Confrontos diretos na parte de cima e na parte de baixo da zona de classificação aumentaram ainda mais o equilíbrio na classificação. Neste momento, seis clubes se encontram muito vivos na luta pelas duas últimas vagas às quartas-de-final. Já na parte de cima, os dois gigantes espanhóis garantiram, matematicamente, suas classificações para os playoffs.
O CSKA Moscou (RUS) e o Barcelona (ESP) travaram o duelo mais esperado da rodada, na Rússia. E a partida foi exatamente como todos esperavam: espetacular. Com equilíbrio no jogo do início ao fim, nenhum time conseguiu abrir uma vantagem maior do que sete pontos após o primeiro quarto. O CSKA se manteve à frente por boa parte do segundo tempo, mas o Barça recuperou a liderança na metade final do último quarto.
Brandon Davies (16 pontos, 7 rebotes) colocou os espanhóis três pontos à frente (80 a 77) a oito segundos do fim. A estrela Mike James, cestinha da temporada, acertou uma bola de três da zona morta e empatou o jogo a 5.4 segundos do fim. Mas Nikola Mirotić (cestinha do jogo com 23 pontos e mais 8 rebotes, para 32 de PIR), de maneira cinematográfica, acertou o arremesso da vitória catalã no último lance do jogo, concretizando o sétimo triunfo consecutivo do clube. A derrota do CSKA foi a terceira nos últimos quatro jogos e custou ao atual campeão uma posição, estando eles agora na quinta colocação, com a campanha de 17-9.
https://twitter.com/EuroLeague/status/1233113170664939524
Com a combinação de resultados, o terceiro colocado Barça garante sua vaga nos playoffs, chegando à campanha de 20-6. Exatamente a mesma campanha do vice-líder Real Madrid (ESP), que em um jogo isolado na segunda-feira, recebeu e atropelou o Panathinaikos (GRE) em Madri, por 96 a 78. Os espanhóis, que venceram a quinta seguida, foram liderados pelos duplos-duplos de Facundo Campazzo (14 pontos e 10 assistências, para 26 de PIR) e Walter Tavares (15 pontos e 10 rebotes, para 30 de PIR). O Panathinaikos permanece na sexta posição, agora com a campanha de 14-12, mas esta foi a quarta derrota nos últimos cinco jogos.
Outro jogo que foi fantástico e teve um final de tirar o fôlego foi o duelo entre Maccabi Tel Aviv (ISR) e o animado Olympiacos (GRE), na capital israelense. Ambos os times chegaram a esta partida com vitórias consecutivas e protagonizaram um jogaço. Os donos da casa lideraram pela maior parte do jogo, chegando a abrir 13 pontos no fim do primeiro tempo. Mas os gregos batalharam e tomaram a liderança no segundo tempo, chegando a abrir sete pontos na metade do último quarto. Com jogadas lindas, os minutos finais do jogo foram eletrizantes e o Maccabi prevaleceu nos segundos finais, com uma cesta de três do cestinha do jogo, Scottie Wilbekin (21 pontos), garantindo o placar de 71 a 70.
Scottie Wilbekin hit a three-pointer with 10.6 seconds left to life @MaccabitlvBC to a dramatic 71-70 win over the depleted Olympiacos Piraeus
Highlights… pic.twitter.com/mAv4mjR6qo
— Turkish Airlines EuroLeague (@EuroLeague) February 27, 2020
O Olympiacos perdeu a chance de entrar na zona de classificação, ficando agora com a campanha de 11-15, na décima-primeira posição. Eles estão a apenas uma vitória do sétimo colocado. O resultado fez com que o Maccabi passasse o CSKA e assumisse de maneira isolada a quarta colocação, com a campanha de 18-8. Caso se mantenha entre os quatro primeiros colocados, o Maccabi terá vantagem de mando de quadra na série das quartas-de-final, fato que não ocorre desde 2010. Os israelenses se preparam para receber o líder da competição em casa na próxima rodada e os ingressos já se esgotaram.
Falando no líder Anadolu Efes (TUR), o time foi até a Alemanha e mesmo poupando sua principal estrela, Shane Larkin, não teve problemas para derrotar o ALBA Berlim (ALE) por 99 a 86. Foi a décima-primeira vitória consecutiva do clube, que já estava classificado para os playoffs. O time chega à campanha de 23-3 e estabelece o recorde histórico da Euroliga de onze vitórias fora de casa consecutivas. O armador sérvio Vasilije Micić liderou o time turco com 23 pontos e 9 assistências, para 35 de PIR. Com a campanha de 9-17, o ALBA tem poucas chances de alcançar os playoffs.
Equilíbrio continua na luta pelas últimas vagas
Três times estão empatados entre o sétimo e o nono lugar, com a campanha de 12-14. O Khimki (RUS) subiu da oitava para a sétima posição com uma vitória maiúscula dentro de casa sobre o ASVEL (FRA) por 108 a 79. Alexey Shved liderou o time em sua terceira vitória seguida com 24 pontos e 13 assistências, para incríveis 37 de PIR. Quem também se deu bem neste grupo foi o Fenerbahçe (TUR) que em confronto direto contra o então sétimo colocado Valencia (ESP), na Espanha, venceu por 93 a 86. Derrick Williams, do Fenerbahçe, foi o cestinha do jogo com 22 pontos. A equipe turca sobe da décima para a nona posição e o Valencia permanece dentro da zona de classificação, em oitavo lugar, devido aos critérios de desempate.
Outro tríplice empate ocorre neste momento entre o décimo e o décimo-segundo colocado, com a campanha de 11-15. Um deles é o Olympiacos, que como já mencionamos, foi derrotado pelo Maccabi fora de casa e cai da nona para a décima-primeira posição. E em um confronto direto, quem mais se beneficiou neste grupeto foi o Zalgiris Kaunas (LIT), que recebeu a então décima colocada Olimpia Milano (ITA) e em um jogo bastante disputado, venceu na prorrogação, por 105 a 97. Apesar do sufoco, a vitória coroou o esforço da equipe lituana, que jogou melhor e liderou por quase todo o jogo, contra a bagunçada equipe italiana. Ao todo, cinco jogadores do time do técnico Šarūnas Jasikevičius pontuaram em duplos-dígitos.
A vitória foi a quinta do Zalgiris nos últimos seis jogos e fez com que o clube ultrapassasse ambos, Olympiacos e Olimpia na tabela de classificação, ocupando agora a décima posição, a uma vitória do sétimo colocado. Na contramão, a Olimpia sofre a sétima derrota nos últimos sete jogos e parece não conseguir encontrar forças para seguir lutando.
Confira como ficou a classificação geral da Euroliga após a 25ª rodada