Numa semana muito movimentada, a Euroliga promoveu sua segunda rodada dupla da temporada, com todos os 18 times jogando duas partidas ao longo dos últimos dias. No final desta verdadeira maratona, o Fenerbahçe (TUR) venceu seus dois confrontos e segue soberano na ponta da tabela, enquanto Real Madrid (ESP), Olympiacos (GRE), Monaco (FRA) e Barcelona (ESP) têm campanhas idênticas e hoje são separados apenas pelos critérios de desempate.

LEIA TAMBÉM: 8ª rodada – Fenerbahçe mantém a liderança isolada e Olympiacós vence mais uma fora de casa

RESUMO DA RODADA 9

Terça-feira, 22 de novembro: partidas emocionantes e uma derrota histórica

A maratona da rodada dupla da Euroliga começou na terça-feira, dia 22 de novembro, com seis partidas e vários destaques. No jogo mais emocionante da rodada, o Monaco recebeu o líder Fenerbahçe, numa partida cheia de altos e baixos. O time turco chegou a abrir 19 pontos de vantagem após três períodos de jogo, mas o Monaco, sempre liderado por Mike James, reagiu.

Os donos da casa fizeram um quarto período espetacular, vencendo a parcial por 33 x 17, mas não foi o suficiente. Após chegar a perder por apenas um ponto faltando 42 segundos, o Monaco teve a chance de empatar o jogo com uma bola de três de James no estouro do cronômetro, mas o arremesso não foi convertido e o Fenerbahçe saiu vitorioso por 96 x 93. Os destaques foram Nigel Hayes-Davis (21 pontos) e Nick Calathes (15 pontos e 7 assistências). Pelo Monaco, Mike James (17 pontos e 5 assistências) e Jordan Loyd (18 pontos e 5 rebotes) lideraram os esforços.

Outra partida emocionante aconteceu em Berlim, onde o ALBA (ALE) recebeu o Estrela Vermelha (SER). Dusko Ivanovic, que fazia sua quarta partida no comando do time sérvio, manteve a invencibilidade e alcançou a quarta vitória consecutiva em um jogo que só foi decidido na prorrogação, pelo placar de 88 x 84. Para o ALBA, um verdadeiro desastre, já que o time alcançou sua sexta derrota consecutiva após começar 3-0 na temporada. O destaque do Estrela Vermelha foi Luca Vildoza, com 21 pontos e 5 assistências. Nemanja Nedovic ajudou com 17 pontos e 6 assistências, enquanto pelo ALBA o destaque ficou por conta de Jaleen Smith com seus 23 pontos e 8 rebotes.

Mas não tivemos apenas placares apertados nesta rodada, uma vez que o Anadolu Efes (TUR) venceu a Olimpia Milano (ITA) por 80 x 51, naquela que foi uma das maiores derrotas da história do clube italiano na Euroliga. A margem de 29 pontos foi a quarta pior derrota da Olimpia em toda sua história na competição, e os 51 pontos anotados foram a terceira menor pontuação. Para piorar, a partida foi disputada em Milão. O Efes, que não tem nada a ver com isso, construiu a vitória com grande atuação de Will Clyburn (24 pontos), enquanto que pela Olimpia apenas Nazareth Mitrou-Long (10 pontos) alcançou os dois dígitos em pontuação.

Nos outros jogos de terça-feira, o Real Madrid venceu o Valencia (ESP) por 80 x 73, com 28 pontos de Dzanan Musa, que foi eleito o MVP da nona rodada. O Barcelona venceu o Partizan Belgrado (SER) por 79 x 68 com boa atuação coletiva, sem grandes destaques individuais, enquanto o Maccabi Tel-Aviv (ISR) encerrou a série de três derrotas consecutivas ao vencer o Olympiacos por 90 x 84, com bom jogo de Wade Baldwin (22 pontos) e Lorenzo Brown (16 pontos e 6 assistências). 

Quarta-feira, 23 de novembro: dois jogos decididos nos instantes finais e vitória tranquila do Baskonia

 A conclusão da nona rodada, primeira da jornada dupla desta semana, veio na quarta-feira com três partidas. O Bayern (ALE) venceu o ASVEL (FRA) por 75 x 74, em jogo muito parelho onde os lances livres de Augustine Rubit foram decisivos e selaram a vitória do time bávaro. Com boa atuação coletiva, Vladimir Lucic, como sempre, liderou a equipe com seus 13 pontos. Pelo ASVEL, os 15 pontos de Nando De Colo não foram suficientes para evitar a derrota.

A vitória do Panathinaikós (GRE) sobre a Virtus Bologna (ITA) também foi bastante disputada. A vitória do time grego veio apenas na prorrogação, pelo placar de 88 x 85, com grande atuação de Derrick Williams, que anotou 28 pontos e 8 rebotes em performance muito dominante contra o garrafão adversário. Nate Wolters (18 pontos) e Paris Lee (15 pontos) ajudaram o pivô estadunidense nos esforços pela vitória. O Panathinaikós foi muito dominante no segundo e terceiro período, mas deixou a Virtus encostar no quarto e derradeiro período após uma corrida de 8 x 0. Na prorrogação, Daniel Hacket e Iffe Lundberg bem que tentaram, mas o Panathinaikós conseguiu manter uma vantagem de três pontos que deu números finais ao jogo após Milos Teodosic errar arremesso que poderia ter empatado a partida. Pela Virtus, Mam Jaiteh (20 pontos e 10 rebotes) e Semi Ojeleye (19 pontos) deram boas contribuições individuais. 

Encerramos esta rodada com a vitória tranquila do Baskonia (ESP) sobre o Zalgiris Kaunas (LIT). Os dois times mais surpreendentes da atual edição da Euroliga se encontraram para um duelo no País Basco, onde os donos da casa saíram vitoriosos pelo placar de 93 x 73. Após um primeiro tempo parelho, o Baskonia encaixou a defesa na segunda metade da partida e não teve problemas para vencer o time lituano. Matthew Costello e Darius Thompson anotaram 19 pontos cada, enquanto que pelo Zalgiris os destaques foram Edgaras Ulanovas (18 pontos) e Keenan Evans (17 pontos).

RESUMO DA RODADA 10

Quinta-feira, 24 de novembro: mais jogos emocionantes e um recorde quebrado

A maratona da rodada dupla continuou na quinta-feira, com quatro partidas abrindo a décima rodada da Euroliga. No jogo entre Real Madrid e Partizan, vencido pelo time merengue por 105 x 97, as duas equipes somadas anotaram 72 pontos apenas no primeiro período. Com isto, foi estabelecido um novo recorde da Euroliga para mais pontos no primeiro quarto de um jogo. A vitória foi relativamente tranquila para o Real, apesar do placar não indicar uma distância tão confortável. Edy Tavares (17 pontos e 8 rebotes) liderou o time do Real, com Mario Hezonja e Gabi Deck anotando 15 pontos cada. Pelo Partizan, Zach LeDay contribuiu com 20 pontos, enquanto Dante Exum anotou 17 pontos saindo do banco de reservas. Com o triunfo, o Real Madrid chegou a 7 vitórias em 10 partidas na competição, enquanto o Partizan amargou a sexta derrota na Euroliga.

Em Belgrado, o outro time sérvio da competição teve sorte diferente. O Estrela Vermelha recebeu o Maccabi Tel-Aviv e venceu por apenas um ponto, em jogo onde começou o primeiro período vencendo por 9 pontos e foi deixando o time israelense encostar no placar. Luca Vildoza não repetiu a grande atuação de dois dias antes, e teve um jogo apagado com apenas 6 pontos e 3 assistências. Apenas Hassan Martin (11 pontos) e Nemanja Nedovic (12 pontos) conseguiram passar de duplos dígitos, e o Estrela Vermelha conseguiu a vitória apesar de acertar apenas 41% dos arremessos no jogo. Pelo Maccabi, mais um grande jogo de Lorenzo Brown, com 23 pontos e 7 vitórias. O armador ainda teve a chance de vencer o jogo no estouro do relógio, mas errou o arremesso e o time sérvio conquistou sua quarta vitória na competição, uma a menos que o Maccabi, que acumula 50% de aproveitamento após 10 jogos, com 5 vitórias e 5 derrotas.

Em Milão, a Olimpia recebeu o líder Fenerbahçe na esperança de deixar para trás a derrota avassaladora sofrida contra o Anadolu Efes na terça-feira. Apesar de uma partida mais competitiva, o time de Ettore Messina saiu derrotado mais uma vez, pelo placar de 82 x 72. A Olimpia até venceu o primeiro período por 6 pontos, mas no terceiro período o Fenerbahçe encaixou uma parcial dominante de 26 x 11 e determinou os rumos do jogo, confirmando a sexta derrota consecutiva da equipe milanesa. A Olimpia agora tem apenas três vitórias em 10 jogos, ocupando a última colocação na classificação, que segue com o  Fenerbahçe na liderança. Nigel Hayes-Davis (22 pontos) foi o destaque do time turco, mais uma vez, com Nazareth Mitrou-Long (18 pontos) liderando os esforços da Olimpia.

Este terceiro dia de rodada dupla teve, ainda, o Olympiacos vencendo o ALBA em Atenas. O jogo foi equilibrado durante os três primeiros períodos, com o time grego criando a vantagem no quarto período. O placar final foi de 86 x 76, dois pontos de vantagem a mais do que a parcial do último período, vencida pelo Olympiacos por 25 x 17. Sasha Vezenkov continua em boa fase e anotou 24 pontos e 6 rebotes, em performance que lhe rendeu o MVP da rodada pela quarta vez na atual temporada.Vezenkov anotou seus 24 pontos sem driblar a bola uma única vez, e foi  auxiliado pelos 19 pontos e 9 rebotes de Kostas Papanikolau. Pelo ALBA, uma atuação mais coletiva, com Jaleen Smith e Maodo Lo anotando 12 pontos, sendo acompanhados pelos 10 pontos cada de Christ Koumadje e Tamir Blatt. O Olympiacos alcançou a sétima vitória na competição, enquanto o ALBA venceu apenas 3 partidas.

Sexta-feira, 25 de novembro: final de maratona com cinco mais jogos

A extenuante jornada dupla da Euroliga terminou na sexta-feira, com cinco partidas movimentando o dia. O Monaco recebeu o Bayern no que parecia ser uma partida mais fácil para os donos da casa, mas o time bávaro foi valente e lutou até o final, perdendo a partida por apenas um ponto com o placar de 80 x 79. Mike James, como sempre, liderou os esforços do Monaco com 13 pontos e 6 assistências, acompanhado pelos 16 pontos de Elie Okobo. Com o triunfo, o Monaco chega a um retrospecto de 7 vitórias na competição, enquanto o Bayern segue entre os últimos com apenas 3 vitórias.

Em Atenas, o Panathinaikós recebeu o ASVEL e não teve dificuldades em vencer o time francês por 77 x 58. Dwayne Bacon comandou a vitória, anotando 25 pontos, sendo auxiliado pelos 10 pontos e 7 assistências de Mateusz Ponitka. Nenhum jogador do ASVEL fez uma partida digna de destaque. O Panathinaikós chegou a sua quarta vitória na competição, enquanto o ASVEL segue com apenas 3 triunfos.

A Virtus Bologna recebeu o Anadolu Efes em seus domínios, e a partida ficou marcada pela expulsão de Milos Teodosic após um desentendimento com a equipe de arbitragem. Faltando 4:25 para o final do jogo, o atleta discordou da marcação de uma falta ofensiva contra si e partiu para cima do árbitro Damir Javor e depois com Emilio Perez, ou átrbitro., Ao reclamar com bastante veemência, Teodosic levou uma falta técnica, o que gerou uma reação ainda mais enfática do atleta e com isso outra falta técnica foi marcada, tirando-lhe do jogo.

Com a bola em jogo, o Efes saiu vencedor pelo placar de 85 x 80. Will Clyburn anotou 21 pontos e Rodrigue Beaubois contribuiu com 19. Iffe Lundberg anotou 22 pontos para o time italiano. A Virtus segue com 4 vitórias na Euroliga, enquanto o Efes chegou a seu quinto triunfo.

Na Catalunha, o Barcelona recebeu o Baskonia para um duelo espanhol, e venceu o rival basco por 96 x 84. Jan Vesely liderou o Barça com 18 pontos, acompanhado pelos 17 de Cory Higgins. Pelo Baskonia, excelente partida de Markus Howard, com 25 pontos. O jogo foi bastante equilibrado até o quarto período, com o Barcelona vencendo a parcial por 20 x 11 e com isso finalmente conseguindo criar uma diferença confortável dentro da partida, que até então vinha sendo disputada sempre com poucos pontos separando as equipes. Com a Vitória, o Barça se igualou a Real, Olympiacos e Monaco com 7 vitórias, enquanto o Baskonia tem retrospecto equilibrado de 5 vitórias e 5 derrotas.

Por fim, o Zalgiris visitou o Valencia e conquistou sua segunda vitória fora de casa nesta temporada, ao vencer o time valenciano por 80 x 76. O Valencia liderava por 71 x 67 no quarto período, mas o Zalgiris encaixou uma sequência de 13 x 5 para fechar a partida e saiu vitorioso. Rolando Smits ditou o ritmo com 19 pontos, auxiliado pelos 18 de Keenan Evans. Pelo Valencia, boa performance de Chris Jones com 19 pontos, 5 rebotes, 7 assistências e 5 roubos de bola. O Zalgiris alcançou sua sexta vitória nesta edição da Euroliga, enquanto o Valencia amargou a sexta derrota.

Classificação após a 10ª rodada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *