Depois de uma temporada com um sabor agridoce, por ter vencido apenas a Liga Adriática, mas ter sido derrotado nas semifinais da Copa da Sérvia e nas quartas de final da Euroliga, o Partizan virá para esta temporada com uma vontade a mais. Possuindo um plantel muito poderoso, que se reforçou na medida do possível, a equipe de Željko Obradović tentará melhorar o retrospecto da última temporada, embora peças-chave tenham mudado, onde não há ainda uma confirmação de como funcionará o novo esquema tático com as novas peças.

Quem chegou

Frank Kaminsky (C, Houston Rockets-EUA, estadunidense, 30 anos) / PJ Dozier (PG, Sacramento Kings-EUA, estadunidense, 26 anos) / Mateusz Ponitka (SF, Panathinaikos-GRE, polonês, 30 anos) / Ognjen Jaramaz (SG, Bayern Munich-ALE, sérvio, 28 anos).

Quem saiu

Dante Exum (PG, Dallas Mavericks-EUA, australiano, 28 anos), Mathias Lessort (C, Panathinaikos-GRE, francês, 28 anos) / Ioannis Papapetrou (PF, Panathinaikos-GRE, grego, 29 anos) / Yam Madar (PG, Fenerbahçe-TUR, israelense, 22 anos).

Treinador

Željko Obradović (sérvio, 63 anos, o lendário técnico vai para sua terceira temporada no clube).

Possível quinteto titular:

PG – PJ Dozier
SG – Kevin Punter
SF – James Nunnally
PF – Zach Leday
C – Frank Kamisnky
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Aleksa Avramović
SG – Ognjen Jaramaz
SF – Mateusz Ponitka
PF – Tristan Vukčević
C – Alen Smailagić
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Com uma temporada regular impecável na Liga Adriática, sendo derrotado apenas duas vezes em 26 jogos, o Partizan levou esse ânimo para a Euroliga, onde garantiu vaga nos playoffs nas últimas rodadas, se classificando na sexta posição, com 20 vitórias e 14 derrotas. Nos playoffs, o clube de Belgrado acabou recebendo o Real Madrid, na série mais polêmicas da pós-temporada. O Partizan venceu os dois primeiros jogos na casa dos espanhóis, sendo que no jogo dois houve uma briga generalizada, que resultou em suspensões para ambos os times, mudando completamente o rumo da série. O Real Madrid acabou se aproveitando do momento, vencendo a série e eliminando os sérvios. A Euroliga ficou no quase, mas a taça da Liga Adriática ficou com Obradović e companhia, corando a temporada com o título regional.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

No intervalo das temporadas, o Partizan focou-se em novos nomes para substituir Dante Exum e Mathias Lessort. Após cinco anos na NBA, PJ Dozier chega ao clube sérvio para ser um dos pilares ofensivos da equipe, algo que não conseguiu fazer nos últimos dois anos. Com grande capacidade de salto e chute externo irregular, é um jogador muito parecido com Exum, mas terá que brigar com Mateusz Ponitka ou assumir a armação na posição um, já que Kevin Punter é inamovível da posição de ala-armador.

Já o substituto no garrafão será o veterano Frank Kaminsky, que passou mais anos nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, ele viu suas oportunidades encolherem a ponto de disputar apenas 45 partidas em duas temporadas, mas com suas habilidades físicas e técnicas obteve média de 11 pontos por jogo. Minutos em quadra não será um problema para Kaminsky, que chega como a principal referência no poste baixo, além de um espírito de liderança, que será essencial dentro e fora de quadra.

O que esperar nesta Euroliga

O grande objetivo da equipe de Belgrado, com toda certeza, é superar a temporada passada, então seu máximo provavelmente será chegar à mais um Final Four depois que o Madrid estragou uma vantagem de duas vitórias a zero para terminar em 2-3. A equipe já estava muito forte, e agora com as chegadas de peças importantes como PJ Dozier e Kaminsky, trazem uma experiência a mais para a equipe e um faro vencedor que persegue também Željko Obradović, uma vitoriosa fusão. Na pior das hipóteses, podemos apostar em uma classificação via Play In. Qualquer coisa a menos seria um fracasso absoluto da temporada.

By Vinicius Matosinhos

Sou apaixonado por esportes e amo escrever sobre as ligas de basquete espalhadas pelo mundo. Basquete é basquete em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *