Pela segunda semana consecutiva o Barcelona venceu de forma impiedosa e chegou à sétima vitória seguida, mantendo a liderança isolada da Euroliga após oito rodadas. CSKA Moscou e Olympiacos chegaram à marca de cinco vitórias e entram no grupo dos quatro primeiros, o que lhes daria vantagem de mando de quadra se as quartas-de-final começassem hoje. O Bayern de Munique toma o segundo lugar do Žalgiris Kaunas e, em plena recuperação, Anadolu Efes e Real Madrid também venceram e entraram na zona de classificação.

>>LEITA TAMBÉM: 7ª rodada – Barcelona “atropela” e assume a liderança isolada

A rodada teve um jogo a menos, pois o duelo entre Khimki (RUS) e Olimpia Milano (ITA) precisou ser adiado, pois o clube italiano está passando por um surto de COVID-19. Os milaneses deveriam também ter jogado na quarta-feira (11), em uma partida remarcada da 5ª rodada, contra o Zenit São Petersburgo (RUS), mas esta também foi adiada, pela segunda vez. Houve um jogo isolado na quarta-feira, referente à 4ª rodada, em que o Estrela Vermelha (SER) derrotou o ASVEL (FRA) fora de casa, por 89 a 68.

Líder Barcelona humilha Fenerbahçe e Maccabi passa tranqüilo pelo Žalgiris

Na quinta-feira (12) aconteceram quatro jogos, dois dos quais foram muito equilibrados e outros dois que foram absolutas “lavadas”. Na Espanha, o líder Barcelona (ESP) recebeu o Fenerbahçe (TUR), uma das gratas surpresas desse início de temporada, apesar da campanha irregular. Porém, jogando sem seu principal jogador, o ala-armador Nando de Colo, os time turco foi atropelado pelos catalães, sem a menor piedade. Após um início equilibrado, os comandados do técnico Šarūnas Jasikevičius fizeram uma parcial de 18 a 2 nos seis minutos finais do primeiro quarto, colocando uma vantagem de nove pontos. Porém, o Fenerbahçe não teve forças de reação e não conseguiu impedir que os espanhóis ampliassem ainda mais sua vantagem. Chegando ao intervalo, os donos da casa já venciam por 22 pontos.

A humilhação aplicada pelos catalães continuou e foi ainda maior no segundo tempo, contra um Fenerbahçe que parecia completamente entregue. Mesmo com Jasikevičius mesclando o Barcelona com alguns reservas, a dominância prosseguiu e a vantagem da equipe superou os 30 pontos. E com um quarto quarto onde praticamente jogadores de banco estiveram em quadra, o Barça não tirou o pé do acelerador e fez sua vantagem chegar aos 44 pontos e venceu por incríveis 97 a 55. Esta foi a segunda pior derrota da história do Fenerbahçe na Euroliga moderna. Foram vários os destaques individuais do Barcelona, com cinco atletas pontuando em duplos-dígitos. O cestinha do time e do jogo foi o ala-armador Kyle Kuric, com 25 pontos. Com apenas dez pontos, o armador Lorenzo Brown foi o maior pontuador do Fenerbahçe. Com a sétima vitória seguida, o Barça segue líder isolado, com sete triunfos em oito jogos. O Fener sofre a quarta derrota em oito jogos e cai da quinta para a nona posição.

Em Israel o Maccabi Tel Aviv (ISR) conseguiu o outro “atropelo” do dia, ao bater facilmente o Žalgiris Kaunas (LIT) por 85 a 57. Mesmo com alguns desfalques, o time contou com uma grande atuação de seus jogadores de banco para conseguir a vitória, com destaque para o armador Tyler Dorsey, cestinha da equipe com 16 pontos, além de quatro rebotes e quatro assistências. O resultado dá muita moral para o Maccabi, pois o Žalgiris vem sendo um dos melhores times da Euroliga neste início. Esta foi apenas a primeira vez que os lituanos perdem dois jogos consecutivos na competição. Antes desse jogo, o Maccabi havia perdido cinco das suas seis partidas anteriores e a equipe espera que essa boa atuação possa alavancar uma arrancada rumo à zona de classificação. O time saltou três posições, ocupando agora o 11º lugar, com três vitórias em oito jogos. Já o Žalgiris cai do segundo para o quinto lugar.

CSKA e Olympiacos passam aperto em casa, mas vencem e entram no “G4”
O jogo mais equilibrado do dia aconteceu na Rússia, entre dois favoritos, o atual campeão CSKA Moscou (RUS) e o atual campeão espanhol Baskonia (ESP). Mesmo sem sua principal estrela, o armador Mike James, o CSKA conseguiu ser dono do jogo, mantendo durante quase toda a partida uma liderança de cerca de dez pontos. Porém, os espanhóis lutaram muito no segundo tempo e seu esforço foi  justificado no fim, comandados por uma atuação extraordinária do armador Pierriá Henry. O atleta chegou até a metade do último quarto sem anotar um ponto sequer, mas nos cinco minutos finais o Baskonia fez 24 pontos e Henry anotou 17 deles, ajudando o time a empatar em 84 a 84, a 37 segundos do fim. Mas uma cesta de três do ala-armador Darrun Hilliard recolocou os russos à frente e eles não perderam a ponta mais. Hilliard foi o cestinha do jogo com 31 pontos e o CSKA segurou a vantagem, vencendo no fim por apertados 89 a 86. Foi a terceira vitória seguida do CSKA, que alcança o quarto lugar. Com dois jogos a menos, o Baskonia despenca na tabela, agora em 14º, tendo sido esta sua terceira derrota consecutiva.

O outro jogo equilibrado da quinta-feira aconteceu em Pireu, na Grécia, onde o Olympiacos (GRE) tomou um susto com o bom início do ALBA Berlim (ALE), mas conseguiu virar no segundo tempo. Os alemães dominaram o primeiro tempo, liderando por boa parte do tempo por cerca de dez pontos, com a liderança chegando a 14. Mas com um terceiro quarto arrasador (vencido por 27 a 9) os anfitriões conseguiram virar a partida e não estiveram atrás em momento algum do jogo. O atual campeão alemão até que assustou no último quarto, como quando fez 8 a 2 de início e cortaram o déficit para apenas um ponto, mas os gregos reconstruíram a vantagem e terminaram vencedores por 75 a 71. Com dois jogos a menos, o ALBA cai para a vice-lanterna, com apenas uma vitória em seis jogos, enquanto o Olympiacos salta para o terceiro lugar, tendo vencido cinco das oito partidas que disputou.

Bayern vence e sobe para segundo lugar; Real alcança zona de classificação
Com a derrota do Žalgiris, o Bayern de Munique (ALE) saltou para o segundo lugar antes mesmo de entrar em quadra, na sexta-feira (13). Mas os bávaros precisavam derrotar o Valencia (ESP) em casa para ficar com a vice-liderança sem depender de nenhum critério desempate e eles conseguiram. Em uma partida equilibrada do início ao fim, na qual nenhum dos dois times conseguiu criar uma grande liderança, os alemães prevaleceram nos minutos finais, desempatando o jogo e mantendo-se à frente até o fim. Nos dois minutos finais, os donos da casa se aproveitaram dos erros do Valencia para construir uma vantagem segura de duplos-dígitos, vencendo por 90 a 79. Foi outra excelente partida do ala Vladimir Lučić, melhor jogador do Bayern na temporada, com 22 pontos e sete rebotes.

Paul Zipser - FC Bayern Munich - EB20

O Real Madrid (ESP) viajou até Belgrado, onde visitou o Estrela Vermelha no primeiro jogo da sexta-feira. Empolgados pela vitória fora de casa no jogo isolado de quarta-feira, os donos da casa começaram melhor, chegando a liderar por 13 pontos no primeiro tempo. Mas as coisas se equilibraram e a partida chegou à metade do último quarto com o Estrela vencendo por apenas um ponto (65 a 64). Foi quando o ala-pivô Trey Thompkins acertou duas bolas de três seguidas para colocar o Real à frente por cinco pontos e a forte defesa dos “Merengues” agüentou bem a pressão sérvia nos minutos finais, para dar a vitória aos espanhóis por 73 a 67. Esta foi a terceira vitória seguida do Real Madrid, que tem agora quatro em oito jogos, chegando ao oitavo lugar. O Estrela sofre a quinta derrota em oito jogos e cai da nona para a 13ª posição.

Efes quebra tabu histórico na Grécia e Zenit se reencontra com a vitória
Voltando à Grécia, onde bateu o Olympiacos há duas semanas, o Anadolu Efes (GRE) visitou nesta sexta-feira o Panathinaikos (GRE). O time turco ainda tinha desfalques importantes, como Shane Larkin e Bryant Dunston e, para piorar, eles ainda perderam Rodrigue Beaubois logo no primeiro quarto de jogo. Porém, o armador Vasilije Micić faria o jogo de sua carreira, para compensar a ausência de companheiros-chave. O Panathinaikos foi melhor no primeiro tempo e levou para os vestiários uma pequena vantagem de quatro pontos (40 a 36). Mas a partir do terceiro quarto começaria o espetáculo do armador sérvio, que faria 21 pontos só na segunda etapa, ajudando o Efes a virar o jogo e segurar a ponta até o fim, vencendo por 80 a 77. Micić terminou com a maior marca de sua carreira, de 33 pontos. A vitória, terceira seguida do Efes, foi a primeira do clube contra o Panathinaikos na Grécia desde março de 2006. Eles sobem para o sétimo lugar, com quatro vitórias em sete jogos, enquanto os Verdes caem para a 15ª, com cinco derrotas em sete jogos.

No último jogo da rodada, dois dos clubes que menos jogaram até aqui, por conta de adiamentos por causa da COVID-19, se enfrentaram na França, com o ASVEL recebendo o Zenit São Petersburgo. Em uma partida de placar muito baixo, os russos levaram a melhor, vencendo por 66 a 53 e dando aos donos da casa a sua quinta derrota em seis jogos. Os 53 pontos marcados pelo ASVEL foram a segunda menor marca em um jogo da Euroliga moderna (de 2001 para cá), perdendo apenas para os 43 que o Žalgiris fez em abril de 2019, contra o Fenerbahçe, pelas quartas-de-final. O Zenit chega à sua terceira vitória em quatro jogos, confirmando a boa fase do clube, que perdeu somente um jogo em todas as suas competições na temporada. A equipe ainda tem quatro jogos adiados por jogar, o que pode fazê-la subir muitas posições na tabela.

Por falar em jogos adiados, no último final de semana nós criamos uma tabela em que estamos monitorando todos os jogos adiados, à medida que suas novas datas são divulgadas. Confira:

Imagem

Confira como ficou a classificação geral da Euroliga após a 8ª rodada:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *