Mais uma semana decisiva da Basketball Champions League foi finalizada. Os jogos da quinta semana aconteceram entre os dias 01/11 e 03/11, e o que não faltou foi emoção, pois houveram viradas cruciais nos minutos finais, vitórias inéditas, prorrogação e a presença massiva de torcedores em todas as cidades, essencial para que todos os clubes anfitriões saíssem com a vitória. O primeiro turno da fase de grupos terminou dessa vez para os grupos C, D, G e H. Dos grupos citados, apenas o Unicaja Málaga e a Treviso permanecem sem derrotas e encaminham a classificação para a próxima fase. Saiba todos os detalhes da semana cinco:
LEIA TAMBÉM: A quarta semana da Champions League foi recheada de jogos decisivos
GRUPO C – SEMANA 5 DA BCL
Por Luigi Mancini
Unicaja Málaga 83 x 54 JDA Dijon
No jogo que abriu essa semana da Basketball Champions League, o Unicaja Málaga (ESP) atropelou os franceses do Dijon (FRA) por 83 a 54. Apesar do susto no primeiro quarto, onde o equilíbrio permaneceu com o placar marcando 22 a 21 para o Dijon, o resto da partida foi um verdadeiro passeio pros espanhóis, principalmente no segundo e no terceiro quarto. Juntando os dois períodos, o Dijon fez apenas 14 pontos em 20 minutos. Na partida inteira, os franceses tiveram o total de 22 turnovers. Com uma partida tão ruim, não dava mesmo pra vencer. Dario Brizuela foi o cestinha da equipe espanhola e Sek Henry o cestinha da equipe francesa, ambos com 16 pontos. O Unicaja segue na liderança e invicto (3-0) enquanto o Dijon caiu para terceiro no grupo com uma vitória e duas derrotas.
Lavrio 95 x 86 Nizhny Novgorod
Na outra partida do grupo e muito mais equilibrada, o Lavrio (GRE) recebeu o Nizhny Novgorod (RUS) e venceu na prorrogação, por 95 a 86. É necessário citar a grande partida de Tyson Carter, da equipe grega, que teve 35 pontos e seis assistências, com isso terminando com 34 pontos de eficiência. Pelo lado dos russos, o cestinha foi Ivan Strebkov, com 21 pontos.
Dá pra se dizer que o melhor momento da partida foi justamente o primeiro quarto, com ele encerrado 28 a 27 para o Lavrio. A equipe tinha um diferencial em relação aos russos. Um dia quente do já citado Tyson Chandler e também de Dimitrios Kaklamanakis, que acabou a partida com 13 rebotes. A partida terminou com 80 a 80, indo para a prorrogação. E na prorrogação, a defesa do Lavrio conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do Nizhny. A equipe russa fez apenas seis pontos na prorrogação, enquanto o Lavrio fez 15. Com isso, a partida acabou 95 a 86. O Lavrio é o segundo colocado do grupo com duas vitórias e uma derrota enquanto o Nizhny Novgorod perdeu suas três partidas até aqui, sendo o último colocado.
Tabela de classificação do Grupo C:
GRUPO D – SEMANA 5 DA BCL
Por Vinícius Matosinhos
Treviso 68 x 60 Falco Szombathely
Diante de 1609 torcedores na Itália, a Treviso (ITA) recebeu os húngaros do Falco Szombathely (HUN) e permaneceu invicta ao vencer pelo placar final de 68 a 60. O grande destaque da partida pelo lado italiano foi o ala-armador Tomas Dimsa, com bons 19 pontos, quatro assistências e dois rebotes. Foi uma partida mais complicada do que era por parte da Treviso, principalmente na metade da partida, onde precisaram inovar no ataque para surpreender os húngaros. Os minutos inicias foram difíceis para a equipe da casa, que sofreu bastante com a forte defesa do Falco, terminando os primeiros dez minutos com apenas nove pontos da Treviso contra 15.
Uma pequena reação dos italianos iniciou no segundo período, guiados principalmente por Tomas Dimsa, que investiu nas jogadas do perímetro, um grande defeito que a Treviso percebeu que o Falco tinha, investindo nas bolas de três pontos para ir ao vestiário com os donos da casa à frente por 32 a 27. Na volta do intervalo, as bolas de três pontos de Dimsa continuaram empurrando a Treviso na partida, ajudando sua equipe a aumentar a vantagem no placar na casa dos dois dígitos. Sendo assim, os últimos dez minutos foram um período de apenas administrar a liderança, contendo qualquer esboço de entusiasmo por parte do Falco até o fim da partida.
VEF Riga 92 x 76 AEK Atenas
Após perder seus dois primeiros jogos da temporada 2021/22, todos por mais de 10 pontos de diferença, o VEF Riga (LET) finalmente chegou ao triunfo ao vencer dentro de casa os gregos do AEK Atenas (GRE), pelo placar tranquilo de 92 a 76. Com a derrota, o clube grego permanece sem vitórias, fazendo com que as chances de classificação fiquem cada vez mais distantes. Destaque para a gigante atuação do armador da equipe da Letônia, Jalen Riley, com 25 pontos, sete assistências e seis rebotes, somando um belo índice de desempenho em quadra de 26.
A defesa do VEF Riga foi o grande destaque da partida, uma vez que as ações agressivas do clube da casa deixaram o ataque do AEK perdido desde os primeiros minutos, os deixando abaixo de 40% do nos arremessos em quadra, além de os forçarem a cometer muitos erros tanto ofensivamente quanto defensivamente. A equipe visitante foi para o intervalo perdendo por 12 pontos de diferença (46 a 34). Na volta do intervalo o AEK ainda tentou uma recuperação no placar, chegando a diminuir a liderança do VEF Riga para apenas seis pontos, mas os donos da casa rapidamente voltaram à liderança com dois dígitos de diferença, o que só aumentou até o término do confronto.
Tabela de classificação do Grupo D:
GRUPO G – SEMANA 5 DA BCL
Por Vinícius Matosinhos
Darüşşafaka 82 x 76 Brindisi
Depois de fazer uma pequena pausa na terceira semana da Champions League por causa de casos de Covid, o Darüşşafaka (TUR) recebeu em casa a Brindisi (ITA) e conquistou sua primeira vitória na temporada, pelo placar final de 82 a 76. Vindo banco, o pivô Gabriel Olaseni foi o destaque do duelo ao marcar 21 pontos e pegar cinco rebotes. A equipa italiana iniciou o jogo de forma mais produtiva na parte ofensiva da quadra, vencendo os primeiros até a metade do primeiro período do jogo por sete pontos de diferença. Equilibrando a partida, Gabriel Olaseni chamou a responsabilidade e diminuiu a diferença, terminando o primeiro quarto com a Brindisi na liderança pelo placar apertado de 22 a 27.
No segundo período, as equipes investiram nas jogadas de perímetro, permanecendo muito parelho o placar da partida, mas com a equipe visitante ainda na liderança ao irem para o vestiário com o placar de 44 a 48. Foi na volta do intervalo que as coisas mudaram para o Darüşşafaka, principalmente por conta da dupla formada por Doğuş Özdemiroğlu e Troy Caupain. As ações agressivas do clube turco fizeram com que assumissem a liderança pela primeira vez após o primeiro quarto da partida, indo para o último período com o placar de 63 a 61. Nos últimos dez minutos, a equipe turca apostou na defesa e só jogou no contra-ataque, conseguindo assegurar a vantagem e saindo com o triunfo inédito na temporada.
Hapoel Holon 78 x 68 U-BT Cluj-Napoca
Outro clube que também não jogou na última semana do grupo G foi o Hapoel Holon (ISR). A partida dessa semana do time israelense foi contra o atual campeão romeno e líder do grupo O U BT Cluj-Napoca (ROM) e, assim como Darrussafaka, também saiu vencedor dentro de casa pelo placar de 78 a 68. Essa foi a primeira derrota na temporada do Cluj-Napoca, mas a liderança ainda está assegurada uma vez que o Hapoel Holon está com um jogo a menos. O líder em pontos da partida foi o jogador Michale Kyser, que anotou 15 pontos, além de pegar nove rebotes e distribuir três assistências.
A equipe romena treinada por Mihai Silvășan fez um modesto último quarto em Israel. O Cluj foi completamente anulado pela defesa do Hapoel Holon, terminando o terceiro período sem marcar cestas em quadra, pois os todos os 13 pontos convertidos pela equipe visitante vieram por meio de lance-livre. Além disso, para piorar a situação do Cluj-Napoca, o clube ficou oito minutos do último quarto sem marcar. O Hapoel Holon soube aproveitar a apatia ofensiva adversária e colocou fez dez pontos consecutivos nos últimos minutos, que basicamente garantiram a vitória dentro de casa. Elijah Stewart ainda tentou manter viva as esperanças da equipe romena, mas nada muito preocupante para a equipe israelense.
Tabela de classificação do Grupo G:
GRUPO H – SEMANA 5 DA BCL
Por Francisco Antonioli
San Pablo Burgos 92 x 80 Oldenburg
A terceira rodada para o grupo H foi marcada pelo sucesso dos mandantes, que souberam se impor diante de suas torcidas, aumentando ainda mais o equilíbrio na classificação, acirrando a briga por uma vaga na próxima fase. O confronto entre San Pablo Burgos (ESP) e Oldenburg (ALE) significou mais do que os dois pontos em jogo, pois com a vitória, uma das equipes poderia finalizar este primeiro turno entre as duas primeiras colocações do grupo.
O status de ambas as equipes são de “possível” presença na próxima fase, pois para muitos, Burgos e Oldenburg são as duas maiores forças do grupo, em termos de retrospecto e elenco. O primeiro e segundo quarto de partida refletiu isso, com uma diferença praticamente nula no placar, porém com um Burgos muito superior na linha de três pontos, o que não impediu os donos da casa de irem ao vestiário com uma derrota de dois pontos no placar ao fim do primeiro tempo.
Já na segunda etapa, a constância nos arremessos da equipe espanhola fez a diferença, e mesmo diante de uma defesa bem postada do Oldenburg, foram para o último quarto de partida levando uma vantagem expressiva de 14 pontos. A última etapa de partida consolidou o atual bicampeão da competição, que com uma partida notável do americano Tyrus Mcgee (22 pontos), selou sua segunda vitória na competição, reassumindo a primeira colocação do grupo. Final de partida: vitória do Burgos sobre o Oldenburg, por 92 a 80.
Beşiktaş 82 x 79 Rytas
Também pelo grupo H, o Beşiktaş (TUR) recebeu o Rytas (LIT), e ambos fizeram possivelmente a partida mais disputada da rodada inteira, com direito a incríveis duas prorrogações. A equipe turca teve um começo arrasador, emplacando incríveis 22 a 6 no primeiro quarto, com o auxílio das bolas de três a seu favor. O segundo quarto foi mais equilibrado, com a equipe lituana “virando a mesa” e se colocando na partida. A defesa do Rytas não deu mais brechas para o Beşiktaş aumentar a vantagem, porém, a grande margem do primeiro quarto continuava a assombrar o placar, que contava vitória para os mandantes, por 44 a 27.
O segundo tempo de partida fez valer o ingresso para aqueles que apenas queriam ver um jogo acirrado. O Rytas não apenas parou de abrir novas brechas, como tomou o controle ofensivo da partida, liderado por Margiris Normantas (18 pontos), diminuindo a margem pró Beşiktaş para apenas sete pontos. O último quarto teve a continuidade do sucesso ofensivo dos visitantes, e com incríveis parciais 21 a 14, o Rytas empatou a partida, a levando para a prorrogação. Destaque para os erros do Beşiktaş, como turnovers e deficiência nos rebotes defensivos, que culminaram na retomada dos visitantes.
A partida contou com duas prorrogações, com pontuações discretas em ambos os períodos, devido ao foco defensivo e um certo “nervosismo” de ambas, porém, o elenco superior, retrospecto e grande atuação do quinteto inicial (apenas dois dos cinco jogadores com menos de dois dígitos) fizeram a diferença. Fim de jogo com vitória do Beşiktaş, por 82 a 79, com um final eletrizante, dado que as equipes levaram o empate para a segunda etapa de prorrogação. Destaque da partida para o americano Dedirc Lawson (BES), com 17 pontos e 12 rebotes.
Tabela de classificação do Grupo H:
Datas e horários da 6ª semana:
Segunda-feira (08/11)
16h30 – Dinamo Sassari (ITA) x Riesen Ludwigsburg (ALE) – Grupo A
Terça-feira (09/11)
14h – Galatasaray (TUR) x Igokea (BIH) – Grupo E
14h30 – ERA Nymburk (CZE) x P.A.O.K. Tessalônica (GRE) – Grupo E
16h30 – Manresa (ESP) x Pınar Karşıyaka (TUR) – Grupo B
Quarta-feira (10/11)
14h – Tofaş (TUR) x SIG Strasbourg (FRA) – Grupo F
16h – Filou Oostende (BEL) x Kalev (EST) – Grupo F
16h – Hapoel Jerusalém (ISR) x Stal Ostrów Wielkopolski (POL) – Grupo B
16h30 – Tenerife (ESP) x Prometey (UCR) – Grupo A
*Todos os jogos são transmitidos gratuitamente no canal da BCL no YouTube