Por Rafael Bittelbrunn, Vinícius Matosinhos e Thiéres Rabelo
Nesta semana que passou, quase todas as ligas nacionais da Europa se dedicaram à realização de suas copas nacionais, seja com a sua realização completa ou com a sua fase final. É uma tradição do basquete europeu de clubes que acontece todo mês de fevereiro. No relatório de hoje, vamos falar de como foram algumas dessas copas!
Porém, em tempos em que a COVID-19 vem alterando tudo em nossas vidas, essa tradição também não aconteceu de maneira normal. Diversos países não realizaram suas copas. Algumas delas foram simplesmente canceladas, enquanto outras precisaram ter jogos adiados, passando sua decisão para uma data futura desta temporada. Portanto, além de falar sobre as copas, vamos falar também das ligas nacionais que tiveram rodadas normais de seus campeonatos.
🇪🇸Copa da Espanha: Barça derrota Real na final e fica com o terceiro título da copa nos últimos quatro anos
Na abertura da Copa do Rei, com sede em Madri, na quinta-feira-feira (11), o Tenerife não deu chances para o San Pablo Burgos e garantiu a vaga na semifinal, com vitória por 87 a 76. Dominando o jogo desde o início, com alto aproveitamento nas bolas de longa distância, os “Aurinegros” terminaram o primeiro tempo vencendo por nove pontos (51 a 42) e só administraram na segunda etapa. Com grandes atuações do uruguaio Bruno Fitipaldo e do finlandês Sasu Salin, cada um com 18 pontos, e com a defesa funcionando bem contra os principais pontuadores dos “Azulones”, a equipe das Canárias manteve o sonho do primeiro título da Copa. No segundo jogo da “chave”, o Real Madrid não teve dificuldades para superar o Valencia e vencer por 85 a 74, passando para a semifinal. Com um primeiro tempo com ótimo aproveitamento dos arremessos de quadra e excelente defesa, os “Merengues” terminaram com confortável vantagem de 15 pontos, dominando amplamente todas as ações. Os “Laranjas” até esboçaram uma reação no terceiro quarto, mas insuficiente para reverter a desvantagem para a equipe de Madri. Destaques para o argentino Gabriel Deck e o estadunidense Trey Thompkins, com 23 pontos cada e incrível eficiência nos arremessos.
Na outra “chave” das quartas-de-final, realizada na sexta-feira (12), o Baskonia dominou a forte equipe do Joventut Badalona e venceu por 96 a 87, conquistando a vaga para a semifinal. Com um primeiro quarto arrasador, onde venceu por 28 a 17, a equipe basca administrou a boa vantagem e não olhou mais para trás, apesar da equipe catalã equilibrar mais as ações nos três quartos seguintes. Com alto aproveitamento nos arremessos de quadra (63% nos dois pontos, e 45% nos três pontos), o Baskonia também soube aproveitar os 15 erros cometidos pelo Joventut. Destaques individuais para o italiano Achille Polonara, com 19 pontos e sete rebotes, e Pierriá Henry, com 16 pontos e oito assistências. No segundo jogo da sexta-feira, o Barcelona teve muitas dificuldades para superar o Málaga (atual vice-campeão), com vitória na prorrogação por 103 a 93. Em uma partida em que chegou a estar perdendo por 20 pontos, a equipe catalã fez uma partida de recuperação, após um primeiro quarto dominado pelos malaguenhos. No último quarto, Tim Abromaitis fez a cesta decisiva que colocou o Málaga na prorrogação, porém Cory Higgins foi decisivo no tempo extra e deu a vitória ao Barcelona. O estadunidense terminou a partida com 22 pontos.
Nas semifinais realizadas no sábado (13), o Real Madrid teve dificuldades, mas conseguiu vencer o Tenerife por 85 a 79, garantindo a vaga na oitava final consecutiva. Com um primeiro tempo dominado pelos “Aurinegros”, que chegaram a abrir 18 pontos de vantagem, o terceiro quarto foi de reação para a equipe madrilenha. Conseguindo assumir a liderança ao final do período, manteve a intensidade no quarto final e saiu com a vitória. Destaque novamente para o argentino Gabriel Deck, com 18 pontos e sete rebotes, e o desempenho defensivo de Walter Tavares, com 15 rebotes e quatro tocos. No segundo jogo da semifinal, o Barcelona garantiu a vaga em mais uma final ao derrotar o Baskonia por 77 a 68. Com grande intensidade defensiva dos catalães, e um ataque sem inspiração dos bascos, a primeira etapa acabou com vantagem de 11 pontos para os primeiros, sem muitas dificuldades. Apesar da tentativa de recuperação do Baskonia no último quarto, baixando a diferença para quatro pontos, o Barcelona usou toda a experiência do elenco e conseguiu fechar a partida. O coletivo da equipe foi fundamental para a vitória, porém merece destaque a atuação de Nikola Mirotić, com 16 pontos e cinco rebotes.
Na grande final, disputada no domingo (14), o Barcelona não deu nenhuma oportunidade para o arquirrival Real Madrid, vencendo a partida por 88 a 73 e conquistando seu 26º título da Copa. Com um primeiro tempo arrasador, vencido por 52 a 31, o Barcelona mostrava muita força ofensiva, especialmente com Cory Higgins, Nikola Mirotić e Nick Calathes. Além disso, a força defensiva, marca da equipe nesta temporada, pressionava os madrilenhos, que não conseguiam converter seus arremessos (foram apenas 11 pontos no primeiro quarto). Com a grande vantagem conquistada, a equipe catalã manteve a consistência e não viu o Real Madrid conseguir diminuir a diferença para menos de dois dígitos. Com vários destaques individuais, o Barcelona também foi melhor coletivamente, com aproveitamento de 40% nas bolas de três (versus 25% do Real Madrid), e um total de 40 rebotes, 18 assistências e nove desperdícios de bola (contra 33 rebotes, nove assistências e 13 desperdícios da equipe merengue). Grande partida de Nick Calathes, com 12 pontos, nove assistências e cinco rebotes, e Cory Higgins, com 20 pontos. O estadunidense foi eleito o MVP da Copa do Rei. Do lado madrilenho, Walter Tavares, com 17 pontos, nove rebotes e cinco tocos, foi o único destaque individual. Foi a terceira final entre as duas equipes nos últimos quatro anos, com três vitórias da equipe da Catalunha.
Melhores momentos da final
🇮🇹Copa da Itália: como um rolo compressor, Olimpia é campeã com um pé nas costas
A lua-de-mel do torcedor da Olimpia Milão com a equipe este ano parece não ter fim. Fazendo excelentes campanhas em todas as competições que participa e já tendo levantado um caneco este ano (a Supercopa Italiana, em setembro), o clube lombardo não teve o menor problema para dominar a Coppa Italia em casa, conquistando seu sétimo título da competição.
De seu lado do chaveamento, a Olimpia atropelou sua primeira vítima na quinta-feira, vencendo a Reggiana por 80 a 52, com uma grande atuação do ala-pivô Zach LeDay, com 15 pontos e sete rebotes (20 de valoração), dentre vários outros. Além do americano, mais cinco atletas da equipe tiveram, pelo menos, dez de valoração. O adversário dos milaneses na semifinal veio de uma ótima partida, também na quinta-feira, na qual a atual campeã italiana e também da copa nacional, Reyer Veneza, eliminou a Virtus Bolonha pelo segundo ano seguido. Os venezianos ficaram à frente no marcador durante quase todo o jogo, mas viram a forte equipe bolonhesa encostar em diversos momentos. Foi somente no último quarto que a Reyer conseguiu abrir uma vantagem que passou dos dez pontos e assegurou a vitória por 89 a 82. Mas na seminal deste lado da chave, no sábado, o equilíbrio passou longe. Aliás, até que o primeiro tempo não foi tão díspar, terminando com a Olimpia à frente por apenas 42 a 38, com um quarto vencido para cada lado. Mas o segundo tempo, em especial o terceiro quarto, foi um jogo de um time só. Com uma defesa fantástica, que limitou a Reyer a apenas 25% de aproveitamento dos arremessos no período, a Olimpia venceu o terceiro quarto por 30 a 11 e abriu mais de 20 pontos de vantagem, deixando a vitória encaminhada. Os milaneses venceram por 96 a 65, garantiram o lugar na final e devolveram a eliminação sofrida contra esta mesma Reyer na semifinal do ano passado.
Na outra chave, dois ótimos jogos abriram as quartas-de-finais, na sexta-feira. A vice-líder da Serie A, Brindisi, não teve vida fácil, mas se impôs para cima da Trieste. Mesmo ainda sem sua grande estrela D’Angelo Harrison, o time da Apúlia teve seis jogadores pontuando em duplos-dígitos. Ainda assim, a tranqüilidade veio somente no último quarto e a “Estrela do Sul” venceu por 93 a 81, alcançando a semifinal pela terceira temporada seguida. A adversária da Brindisi veio daquele que foi talvez o jogo mais espetacular desta copa. A favorita Dinamo Sassari, mesmo tendo uma vantagem de duplos-dígitos no segundo tempo, foi surpreendida pela VL Pesaro. Por pouco os marchigiani não venceram no tempo regulamentar, mas uma bola de três inacreditável de Stefano Gentile salvou a Dinamo e mandou o jogo para a prorrogação. Lá, Pesaro se segurou e venceu no fim por 115 a 110, retornando à semifinal da copa depois de nove anos. Na semifinal, Pesaro surpreendeu novamente O clube fez um ótimo primeiro tempo e conseguiu resistir à pressão da Brindisi no segundo tempo, ficando com a vitória apertada por 74 a 69. O time volta à final da competição pela primeira vez desde 2004.
Mas o momento de Cinderela de Pesaro ficou pela semifinal. No domingo, na grande final, a Olimpia não teve o menor problema para derrotar os marchigiani, por 87 a 59. Apesar de os visitantes não terem se entregado, já ao fim do primeiro tempo a partida parecia decidida. Após uma vitória por 27 a 6 no segundo quarto para a Olimpia, o time da casa foi para os vestiários com uma vantagem de quase 30 pontos. Eles a mantiveram nessa margem durante todo o terceiro período e quase a fizeram chegar a 40. Luigi Datome foi o destaque da partida, com 15 pontos e cinco rebotes (26 de valoração), performance que lhe rendeu o prêmio de MVP da competição. Para Pesaro, um prêmio de consolação foi a nomeação de seu ala-armador, o estoniano Henri Drell, de apenas 20 anos, como o melhor jogador ofensivo da copa, terminando com uma média de 12,6 pontos por jogo (63,2% de aproveitamento dos arremessos).
Melhores momentos da final
🇬🇷Copa da Grécia: sem Panathinaikos, copa grega conhece um finalista e aguarda para definir seu campeão
Um surto de COVID-19 dentro do elenco do Panathinaikos, que infectou 11 membros do clube, impediu que a equipe pudesse entrar em quadra para os seus compromissos da copa nacional. Porém, isso não impediu que as demais partidas acontecessem e um dos finalistas já fosse definido.
O primeiro finalista é o Promitheas, que manteve viva sua boa fase do campeonato grego. O time da cidade de Patras bateu em casa, na terça-feira, o Kolossos, por 73 a 68. Apesar de sua superioridade de elenco, os donos da casa tiveram trabalho durante todo o jogo e só conseguiram se desgarrar no último quarto. Nas semis, o Promitheas foi até Tessalônica, na sexta-feira, visitar o P.A.O.K., que passou apertado pelo Iraklis (63 a 61) em seu jogo das quartas. Os visitantes foram melhores durante a maior parte do jogo, mas viram um adversário valente, que pressionou e conseguiu empatar o jogo no último quarto, mandando-o para a prorrogação. Lá, porém, o Promitheas não bobeou e garantiu o triunfo por 76 a 69.
No único jogo da outra chave que pôde acontecer, a sensação da liga nacional, o Lavrio, recebeu o AEK Atenas e os dois times fizeram o jogo mais espetacular da copa até aqui. Em uma partida cheia de trocas de liderança, o AEK até que conseguiu chegar ao último quarto com uma pequena vantagem, de seis pontos. Mas o Lavrio, guiado por sua estrela, o americano Alpha Diallo (23 pontos no jogo), conseguiu empatar a partida e mandá-la para a prorrogação. Antes disso, em um lance polêmico, o AEK quase conseguiu a vitória no tempo regulamentar. Recebendo um passe após um rebote defensivo, Keith Langford acertou uma cesta de três inacreditável, do meio da quadra. Porém, acertadamente, a arbitragem não a validou, pois a bola ainda estava em contato com a mão do atleta quando ainda restavam 0.1 segundo no relógio oficial da partida. No tempo extra, os donos da casa se impuseram e garantiram a vitória por 90 a 85.
O Lavrio agora aguarda a realização da partida entre Panathinaikos e Peristeri, que ainda não tem data para acontecer, para conhecer seu adversário nas semifinais.
🇱🇹Copa da Lituânia: Žalgiris derrota anfitriões e garante mais um título da copa
Na abertura da fase semifinal da Copa Rei Mindaugas, realizada na cidade de Panevėžys, o time da casa, Lietkabelis, bateu o Juventus Utena por 84 a 73 e assegurou vaga na grande final pela segunda vez na história. Dominando as ações na primeira etapa, onde terminou com 12 pontos de vantagem, o time de Panevėžys rodava bem a bola e buscava o jogador melhor posicionado, especialmente nos tiros de curta e média distância. Além disso, a equipe buscava dobrar a marcação no gigante Mindaugas Kupšas (que terminou a partida com 24 pontos), tentando tirar o volume do jogo interno da equipe de Utena. A estratégia deu certo, com o pivô sendo uma peça isolada do ataque do Juventus, não sendo suficiente para bater a equipe do Lietkabelis. Destaque individual para o sérvio Đorđe Gagić, que anotou 18 pontos vindo do banco, além de Vytenis Lipkevičius, que anotou dez pontos e dez rebotes. No segundo jogo da semifinal, o favorito e atual campeão Žalgiris Kaunas bateu o Neptūnas Klaipėda por 84 a 72, garantindo vaga na sexta final em seis edições da Copa. Com um início enérgico da equipe de Klaipėda, que garantiu uma pequena vantagem, logo a defesa do Žalgiris passou a pressionar mais e conseguiu assumir a liderança da partida. Apesar do domínio nos rebotes e de cuidar melhor da bola, os “Verde-Brancos” não conseguiam abrir vantagem, pelo menos até o quarto final, quando a equipe jogou mais focada e com mais intensidade e venceu por dez pontos, determinando a vitória. O francês Joffrey Lauvergne fez uma excelente partida, com 28 pontos e dez rebotes, auxiliado pelo veterano Paulius Jankūnas, com 12 pontos e seis rebotes.
Na final disputada no domingo, o Žalgiris Kaunas não teve dificuldades para bater o Lietkabelis Panevėžys, com placar final de 76 a 69, conquistando o bicampeonato. Com um primeiro quarto muito intenso, o Žalgiris não deu chances ao time da casa, pressionando muito na defesa e limitando o adversário a apenas oito pontos (contra 19 da equipe de Kaunas). No segundo quarto, os anfitriões equilibraram um pouco mais as ações, especialmente do lado ofensivo, com melhora nos arremessos de quadra e menos desperdícios de bola. Porém, no terceiro quarto a equipe do Žalgiris volta a impor o seu ritmo e aumenta ainda mais a vantagem, indo para o quarto final com 17 pontos de frente. O Lietkabelis ainda tenta uma reação, conseguindo tirar dez pontos, porém muito tarde para reverter o placar e tirar mais um título do Žalgiris. Grande destaque para Thomas Walkup, com 18 pontos e oito assistências, além de Nigel Hayes, com 14 pontos e quatro rebotes. Pelo Lietkabelis, destaque para Kyle Vinales, com 17 pontos e quatro assistências. O francês Joffrey Lauvergne foi eleito o MVP da competição.
Melhores momentos da final
Outras copas
- Copa da França: cancelada.
- Copa da Turquia: cancelada.
- Supercopa da Liga Adriática: cancelada.
- Copa da Alemanha: a BBL Pokal acontece antes do início da Bundesliga, em setembro e outubro. Mas, na edição desta temporada, a fase semifinal precisou ser adiada por causa de problemas com a COVID-19. Como anunciado na semana passada, esta fase acontecerá nos próximos dias 17 e 18 de abril.
- Copa do Estado de Israel: a semifinal foi realizada na última quinta-feira (11), porém, não há data para a realização da final. O jogo que define o título será entre Maccabi Rishon LeZion e Maccabi Tel Aviv.
- Copa da Sérvia: na Copa Korać, o Estrela Vermelha fez uma campanha perfeita, que incluiu uma eliminação na semifinal para cima do seu maior rival, o Partizan Belgrado, e venceu a copa nacional. Na grande final, eles venceram o Mega, por 73 a 60.
- Copa da Croácia: o Zadar sagrou-se bicampeão da copa nacional no último domingo e se tornou o maior vencedor da história da competição, com oito títulos. O clube derrotou o Cibona Zagreb na semifinal e o Split na grande final, por 79 a 70.
🇷🇺🇧🇾🇪🇪🇰🇿🇵🇱Liga VTB: UNICS vence o Zenit e se aproxima da liderança; Jogo das Estrelas agita a semana
Diferente de muitos campeonatos, a liga VTB foi disputada normalmente nesta última semana e acabou protagonizando bons jogos, com direito a confrontos diretos pela liderança. Além dos bons duelos, o All- Star Game (Jogo das Estrelas) ocorreu neste domingo (14) e agitou ainda mais a semana. O grande jogo da rodada ficou nas mãos do duelo pela primeira colocação, em São Petersburgo. O UNICS Kazan (RUS) recebeu o líder Zenit (RUS) em casa e não se deu por vencido desde o início, correndo atrás da liderança no placar desde os primeiros instantes. O ala-armador, Isaiah Kanan, iniciou acertando duas cestas seguidas já no primeiro minuto e meio, e parecia que o clube de Kazan não perderia a vantagem tão rapidamente em casa. Porém, nos minutos subsequentes, graças ao esforço de Mateusz Ponitka e de seus companheiros, o Zenit conseguiu não só chegar perto no marcador, mas também sair na frente. As duas equipes jogaram com ousadia e se digladiaram até o fim, levando a decisão para os últimos segundos. A bola do jogo ficou nas mãos de Jamar Smith, após um erro de lance-livre de Arturas Gudaitis, fazendo o armador do UNICS chamar a responsabilidade e converter uma linda cesta de média distância. Era a cesta que o clube da casa necessitava para virar a partida e vencer ao zerar o cronômetro. O placar final ficou em 59 a 58 e fez com que o UNICS diminuísse a diferença pela liderança do campeonato para apenas duas vitórias.
A grande semana da liga VTB foi finalizada com o Jogo das Estrelas, que reuniu os principais jogadores russos da liga contra os melhores atletas do resto do mundo. Contudo, antes da partida das estrelas acontecer, duas competições já conhecidas ocorreram para agitar o público presente na arena. Essas duas competições foram: a disputa de três pontos e o concurso de enterradas. A disputa de cestas de três pontos abriu as atividades e foi bem disputada. Os participantes foram: Mikhail Kulagin (Enisey), Jeremiah Hill (Astana), Artem Komolov (Nizhny Novgorod), Isaiah Canen (UNICS). Depois das primeiras eliminações, os dois finalistas foram Artem Komolov e Jeremiah Hill, que disputaram ponto a ponto pelo prêmio. O troféu de vencedor da competição acabou indo para o armador Artem Komolov, que marcou 16 pontos, enquanto seu adversário foi derrotado com apenas 13 pontos convertidos. Prosseguindo a competição, o torneio de enterradas veio à tona e protagonizou uma agradável disputa. Os participantes foram: Igor Volkhin (Zenit), Derek Cook (Tsmoki-Minsk), Alexander Petenev (Avtodor), Tyus Battle (Yenisei). De acordo com o júri, o ala Tyus Battle foi mais criativo e venceu Alexander Petenev com nota de 97 contra 85, se tornando o campeão do concurso de enterradas em 2021.
Com o belo aquecimento, agora só restava subir a bola para o Jogo das Estrelas. O quinteto inicial das duas equipes ficou da seguinte forma: as Estrelas Russas iniciariam com Alexey Shved (Khimki), Nikita Mikhailovsky (Avtodor), Stanislav Ilnitsky (Lokomotiv-Kuban), Andrey Zubkov (Zenit), Semyon Antonov (CSKA). Já o quinteto do resto do Mundo iniciou com Markus Keen (Kalev), Jamar Smith (UNICS), Mateusz Ponitka (Zenit), Mindaugas Kuzminskas (Lokomotiv Kuban), Jordan Miki (Khimki). Com os dois times escalados, o quinto Jogo das Estrelas na história da Liga VTB iniciou e foi um espetáculo a parte. Mesmo com equipes balanceadas, o placar final foi elástico e ficou em 183 a 162 para as Estrelas Russas. O destaque da partida foi o ala-armador russo Vitaly Fridzon do Zenit, que anotou 57 pontos, somando 16 arremessos de três pontos convertidos. Uma atuação memorável que acabou lhe dando o título de MVP da partida.
Para maiores detalhes sobre a Liga VTB, acesse seu site oficial.
🇩🇪Campeonato alemão: Bundesliga tem três rodadas na semana, mas Ludwigsburg segue líder, com 15 vitórias seguidas
Sem precisar se preocupar com a sua copa nacional, a Bundesliga pôde dedicar-se completamente ao campeonato e, na semana passada, realizou três (!!!) rodadas da competição, que aconteceram na terça e na quarta (17ª), na sexta (18ª) e no domingo (19ª), com apenas duas partidas precisando ser adiadas. Pela grande quantidade de jogos, não teremos como incluir muitos detalhes sobre eles neste texto, pois ele ficaria enorme, mas falaremos de uma maneira geral sobre como se saíram os principais candidatos ao título.
Parece que o Riesen Ludwigsburg desaprendeu o significado da palavra “perder”. O time da região de Stuttgart jogou duas partidas na semana passada, com somente o jogo contra o s.Oliver Würzburg, pela 19ª rodada, sendo adiado, pois o time adversário passa por um surto de COVID-19. Eles contaram com duas ótimas atuações do armador americano Jaleen Smith para vencer seus dois compromissos. Na quarta-feira passada, eles bateram em Löwen Braunschweig, por 81 a 74, com 26 pontos, seis assistências e cinco roubos de Smith. Já na sexta, o atleta teve 18 pontos e oito assistências e ajudou o time a atropelar o então vice-lanterna Rasta Vechta fora de casa, por 84 a 66. Mais líder do que nunca, o Ludwigsburg chega à incrível marca de 15 vitórias seguidas e tem agora 32 pontos (17 vitórias e uma derrota).
O atual campeão ALBA Berlim teve uma semana positiva, tendo vencido duas das duas três partidas, incluindo um confronto direto importantíssimo. Porém, tropeçou contra uma equipe de meio de tabela e desperdiçou a chance de ficar com o segundo lugar. Na terça-feira passada, eles fizeram talvez o jogo mais importante da semana, quando visitaram o vice-líder Crailsheim Merlins e simplesmente atropelaram o concorrente direto, vencendo por 101 a 77. Foi uma apresentação coletiva impressionante dos “Albatrozes”, que tiveram seis atletas pontuando em duplos-dígitos, com Maodo Lo os liderando, com 19. Eles bateram o Medi Bayreuth em casa, na sexta, por 80 a 68, mas caíram no domingo, fora de casa, para o Brose Bamberg, por 76 a 67. Quem agradeceu foi o Crailsheim Merlins, que após a derrota para o ALBA, fez o dever de casa e bateu o Löwen Braunschweig na sexta, por 75 a 69, e atropelou fora de casa o BG Göttingen no domingo, por 109 a 81, vitória que o recolocou no segundo lugar. Ambos, Crailsheim (16 vitórias e três derrotas) e ALBA (15 vitórias e duas derrotas) têm 26 pontos.
O Bayern de Munique teve uma semana idêntica à do ALBA: subiu para uma posição melhor, mas a perdeu após um tropeço. Ocupando o quinto lugar, os bávaros, mesmo com Jalen Reynolds se recuperando de lesão, conseguiram uma importantíssima vitória fora de casa sobre o ratiopharm Ulm, na terça-feira passada, por 81 a 77. Na mesma rodada, o quarto colocado Oldenburg manteve sua posição, ao bater em casa o Hamburg Towers por 89 a 88, com um lindo buzzer beater. Mas na sexta-feira os dois times inverteram suas posições, com o Bayern atropelando em casa o Skyliners Frankfurt, por 84 a 58, e o Oldenburg tropeçando em casa diante do lanterna Giessen 46ers, por 97 a 93. Devolvendo a “gentileza”, no domingo foi a vez do Bayern tropeçar, diante do Niners Chemnitz. Assim como vinha acontecendo nas rodadas anteriores, o clube de Munique levou as emoções do jogo para os segundos finais, mesmo após ter liderado por 14 pontos no último quarto. Após ter encostado nos minutos finais, os donos da casa acertaram um buzzer beater que lhes deu a vitória por 85 a 83. No mesmo dia, o Oldenburg derrotou fora de casa o Medi Bayreuth, por 91 a 82 e, assim, voltou ao quarto lugar e tirou o Bayern do “G4”.
Para maiores detalhes sobre o campeonato alemão, acesse seu site oficial.
🇹🇷Campeonato turco: mesmo com show de Nando de Colo, Fenerbahçe perde em casa e vê o invicto Anadolu Efes disparando na liderança
Nesta última semana, o campeonato turco chegou à sua 21ª semana e mostrou que tem muita coisa para acontecer, pois a tabela de classificação permanece muito parelha. Quem se deu muito bem com as vitórias consecutivas foi o Anadolu Efes, que engatou mais um triunfo e permanece sem perder na competição, alargando a diferença para o segundo colocado Pinar Karsiyaka em cinco pontos. Tivemos também, jogos decididos nos últimos segundos e muito show por parte de Nando de Colo, que vem fazendo uma excelente campanha no campeonato nacional. Porém, mesmo em grande atuação, Nando não conseguiu sair vencedor com o Fenerbahçe na partida em casa contra o Tofas, perdendo uma grande oportunidade de encostar nas primeiras colocações.
A partida que deu início as atividades da semana, foi o confronto entre o segundo colocado Pinar Karsiyaka, que teria sua posição na tabela ameaçada caso perdesse, contra o quarto colocado Turk Telekom, que vinha em ascensão com boas atuações. O duelo foi na casa do Pinar, que não poupou forças desde o início para sair com a vitória tranquila pelo placar de 80 a 69, garantindo a permanência na vice-liderança e fazendo com que o Turk Telekom perdesse uma importante posição na tabela para o Tofas. Já na partida do líder do campeonato, o vencedor foi o visitante, pois o Anadolu Efes viajou até as dependências do Büyükçekmece Basket e novamente provou porque ainda está invicto, vencendo a partida por 83 a 94. O destaque em quadra do primeiro colocado foi o ala-pivô o Chris Singleton (19 pontos).
Com a derrota do Pinar Karsiyaka, o Fenerbahçe entrou para jogar em casa com a chance de encostar na segunda colocação. A partida seria contra o quinto colocado Tofas, que poderia subir uma posição caso vencesse o difícil confronto. Os donos da casa souberam administrar bem a partida na primeira etapa e chegaram a vencer por 12 pontos de diferença no terceiro período. No entanto, o Tofas iniciou uma grande arrancada no último quarto e chegou a empatar a partida faltando seis minutos para o fim. Inspirado, Nando de Colo (24 pontos) distribuiu boas assistências nos instantes derradeiros e chegou a deixar sua equipe com um ponto de vantagem ao entrar no minuto final. Porém, embalados por seu ala DeVaughn Akoon-Purcell (20 pontos), o time visitante se portou muito bem defensivamente quando o relógio marcava 15 segundos restantes e, quando a oportunidade apareceu, Purcell conseguiu roubar a bola e disparou no contra-ataque para converter os dois pontos em uma linda enterrada. A crucial cesta do ala aumentou a vantagem em três pontos, algo que não foi revertido pela equipe do Fenerbahçe, que acabou perdendo em casa para o Tofas em um confronto digno de playoffs, pelo placar de 81 a 84.
Para maiores detalhes sobre o campeonato turco, acesse seu site oficial.
Cantinho brasileiro🇧🇷
Pela Copa do Rei, na Espanha, um encontro entre brasileiros que irá se repetir também na Basketball Champions League (BCL). Jogando na quinta-feira (11) pelas quartas-de-final, o Tenerife de Marcelo Huertas levou a melhor sobre o Burgos de Vitor Benite, com desempenho médio de ambos. Huertas veio do banco e anotou nove pontos, três rebotes e três assistências, porém cometeu sete erros, enquanto Benite foi bem marcado e não conseguiu muito volume de jogo, anotando 11 pontos e três rebotes. Entrando em quadra novamente pela Copa do Rei pela semifinal, no sábado (13), Huertas foi destaque na derrota do Tenerife para o Real Madrid. O armador anotou 22 pontos, dois rebotes e cinco assistências, sendo o cestinha da partida, porém não sendo suficiente para colocar o time na final.