A sexta rodada da temporada regular da EuroCup ocorreu nesta terça (07) e quarta-feira (08), com Paris Basketball e Gran Canaria mantendo a invencibilidade e liderança dos seus grupos. Por outro lado, Cedevita Olimpija, Hamburg Towers e Śląsk Wrocław seguem sem vitórias, ficando cada vez mais distantes de uma classificação à próxima fase.
Confira um breve resumo dos dez jogos da sexta rodada.
Grupo A
Reyer Veneza (ITA) 95 x 87 Cedevita Olimpija (SLO)
Vinícius Matosinhos
O Cedevita Olimpija enfrentou uma derrota amarga, marcando a sexta consecutiva e a décima primeira no total, incluindo a temporada anterior. Apesar de terem liderado a maior parte do jogo e mantido uma vantagem de 12 pontos no último quarto, a equipe eslovena acabou perdendo por 95 a 87 para o Reyer em Veneza. Os destaques individuais foram Amadou Sow e Jaka Blažič, ambos contribuindo com 16 pontos, e Klemen Prepelič, que brilhou com um duplo-duplo de 12 pontos e 14 assistências. A primeira metade do jogo foi provavelmente a melhor exibição europeia da temporada para o Olimpija, com destaque para Sow, que marcou 16 pontos, e a combinação Matković-Prepelič, que se mostrou imparável. No intervalo, a equipe de Ljubljana liderava por cinco pontos. No terceiro quarto, liderados por Prepelič, o Olimpija manteve o bom desempenho e chegou a ter uma vantagem de dois dígitos, alcançando uma diferença de 13 pontos, a maior distância da partida. No entanto, nos minutos finais, os italianos, impulsionados pela excelente atuação de Barry Brown com 21 pontos, conseguiram reduzir a desvantagem. A inexplicável decisão de manter Matković no banco e a dificuldade de substituição por parte de Shawn Jones e DJ Stewart levaram a uma reviravolta no jogo a favor da Reyer.
Beşiktaş (TUR) 90 x 78 Hamburg Towers (ALE)
Vinícius Matosinhos
Na Turquia, o Beşiktaş derrotou a equipe alemã Hamburg Towers por 90 a 78, conquistando a quinta vitória em seis jogos. O Beşiktaş, que recebeu o clube que ainda não tinha vencido na competição, começou a partida com dificuldade. O primeiro período da partida foi muito parelho, terminando com o clube turco à frente com uma mínima vantagem no placar de 25 a 24. O Beşiktaş, que não conseguiu demonstrar a resistência defensiva que demonstrou nos primeiros dez minutos, ainda assim terminou a primeira etapa com uma vantagem de quatro pontos. Na volta do intervalo, o clube alemão cresceu ofensivamente e virou o placar na entrada do período final, com uma vantagem de 65 a 64. Os alvinegros mostraram o desempenho esperado nos últimos 10 minutos e voltaram a domar o rumo da partida, aumentando a diferença para dois dígitos nos últimos minutos, confirmando a vitória em casa. A estrela da partida foi Angel Delgado, que marcou 16 pontos, 10 rebotes e 26 pontos de eficiência. Pelo Hamburg Towers, Aleksandar Dziewa somou 21 pontos, oito rebotes, duas assistências e 23 pontos de eficiência.
BC Wolves (LIT) 85 x 71 Prometey (UKR)
Rafael Bittelbrunn
Em jogo definido no segundo tempo, o Wolves conquistou sua terceira vitória seguida, batendo o Prometey, que não repete a campanha da temporada passada. Após primeiro tempo bastante equilibrado, com o time ucraniano, liderado por Marcus Keene, dominando os rebotes e assistências, o time da casa respondeu de forma contundente. Liderados por Rasheed Sulaimon, o time lituano fez uma parcial de 17-4, e assumiu a dianteira, para não perder mais. O Wolves melhorou a defesa, permitindo apenas 30 pontos do adversário em toda a segunda etapa, e passou a dominar os rebotes, especialmente os ofensivos (17-11). Além disso, o time terminou a partida com apenas sete erros, enquanto o Prometey fechou com 15, permitindo segundas oportunidades ao time da casa. Destaque para Sulaimon, com 30 pontos (6/9 da bola tripla), sete assistências, três roubos e 36 de PIR, sendo eleito o MVP da rodada. No time ucraniano, destaque para Keene, com 17 pontos, quatro rebotes e cinco assistências.
Paris Basketball (FRA) 114 x 87 Hapoel Tel Aviv (ISR)
Rafael Bittelbrunn
Mostrando novamente porque é um dos principais candidatos ao título, o Paris Basketball deu um espetáculo ofensivo, manteve a invencibilidade e liderança do seu grupo, derrotando uma das grandes equipes da competição, Hapoel Tel Aviv, que ainda não tinha perdido (tem um jogo a menos). Após um primeiro quarto equilibrado, com o time visitante liderando e chegando a abrir seis pontos, veio a resposta francesa. Com uma corrida de 13-0, o Paris assumiu a liderança e passou a dar um show no ataque. Seja nas bolas triplas (total de 19 convertidas), assistências (28) ou pontos convertidos (114), novos recordes da equipe, tudo funcionava. Junto a isso, apenas três turnovers em todo o jogo (outro recorde da equipe), que ajudou a finalizar com um PIR de 140, mais um recorde. Com um jogo coletivo muito forte, destaques para Collin Malcolm, com 23 pontos e sete rebotes, e TJ Shorts, com 15 pontos, dez assistências e dois roubos. No time israelense, destaque para Jaylen Hoard, com 20 pontos e quatro rebotes.
Joventut Badalona (ESP), 76 x 87 London Lions (ING)
Rafael Bittelbrunn
O Joventut Badalona segue sua montanha russa nesta EuroCup, desta vez voltando a perder, dentro de casa, para o London Lions, que vinha de duas derrotas seguidas. Diferente do jogo passado, desta vez o time catalão sentiu bastante a falta de Ante Tomić e Vladimír Brodziansky no seu garrafão, com o time inglês dominando os rebotes (42-35). Apesar de um primeiro quarto melhor do Joventut, na segunda parcial o Lions aproveitou bem a deficiência no garrafão catalão, usando bastante Gabe Olaseni, e fez uma parcial de 24-8, conseguindo levar vantagem de oito pontos para o intervalo. As coisas não melhoraram muito para o time da casa na volta dos vestiários, com o time inglês chegando a abrir 16 pontos de vantagem no final do terceiro quarto. Os visitantes movimentaram bem a bola, sempre achando jogadores bem posicionados para o arremesso, e não deixaram o Joventut encostar, com a diferença permanecendo na casa dos dez pontos. O pivô Olaseni foi o grande destaque, com 21 pontos, nove rebotes, cinco assistências e 30 de PIR. No lado catalão, Andrews terminou com 20 pontos e sete assistências.
Grupo B
Lietkabelis (LIT) 100 x 96 JL Bourg (FRA)
Rafael Bittelbrunn
O time lituano do Lietkabelis voltou a vencer, após três derrotas consecutivas, superando a forte equipe do JL Bourg, que só tinha perdido uma partida até então.E a vitória veio graças a um início arrasador do time da casa, que acertou todos os oito primeiros arremessos de três pontos tentados, fechando o primeiro quarto com uma vantagem de 16 pontos (30-14). O time francês conseguiu reagir, com forte defesa, mas a vantagem sempre rondava os dez pontos, com boa partida de Deividas Sirvydis. No quarto final, o time da casa cometeu muitos erros e viu o jovem Zaccharie Risacher anotar dez pontos, deixando a diferença em apenas dois pontos. Porém, o Lietkabelis soube administrar a pequena vantagem e foi eficiente nos lances livres, levando importante vitória. O destaque ficou com Sirvydis, com 27 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e 35 de PIR, em sua melhor partida de EuroCup. No time francês, Risacher terminou com 18 pontos.
U-BT Cluj-Napoca (ROM) 86 x 75 ratiopharm Ulm (ALE)
Rafael Bittelbrunn
Em um confronto do topo da tabela, o U-BT Cluj-Napoca venceu sua terceira seguida e manteve a segunda posição do grupo, superando em casa o ratiopharm Ulm, que vinha de três vitórias seguidas. O time romeno é a surpresa da competição até o momento, fazendo uma campanha para classificação à próxima fase, o que o time não conseguiu na temporada anterior. E o jogo foi praticamente definido no primeiro tempo, com uma grande atuação ofensiva do time da casa, que chegou a fazer uma corrida de 14-0 no primeiro quarto, já abrindo boa vantagem. O time foi ainda mais arrasador na segunda parcial (25-10) e levou incríveis 27 pontos de vantagem para o intervalo. O time alemão buscou a recuperação na segunda etapa e, após uma corrida de 13-0, conseguiu deixar a diferença em apenas sete pontos. Porém, já era tarde e o time romeno saiu com outra vitória. Destaques para DJ Seeley e Karel Guzmán, com 21 e 16 pontos, respectivamente. No Ulm, boa partida de Trevion Williams, com 17 pontos, 11 rebotes e sete assistências. O brasileiro Georginho de Paula fez sua pior partida no time alemão até o momento, com zero pontos, um rebote, três assistências, um erro e -1 de PIR, em 15 minutos em quadra, vindo do banco.
Türk Telekom (TUR) 69 x 82 Gran Canaria (ESP)
Vinícius Matosinhos
Em casa, o Türk Telekom sofreu uma derrota para o atual campeão Gran Canaria, com o placar final de 82 a 69. O jogo teve um início equilibrado, com ambas as equipes pontuando de forma mútua, mas no sexto minuto, o Telekom assumiu a dianteira, encerrando o primeiro período com uma vantagem de 24 a 15. No segundo período, o time convidado conseguiu se recuperar e empatou o jogo em 32 a 32 aos 16 minutos. Apesar da eficiência defensiva de ambas as equipes, o clube espanhol encerrou o primeiro tempo na liderança por 43 a 42. No terceiro período, a equipe visitante começou com uma sequência de 7 a 0, ampliando a diferença para oito pontos aos 22 minutos. Mesmo com tentativas do Türk Telekom de reduzir a desvantagem com arremessos de longa distância, o Gran Canaria manteve sua eficácia e encerrou o período com uma liderança de sete pontos. No último quarto, o Gran Canaria conseguiu manter uma vantagem de 13 pontos e venceu o confronto por 82 a 69. Enquanto o desempenho de Jalen Adams com 15 pontos e o desempenho de Steven Enoch com 14 pontos não conseguiram evitar a derrota do Türk Telekom, Sylven Landesberg se destacou na vitória com seu desempenho de 20 pontos com a camisa do Gran Canaria.
Budućnost (MNE) 63 x 65 Aris (GRE)
Vinícius Matosinhos
Em um jogo emocionante, o clube montenegrino Budućnost foi derrotado em casa pelo clube grego Aris por dois pontos de diferença. A equipe de Montenegro liderou durante quase todo o jogo, mas os visitantes, com uma sequência de 12 a 0 na última parte, conseguiram uma grande reviravolta e o terceiro triunfo na competição, enquanto o Budućnost registou a quarta derrota. O anfitrião teve a chance de triunfar no último ataque, McKinley Wright foi para a bandeja, mas não conseguiu marcar e vencer perante seus torcedores. De longe, o melhor jogador do Budućnost foi o pivô Yoan Makoundou, que somou 20 pontos, já JaCorey Williams anotou 10 pontos e seis rebotes, enquanto os demais jogadores do time anfitrião estavam na casa de um dígito. Na equipe do Aris, o mais eficaz em quadra foi Roberto Galinat com 15 pontos, enquanto Kristeon Bankston marcou um ponto a menos.
Śląsk Wrocław (POL) 75 x 84 Trentino (ITA)
Rafael Bittelbrunn
A equipe italiana da Trentino engatou a terceira vitória consecutiva, batendo o Śląsk Wrocław fora de casa. O time polonês, ainda sem vencer, chegou a 15a derrota consecutiva na Eurocup, contando o final da temporada passada. A partida foi bastante equilibrada, com o time da casa melhor no primeiro tempo e levando três pontos de vantagem para o vestiário. Mas uma sacudida do técnico Paolo Galbiati deu novo ânimo ao time italiano, que engatou uma corrida de 12-0 na metade do terceiro quarto, abrindo boa vantagem, para não perder mais. O time teve alguns destaques, como Kamar Baldwin (17 pontos) e Prentiss Hubb (15 pontos), com Davide Alviti sendo o mais eficiente (15 pontos, cinco rebotes, três assistências, dois roubos e 25 de PIR). No time polonês (que estreava o técnico Jacek Winnicki), destaques para Kendale McCullum (19 pontos, seis rebotes e sete assistências, 27 de PIR) e Dušan Miletić (19 pontos, 11 rebotes, três assistências, três roubos, cinco tocos e 34 de PIR).