A terceira rodada da Euroliga foi disputada com seis jogos na terça-feira (17) e três na quarta (18). Três times mantiveram 100% de aproveitamento, todos espanhóis: Real Madrid, Barcelona e Valencia. Por pontos, o time merengue, atual campeão do torneio, está na liderança. Na parte de baixo, Alba Berlim e ASVEL segue zerados, ainda sem vencer na competição.

Reveja o resumo da 2ª rodada da Euroliga

JOGOS DE TERÇA-FEIRA (17)

Partizan (SRB) 83 x 92 Barcelona (ESP)

Rafael Bittelbrunn

O Barcelona superou o Partizan em Belgrado (e os 19.227 torcedores) e manteve-se invicto na Euroliga. O time catalão liderou praticamente a partida inteira e fez valer seu forte elenco, dominando os rebotes (42-33, sendo 16 ofensivos) e as assistências (24-11), além de ser muito eficiente nos lances livres (19/20) e nas bolas triplas (13/32, 41%). Os destaques ficaram com Nico Laprovittola, com 20 pontos e seis assistências, e Jan Veselý, com 12 pontos e seis rebotes. No lado sérvio, destaque para James Nunnaly, com 14 pontos.

Fenerbahçe (TUR) 83 x 69 Panathinaikos (GRE)

Gabriel Girardon

O Fener voltou a vencer na Euroliga ao bater o Panathinaikos em casa sem dificuldades, por 83 a 69. O time turco só esteve atrás no placar nos primeiros minutos de jogo. Mas, no mesmo período, teve grande atuação, abrindo 18 pontos de frente (27-9) na parcial, abrindo caminho para uma vitória tranquila em seus domínios. No primeiro encontro com sua ex-equipe, Giorgios Papagiannis foi o cestinha do Fenerbahçe com 15 pontos. O maior pontuador do jogo foi outro pivô, Mathias Lessort, com 19, mas bem distante de evitar a segunda derrota dos gregos no torneio.

Anadolu Efes (TUR) 89 x 84 ASVEL (FRA)

Gabriel Girardon

O Efes venceu a primeira na temporada da Euroliga. Jogando em casa, o time turco até tomou um susto do ASVEL na reta final de jogo, mas garantiu o triunfo por 89 a 84. O principal destaque foi a dupla Shane Larkin e Will Clyburn, combinando para 37 pontos – 18 e 19, respectivamente. Após um primeiro quarto de equilíbrio, com empate em 24 pontos, o Efes passou a dominar o placar e abrir vantagem, que chegou a ser de 21 durante o terceiro quarto (63-42). Nos minutos finais de partida, esboçou uma improvável reação. A diferença chegou a cinco, mas sem já sem tempo de uma virada. O cestinha do duelo foi Nando de Colo, com 25 pontos, insuficientes para dar a primeira vitória à equipe francesa. Com três derrotas neste começo de Euroliga, o ASVEL aparece em último lugar na tabela.

Baskonia (ESP) 68 x 76 Bayern de Munique (ALE)

Gabriel Girardon

Bascos e bávaros travaram bom duelo na Espanha, com desfecho positivo para o time alemão, que venceu por 76 a 68. O Baskonia permaneceu boa parte da partida na liderança do placar, mesmo com equilíbrio na pontuação. Com bom terceiro quarto, quando chegou a colocar 10 pontos de frente, a equipe da casa foi com cinco de vantagem para o período final (62-57). Mas o time parou. Dominado pelo adversário, foram limitados a apenas seis pontos e levaram a virada do Bayern. Carsen Edwards foi um dos principais destaques com 14 pontos na segunda vitória alemã na Euroliga.

Real Madrid (ESP) 93 x 79 Žalgiris Kaunas (LIT)

Rafael Bittelbrunn

Em Madri, o Real conquistou sua terceira vitória ao derrotar o Žalgiris e assumiu a liderança da tabela. O time mostrou a força do seu elenco, com jogo muito forte dentro do garrafão, ótima movimentação de bola (26 assistências) e excelente aproveitamento do perímetro (48%), não dando chances aos visitantes. A partida não foi extremamente fácil para o Real, porém muito bem controlada e sem sustos, com o técnico Chus Mateo sabendo rodar bem o time. Destaques para Facundo Campazzo, com 18 pontos, quatro rebotes, nove assistências, dois roubos e 28 de PIR, e Vincent Poirier, com 18 pontos, sete rebotes, três tocos e 28 de PIR, além de Gabriel Deck, com 19 pontos. Pelo Žalgiris, menção honrosa para Rolands Šmits, com 12 pontos.

Olímpia Milão (ITA) 65 x 53 Olympiacos (GRE)

Gabriel Girardon

O confronto na Itália chamou atenção pela baixa pontuação, com triunfo da Olímpia por 65 a 53 sobre o Olympiacos. De todos os períodos, apenas no último uma das equipes conseguiu passar de 20 pontos na parcial, com 21 dos italianos. Aliás, os 53 marcados pelos gregos em toda partida foi a pior marca de uma equipe até o momento nesta temporada da Euroliga. Após vencer o clássico diante do Panathinaikos na rodada inicial, o atual vice-campeão do torneio perdeu a segunda seguida. O duelo em Milão foi equilibrado até os minutos finais, quando a Olímpia se distanciou rumo à vitória. Juntos, Nikola Mirotić (20), Kevin Pangos (16) e Shavon Shields (12) fizeram 48 dos 65 pontos totais da equipe.

O participação no duelo fez de Kyle Hines o recordista de jogos na história da Euroliga. Com 393 partidas, o pivô de 37 anos ultrapassou Paulinius Jankunas, líder do quesito até então.

JOGOS DE QUARTA-FEIRA (18)

Estrela Vermelha (SRB) 76 x 82 Monaco (FRA)

José Pereira

A legião do Estrela Vermelha deu mais um show ao receber o Monaco. O time da casa conseguiu defender muito bem o adversário e facilitou seu trabalho de transição para conseguir abrir bem o marcador. Quando estavam em 5 a 5, Rokas Giedraitis soltou todo seu arsenal de longe para punir o time do Principado. Com o passar da partida, o ímpeto defensivo dos sérvios foi diminuindo, assim como o aproveitamento dos arremessos de quadra. Isso fez com que a equipe comandada por um inspirado Mike James punisse o Estrela Vermelha com arremessos imarcáveis e distribuição de bola impecável, terminando a peleja com um duplo-duplo de 18 pontos e 11 assistências e logrando a primeira vitória dos Monegascos na competição, no jogo de estreia de Kemba Walker no torneio. Agora ambos times estão com um recorde de 1-2.

Virtus Bolonha (ITA) 87 x 76 Alba Berlim (ALE)

José Pereira

Em Bolonha, o time da casa recebeu os berlinenses do Alba e a recepção não foi das mais amigáveis. Os comandados de Luca Banchi não tiveram muita piedade os alemães, uma defesa muito justa limitou o Alba a apenas quatro acertos de tiros de quadra no primeiro quarto, junto um fantástico volume da linha de três que deixou os alvinegros com dezesseis pontos de vantagem já no primeiro quarto. O resto da partida se baseou em administrar bem essa vantagem liderados por Toko Shengelia que tem sido a referência técnica do time nas duas vitórias. Pelos amarelos de Berlim, Sterling Brown conseguiu ter estatísticas melhores na partida de hoje, todavia conseguidas no momento derradeiro, quando as favas já estavam contadas. O Alba ainda busca por sua primeira vitória na competição, enquanto a Virtus faturou a segunda vitória seguida para ficar com 2-1 na tabela.

Valencia (ESP) 75 x 66 Maccabi Tel Aviv (ISR)

Gabriel Girardon

Considerado de “alto risco” e com local alterado pela Euroliga, devido à situação em Israel, Valencia e Maccabi se enfrentaram na Espanha. O duelo inicialmente seria disputado em Tel Aviv, mas a organização do torneio optou por inverter o mando. Em quadra, o Valencia fez valer seu domínio, venceu por 75 a 66 e manteve os 100% de aproveitamento. As equipes estiveram em constante equilíbrio durante boa parte do jogo. No terceiro quarto, porém, o time espanhol tomou a dianteira do placar para não ser mais ultrapassado. O Maccabi ameaçou encostar na reta final, mas o Valencia segurou o resultado. Com pontuação baixa, mas bem distribuída entre os jogadores, o cestinha da vitória foi o ala-pivô francês Damien Inglis, com 11 pontos.

Tabela de classificação após a 3ª rodada:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *