Entre os dias 08/11 e 10/11, aconteceu a sexta semana de jogos da Basketball Champions League, sendo a porta de entrada para o segundo turno da fase de grupos. As equipes que entraram em quadra foram os pertencentes aos grupos A, B, E e F. Muita coisa ainda está indefinida, pois alguns dos clubes favoritos sofreram derrotas inesperadas na semana, dando esperança para outros times e deixando grupos embolados. Saiba todos os detalhes da 6ª semana da BCL:

LEIA TAMBÉM: Todos os mandantes venceram na quinta semana da Champions League

GRUPO A – SEMANA 6 DA BCL

Por Francisco Antonioli

Dinamo Sassari 82 x 75 Ludwigsburg

Pelo outro jogo do grupo A, a lanterna e desacreditada Dinamo Sassari (ITA) fez jus ao mando e deu um pouco de esperança aos seus torcedores em partida realizada na Itália, diante do fortíssimo Ludwigsburg (ALE). A equipe italiana, que ainda não havia vencido na competição, não apenas obteve |êxito em suas ações ofensivas e principalmente defensivas (parando o melhor ataque do grupo), como também abriu uma boa margem no placar, com incríveis 18 a 8 no primeiro quarto. No segundo quarto a equipe italiana não baixou a guarda diante da sua torcida, e mesmo com uma retomada alemã (o que era previsível), o placar pouco mudou, com vantagem da Dinamo ao fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, embora a equipe alemã continuasse a desempenhar boas ações ofensivas, viu o lanterna do grupo encaixar uma grande quantidade de bolas de três, com bons 44,8% de aproveitamento, convertendo praticamente o dobro em relação aos visitantes (13 acertos contra sete), impedindo uma retomada robusta do Ludwigsburg no placar, que pouco se mexeu até o fim do jogo. Fim de partida, com vitória da Dinamo Sassari, por 82 a 75. Destaque da partida para o ala armador lituano Eimantas Bendžius, com 17 pontos.

Tenerife 80 x 78 Prometey

Os jogos do grupo A pela quarta rodada da Basketball Champions League tiveram não só um azarão batendo um favorito, como também todos os mandantes levando a melhor. Em duelo realizado na Espanha, o Tenerife (ESP) recebeu o Prometey (UCR), em jogo apertadíssimo do início ao fim, com uma parcial máxima de oito pontos de diferença nos quartos. Os donos da casa abriram uma boa vantagem no início da partida, com um quinteto inicial relativamente baixo (Salin, Fittipaldo, Guerra, Wiltjer, Doornekamp), sabendo assim, encaixar muito bem o ataque, com infiltrações e bom aproveitamento nos arremessos, indo ao segundo quarto com uma vantagem de oito pontos no placar.

O segundo quarto fez jus ao placar final da partida, com uma retomada ofensiva da equipe ucraniana e seu plantel recheado de norte-americanos, com quatro dos cinco que iniciaram a partida sendo norte-americanos, conseguindo impedir a ótima dinâmica ofensiva do Tenerife de aumentar sua margem de vitória. Liderados por Viacheslav (UCR) e Harrison (EUA), foram ao vestiário sete pontos atrás no placar e com um segundo quarto muito inspirado. O segundo tempo continuou acirrado, porém a experiência sul americana da equipe espanhola, com boas atuações do brasileiro Marcelinho Huertas e Fitipaldo, e a volta do atual MVP da ACB, Giorgio Shermandini (GEO) fizeram a diferença, e mesmo com o Prometey mostrando mais uma vez o bom nível competitivo de seu elenco, não foi o suficiente para os mandantes conquistarem a terceira vitória na competição. Final de jogo, com vitória do Tenerife por 80 a 78, e destaque para Bruno Fitipaldo, líder em pontos (18) e assistências (6) na partida.

Tabela de classificação do Grupo A:

 

GRUPO B – SEMANA 6 DA BCL

Por Luigi Vancini

Manresa 88 x 69 Pınar Karşıyaka

Na cidade de Manresa (ESP), a equipe da casa venceu os turcos do Karşıyaka (TUR) por 88 a 69, com grande partida de Ismael Bako. Ele teve 20 pontos, 11 rebotes (ou seja, um duplo-duplo), além de ótimos 36 pontos de eficiência. Pelo lado da equipe turca, o destaque foi Amath M’Baye, que teve 28 pontos e foi o cestinha do jogo. O Manresa tem quatro vitórias e nenhuma derrota, e já está classificado pelo menos para o play-in. O Karşıyaka tem duas vitórias e duas derrotas.

A partida foi equilibrada, apesar de uma diferença de 19 pontos. É verdade que o Manresa venceu todos os quartos, mas os três primeiros tiveram vantagens pequenas, principalmente o primeiro e o terceiro, onde o Manresa venceu por dois pontos ambos (21 a 19 e 17 a 15). O já citado Ismael Bako tentou oito arremessos de quadra e simplesmente acertou todos eles, tendo 100% de aproveitamento, se tornando o primeiro jogador da história da BCL a combinar para pelo menos 20 pontos e 10 rebotes com 100% de aproveitamento. Na próxima rodada o Manresa vai a Polônia enfrentar o Stal Wielkopolski, enquanto o Karşıyaka recebe o Hapoel Jerusalém de Israel.

Hapoel Jerusalém 83 x 76 Stal Ostrów Wielkopolski

Na Pais Arena em Jerusalém, o Hapoel Jerusalém (ISR) recebeu os poloneses do Stal Ostrów Wielkopolski (POL) e conquistou a primeira vitória nessa edição da BCL. A partida terminou em 83 a 76 a favor dos israelenses. O principal nome da partida da equipe do Hapoel foi Retin Obasohan, que terminou com 20 pontos. Pelo lado da equipe polonesa, o cestinha foi Kobi Simmons, com 21 pontos.

A partida foi curiosa porque apesar do Hapoel ter vencido, a equipe ficou apenas seis minutos e 35 segundos à frente do placar. Isso porque o Stal venceu o primeiro quarto por 8 pontos e conseguiu manter uma boa vantagem até o terceiro quarto. Ali, o Hapoel principalmente com Obasohan, conseguiu inverter os papéis, empatar e depois virar o jogo. Principalmente graças a esse excelente terceiro período, onde a equipe de Israel venceu por 28 a 16, para a festa dos torcedores presentes, que depois das sofridas derrotas para Karsiyaka e Manresa, puderam finalmente comemorar.

Tabela de classificação do Grupo B:

 

GRUPO E – SEMANA 6 DA BCL

Por Bruno Almeida

Galatasaray 82 x 74 Igokea

Com a abertura da 4ª rodada no Grupo E, o time do Galatasaray (TUR) teve a chance de se redimir após o último jogo, e conseguiu ganhar frente ao Igokea (BIH) num jogo em que o time bósnio foi completamente dominado após o primeiro quarto, 82-74 para o Galatasaray. Do lado do Igokea, o destaque fica para De’Shawn Stephens, fez mais um duplo-duplo na BCL, depois da última partida frente ao Nymburk ter feito outro duplo-duplo, nessa partida o ala-pivô terminou a partida com 13 pontos e 10 rebotes. Outro nome do time do Igokea é o de Markel Starks, que terminou a partida com 17 pontos, dois rebotes, quatro assistências e um roubo de bola.

Pelo time do Galatasaray, o destaque fica para Dee Bost, o americano terminou a partida com 21 pontos, cinco rebotes, sete assistências e um roubo de bola. O time do Galatasaray no geral jogou muito bem com equipe, o time terminou a partida com 12 roubos de bola e com um effeciency rating de 91%. 

ERA Nymburk 71 x 75 P.A.O.K. Tessalônica 

No segundo jogo da rodada, o Nymburk (CZE) volta a jogar em casa, dessa vez para receber os gregos PAOK (GRE), mas dessa vez foi derrotado pelos deuses do Olimpo, a partida terminou 75-71 para o PAOK.  Mais uma vez o destaque do Nymburk é o armador Jerrick Harding, o americano terminou a partida com 17 pontos e sete rebotes, mas o pior plus/minus do time com, terminando a partida com -12. Outro americano que jogou bem pelo time do Nymburk foi Demetre Rivers, que terminou a partida com 16 pontos e cinco rebotes. Pelo PAOK, o destaque fica para Malcom Griffin, o ex-armador da Fresno Pacific University, terminou a partida com 22 pontos, sete rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola. Outro destaque do time fica para Marvin Jones, que terminou a partida com 18 pontos, seis rebotes e dois bloqueios.

Tabela de classificação do Grupo E:

 

GRUPO F – SEMANA 6 DA BCL

Por Bruno Almeida

Oostende 99 x 66 Kalev

Início de quarta rodada no grupo F, e o enredo se repete, o time do Kalev (EST) perde de novo frente ao Oostende (BEL), mas dessa a vez a partida foi na Bélgica, e a partida terminou 99-66 para o Oostende. Pelo time do Kalev, o grande nome na partida foi o de Rauno Nurger, o jogador estónio que teve passagem pela universidade de Wichita State, terminou a partida com 14 pontos, seis rebotes, uma assistência e um bloqueio. Importante destacar que nenhum jogador do Kalev teve um plus/minus positivo, o time estónio terminou a partida com uma média de -33 no plus/minus, e com um effeciency rating de apenas 59%.

Levi Randolph foi o nome do Oostende na partida, o ex-jogador da universidade de Alabama terminou a partida de forma maravilhosa, com 26 pontos, seis rebotes e três assistências. Outro jogador que se destacou foi o jovem belga, Servaas Buysschaert, que terminou a partida com 17 pontos, três rebotes, uma assistência, um roubo de bola e um bloqueio. 

Tofaş 85 x 75 SIG Strasbourg

Na segunda partida do grupo, foi a vez do Strasbourg (FRA) viajar até a cidade de Bursa na Turquia, para enfrentar o Tofaş (TUR) e os franceses saíram de lá derrotados, a partida terminou 85-75 para o time do Tofaş. O destaque do clube turco é um nome não muito conhecido, Jeremy Simmons. O ala americano que fez toda a carreira universitária em Charleston, mas nunca teve chances na NBA, está há mais de 10 anos na Europa, o ala terminou a partida com 15 pontos, três rebotes, uma assistência, dois roubos e um bloqueio. Tomislav Zubcic também esteve bem na partida, terminando com 14 pontos, cinco rebotes e três assistências.

Mais um nome não muito conhecido pelos amantes do basquete é o de Tony Crocker, enfrentando seu ex-time, o americano terminou a partida com 22 pontos, quatro rebotes, três assistências e dois roubos de bola. Outro nome que teve bem na partida é o de John Roberson, que terminou a partida com 15 pontos, seis assistências e um roubo de bola, sendo o principal armador do time na partida.

Tabela de classificação do Grupo F:

Datas e horários da 7ª semana:

Segunda-feira (15/11)
14h30 – AEK Atenas (GRE) x VEF Riga (LET) – Grupo D

Terça-feira (16/11)
16h30 – JDA Dijon (FRA) x Unicaja Málaga (ESP) – Grupo C
16h30 – Brindisi (ITA) x Darüşşafaka (TUR) – Grupo G

Quarta-feira (17/11)
13h – Nizhny Novgorod (RUS) x Lavrio (GRE) – Grupo C
14h – Falco Szombathely (HUN) x Treviso (ITA) – Grupo D
14h – U-BT Cluj-Napoca x Hapoel Holon (ISR) – Grupo G                    
14h30 – Rytas Vilnius (LIT) x Beşiktaş (TUR) – Grupo H
16h – Oldenburg (ALE) x San Pablo Burgos (ESP) – Grupo H

*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *