
O líder Real Madrid pôde voltar à quadra pelo nacional depois de mais de 20 dias, após suas duas últimas partidas terem sido adiadas. Mesmo sem contar com o armador Nicolás Laprovittola, os “Merengues” não tiveram problemas para bater em casa o Andorra, por 86 a 79, com outra excelente atuação do pivô Walter Tavares. O cabo-verdiano foi o homem do jogo, registrando um duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes, além de dois tocos, para totalizar 32 de valoração. O Real mantém a ponta, agora com 17 vitórias e uma derrota.
Mas o time é seguido de perto pelo maior rival. Empolgado pela ótima fase na Euroliga, o Barcelona chegou à sétima vitória consecutiva na competição, atropelando o lanterna Gipuzkoa fora de casa, de maneira impiedosa. Os “Culé” venceram por 110 a 68. A partida marcou o retorno de Brandon Davies à equipe, depois de quase dois meses sem entrar em quadra pelo nacional, e o pivô foi o cestinha do time, com 18 pontos. O Barça chega à campanha de 16 vitórias e três derrotas.
Os dois outros times do “G4” tiveram resultados opostos nesta rodada. O Tenerife não teve problemas para bater em casa o Manresa, por 85 a 70, com outra grande atuação de Marcelinho Huertas, e manter-se sólido no terceiro lugar. A equipe canária tem as mesmas 16 vitórias do Barcelona, mas tem uma derrota a mais. Logo atrás, o quarto colocado Baskonia foi atropelado fora de casa. O atual campeão visitou o Valencia, no duelo entre as duas maiores séries de vitórias ainda ativas na competição: o Baskonia vinha de sete seguidas, enquanto o Valencia, de oito. Os donos da casa tiveram o “reforço” da volta do pivô Bojan Dubljević, que desfalcava o time desde o final de dezembro, com uma lesão. Os visitantes até que começaram melhores, mas os “Laranjas” foram avassaladores no segundo tempo e venceram por 83 a 61. O Baskonia tem 15 vitórias e cinco derrotas, suficientes para manter o time no quarto lugar, mas o Valencia se aproxima com perigo, ainda em sexto, mas com 14 vitórias e seis derrotas.
Para maiores detalhes sobre o campeonato espanhol, acesse seu site oficial.
🇮🇹Campeonato italiano: Olimpia continua dominando, mas perseguidores se digladiam sob forte equilíbrio
A Serie A chegou à 18ª rodada neste último final de semana, com a realização de seis das sete partidas programadas. Pela quarta rodada seguida a Varese, clube do argentino Luis Scola, precisou ter seu jogo adiado. O time, que é o lanterna, com tantos jogos a menos, enfrentaria a Fortitudo Bolonha, mas a partida passa para o dia 14/02.
A disputa no topo da tabela ficou acirradíssima. Apesar de a líder Olimpia Milão continuar nadando de braçadas, bastante à frente de todos os outros clubes do campeonato, os quatro times que a perseguem estão com campanhas muito parelhas. A Olimpia derrotou o Treviso fora de casa, sem grandes problemas, por 82 a 77, chegando à sexta vitória consecutiva e à campanha geral de 15 vitórias e apenas uma derrota. Dentre os vários destaques do time milanês no jogo, o maior deles fica para o ala-pivô Zach LeDay: ele teve 24 pontos, sete rebotes e dois tocos, além de ser perfeito em absolutamente todos os arremessos que fez, incluindo lances livres. Ele terminou o jogo com 33 de valoração.
A então vice-líder Brindisi foi o time que folgou nesta rodada. Assim, o clube perdeu a segunda colocação, pois a então terceira colocada Dinamo Sassari conseguiu uma tranqüila vitória fora de casa sobre a Trieste, por 103 a 82, com excelente atuação do armador Marco Spissu (28 pontos e seis rebotes). Foi a sexta vitória seguida dos sardos, que têm agora 11 vitórias e cinco derrotas, no segundo lugar. Quem perdeu a chance de também ultrapassar a Brindisi foi a Virtus Bolonha, que voltou a perder dentro de casa. As “Vês Negras” passaram aperto diante da Leonessa Brescia durante todo o jogo e, após um erro defensivo, viram David Moss fazer a cesta da vitória dos lombardos a três segundos do fim. O placar de 90 a 89 para os visitantes representou a sexta derrota em oito jogos como mandante para a Virtus que, curiosamente, está invicta quando joga fora de Bolonha. Os alvinegros, porém, não perdem o quarto lugar, agora com dez vitórias e seis derrotas.
Porém, a posição da equipe está ameaçada. A atual campeã Reyer Venezia continua sua incrível reação na temporada, chegando à quarta vitória seguida, a sexta nos últimos seis jogos. Os venezianos bateram a Vanoli Cremona em casa, por 88 a 84, com partida de destaque para o ala-pivô estadunidense Mitchell Watt, dono de 27 pontos e seis rebotes. A equipe não toma da Virtus o quarto lugar, mas tem agora uma campanha idêntica, com dez vitórias e seis derrotas.
Para maiores detalhes sobre o campeonato italiano, acesse seu site oficial.
🇧🇦🇭🇷🇲🇪🇲🇰🇷🇸🇸🇮Liga Adriática: após tropeço do líder Mornar Bar, Igokea encosta de vez na liderança
A fase mata-mata da liga ABA está cada vez mais perto e, por isso, as derrotas podem custar a classificação. Dessa forma, a 16ª rodada serviu para acordar muitos times para a competição, mostrando que ainda há muitos jogos pela frente e que os mínimos erros não são mais aceitados. Quem sentiu isso na pele foi o líder Mornar Bar, que acabou sofrendo um revés para o Estrela Vermelha em Montenegro, colocando em xeque a liderança do campeonato, uma vez que o clube bósnio Igokea venceu alguns jogos de cumprimento de tabela durante as últimas semanas e acabou empatando em número de vitórias com o clube montenegrino. Isso impôs ainda mais pressão em todos os times que disputam a zona da classificação, pois, com exceção do líder e o vice-líder, todos os clubes até a sexta posição estão empatados em número de vitórias (11).
Na corrida pela zona de classificação, o Budućnost (MNE) viajou até Čačak, na Sérvia, em busca de voltar a vencer e retomar a confiança que possuía no começo da temporada. Seu adversário seria o décimo primeiro colocado da competição Borac (SER), que ainda não havia perdido nenhuma partida no ano de 2021. Apesar do bom retrospecto do anfitrião, o time montenegrino não se amedrontou e construiu uma vantagem tranquila até o terceiro período. No último quarto, o Borac ainda esboçou uma reação, mas a vitória fora de casa já estava escrita para o Budućnost pelo placar de 72 a 76. O clube montenegrino se mantém empatado em número de vitórias com o quarto colocado, Cedevita Olimpija, esperando assim qualquer deslize para alcançar a tão sonhada zona de classificação.
Falamos no início deste texto que a rodada serviu para acordar muitos clubes para a realidade, e um desses times o Mega (SRB). O clube sérvio vem em ascendência, vencendo partidas tranquilas e galgando cada vez mais as primeiras posições da competição. Não seria surpresa então se vencessem tranquilamente em casa o décimo segundo colocado Cibona (CRO). No entanto, não foi isso que foi visto dentro de quadra. Em um duelo dramático, a partida foi decidida ponto a ponto, sendo levada para uma decisão nos últimos segundos. A equipe visitante ainda teve a oportunidade de vencer o confronto com a última posse de bola, contudo acabou desperdiçando a oportunidade com um chute forçado e o Mega conseguiu garantir a vitória suada por 72 a 71, permanecendo na terceira colocação.
Fechando a semana de jogos, um confronto de muita qualidade ocorreu em Montenegro na partida entre o líder da competição Mornar Bar (MNE) e o Estrela Vermelha (SRB). Mesmo em um momento conturbado, a equipe de Belgrado buscou forças para aquele confronto, com a finalidade de poder voltar à briga pela classificação mesmo na sexta posição. A grande arma do clube visitante foram os arremessos de três pontos (17 acertos no total), que acabaram ajudando-o a ficar à frente no placar por uma diferença de três pontos no início do último período. O ala croata Ognjen Dobrić (20 pontos) foi o grande líder no últimos instantes, ajudando o Estrela Vermelha a sair com o triunfo pelo placar de 78 a 86, complicando assim o líder Mornar Bar, que agora se encontra empatado com o segundo colocado em número de vitórias, só sendo superior no saldo de pontos.
Para maiores detalhes sobre a Liga Adriática, acesse seu site oficial.
🇷🇺🇧🇾🇪🇪🇰🇿🇵🇱Liga VTB: mesmo com uma sequência de jogos complicada, Unics se mantém invicto em 2021
Apesar das poucas rodadas da Liga VTB realizadas no novo ano, alguns clubes têm surpreendido com um esquema tático diferente e acabaram assim entrando na disputa pelo favoritismo da competição. Um dos bons exemplos disso é o clube UNICS Kazan (RUS), que ainda não havia perdido em 2021 ao entrar em quadra fora de casa nesta semana contra o Nizhny Novgorod (RUS). O clube anfitrião, por sua vez, tem o retrospecto contrário, sem vencer nenhuma partida neste ano até aqui e, por esse motivo, entrou em quadra muito abalado e apático. O clube visitante foi muito mais forte em todos os aspectos do confronto e dominou do início ao fim como esperado. O cestinha da partida foi o ala John Holland, conquistando um recorde pessoal ao anotar 24 pontos, além de pegar seis rebotes e fazer quatro roubos de bola. O placar final da partida foi de 66 a 91 a favor do UNICS, anotando sua quinta vitória consecutiva e colando cada vez mais nas primeiras posições da competição, atrás somente do CSKA e do líder Zenit.
Com toda certeza, o clube Enisey (RUS) foi uma das equipes que mais sofreu com a pandemia da COVID-19, sendo uma das primeiras a entrar de quarentena. Na segunda onda da pandemia não foi diferente, sofrendo várias perdas em seu elenco, chegando a dar incertezas para seu técnico quanto a quem iria escalar para a partida desta semana contra o Astana (KAZ). Mas no final, a partida em casa na Rússia foi um sucesso para o Enisey, que acabou vencendo graças sua grande ação defensiva nos últimos segundos do confronto, que não deixaram o clube do Cazaquistão virar a partida faltando cinco segundos para o fim. O placar final ficou em 77 a 76 para o clube Russo, que mesmo com a grande vitória permanecesse na última posição.
O líder Zenit São Petersburgo (RUS) entrou também em quadra fora de casa nesta semana para defender seu posto. E essa defesa veio com muita facilidade contra o Kalev (EST) pelo placar final de 51 a 87, interrompendo assim uma sequência de duas vitórias seguidas do clube da Estônia. Já a partida entre o Zielona Góra (POL) e Avtodor (RUS) foi mais disputada e teve um gostinho a mais por conta do confronto direto na tabela de classificação. O jogo foi na Polônia e o retrospecto do Zielona em casa tem sido muito bom, o que acabou sendo um fator essencial para garantir a vitória como anfitrião em cima do clube russo Avtodor sem muita tensão nos minutos finais, diferente do início da partida, pelo placar de 77 a 64, mantendo-se na sexta posição e aumentando a chance de galgar mais colocações nas próximas semanas.
Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.
🇬🇷Campeonato grego: Panathinaikos vence e retoma a liderança, aproveitando o tropeço do Lavrio
Após a folga que teve no final de semana anterior, a HEBA voltou à ativa neste final de semana, com a realização de sua 12ª rodada, a primeira do segundo turno da competição. Além dos seis jogos regulares dessa rodada, na quarta-feira ainda aconteceu um jogo isolado, onde o Lavrio recebeu e derrotou o Promitheas por 75 a 72, em jogo adiado da primeira rodada. A vitória, oitava seguida do Lavrio, colocou o time provisoriamente na liderança do campeonato.
O líder Panathinaikos venceu a terceira seguida e, mesmo tendo um jogo a menos, voltou à liderança isolada da competição, a qual tinha conseguido na semana passada. Os “Verdes” foram até a região central do país e derrotaram o Larisa por 98 a 89. Os atenienses suaram muito a camisa para vencer, jogando sem dois de seus titulares, Ioannis Papapetrou e Georgios Papagiannis. O time tem agora 21 pontos (dez vitórias e uma derrota).
Quem deu uma mãozinha para o Panathinaikos voltar ao primeiro lugar, perdido com a vitória do Lavrio na quarta, foi o Promitheas. O clube de Patras fez mais um jogo contra o Lavrio, no final de semana, e devolveu a derrota sofrida no meio de semana. Desta vez jogando em casa, o time passou sufoco, mas derrotou o visitante por 90 a 88, com outra excelente partida de Jerian Grant, que teve 26 pontos. A vitória ajuda o próprio Promitheas, que já se aproxima do “G4”, agora em quinto lugar, com 18 pontos (sete vitórias e quatro derrotas). Já o Lavrio vê sua série invicta chegar ao fim e cai para o segundo lugar novamente, com 20 pontos (oito vitórias e quatro derrotas).
Voltando a jogar bem, o AEK Atenas encerrou a série de duas derrotas seguidas, vencendo em casa o Ionikos, por 81 a 74, e subindo para o terceiro lugar, com 19 pontos (oito vitórias e três derrotas). Eles tomam o lugar do time que foi a sensação do primeiro turno, o Peristeri, que foi atropelado fora de casa pelo Kolossos, por 80 a 65, e cai agora para o quarto lugar, também com 19 pontos (sete vitórias e cinco derrotas).
Para maiores detalhes sobre o campeonato grego, acesse seu site oficial.
Outras ligas
É importante lembrar que não é possível falarmos com detalhes sobre todas as ligas, pois o texto ficaria longo demais. Por isso, priorizamos as principais, enquanto das demais ligas falaremos esporadicamente, em uma espécie de “revezamento”. Abaixo, descubra como saber mais sobre as ligas que não abordamos nesta semana.
- 🇩🇪Campeonato alemão: clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato;
- 🇫🇷Campeonato francês: clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato;
- 🇱🇹Campeonato lituano: clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato;
- 🇮🇱Campeonato israelense: clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato;
- 🇹🇷Campeonato turco: clique aqui para saber detalhes sobre o campeonato (site em turco);
Cantinho brasileiro🇧🇷
Se nas últimas semanas os brasileiros da ACB tiveram desempenhos um pouco mais discretos, o mesmo não pode ser dito sobre esta semana. Os nossos atletas deram vários shows nesta rodada, inclusive uma performance digna de MVP da rodada para um deles.
O ala Léo Meindl, do Fuenlabrada, deu um verdadeiro espetáculo na vitória do seu Fuenlabrada. O atleta fez o jogo de sua carreira na liga espanhola, marcando incríveis 28 pontos, além de 11 rebotes, cinco assistências e quatro roubadas de bola. A performance dominante veio principalmente no terceiro quarto, no qual ele fez 15 pontos e pegou seis rebotes. Suas marcas de pontos e rebotes foram, ambas, as segundas maiores da rodada. Tais números deram a ele impressionantes 44 de valoração, maior do que qualquer outro jogador nesta rodada. Ele só não foi eleito o MVP oficial da rodada ainda porque, como mencionamos acima, há um jogo desta rodada a ser realizado em abril e só lá o prêmio poderá ser oficialmente dado a ele.
Outro brasileiro que teve destaque na rodada foi o armador Marcelinho Huertas. Na vitória de seu Tenerife, ele registrou um duplo-duplo, com dez pontos e dez assistências, para 23 de valoração. Sua marca de assistências foi a maior de toda a rodada e ele segue como o segundo melhor passador da liga, com uma média de 6,1 por jogo. No jogo do Bilbao contra o Zaragoza, o pivô Felipe dos Anjos teve apenas nove minutos em quadra e contribuiu com três rebotes.
Houve um duelo entre brasileiros na partida entre UCAM Murcia, de Augusto Lima, e o San Pablo Burgos, de Vitor Benite. Quem ficou com a vitória foi a equipe de Burgos e Benite foi o cestinha da partida, com 19 pontos, além de quatro rebotes, para 16 de valoração. Augusto contribuiu com quatro pontos e dez rebotes, marca esta que ficou empatada como a terceira maior da rodada. O pivô é o vice-líder de rebotes na ACB, com uma média de 7,4 por jogo. Pela LEB Plata, a terceira divisão espanhola, o pivô Vinícius Lúcio da Silva novamente não jogou pelo CB Prat.
Na Itália, a Brindisi, time do ala Felipe Motta, folgou na rodada da Serie A e o atleta segue treinando para ganhar uma chance na equipe. Já na Serie B, a terceira divisão nacional, o ala Dimitri Sousa esteve em quadra por 21 minutos na derrota de sua Scandone Avellino e contribuiu com oito pontos.