Após quatro anos de página e dois anos de site, o Tabela de Ferrou deu mais um passo em sua evolução. Foram várias tentativas e inúmeros contatos com as ligas espalhadas pela Europa, até que por fim conseguimos os direitos de transmissão da segunda divisão do campeonato alemão, conhecida como ProA. Com grande alegria, transmitiremos todos os jogos de três clubes da competição. Entenda o formato da liga e saiba como funcionará as transmissões.
Ano de fundação e formato
Fundada em 1975 e reestruturada em 2007, a ProA (ou 2ª Bundesliga) é considerada a segunda divisão do basquete profissional de clubes da Alemanha. Anteriormente, existiam na liga duas divisões regionais, uma no Norte e outra no Sul. A liga foi criada para tornar os clubes mais profissionais e facilitar a transição para a primeira divisão alemã (Bundesliga), caso fossem promovidos.
Inicialmente, a competição era composta por 16 equipes, mas esse número foi reduzido para 15 na temporada 2011/12 devido à ausência de um substituto após a desistência do clube UBC Hannover. Nas temporadas seguintes, sempre se atingia o número desejado de 16 equipes por meio de convites extras (Wild Card). Hoje em dia, o número de equipes aumentou para 18, onde esses clubes se enfrentam em 34 jogos na temporada regular sem dividir em grupos regionais. Os oito primeiros colocados da fase regular se classificam para os playoffs e os times posicionados em 17º e 18º são rebaixados para a terceira divisão, a ProB.
Temporada mais importante da liga
O verdadeiro divisor de águas para a ProA foi a temporada de 2010/11, quando foi estabelecido o recorde de público com 12.200 espectadores no Salão Olímpico de Munique durante o jogo entre o anfitrião e líder da liga, Bayern de Munique, e o segundo colocado Würzburg Baskets. Esse é considerado o maior público em um jogo de basquete da segunda divisão alemã até hoje. Além disso, pela primeira vez a ProA foi transmitida ao vivo na televisão aberta da emissora Bayerischer Rundfunk.

Para profissionalizar ainda mais a liga e seus clubes, foram implementadas várias regulamentações, principalmente na temporada 2014/15, quando o clube Paderborn e a organização da liga ganharam destaque internacional por uma suposta negligência ao atualizar o sistema operacional de um computador. Isso resultou em penalizações no jogo entre dois times ameaçados de rebaixamento, que teriam decidido a permanência no campeonato antes da última rodada. A situação não melhorou quando a objeção do Paderborn à penalização foi confirmada e o anúncio prévio do rebaixamento do Paderborn foi retirado. Por este motivo, a liga resolveu se blindar e se qualificar ainda mais, chegando no modelo regulamentar sólido que se encontra hoje em dia.
Nicolas Grundmann foi o diretor administrativo da segunda divisão até 2013, e foi sucedido por Daniel Müller. Em fevereiro de 2018, a seguradora de saúde Barmer adquiriu os direitos de nome da ProA, se tornando a “Barmer 2ª Bundesliga”. Müller anunciou em meados de fevereiro de 2019 que deixaria o cargo de diretor administrativo ao final da temporada 2018/19. Em 1º de agosto de 2019, Christian Krings assumiu o cargo de diretor da liga.

A temporada regular da temporada 2023/24 começa na sexta-feira (29), na partida entre WWU Baskets Münster e Phoenix Hagen. Porém, vale ressaltar que iremos transmitir apenas os jogos dos clubes com brasileiros no elenco. Os clubes que se encaixam nesse quesito são o EPG Baskets Koblenz, Science City Jena e PS Karlsruhe LIONS, onde jogam respectivamente o ala-pivô Gabriel de Oliveira, o ala-pivô Rafão Rodrigues e o ala Kayo Gonçalves.
Confira a data e os horários da 1ª rodada de transmissões:
