No calendário anual do basquete de clubes europeu, uma semana em fevereiro é destinada à disputa das Copas nacionais, com as outras competições não sendo disputadas neste período. Com formatos diferentes entre países, em alguns casos toda a Copa é disputada na semana, em outros apenas a fase final, com a competição sendo iniciada meses antes. De qualquer forma, a Copa de cada país é um torneio bastante tradicional e valorizado, com cada equipe buscando com todas as forças o sonhado troféu. Veja abaixo um resumo das principais Copas nacionais europeias, disputadas (ou finalizadas) na semana de 13 a 19/02, com alguns campeões inesperados.
NOTA: A Copa da Turquia, em razão do terrível terremoto no país e na Síria, foi postergada indefinidamente pela Federação de Basquete, provavelmente sendo cancelada de vez em breve. Já a Rússia não possui mais uma Copa com as equipes do primeiro nível (Liga VTB), visto a obrigatoriedade de apenas atletas do país participarem. Ao invés disso, a Liga organiza o Jogo das Estrelas (All-Star Game) na mesma data, com os principais jogadores da competição.
🇪🇸Espanha – Unicaja Málaga vence pela segunda vez a Copa do Rei, em final inédita
A Copa do Rei da Espanha 2023 (Copa del Rey) foi disputada entre quinta-feira (16/02) e domingo (19/02), com sede em Badalona, casa do Joventut, com grande público presente. A competição é a mais tradicional da Espanha, sendo disputada desde 1933, antes mesmo do início do campeonato nacional, e atualmente conta com as oito melhores equipes ao final do primeiro turno da Liga ACB (ou as sete melhores mais o anfitrião). Com jogos eliminatórios simples, as quartas-de-final foram disputadas na quinta (16) e sexta-feira (17), com Real Madrid batendo com dificuldades o Valencia (86-85), o Málaga surpreendendo o Barcelona na prorrogação (89-87), o Tenerife não tendo dificuldades com o Gran Canaria (89-73), e o Joventut acabando com o Baskonia (94-81), após um segundo tempo histórico.
No sábado (18), o Málaga continuou surpreendendo, batendo o poderoso Real Madrid por 93-82, dominando a partida de ponta a ponta, e chegando com moral a sua quarta final de Copa. A busca pelo segundo título viria contra o vencedor de Joventut e Tenerife, que fizeram uma das partidas mais emocionantes da competição. Com equilíbrio do início ao fim, o Tenerife tinha um ponto de vantagem nos segundos finais, quando o Joventut preparou uma jogada para seu principal jogador na partida, Joel Parra (26 pontos). E ele conseguiu superar seu marcador e partiu para a enterrada da vitória, porém não contava com a cobertura de Tim Abromaitis, que deu um toco espetacular e a vitória ao time das Ilhas Canárias, que chegava a sua primeira final de Copa na história.
E que final! Disputada pela primeira vez entre as duas equipes, o jogo foi muito disputado, com as equipes se alternando na liderança e a definição do campeão ficando apenas para os momentos finais. O brasileiro Marcelinho Huertas fez mais uma partida histórica, com 21 pontos e dez assistências (primeiro duplo-duplo da história da final), porém o time do Málaga dominava os rebotes (16 ofensivos) e era mais certeiro na bola tripla. Após três bolas triplas consecutivas de Tyson Carter, o time malaguenho virou a partida, para não perder mais, com o jogador estadunidense anotando todos os seus 17 pontos na segunda etapa, sendo eleito o MVP da Copa. O time campeão também conta com um brasileiro em seu elenco, Augusto Lima, que continua sem jogar em função de uma lesão em dezembro de 2022.
Os maiores campeões da Copa do Rei são o Real Madrid (28 títulos), Barcelona (27) e Joventut Badalona (8), sendo que 15 equipes diferentes já venceram a competição.
🇮🇹Itália – Brescia surpreende e conquista título inédito
A Copa Itália (Coppa Italia) 2023 foi disputada entre os dias 15/02 (quarta-feira) e 19/02 (domingo), com jogos eliminatórios entre as oito melhores equipes da Lega A ao final do primeiro turno. Sendo disputada desde 1968, a edição deste ano teve sua sede em Turim, com cinco equipes que já haviam conquistado a competição pelo menos uma vez.
E a competição começou com uma grande surpresa na primeira partida das quartas-de-final, com a Germani Brescia batendo a forte equipe da Olimpia Milão, por 75-72. A equipe milanesa, que não vive bom momento na Euroliga, buscava seu terceiro título consecutivo da Copa, mas encontrou uma equipe bem organizada e que soube aproveitar as oportunidades perto da cesta. Nas outras partidas, a Derthona superou a Trentino (74-70), a Virtus Bolonha passou pela Reyer Veneza (82-68) e a Pesaro bateu a Varese (84-80).
Nas semifinais, partidas sem dificuldades para Virtus e Brescia. A primeira passou pela Derthona por 90-65, enquanto a segunda superou a Pesaro por 74-57. A equipe de Bolonha voltava a uma final depois de 13 anos, com todo o favoritismo para voltar a vencer uma Copa, com a última sendo conquistada lá no longínquo 2002, ainda com Manu Ginóbili no elenco. Já para a surpreendente Brescia, que chegava a sua segunda final e buscava o primeiro título, a pressão estava do outro lado. E a equipe da Lombardia não decepcionou e, com um segundo quarto arrasador, venceu de ponta a ponta e conquistou o título inédito. Nem os 24 pontos de Marco Belinelli foram suficientes para a Virtus, que viu a grande apresentação de Amedeo Della Valle, com 26 pontos, eleito o MVP da Copa.
A Copa Itália possui a Virtus Bolonha, Olimpia Milão e Treviso com oito títulos cada, sendo que 17 equipes já levantaram o troféu da competição, incluindo o único da Juvecaserta em 1988, com o brasileiro Oscar Schmidt liderando a equipe.
🇫🇷França – ASVEL domina e conquista a Copa da Liga
Entra a última sexta-feira (17) e o domingo (19) foi disputada a Leaders Cup, que pode ser chamada de Copa da Liga Francesa, uma competição mata-mata secundária do basquete francês – a Copa da França, o principal torneio, segue em andamento. O certame é realizado anualmente desde 2003, com exceção aos dois últimos anos pela pandemia.
Com oito equipes na disputa, o formato do torneio envolvia quartas, semi e final em jogos únicos. Logo de cara, o todo poderoso ASVEL encarou o Metropolitans 92, do fenômeno Victor Wembanyama. O prodígio anotou um duplo-duplo de 29 pontos e 16 rebotes, insuficientes para evitar a derrota e eliminação de sua equipe. O ASVEL venceu por 72-65.
Nos outros jogos, o Dijon bateu com facilidade o Limoges (83-65), o Le Mans derrotou o Cholet (84-77), e a grande surpresa foi a vitória do Bourg sobre o Monaco, um dos principais times do país no momento (102-92). Na semifinal, o Bourg voltou a vencer e eliminou o Dijon rumo à decisão (94-77). No outro jogo, o ASVEL passou por cima do Le Mans (90-65).
Na final, o ASVEL fez ótimo primeiro tempo, abriu larga distância e caminhou para o título. Apesar de o Bourg encostar na segunda etapa, o time de Lyon manteve a vantagem. O destaque foi o armador Nando de Colo, autor de 20 pontos. O veterano foi eleito MVP do torneio. Com vitória por 83-74, o ASVEL conquistou seu segundo vítulo da Copa da Liga – o primeiro havia sido em 2010.
🇩🇪Alemanha – Bayern conquista quarto título da Copa
O fim de semana foi de Final Four da Copa da Alemanha. O torneio, realizado desde 1966, contou com 16 equipes na disputa. No caso, todos os times que jogaram a temporada passada da Bundesliga, com exceção aos dois rebaixados. As oitavas de final haviam sido jogadas em outubro, e as quartas em dezembro de 2022.
Entre o último sábado e domingo, as decisões foram disputadas em Oldenburgo. Em uma das semifinais, time da casa derrotou o Ludwigsburg (92-86). No outro confronto, duelo dos gigantes alemães da Euroliga entre Bayern de Munique e Alba Berlim. Em jogo equilibrado, melhor para os bávaros, que venceram por 83-77.
Na grande final, o Bayern não ligou para o “fator casa” do Oldenburg e faturou o título. Com ótimo primeiro quarto, a equipe bávara abriu vantagem e manteve a frente até o fim. DeWayne Russell marcou 28 pontos e foi o destaque do time local, enquanto Vladimir Lučić e Corey Walden marcaram 18 no triunfo por 90-78. Apesar disso, Nick Weiler-Babb foi o MVP da competição, que decretou o quarto título do Bayern.
🇬🇷Grécia – Olympiacos conquista a Copa da Grécia pela 11ª vez
Nesta última quinta-feira (16), foi iniciada a Copa da Grécia, sendo finalizada no Domingo (19) em uma final relativamente fácil para o Olympiacós. A competição foi formada pelos sete primeiros colocados da primeira fase do campeonato grego e pelo campeão da Taça Unicef, disputada em 2022. No primeiro dia de jogos, o A.E.K. Atenas venceu o atual campeão da Taça Unicef, Panionios, por 88 a 93, enquanto no mesmo dia o Peristeri não deu chance ao P.A.O.K. Tessalônica e triunfou por 77 a 64, passando para a semifinal contra o A.E.K. Atenas. Na outra chave, o atual campeão da competição Olympiacós recebeu o Áris Tessalônica e não tomou conhecimento do clube adversário, vencendo pelo placar elástico de 82 a 51. Na última partida das quartas de final, o Panathinaikós recebeu o Kolossós Rodes e venceu por 87 a 80, confirmando o dérbi grego na semifinal.
Na semifinal, o A.E.K. Atenas não chegou com o mesmo ímpeto e acabou sendo derrotado pelo Peristeri por 65 a 77. Apesar de toda expectativa para o clássico entre Olympiacós e Panathinaikós, o clube alvirrubro venceu com tranquilidade por 81 a 65, classificando-se para a final contra o Peristeri na Herakleion Arena, na cidade de Iráklio. Na decisão, a equipe de Georgios Bartzokas dominou completamente do primeiro ao último segundo, enquanto o clube treinado por Vassilis Spanoulis parecia ter esgotado as energias após a partida contra o A.E.K. Atenas. Sendo assim, o confronto final terminou com o placar de 57 a 85 a favor do Olympiacós, que conquista seu segundo título da Copa da Grécia consecutivo e o segundo título na temporada, após vencer a Supercopa da Grécia. O Ala- pivô Sasha Vezenkov foi eleito o MVP da final com 20 minutos em quadra, somando 20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
🇷🇸Sérvia – Estrela Vermelha é campeão da Copa pela terceira vez consecutiva
A Copa da Sérvia, mais conhecida como Copa Radivoj Korać, foi disputada entre os dias 15/02 (quarta-feira) e 18/02 (sábado). Em sua 21ª edição, oito equipes se digladiaram e protagonizam jogos intensos, começando pelo Partizan, que venceu o Spartak no primeiro jogo das quartas de final pelo tranquilo placar de 91 a 69. Enquanto na outra chave o Mega recebeu o Vojvodina e triunfou por 75 a 69. Decidindo quais seriam os confrontos da semifinal, o Estrela Vermelha entrou em quadra contra o Borac e venceu com o placar elástico de 89 a 64, confirmando o clássico de Belgrado contra o Partizan na semifinal. Finalizando os jogos das quartas, o FMP derrotou facilmente o Metalac por 91 a 76.
Embalado em busca da final, o Mega não deu chance ao FMP e venceu por 86 a 67. Já na outra chave da semifinal, o tão esperado confronto entre Estrela Vermelha e Partizan aconteceu. Com uma reviravolta épica, chegando a perder por dois dígitos de diferença, o Estrela conseguiu a virada após o intervalo da partida e venceu por 83 a 75, se classificando para mais uma final da Copa da Sérvia.
No confronto final entre Estrela Vermelha e Mega, o clube de vermelho começou perdendo o primeiro quarto, mas depois aumentou o ritmo e rapidamente assumiu o controle da partida. A diferença foi aumentando ainda mais no final do terceiro quarto a favor do Estrela. No último quarto, o Estrela Vermelha apenas continuou avançando até finalmente selar a vitória por 96 a 79. O ala Ognjen Dobrić foi anunciado como o jogador mais valioso (MVP) da final, finalizando o jogo com 24 pontos, seis rebotes e três assistências. Assim, o Estrela Vermelha venceu esta competição pelo 3º ano consecutivo, ao passo que este foi o 12º título da Copa Nacional na história do clube.
🇮🇱Israel – Hapoel Jerusalem conquista sétimo título da Copa do Estado de Israel
Também uma das mais tradicionais competições do basquete europeu, a Copa do Estado de Israel teve a sua 63a edição realizada em 2023, com o Hapoel Jersusalem conquistando seu sétimo título, sendo o terceiro das últimas cinco edições. Disputada desde a temporada 1955-56, a edição israelense teve seu início em janeiro deste ano, com a disputa das quartas-de-final entre as oito melhores equipes da Liga Israelense até aquele momento. Nesta fase, o campeão do ano anterior, Bnei Herzliya, não teve chances contra o poderoso Maccabi Tel Aviv (105-89), enquanto o time de Jerusalem também não teve dificuldades diante da forte equipe do Hapoel Tel Aviv (86-67).
Na segunda-feira (13) foram realizadas as semifinais, com o Maccabi passando pelo Ironi Ness Ziona (85-73) e o Hapoel Jerusalem superando o Hapoel Haifa (77-73). A grande decisão foi disputada na quinta-feira (16), com o Hapoel jogando em Jerusalem e surpreendendo o forte Maccabi Tel Aviv, por 67-61, tendo Speedy Smith como MVP (16 pontos e nove assistências). O time de Tel Aviv ainda é disparado o maior campeão da Copa, com 45 títulos, enquanto o Hapoel Jerusalem aparece em segundo, com sete.
🇱🇹Lituânia – Žalgiris vence a Copa do Rei Mindaugas em final inédita
A Copa do Rei Mindaugas 2023 foi disputada pelas 12 equipes da LKL (Liga Lituana de Basquete), com início em outubro de 2022. As três mais bem colocadas na tabela (Žalgiris, Rytas Vilnius e Lietkabelis) aguardavam o mata-mata, enquanto as outras nove faziam uma disputa de grupos. Dessas, cinco se classificaram para as quartas-de-final, disputadas em janeiro de 2023, definindo as quatro semifinalistas que se enfrentaram em 18 e 19/02, numa sede em Šiauliai.
Na primeira semifinal, o Žalgiris conseguiu se impor diante do Lietkabelis, por 77-67, enquanto o Rytas Vilnius foi surpreendido pelo BC Jonava, por 92-86, na segunda disputa. Foi a primeira vez que o clube de Jonava chegava às semifinais da Copa, e logo surpreendeu a tradicional equipe da capital lituana. Na grande final, disputada no domingo (19), o clube deu muito trabalho ao Žalgiris, mas não conseguiu superar a experiência do time de Kaunas, que venceu por 81-77. O ala Edgaras Ulanovas terminou com 22 pontos e 26 de eficiência e foi eleito o MVP da competição, pela quarta vez na carreira.
A Copa do Rei Mindaugas ocorre desde 2016, substituindo a Copa LKF (da Federação de basquete lituana), com o Žalgiris tendo seis títulos e o Rytas Vilnius, dois.
Outras Copas – Polônia, Romênia e Eslovênia também conhecem seus campeões
Disputada desde 1933, a Copa da Polônia conheceu seu campeão no domingo (19), quando o Trefl Sopot conquistou seu terceiro título, superando o time da casa, o Start Lublin, por 91-80. A equipe do Śląsk Wrocław é a mais vitoriosa, com 14 conquistas. Já na Eslovênia, o Cedevita Olimpija conquistou seu 22o título da Copa que é disputada desde 1992, com vitória sobre o Helios Suns por 81-70, com Alen Omić sendo escolhido o MVP.
Por fim, na Romênia, o brasileiro Leo Meindl conquistou seu primeiro título europeu, com a vitória do U-BT Cluj-Napoca sobre o Oradea, por 78-65, sexto título da equipe da Transilvânia. O ala terminou com 14 pontos, seis rebotes e seis assistências, sendo fundamental para a conquista.