Muita emoção e decisão em apenas quatro jogos das quadras europeias no meio dessa semana. No dia 27 de setembro (quarta-feira) ocorreram os três jogos de volta dos “Qualifiers” para a temporada regular da EuroLiga Feminina, que começa no próximo dia 4 de outubro (todos os oito jogos da rodada). Já no dia 28 (quinta-feira), em Lyon na França, tivemos a decisão da Supercopa da Europa, que é um confronto em jogo único entre os campeões da EuroLiga e da EuroCup da temporada anterior.

Supercopa Feminina da Europa

Na decisão da Supercopa da Europa, o Fenerbahçe confirmou o favoritismo sobre o Lyon ASVEL. Enquanto a equipe francesa somava desfalques importantes como Sandrine Gruda, Gabby Williams e Julie Allemand, o time turco estava reforçado com estrelas da WNBA, como Naphesa Collier (20 pontos, 7 rebotes, 5 assistências e 9 em 13 nos arremessos de 2 pontos – Levou o MVP), Kayla McBride, e do Eurobasket como Emma Meessemam (10 pontos, 13 rebotes e 4 assistências) e Yvonne Anderson. Fatos que até justificam o placar esmagador de 109 a 52 a favor de equipe de Istanbul. As cestinhas do lado de Lyon foram Alexia “Cherry” Chartereau e Helena Ciak, ambas com 14 pontos. A vitória elástica do Fener foi construída desde o primeiro quarto com uma defesa muito forte, que alternava entre individual, zona e pressão quadra toda, forçando 27 erros do adversário, combinando com 20 roubos de bola, que resultava em um jogo de transição muito rápido. Foi um belo cartão de visitas que as comandadas pela técnica francesa Valerie Garnier deram às demais quinze equipes que pretendem tirar o título da EuroLiga Feminina das mãos do Fenerbahçe.

Qualifiers para a EuroLiga Feminna

No confronto 1 dos “Qualifiers”, após uma vitória por 63 a 48 em Londres, o DVTK da Hungria recebeu o London Lions e soube gerenciar a vantagem conseguida no jogo anterior, controlando o ritmo, cadenciando o ataque e com defesa forte, forçando o London Lions a cometer 22 erros (turnovers). Com atuações expressivas de Holly Winterbrun (27 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e 7 bolas de três pontos) e de Megan Gustafson (20 pontos e 7 rebotes) a equipe inglesa venceu por 73 a 72, mas não consegui recuperar a desvantagem de 15 pontos do jogo de ida. Destaque pelo DVTK no jogo de ida, a australiana Darcee Garbin voltou a liderar a equipe em pontos, foram 16, 12 deles em bolas de três. A equipe húngara entra no Grupo A da EuroLiga e estreia fora de cada contra o Lyon AVEL da França

O confronto 2 foi marcado por equipes com históricos opostos na EuroLiga. O TTT Riga da Letônia, 18 vezes campeão europeu, recebeu o Sepsi-SIC da Romênia que nunca participou de uma temporada regular da principal competição europeia. A vitória romena no jogo de ida por 59 a 54 deu pouca vantagem para a equipe do Sepsi-SIC, indicando que o jogo da volta seria também muito disputado. Foi o que aconteceu, os times lutaram muito e o resultado final foi vitória da equipe romena por 63 a 62, com grandes atuações de Ellen Nystrom (21 pontos, 3 rebotes, 2 assistências e 4 em 4 nas bolas de três), Borislava Hristova (16 pontos) e da americana Morgan Green (8 pontos, 5 rebotes e incríveis 15 assistências). Na equipe do TTT Riga, o destaque individual ficou com a jovem promessa da seleção letã, Vanesa Jasa, MVP do Europeu Sub 20 desse ano, que marcou 17 pontos. O Sepsi-SIC também entra no Grupo A, e fará sua estreia na história da EuroLiga Feminina fora de casa contra a equipe espanhola do Zaragoza.

No confronto 3, o time polonês do Polkowice recebeu o Besiktas da Turquia. Além de vencer o jogo de ida por 58 a 57, a equipe polonesa dominou o jogo de volta e voltou a vencer, dessa vez por 78 a 64, com duplo-duplo da americana Brianna Fraser (17 pontos e 10 rebotes) e com boa atuação da experiente jogadora eslovena Nika Baric (12 pontos, 5 rebotes e 7 assistências. Pelo time turco, a sérvia Jovana Nogic mais uma vez teve boa atuação (18 pontos, 7 rebotes e 8 assistências), porém novamente não evitou a derrota. O Polkowice se junta ao Grupo B e eestreia fora de casa na EuroLiga Feminina contra o campeão da Supercopa italiana Virtus Bologna. O Besiktas, assim como London Lions e TTT Riga vão disputar a EuroCup Feminina 23/24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *