Foi aberta neste final de semana (25 e 26/09) a temporada 2021-22 da Serie A, o campeonato italiano masculino da primeira divisão. Três das quatro equipes consideradas favoritas ao título estrearam com vitória e os brasileiros tiveram atuações discretas.
Em um jogo isolado no sábado, a atual vice-campeã nacional, Olimpia Milão, foi até Nápoles, no sul da Itália, para visitar a Napoli Basket. O clube napolitano acaba de subir da Serie A2 e disputa a Serie A pela primeira vez em sua curta história (foi fundado em 2016). A maior campeã italiana não teve vida fácil contra o valente time da Campânia, mas teve êxito em manter-se à frente no marcador durante praticamente todo o jogo.
Os milaneses administraram uma vantagem de duplos-dígitos até o fim da partida e venceram por 73 a 63. Luigi Datome (foto acima) e Shavon Shields foram os cestinhas do time, com 13 pontos cada, enquanto o grego Dínos Mítoglou, uma das principais contratações da intertemporada, liderou o time em valoração, com 17, ao registrar um duplo-duplo, com dez pontos e dez rebotes.
Outra favorita que se deu bem na rodada foi a Reyer Veneza. Donos de dois scudetti nos últimos quatro anos, os venezianos começaram bem sua caminhada em busca da recuperação do protagonismo. O clube recebeu em Veneza a Vanoli Cremona e conseguiu uma vitória tranqüila, por 88 a 71. A diferença final de pontos colocou a Reyer no primeiro lugar do campeonato ao fim da rodada.
O armador Stefano Tonut (foto acima, arremessando), astro da equipe, conduziu o time com seus 13 pontos, mas teve ajuda de outros quatro companheiros que também pontuaram em duplos-dígitos. O ala-pivô Jeff Brooks, grande reforço do time para o ano, vindo da Olimpia Milão, foi o melhor em quadra: com 15 pontos e sete rebotes, ele terminou com 23 de valoração.
E fechando a rodada, no último jogo de domingo, a atual campeã Virtus Bolonha atropelou fora de casa a Trentino. Os bolonheses não tiveram dificuldade e conseguiram construir uma vantagem de duplos-dígitos ainda no segundo quarto. As “Vu Nere” continuaram atacando e conseguiram fazer a vantagem chegar a 19 pontos antes do fim do terceiro quarto. Sem muito poder de reação, o time da casa se via atrás ainda por 17 a três minutos do fim, mas ainda assim eles quiseram reagir e, com uma seqüência de 7 a 0, cortaram a diferença para dez. Mas a Virtus voltou a se impor e segurou a liderança, vencendo no fim por 102 a 88.
A Trentino teve uma partida excelente do ala americano Cameron Reynolds, cestinha do jogo com 24 pontos. Mas a Virtus respondeu com cinco atletas pontuando em duplos-dígitos, incluindo o ala-pivô contratado para esta temporada, Kevin Hervey. O estadunidense liderou a equipe com 21 pontos e seis rebotes, para 33 de valoração. Marco Belinelli o seguiu com 19 pontos, enquanto o astro do time, Miloš Teodosić (foto acima), teve números discretos – para seus padrões –, com nove pontos e seis assistências. A Virtus foi o único time a alcançar os 100 pontos nesta rodada.
Alguns outros resultados
A Brindisi, time que brigou pela liderança durante toda a temporada regular do ano passado, não conseguiu superar fora de casa a Trieste. Em um jogo extremamente equilibrado, com diversas trocas de liderança, até que o tempo regulamentar terminasse empatado em 70 a 70. Na prorrogação, os visitantes chegaram a construir nova vantagem, mas os donos da casa lutaram e viraram a partida nos segundos finais, vencendo por 84 a 82.
Começou bem a era do argentino Luis Scola como general manager da Varese. O clube lombardo dominou em casa a Brescia Leonessa, tomou um sufoco no final, mas conseguiu prevalecer e ficar com a vitória por 75 a 72. Em sua volta ao país natal, a estrela italiana Alessandro Gentile liderou os donos da casa com uma partida excelente: 18 pontos, sete rebotes e sete assistências.
Na Sardenha, a Dinamo Sassari recebeu a V.L. Pêsaro, dos brasileiros Caio Pacheco e Leonardo Demétrio, além do ex-treinador da seleção brasileira, Aleksandar Petrović. Mesmo jogando fora de casa, o time marchigiano liderou o placar por boa parte do jogo, porém, Sassari conseguiu reagir e chegou à virada no último quarto.
Os minutos finais da partida foram equilibradíssimos, com a “Vuelle” chegando a empatar o jogo a 13 segundos do fim. Mas, nos detalhes, Sassari conseguiu prevalecer e vencer por 75 a 73. Tendo a chance de estar em quadra por apenas nove minutos, Caio terminou com dois pontos e uma assistência. Demétrio esteve em quadra por 20 minutos, contribuindo com quatro pontos e três rebotes.
Um fato curioso que ocorreu nesta rodada foi o pedido de demissão do técnico croata Jasmin Repeša (foto acima), da Fortitudo Bolonha. O treinador foi trazido de volta ao clube para esta temporada, o qual levou ao título italiano em 2005, vindo de Pêsaro. Durante sua reestréia, na partida em que a “Effe” acabou derrotada por 81 a 80 dentro de casa, ele foi expulso pelo árbitro. Então, na entrevista coletiva, ele surpreendeu a todos (inclusive a diretoria do clube), anunciando que não continuaria no cargo, pois teve um ataque de taquicardia no vestiário, após ser expulso.
Aos 60 anos de idade, Repeša afirmou categoricamente: “desde meu primeiro dia aqui, estou trabalhando igual cachorro para colocar este clube em ordem. Tive taquicardia novamente após a expulsão. Paro por aqui. A Fortitudo continua sendo o primeiro amor da minha vida, mas não seguirei em frente. E vocês sabem que eu sou uma pessoa que nunca muda de idéia quando toma uma decisão”, falou na coletiva.
Resultados e melhores momentos da 1ª rodada
Napoli 63 x 73 Olimpia Milão
Trieste 84 x 82 Brindisi
Varese 75 x 72 Brescia
Dinamo Sassari 75 x 73 V.L. Pêsaro
Fortitudo Bolonha 80 x 81 Reggiana
Derthona 77 x 92 Treviso
Reyer Veneza 88 x 71 Vanoli Cremona
Trentino 88 x 102 Virtus Bolonha
Melhores momentos ainda não disponíveis
Próxima rodada
A 2ª rodada da Serie A começa no próximo sábado (02/10), com duas partidas naquele mesmo dia, cinco no domingo (03/10) e uma partida isolada na quarta-feira seguinte (06/10), fechando a rodada. Confira abaixo todos os confrontos e seus horários, já no fuso-horário de Brasília.
Serie A – 2ª rodada
Sábado (02/10)
14h – Treviso x Reyer Veneza
15h – Brindisi x Dinamo Sassari
Domingo (03/10)
12h – Brescia Leonessa x Derthona
12h30 – Olimpia Milão x Trentino
13h30 – Virtus Bolonha x Varese
14h30 – Vanoli Cremona x Fortitudo Bolonha
15h45 – Reggiana x Napoli
Quarta-feira (06/10)
15h30 – V.L. Pêsaro x Trieste