Depois de uma temporada decepcionante e uma offseason conturbada que culminou na saída do técnico Sergio Scariolo, a Virtus busca se reconstruir sob o comando de Luca Banchi e com um elenco com expectativas menores. Apesar disso, deve seguir sendo um time de final de tabela nesta edição da Euroliga.

Quem chegou

Bruno Mascolo (PG, Brindisi-ITA, italiano, 27 anos) / Jaleen Smith (PG, Alba Berlim-ALE, estadunidense, 28 anos) / Ognjen Dobrić (SF, Estrela Vermelha-SER, sérvio, 28 anos) / Achille Polonara (PF, Žalgiris-LIT, italiano, 31 anos) / Devontae Cacok (C, CSKA Moscou-RUS, estadunidense, 26 anos) / Bryant Dunston (C, Anadolu Efes-TUR, estadunidense, 37 anos).

Quem saiu

Nico Mannion (PG, Baskonia-ESP, italiano, 22 anos) / Kyle Weems (SF, Derthona Basket-ITA, estadunidense, 33 anos) / Mouhammadou Jaiteh (C, AS Monaco-FRA, francês, 28 anos) / Miloš Teodosić (PG, Estrela Vermelha-SER, sérvio, 36 anos) / Semi Ojeleye (PF, Valencia-ESP, nigeriano, 28 anos) / Gora Camara (C, Treviso-ITA, senegalês, 22 anos) / Ismaël Bako (C, Unics Kazan-RUS, belga, 27 anos).

Treinador

Luca Banchi (italiano, 58 anos, assume o time após excelente performance comandando a Letônia no mundial e a inesperada saída de Sergio Scariolo da Virtus).

Possível quinteto titular:

PG – Daniel Hackett
SG – Isaïa Cordinier
SF – Marco Belinelli
PF – Tornike Shengelia
C – Jordan Mickey
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Alessandro Pajola
SG – Jaleen Smith/Gabriel Lundberg
SF – Ognjen Dobrić
PF – Achille Polonara
C – Devontae Cacok
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

A Virtus decepcionou na temporada 2022-23. Com um forte elenco e Sergio Scariolo no comando técnico, as expectativas eram de brigar por títulos a nível doméstico e uma participação nos playoffs da Euroliga. A equipe vinha de uma crescente interessante, tendo vencido a Eurocup na temporada anterior (2021-22), mas a campanha na Euroliga foi desastrosa. Foram 14 vitórias e 20 derrotas na competição, desempenho muito longe de qualquer briga por playoffs. A Virtus terminou no 14º lugar, com resultados muito aquém do desejado para um time que tinha nomes de peso e Sergio Scariolo como técnico.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

A mudança no comando técnico se destaca, mesmo com o alto grau de mudanças no elenco da Virtus. Sergio Scariolo era o grande baluarte da equipe, e deixou o time de maneira inesperada pouco tempo antes do início da Euroliga devido a desavenças com a diretoria. Luca Banchi assume o comando técnico após grande mundial liderando a Letônia, e vai contar com um elenco reformulado onde vai precisar encontrar novas lideranças após a saída de Miloš Teodosić, por exemplo. Jaleen Smith e Ognjen Dobrić devem ocupar o espaço aberto no backcourt, enquanto Achille Polonara retorna à Itália para ter oportunidades no garrafão da Virtus.

O que esperar nesta Euroliga

Apesar das mudanças substanciais, a Virtus parece ter regredido. Existem muitas dúvidas sobre como as novas contratações vão se encaixar, e também sobre o que Luca Banchi vai conseguir entregar após a excelente campanha da Letônia no mundial. No ano passado, jogando a Euroliga pela primeira vez desde 2008, as expectativas eram grandes para a Virtus, que decepcionou bastante. Para esta temporada, com um elenco menos badalado, as expectativas devem ser ajustadas e a maioria das projeções deve colocar a Virtus como um dos cinco piores times da competição. Apesar disso, Luca Banchi demonstrou no mundial que superar expectativas é sua especialidade, e quem sabe ele possa repetir o sucesso na Virtus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *