E começou a temporada 2023-24 da EuroCup, com jogos realizados na terça (3), quarta (4) e quinta-feira (5), e 20 vinte equipes buscando o título da segunda maior competição de clubes da Europa. Nesta 22a edição, o Gran Canaria irá defender o título, já que abriu mão do direito de disputar a Euroliga, por questões financeiras, enquanto o BC Wolves (Lituânia) faz sua estreia na competição. Dois clubes retornam à EuroCup, após disputarem pela última vez na temporada 2015-16: Aris (Grécia) e Beşiktaş (Turquia).
Lembrando que o formato da competição mudou um pouco nesta temporada. Serão novamente dois grupos com dez times cada, e jogos dentro do grupo. Porém, ao invés de oito equipes se classificarem para a próxima fase, apenas seis seguem adiante. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam direto para as quartas de final, enquanto os classificados do terceiro ao sexto fazem uma espécie de oitavas de final, em jogo único. Também neste ano, as semifinais e final serão disputadas em uma série melhor de três jogos.
Confira abaixo o resumo dos dez jogos da primeira rodada.
Grupo A
Hapoel Tel Aviv (ISR) 100 x 73 Cedevita Olimpija (SLO)
Por Rafael Bittelbrunn
O vice-campeão israelense, Hapoel Tel Aviv, não tomou conhecimento do campeão esloveno, Cedevita Olimpija, vencendo na rodada de abertura diante de sua fanática torcida. Os “Diabos Vermelhos” perderam Jordan McRae e Chinanu Onuaku, peças importantes na temporada anterior, mas trouxeram boas reposições, como o colombiano Braian Angola, que contribuiu com 11 pontos e quatro roubos de bola.
A partida foi totalmente dominada pelos donos da casa, especialmente com uma forte defesa e ótima movimentação de bola no ataque, com o armador J’Covan Brown distribuindo oito assistências (além de 15 pontos e 23 de eficiência). O time da casa dominou os rebotes ofensivos (14-7), e foi implacável nos roubos de bola (16-5), provocando 23 erros do Cedevita (contra apenas dez do Hapoel). Com quatro jogadores conseguindo 20+ em PIR (eficiência), destaques para Jaylen Hoard, com 18 pontos, oito rebotes, dois tocos e 27 de PIR, e Xavier Munford, com 21 pontos, quatro rebotes, seis assistências e 26 de PIR. No Cedevita, destaque para Justin Cobbs, com 15 pontos, três rebotes, seis assistências e 24 de PIR.
Paris Basketball (FRA) 105 x 78 BC Wolves (LIT)
Por Rafael Bittelbrunn
Um dos candidatos ao título, o Paris Basketball começou arrasador na EuroCup, mostrando seu poder ofensivo ao debutante BC Wolves. Com parte do time vindo do Telekom Baskets Bonn, campeão da BCL da temporada anterior, incluindo o técnico finlandês Tuomas Iisalo, a química estava presente. O destaque foi o armador TJ Shorts II, com 22 pontos, nove assistências, três roubos de bola e 30 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada.
O time lituano sempre correu atrás no placar, porém não deixava o time francês disparar, com bom aproveitamento da bola tripla (42,3%) e boa partida de Rasheed Sulaimon (15 pontos, sete rebotes e cinco assistências). Porém, no quarto final, o time da casa não deu chances aos visitantes, fazendo 31-16 e liquidando a partida. Com seis jogadores anotando 10+ pontos, outro destaque foi Collin Malcolm, com 16 pontos. O armador letão Artūrs Zagars, sensação da Copa do Mundo, e emprestado pelo Fenerbahçe ao Wolves, terminou com dez pontos, quatro assistências e cinco de PIR.
Prometey (UKR) 97 x 77 Hamburg Towers (ALE)
Por Rafael Bittelbrunn
O semifinalista da temporada anterior, Prometey, começou com a mesma intensidade ofensiva que marcou o último ano. Mesmo perdendo algumas peças, o time foi buscar dois jogadores importantes na Liga Francesa (LNB Pro A): Marcus Keene e Ronald March. O primeiro foi o grande destaque do jogo, com 19 pontos e seis assistências, enquanto o segundo contribuiu com dez pontos.
A partida começou avassaladora para o time da “casa” (o Prometey joga novamente na Arena Riga, na Letônia, por causa da guerra), que fez 35-15 no primeiro quarto, com jogo de transição rápido e bolas triplas. O Hamburg melhorou na segunda parcial, chegando a diminuir a desvantagem para dez pontos, mas no segundo tempo o Prometey voltou a mostrar sua força, com muita profundidade ofensiva. Destaque também para o pivô tcheco Ondřej Balvín, com oito pontos e 11 rebotes. No time alemão, destaque para Mark Hughes, com 11 pontos e seis rebotes, e Al Durham, com 15 pontos.
Joventut Badalona (ESP) 62 x 63 Beşiktaş (TUR)
Por Vinícius Matosinhos
Surpreendendo em sua estreia de retorno à Eurocup, o Beşiktaş conquistou uma vitória inesperada fora de casa contra o Joventut Badalona, por 62 a 63. A equipe turca, que não contou com Matt Mitchell e Egehan Arna, sofreu uma perda precoce no jogo depois de Derek Needham ter fraturado o nariz. Porém, apesar dos contratempos e das dificuldades envolvidas neste encontro, eles não se deram por vencidos.
O ala-armador estadunidense, Leyton Hammonds, que teve dificuldades no decorrer do jogo com um aproveitamento de 2/8 nos arremessos de quadra, acabou ficando totalmente livre para converter o chute de média distância que acabou dando a vitória ao Beşiktaş. Porém, a 2,9 segundos do fim, os espanhóis tiveram a chance de vencer, mas, os adversários turcos acabaram por fechar o emocionante último quarto na defesa.
Além de Hammonds, que terminou com oito pontos, Yiğit Arslan somou 13 pontos, Berkan Durmaz fez um duplo-duplo com dez pontos e dez rebotes, Jonah Mathews contribuiu com nove pontos e Berk Uğurlu combinou seus nove pontos com sete assistências. Por parte dos catalães, Andrew Andrews acabou sendo o destaque da equipe, atingindo os dois dígitos na pontuação (10 pontos).
London Lions (ING) 76 x 69 Reyer Veneza (ITA)
Por Rafael Bittelbrunn
O time inglês do London Lions começou a EuroCup com importante vitória sobre a Reyer Veneza, dentro de casa. Em um dos jogos mais equilibrados da rodada, o time da casa não contou com Sam Dekker, mas viu o estreante Donte Grantham ser fundamental para a vitória, contribuindo com 23 pontos, sete rebotes e 25 de PIR.
O time italiano, liderado por Amedeo Tessitori (16 pontos, seis rebotes e três assistências), conseguiu terminar os três primeiros quartos na frente, incluindo uma vantagem de 11 pontos na metade do terceiro período, mas sofreu uma corrida de 14-5 e ficou apenas dois pontos a frente. Com baixo aproveitamento nos arremessos, a Reyer viu o time da casa assumir a ponta no último quarto, para não perder mais, apesar das tentativas no minuto final.
Grupo B
Ratiopharm Ulm (ALE) 80 x 70 Trentino (ITA)
Por Rafael Bittelbrunn
O atual campeão alemão, ratiopharm Ulm, do brasileiro Georginho de Paula, teve dificuldades, mas venceu a Trentino, dentro de casa. Com alguns novos jogadores, o time alemão demorou um pouco para se encontrar em quadra, sofrendo durante o jogo com o aproveitamento nos arremessos. Mas os rebotes ofensivos compensaram isso (18-8), além do menor número de erros (14-24), resultando em um maior volume de jogo do time da casa.
O primeiro tempo começou muito bem para o brasileiro, que anotou seus 11 pontos, permitindo uma pequena vantagem ao Ulm (42-38). Georginho terminou o jogo com 11 pontos, dois rebotes, seis assistências, três roubos, três erros, dois tocos e 18 de PIR, em cerca de 18 minutos em quadra, vindo do banco. Os destaques do time alemão foram Dakota Mathias, com 18 pontos, e Trevion Williams, com 13 pontos e 16 rebotes. No lado italiano, destaque para Andrejs Gražulis, com 14 pontos, sete rebotes e dois tocos.
U-BT Cluj-Napoca (ROM) 80 x 71 Türk Telekom (TUR)
Por Vinícius Matosinhos
O atual campeão romeno, U-BT Cluj-Napoca, teve um início arrasador na campanha europeia, demonstrando domínio sobre o Türk Telekom desde o início do jogo. Com uma atuação de destaque de Karel Guzmán, o time romeno rapidamente marcou dez pontos, levando o treinador Nenad Čanak a pedir tempo em apenas 96 segundos de jogo. A defesa eficiente e os arremessos certeiros dos romenos resultaram em uma vantagem de 14 pontos ao final do primeiro quarto, com o placar em 28 a 14. No segundo quarto, apesar de algumas faltas cometidas pelo Cluj-Napoca, eles conseguiram manter a liderança, sem muita luta dos turcos. Ao intervalo, a equipe da casa estava à frente com uma vantagem confortável de 50 a 26.
No terceiro quarto, a Türk Telekom demonstrou uma reação, aproveitando erros do time anfitrião e reduzindo a diferença para apenas quatro pontos (53 a 49). No entanto, o Cluj-Napoca recuperou o controle no último quarto, ampliando a vantagem para 12 pontos e garantindo a vitória por 80 a 71. Os destaques da partida foram Karel Guzman, com 14 pontos, quatro rebotes e três roubos de bola, Bryce Jones, que terminou o duelo também com 14 pontos, Dennis Seeley, com seus 12 pontos convertidos e Andrija Stanković, que anotou 10 pontos e sete rebotes. Pelo Türk Telekom, Tyrone Wallace foi o cestinha da partida ao anotar 18 pontos.
Aris (GRE) 66 x 82 Gran Canaria (ESP)
Por Rafael Bittelbrunn
O atual campeão da EuroCup, Gran Canaria, não se intimidou com a torcida do Aris, e conquistou importante vitória na Grécia. A equipe espanhola vem forte para a conquista do bicampeonato, mantendo a base da temporada passada e com boas contratações, como Pierre Pelos e Ben Lammers.
O time grego começou a partida em alta voltagem, com Roberto Gallinat anotando 13 pontos no primeiro quarto e o time vencendo por 28-20. Mas a defesa do Gran Canaria entrou em ação, permitindo apenas sete pontos do Aris na segunda parcial, e assumindo a liderança do jogo. O jogo seguiu equilibrado, até que chegou o último período. O Gran Canaria dominava o garrafão e tinha ótimo aproveitamento no perímetro, fazendo 25-11 no quarto final e definindo o jogo. Destaques para AJ Slaughter, com 21 pontos (12 no último quarto), e Nico Brussino, com 16 pontos. No lado grego, Gallinat terminou com 22 pontos.
Budućnost (MNE) 76 x 65 Lietkabelis (LIT)
Por Rafael Bittelbrunn
Em uma partida tecnicamente fraca, o Budućnost, de Montenegro, venceu em casa a equipe lituana do Lietkabelis. Apesar de dominar os rebotes e distribuir mais assistências, os visitantes sofriam no aproveitamento de arremessos e cometiam muitos erros, dando oportunidades ao time da casa.
Após um primeiro tempo bastante equilibrado entre as equipes, o Budućnost começou a jogar melhor. O Lietkabelis chegou a abrir 14 pontos na metade do terceiro quarto, mas simplesmente parou, anotando apenas mais um ponto (e sofrendo 18!). O quarto final não mudou muito, e o ataque lituano não funcionava, com o Budućnost aproveitando a definindo a vitória. Destaque para JaCorey Williams, com 13 pontos, seis rebotes, duas assistências e dois roubos. No lado lituano, boa partida de Gabirelius Maldūnas, com 16 pontos, oito rebotes e 23 de PIR.
JL Bourg (FRA) 90 x 74 Śląsk Wrocław (POL)
Por Rafael Bittelbrunn
Em jogo disputado na quinta-feira, o JL Bourg venceu em casa o Śląsk Wrocław, sem maiores dificuldades. Nem a grande partida do sérvio Dušan Miletić (19 pontos, 13 rebotes e 29 de PIR) evitaram a derrota do time polonês, que sucumbiu no segundo tempo.
Após um primeiro tempo equilibrado, o JL Bourg veio com fome para o terceiro quarto, fazendo uma parcial de 21-11 e impondo uma vantagem de 14 pontos. No período final, o equilíbrio voltou a se estabelecer, mas o time francês administrou bem a vantagem construída no período anterior. Destaque para Hugo Benitez, com 19 pontos, cinco assistências, três roubos e 25 de PIR.