Desde nosso último texto de cobertura da Serie A, oram realizadas duas rodadas da temporada regular. No texto de hoje, vamos tirar o atraso e falar do que de principal aconteceu em cada uma delas.
2ª rodada – Quatro equipes permanecem invictas, com Virtus e Olimpia encabeçando a tabela
A segunda rodada da temporada regular aconteceu majoritariamente no final de semana retrasado, com sete dos oito jogos acontecendo no fim de semana (dias 2 e 3 de outubro) e somente uma partida isolada sendo realizada na quarta-feira (dia 6). Quatro das oito equipes que abriram o campeonato na semana anterior com vitória perderam sua invencibilidade.
As finalistas da temporada anterior, Virtus Bolonha e Olimpia Milão, chegaram à segunda vitória cada uma e assumiram a ponta da tabela de classificação por terem o melhor saldo de pontos em relação aos dois outros times que também permaneceram invictos. A Virtus recebeu em Bolonha a Varese e não teve o menor problema para dominar o adversário, conseguindo uma vitória tranqüila por 97 a 56. Quatro atletas das “Vu Nere” pontuaram em duplos-dígitos, com destaque maior para o ala-pivô Kevin Hervey, dono de um brilhante duplo-duplo, de 23 pontos e 11 rebotes. A vitória elástica garantiu a liderança para a equipe, que terminou a rodada com 55 pontos de saldo.
A Olimpia, que também jogou em casa, dominou com uma facilidade semelhante a Trentino. Os milaneses contaram com partidas sólidas de algumas das suas principais peças, como Shavon Shields, cestinha com 19 pontos, e Riccardo Moraschini, dono de 13 pontos e sete rebotes. O jogo teve um certo equilíbrio somente no primeiro quarto, pois, do segundo em diante, a Olimpia chegou aos duplos-dígitos de vantagem e conseguiu manter essa diferença até o fim, quando venceram por 93 a 72.
A Reyer Veneza, que terminou a primeira rodada no primeiro lugar por causa do saldo de ponto, conheceu sua primeira derrota. A equipe visitou a Treviso e viu os donos da casa construírem uma sólida vantagem de duplos-dígitos ainda no primeiro tempo, a qual conseguiram manter durante quase todo o tempo. A Reyer ameaçou uma virada nos minutos finais do jogo, chegando a cortar a diferença para apenas dois, mas Treviso conseguiu suportar a pressão e garantiu sua segunda vitória, por 80 a 76.
Por fim, o último time invicto, que completou o “G4”, foi a Reggiana, que teve muito trabalho contra a Napoli, estreante na Serie A. Mesmo jogando dentro de casa, Reggio Emilia chegou a estar perdendo por duplos-dígitos para o time do sul, mas conseguiu a virada após um terceiro quarto arrasador (35 a 20) e terminou vencedor, com 102 a 90. Confira abaixo todos os resultados e melhores momentos da rodada.
Todos os resultados da 2ª rodada
Treviso 80 x 76 Reyer Veneza
Brindisi 89 x 80 Dinamo Sassari
Brescia 77 x 79 Derthona
Olimpia Milão 93 x 72 Trentino
Virtus Bolonha 97 x 56 Varese
Vanoli Cremona 94 x 78 Fortitudo Bolonha
Reggiana 102 x 90 Napoli
V.L. Pêsaro 74 x 61 Trieste
3ª rodada – Virtus e Olimpia sobrevivem como as únicas duas equipes invictas do campeonato
A terceira rodada aconteceu por completo neste último fim de semana (dias 9 e 10). Virtus e Olimpia venceram seus compromissos e mantiveram-se como as únicas equipes ainda invictas no campeonato, com as derrotas de Treviso e Reggiana. Candidatas a título, Brindisi e Sassari se recuperaram e se aproximaram das primeiras colocações.
A principal partida desta rodada foi o encontro entre Reyer e Virtus, dois dos principais times do país nos últimos anos, que aconteceu em Veneza. A Reyer se impôs durante o primeiro tempo, o qual terminou vencendo por 41 a 38, mas teve um “apagão” durante o terceiro quarto. A Virtus, impulsionada por Kevin Hervey, conseguiu empatar o jogo em cerca de quatro minutos e, pouco depois, teve um parcial de 11 a 0. Os bolonheses não tiraram o pé do acelerador e caminharam para abrir 17 pontos de vantagem no fim do terceiro quarto, vencido por 29 a 9. Bastou a campeã italiana administrar o resultado no último quarto, para vencer por confortáveis 84 a 65.
Varese e Olimpia jogaram o dérbi da Lombardia, uma das rivalidades históricas mais importantes da Itália. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, o time de Milão teve muito trabalho e viu seu grande rival local liderar a partida em diversos momentos. Após o primeiro tempo terminar empatado, a Olimpia conseguiu se impor e disparar na liderança, chegando a abrir dez de vantagem. Mas Alessandro Gentile fez valer a “Lei do Ex” e impulsionou a Varese, que antes mesmo do fim do terceiro período conseguiu virar e terminou o terceiro quarto vencendo por 64 a 60. A Olimpia lutou muito, conseguiu virar o jogo durante o último quarto, mas a Varese não se entregou. Gentile, com uma cesta de três, cortou a vantagem dos milaneses para apenas 82 a 79, a 44 segundos do fim. Mas nenhum dos times conseguiu mais pontuar e este acabou sendo o placar final da vitória da Olimpia.
Outros resultados importantes desta rodada foram as vitórias de Brindisi e Dinamo Sassari. A “Estrela do Sul” viajou até o Piemonte, onde visitou a Derthona por 87 a 78, com grande atuação de Nick Perkins, que teve 26 pontos e sete rebotes. Foi a segunda vitória seguida da Brindisi, que sobe ao quarto lugar. Sassari, que perdeu para a Brindisi na rodada passada, se reencontrou com a vitória e derrotou em casa a Reggiana por 96 a 93, em uma grande virada, que precisou da prorrogação para ser definida. A Dinamo sobe para o quinto lugar. Agora, abaixo de Virtus e Olimpia que estão com três vitórias, cinco times estão empatados com duas vitórias e uma derrota.
Todos os resultados da 3ª rodada
Trentino 84 x 68 Vanoli Cremona
Derthona 78 x 87 Brindisi
Varese 79 x 82 Olimpia Milão
Reyer Veneza 65 x 84 Virtus Bolonha
Dinamo Sassari 96 x 93 Reggiana
Napoli 82 x 70 Treviso
Trieste 80 x 72 Brescia
Fortitudo Bolonha 87 x 66 V.L. Pêsaro
Jogos da próxima rodada
A 4ª rodada acontece no próximo fim de semana, com um jogo isolado na sexta-feira, dois no sábado e os demais cinco no domingo. Confira abaixo a lista de todos os jogos, já no horário de Brasília.
Sexta-feira (15/10)
15h30 – Brindisi x Fortitudo Bolonha
Sábado (16/10)
13h – Reggiana x Trentino
15h – Virtus Bolonha x Trieste
Domingo (17/10)
7h – Treviso x Dinamo Sassari
11h30 – V.L. Pêsaro x Derthona
12h30 – Brescia x Napoli
14h30 – Vanoli Cremona x Varese
15h45 – Olimpia Milão x Reyer Veneza