Foram quase sete meses de espera, desde que a temporada 2019-20 foi interrompida e posteriormente cancelada por causa da pandemia do Coronavírus. Porém, a rodada de abertura da nova temporada não poderia ter sido melhor! Com a grande maioria dos nove jogos sendo bastante equilibrados, não faltou emoção, surpresas e jogos decididos nos instantes finais. Confira conosco tudo o que de principal aconteceu na rodada, que aconteceu nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2).

>>LEIA TAMBÉM: Guia da Euroliga 2020-21

O grande jogo da rodada

Brandon Davies, cestinha do Barcelona na partida (Euroleague.net)

Dois dos principais candidatos ao título e dois dos times que melhor se reforçaram na offseason se enfrentaram logo no primeiro dia, com o Barcelona (ESP) recebendo o CSKA Moscou (RUS) na Catalunha. A estrela do time catalão, o ala-pivô Nikola Mirotić, ajudou o time da casa a abrir grande vantagem. Com oito pontos ainda no primeiro quarto, ele ajudou o Barça a abrir 24 a 14. Os catalães conseguiram manter uma vantagem confortável de oito pontos até o intervalo, mesmo com a segunda unidade jogando mais no segundo quarto.A defesa dos espanhóis foi o grande diferencial, pois a equipe do técnico Šarūnas Jasikevičius conseguiu limitar bastante a performance das principais estrelas do CSKA no primeiro tempo e os russos fizeram apenas 33 pontos nos dois primeiros quartos.

Apesar da ótima partida que vinham fazendo Mirotić, o pivô Brandon Davies e o armador recém chegado Nick Calathes, a principal contratação do Barça na offseason, o CSKA foi capaz de conter os donos da casa mais uma vez, não permitindo que eles ampliassem a vantagem no terceiro quarto e chegando ao último período perdendo por apenas sete pontos. Foi quando começaram a brilhar as estrelas do armador Mike James e do pivô recém-chegado Tornike Shengelia, que combinando para sete pontos nos primeiros minutos do último quarto, trouxeram a diferença para apenas dois pontos, com o Barcelona vencendo por 57 a 55.

O ala Álex Abrines, então, respondeu nos minutos seguintes com seis pontos seguidos, sem resposta por parte do CSKA, e aumentou a vantagem dos espanhóis mais uma vez. A partir dali, o Barça precisou apenas administrar a vantagem, que voltou a ficar confortável, mantendo-se na casa dos dez pontos pelo resto do quarto. O placar final foi de 76 a 66 para o Barcelona. Ao desbancar o atual campeão, o “novo” Barça manda uma grande mensagem, colocando-se logo de cara como um dos principais candidatos ao título.

Mesmo que tenha começado no banco, Davies foi o cestinha dos donos da casa, terminando com 18 pontos e também quatro rebotes. Mirotić terminou com 17 pontos, sete rebotes e quatro roubos, enquanto Abrines contribuiu com 13 pontos e Calathes distribuiu sete assistências. O CSKA sentiu a falta de sua outra contratação de peso do verão, o pivô sérvio Nikola Milutinov, que esteve indisposto. Shengelia foi o destaque da equipe, com 15 pontos, cinco rebotes e três assistências, com James contribuindo com 13 pontos e quatro assistências, mas sendo forçado pelas dobras da marcação adversária a cometer seis turnovers durante a partida.

A “zebra” passeou no primeiro dia

Nos outros quatro jogos da quinta-feira, todos os jogos foram equilibrados até o fim e em dois deles prevaleceram os times menos cotados para vencer. Na Turquia, aconteceu o duelo entre os times que terminaram em primeiro e último lugar na temporada passada. O Anadolu Efes (TUR) recebeu o renovado Zenit São Petersburgo (RUS), clube que fez boas contratações e começa o ano com um treinador renomado, Xavi Pascual. Já o time turco foi o time sensação da temporada passada, mas o clube foi para este jogo sem sua maior estrela, o ala-armador americano Shane Larkin. O jogo foi equilibrado do início ao fim, com várias trocas de liderança, mas comandados pelo armador canadense Kevin Pangos (23 pontos, sete assistências), uma das grandes contratações do verão, o Zenit prevaleceu no fim, vencendo por 73 a 69.

Quem também se superou foi o Zalgiris Kaunas (LIT) que foi até Pireu, na Grécia, onde visitou o Olympiacos (GRE). Os dois clubes tiveram campanhas semelhantes na temporada passada, ficando ambos pelo meio da tabela, e ambas passaram por grandes mudanças no elenco. Portanto, não é que nesse jogo havia um óbvio favorito. Mas o Olympiacos conseguiu controlar o jogo na maior parte do tempo e chegou a abrir 11 pontos de vantagem já no fim do terceiro quarto. Mas os lituanos foram aguerridos e conseguiram fazer um último quarto quase que perfeito e encostaram nos minutos finais. O garoto Rokas Jokubaitis (apenas 19 anos)  conseguiu sofrer uma falta em uma disputa por rebote ofensivo e acertou os dois lances livres que deram a vitória por 68 a 67 para o Zalgiris, a primeira do clube contra o Olympiacos na Grécia em toda a história.

Os outros dois jogos da quinta-feira, apesar de bastante disputados, terminaram com a vitória dos considerados favoritos. O Maccabi Tel Aviv (ISR) recebeu em Israel o campeão alemão ALBA Berlin (ALE), que chegou até a assustar no início, vencendo o primeiro quarto por 29 a 19. Mas os donos da casa devolveram a mesma moeda no segundo e seguiram controlando o jogo até o fim, vencendo por 80 a 73. Na Espanha, o Valencia (ESP) e suas badaladas contratações tiveram muito trabalho para bater os franceses do ASVEL (FRA), que também se reformulou completamente no verão. Batalhando até o minuto final, o ASVEL havia empatado o jogo em 63 a 63, mas viu uma penetração para bandeja do belga Sam Van Rossom fazer os pontos da vitória valenciana. Os franceses até tiveram a última bola do jogo nas mãos e executaram uma jogada brilhante, mas a bola não caiu.

Novamente equilíbrio nos jogos de sexta-feira

Malcolm Delaney - AX Armani Exchange Milan - EB20
Malcolm Delaney (centro) liderou a Olimpia Milano em sua vitória sobre o Bayern (Euroleague.net)

Ninguém teve vida fácil também nos jogos de sexta-feira. No primeiro do dia, o Khimki (RUS) recebeu na Rússia o Panathinaikos (GRE), duas equipes que terminaram a temporada passada na zona de classificação, mas com os russos jogando muito melhor. O elenco do Khimki para este ano está bem mais forte do que o do adversário, porém, o time jogou sem quatro de seus principais jogadores, incluindo o astro Alexey Shved. O Panathinaikos também veio sem alguns de seus atletas mais valiosos, como o armador Pierre Jackson, o que tornou a partida bastante nivelada. O Panathinaikos começou melhor, chegando a abrir 11 pontos de vantagem no primeiro quarto, mas a partida se equilibrou até ali e ninguém conseguiu mais abrir grandes vantagens, além da liderança trocar de mãos algumas vezes. Tudo ficou para o minuto final, quando brilhou a estrela do capitão grego Ioannis Papapetrou, que deu a liderança aos Verdes com uma jogada de cesta e falta e o clube não a perderia mais, vencendo por 78 a 76.

O Fenerbahçe (TUR) recebeu o Estrela Vermelha (SER) em Istambul e, apesar de não ter tido vida fácil, também nunca se viu em apuros para derrotar o clube sérvio pela boa margem de 77 a 63. O francês Nando de Colo, uma das estrelas remanescentes no time, foi o maestro, distribuindo sete assistências, além de marcar 12 pontos. Os estreantes Lorenzo Brown (enfrentando o ex-clube) e Edgaras Ulanovas fizeram boas estréias, com 17 e 13 pontos respectivamente. O Estrela teve os estreantes Langston Hall e Jordan Loyd como destaques, com 12 e 15 pontos respectivamente.

Se enfrentando na estréia pelo segundo ano seguido, Bayern de Munique (ALE) e Olimpia Milano também fizeram um jogo extremamente equilibrado na Alemanha, em que nenhum dos dois times chegou a liderar por mais do que cinco pontos e cuja liderança trocou de mãos 15 vezes. A partida terminou empatada em 70 a 70 e foi para a prorrogação, onde brilhou a estrela do armador Malcolm Delaney para os italianos, uma de suas principais contratações para a temporada, que anotou seis dos onze pontos da equipe no tempo suplementar, além de dar duas assistências. A Olimpia se segurou e conseguiu sair vencedora por 81 a 79. Apesar da derrota, o Bayern, um dos times mais fracos da temporada passada, deixou uma ótima primeira impressão sob o comando do novo técnico, o italiano Andrea Trinchieri. Já a Olimpia conseguiu superar as ausências de Vladimir Micov, ala titular, e Kevin Punter, para ficar com o triunfo.

Por fim, em um duelo espanhol, o campeão nacional Baskonia (ESP) recebeu o gigante Real Madrid (ESP) no País Basco e conseguiu se impor. O time do técnico montenegrino Duško Ivanović, que veio para esta temporada cheio de novos atletas e sem o melhor da temporada passada, Shengelia, manteve a boa fase que vive no campeonato espanhol. Os dois times, aliás, venceram os três jogos até aqui na ACB. O equilíbrio prevaleceu durante quase todo jogo, até que os bascos explodiram no último quarto, contando com um espetáculo por parte do armador americano Pierriá Henry, contratado junto ao UNICS Kazan para esta temporada, que fez 12 pontos no período. Ele foi o cestinha do jogo com 23 pontos, além de distribuir seis assistências. Pelo Real, as estrelas solitárias foram a dupla Facundo Campazzo (17 pontos) e Walter Tavares (dez pontos e sete rebotes).

TD Systems Baskonia Vitoria-Gasteiz celebrates - EB20
O campeão espanhol Baskonia iniciou a caminhada na Europa com vitória sobre um dos grandes rivais (Euroleague.net)

Ao fim da rodada, Fenerbahçe e Baskonia ficam com a primeira e segunda colocações por terem vencido seus jogos pela maior diferença de pontos (14 e 13 pontos, respectivamente). O Barcelona vem em terceiro, por ter um saldo de 10 pontos e o Maccabi completa o “G4” com seus 7 pontos de saldo.

Confira como ficou a classificação geral da Euroliga após a 1ª rodada:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *