O Real Madrid é o campeão da Euroliga 2022-23. Em final decidida na última bola, a equipe espanhola venceu o Olympiacos por 79-78 neste domingo em Kaunas, na Lituânia. Maior vencedor da história do torneio, o time madrilenho chegou a 11 conquistas e abriu três de vantagem em relação ao segundo, o CSKA Moscou.

O título coroa a temporada de estreia do técnico Chus Mateo, muitas vezes contestado e em meio a rumores de troca no comando do time na próxima época. O ex-assistente de Pablo Laso assumiu a equipe exatamente após a saída do treinador multicampeão. Na temporada regular, o Real terminou na terceira posição. Nos playoffs, conseguiu uma remontada de 3-2 na série contra o Partizan após perder os dois primeiros jogos em casa, e eliminou o rival Barcelona na semifinal.

LEIA TAMBÉM: Em semifinal eletrizante, Olympiacos e Real Madrid triunfam e estão na grande final da Euroliga

O Tabela de Ferro, através do nosso editor Rafael Bittelbrunn, esteve in loco em Kaunas na cobertura do Final Four da Euroliga, desde os dias que antecederam o evento, as semifinais e a grande decisão de dentro da Zalgirio Arena.

https://twitter.com/tabeladeferro/status/1660344564136267778

O jogo

Os times começaram impondo forte ritmo, principalmente por parte do Olympiacos. Calibrado do perímetro, em especial Isaiah Canaan, com três bolas triplas convertidas, o time grego chegou a ter o dobro de pontos (24-12), mas terminou o primeiro período com sete de frente (24-17). No segundo quarto, as equipes seguiram com muita intensidade, mas com o Real em superioridade. Liderado por Mario Hezonja, chegando a 12 pontos no jogo, os madrilenhos encostaram, empataram e viraram o placar em 31-29. Após isso, os times se alternaram na liderança com frequência. Foram 12 trocas na dianteira durante o primeiro tempo da decisão, que terminou igual em 45 pontos. Do lado do Olympiacos, Sasha Vezenkov anotou 15 pontos e era o principal destaque.

Na volta do intervalo, o ritmo foi menos intenso e as defesas se sobressaíram mais aos ataques, tendo sido o período com menor pontuação em toda final. Canaan e Vezenkov seguiram guiando o Olympiacos, que tomou frente do placar. O Madrid reagiu e empatou em 59 pontos. Os gregos, porém, retomaram a ponta e chegaram ao quarto final com quatro pontos de vantagem (63-59). No começo, seguiram melhor no jogo e chegaram a ter sete pontos de frente a seis minutos do fim (74-67). No entanto, até o término do duelo, o Olympiacos fez apenas uma cesta de quadra. Sem desistir, como foi durante toda fase decisiva, o Real seguiu vivo. Sob comando de Sergio Rodriguez, os espanhóis ficaram somente um ponto atrás com menos de um minuto no relógio (78-77).

Na última posse, o veterano Sergio Llull assumiu a responsabilidade, partiu para cima de Moustapha Fall e converteu dois pontos, seus únicos na partida, mas os mais importantes da temporada. No lance derradeiro, com três segundos, Kostas Sloukas tentou a bola do título, mas parou no aro. Vitória e título do Real Madrid.

Apesar de Rodriguez ter sido eleito o melhor jogador da final, o MVP do Final Four foi Walter Tavares. Importantíssimo na semi contra o Barcelona, o pivô teve um duplo-duplo na decisão, com 13 pontos e 10 rebotes.

Monaco conquista o terceiro lugar

Antes da grande final, Monaco e Barcelona decidiram o terceiro lugar da Euroliga. O time do Principado dominou o confronto desde o início e venceu sem dificuldade. A equipe não esteve nunca atrás do placar e derrotou o rival por 78-66. Com Mike James limitado a apenas seis minutos em quadra, os monegascos tiveram no jovem Matthew Strazel o principal anotador, com 14 pontos. Donta Hall, com nove pontos e 11 rebotes, foi outro destaque do time, que encerrou sua primeira participação no Final Four em terceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *