O Zenit São Petersburgo (RUS) realizou nesta segunda-feira o seu jogo adiado contra o Panathinaikos (GRE), válido pela sexta rodada da temporada regular e conseguiu uma vitória tranqüila, atropelando o time grego por 112 a 83. Dominante do início ao fim, o clube russo alcançou a 20ª vitória no campeonato e oficialmente garantiu a primeira classificação às quartas-de-final da Euroliga de sua história. Uma derrota deixaria o Zenit com a mesma campanha que o Valencia (ESP), que terminou sua participação com 19 vitórias e 15 derrotas. Neste caso, a vantagem nos critérios desempate favoreceriam o time espanhol, que tomaria dos russos o oitavo lugar. Assista abaixo aos melhores momentos da vitória de hoje do Zenit:
O resultado traz grandes definições para a Euroliga. A primeira delas é, obviamente, sobre as quartas-de-final da atual edição. O resultado de hoje fechou o grupo dos oito times classificados. A única partida que resta para termos a classificação final é o duelo entre CSKA Moscou (RUS) e Panathinaikos, que acontece nesta quarta-feira (14), às 14h. Esta partida precisou ser adiada da 25ª rodada e seu resultado não mudará a posição do CSKA, que fica com o segundo lugar mesmo em caso de derrota. No momento, a classificação da competição está assim:
Os cruzamentos das quartas-de-final foram os seguintes:
E aqui estão as datas e os horários (de Brasília) das partidas:
Resultado também garante finalistas da EuroCup na próxima temporada
Com o título da EuroCup da temporada 2018-19, o Valencia garantiu vaga na Euroliga de 2019-20. Com o cancelamento da temporada e o congelamento dos clubes participantes para a atual temporada, o clube espanhol pôde disputar a competição novamente. Além disso, se o Valencia se classificasse para os playoffs desta temporada, ele garantiria vaga automática para a próxima temporada e somente o campeão da atual EuroCup se classificaria para a Euroliga que vem.
Porém, com esta eliminação do Valencia diante da classificação do Zenit, o clube espanhol perde sua vaga para a temporada que vem e abre uma nova vaga para a atual EuroCup. Portanto, os dois clubes que alcançarem a final da competição secundária, terão suas vagas garantidas para a edição que vem. Portanto, o Monaco (FRA), que na semana passada eliminou o Gran Canaria (ESP) e se classificou para a final, foi o primeiro clube a se classificar via EuroCup para a próxima temporada da Euroliga. Foi a primeira classificação da história do clube para a competição, muito comemorada nas redes sociais do time:
A outra vaga ficará com o vencedor do jogo 3 entre Virtus Bolonha (ITA) e UNICS Kazan (RUS), disputada na Itália, que acontece nesta quarta-feira, às 15h45 do horário de Brasília. Se você não pôde ver antes, clique aqui e veja a cobertura que nossa equipe fez da temporada 2020-21 da EuroCup.