A temporada regular da Euroliga Feminina começa apenas dia 4 de outubro, mas as quadras europeias já estão presenciando o charme e a força do basquete feminino com o início de algumas ligas domésticas, decisões de supercopas e os “Qualifiers” (Qualificatório) da Euroliga Feminina. Trouxemos para vocês um breve resumo do que aconteceu nas últimas duas semanas com os principais times que disputarão a edição 23/24 da Euro.
>LEIA TAMBÉM: Desempenho dos Países Europeus nas Competições Continentais Femininas de 2023
-
Qualificação para a Euroliga Feminina:
Seis times ainda brigam pelas últimas três vagas na Euro 23/24. No dia 20 de setembro ocorreram as partidas de ida dos confrontos de qualificação. Os três jogos apresentaram a essência do basquete europeu: defesas fortes, alternâncias nos placares e jogos definidos no último quarto, sendo dois deles no último minuto.
O Sepsi-SIC da Romênia venceu em casa a tradicionalíssima equipe do TTT Tiga da Letônia, que é campeão da Euroliga só dezoito vezes, por 59 a 54, lideradas pela búlgara Borislava Hristova que anotou 20 pontos e 4 rebotes. A margem de apenas 5 pontos deixa o confronto bastante em aberto para o próximo encontro no dia 27 de setembro.
O confronto entre Polkowice (Polônia) e Besiktas (Turquia) está ainda mais indefinido. A vitória da equipe polonesa por 58 a 57 em Istambul não deixou margem de derrota para o Polkowice no jogo da volta. O destaque da partida foi a sérvia Jovana Nogic, 20 pontos, 4 rebotes e 5 assistências.
No confronto que fechou o dia, o London Lions foi superado pelo DVTK da Hungria, em casa, por 63 a 48 com parcial de 18 a 9 no 4º quarto para as visitantes. A desvantagem de quinze pontos surpreendeu a todos, já que a equipe londrina se reforçou bem para a temporada, com jogadoras da WNBA como Temi Fagbenle, Megan Gustafson e Karlie Samuelson, e deixou a equipe britânica em situação difícil para o jogo da volta fora de casa. O DVTK teve como destaques a australiana Darcee Garbin (16 pontos, 3 rebotes e 3 assistências), Kaila Charles (10 pontos, 13 rebotes e 3 assistências).
Resultados dos jogos de ida dos confrontos de Qualificação para Euroliga 23/24
-
Supercopas Nacionais
Famila Schio e Virtus Bologna, que fizeram a final da liga italiana 22/23, com vitória do Schio, dessa vez duelaram na final da Supercopa da Itália, com vitória das bolognesas por 70 a 65. A cestinha da partida foi a pivô americana do Virtus, Lauren Cox com 21 pontos, 11 rebotes e 4 bolas de três pontos, e como destaque individual pelo Schio tivemos a porto-riquenha Arella Guirantes (16 pontos e 8 rebotes). Foi o primeiro título da história do clube. Os dois times vêm forte para a Euroliga 23/24.
Na final da Supercopa da França, o Basket Landes não tomou conhecimento do atual campeão francês e da Eurocup Feminina, o Lyon ASVEL, e sagrou-se campeão ao vencer o rival por 77 x 60, dominando a partida desde o seu início. A espanhola Angela Salvadores foi o destaque com 18 pontos, 2 rebotes e 6 assistências.
A esquerda Virtus Bologna, campeão da Supercopa da Itália e na Direita, Basket Landes, campeão da Supercopa da França
-
Ligas domésticas
KBSL – Super Liga Feminina da Turquia: Ocorreu já na primeira rodada o confronto entre o Çukurova Mersin e Fenerbahce, equipes que fizeram a final da Euroliga 22/23. Naquela ocasião o Fener venceu por 99 a 60. Mas na abertura da KBSL o Çukurova venceu por 78 a 76. Ambas as equipes não contam com reforços que ainda estão envolvidas nos playoffs da WNBA. A belga Emma Mesemman (MVP do último Eurobasket) tem sido o destaque da equipe do Fenerbahce. Após 3 rodadas, o Çukurova Mersin está em terceiro enquanto o rival está em sexto, cada um com duas vitórias e uma derrota.
Liga Feminina Endesa – Espanha: Atual campeão espanhol, o Valência estreou em casa com uma vitória imponente sobre o Celta por 76 x 47, com cinco jogadoras com pontuação em dígitos duplos. O Avenida também venceu de forma tranquila o jogo de estreia na Liga, passou pelo Gran Canaria por 72 x 52, com 17 pontos e seis rebotes da grega Mariella Fasoula.
LFB Feminina – França: depois de decidirem o título da Super Copa da França, o Basket Landes e o Lyon ASVEL caíram em seus jogos de estreia da liga nacional. O Landes perdeu fora de casa para o Bourges por 88 a 70. Samantha Fuehring se destacou pelo Landes com 15 pontos, enquanto a lituana Kamile Nacickaite anotou 22 pelo Bourges. O Lyon, também como visitante, foi derrotado pelo La Roche por 66 a 58. A cestinha do Lyon foi a jovem francesa Marine Fauthoux com 17 pontos e ainda capitalizou 6 rebotes e 6 assistências.
A Série A1 Feminina (Liga Italiana) começa dia 30 de setembro.
-
Agenda dessa Semana
O evento mais importante da semana é com certeza a decisão Super Copa da Europa entre Fenerbahce (atual campeão de Euroliga) e o Lyon ASVEL (atual campeão da Eurocup) que será na quinta-feira 28 de setembro, às 15h de Brasília, em Lyon. A equipe turca tem um leve favoritismo sobre a francesa, mas uma final é sempre uma final. O jogo terá transmissão pelo canal da EuroLeague Women no YouTube.
Zaragoza, Valência, Avenida e o anfitrião Gran Canaria vão lutar pelo título da Supercopa Espanhola nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Valência e Avenida, finalistas da última edição da Liga espanhola são os favoritos para decidirem o título e esse vai ser o primeiro encontro entre as equipes desde a final vencida pelo Valência. No dia 27 de setembro teremos os jogos de volta dos três confrontos de qualificação para as últimas vagas para a temporada regular da EuroLiga Feminina. As partidas também serão transmitidas no canal da EuroLeague Women no YouTube.
Jogo da Supercopa da Europa entre Lyon ASVEL e Fernerbahce