Nesta terça e quarta-feira (09 e 10/01) foi realizada a décima quarta rodada da fase regular da EuroCup, com a definição de mais duas equipes classificadas aos playoffs: London Lions, no grupo A, e U-BT Cluj-Napoca, no grupo B. O Hamburg Towers se juntou ao Cedevita Olimpija, deixando de ter chances matemáticas de classificação, enquanto o Gran Canaria reassumiu a liderança do grupo B, após derrota do JL Bourg. Restando quatro rodadas para o final da fase regular, a disputa continua muito acirrada, com 12 equipes ainda buscando a sonhada vaga para a próxima fase.
Confira abaixo um breve resumo dos dez jogos da décima quarta rodada.
Grupo A
BC Wolves (LIT) 91 x 89 Cedevita Olimpija (SLO)
Por Vinícius Matosinhos
Em uma emocionante partida, o BC Wolves conquistou a vitória por 91 a 89 sobre o Cedevita Olimpija, que já estava eliminado e sem vitórias. Rasheed Sulaimon brilhou com 23 pontos, garantindo o triunfo ao converter o lance da vitória apenas 41 segundos antes do final da partida, deixando todos sem chance de marcar após esse momento. O destaque decisivo veio de Tre’shawn Thurman, que assegurou a vitória com um crucial roubo de bola sobre Jaka Klobucar nos últimos segundos, impedindo o Cedevita de realizar o último arremesso. Karlo Matković foi o cestinha do time perdedor, que permanece na última posição do Grupo A sem nenhuma vitória até o momento (0-14). Enquanto isso, o Wolves ocupa a sétima posição com um registro de 5-9, ficando a apenas duas vitórias da zona de playoffs.
Hapoel Tel Aviv (ISR) 96 x 100 London Lions (ING)
Por Vinícius Matosinhos
Apesar de entrar no jogo com 11 vitórias e já garantida na pós-temporada, o Hapoel Jerusalém não conseguiu impedir o London Lions de alcançar a mesma conquista. Os Leões asseguraram a vitória por 100 a 96, destacando-se com 17 pontos do estreante David Nwaba, um duplo-duplo de Gabe Olaseni (12 pontos, 10 rebotes), e a contribuição de Luke Nelson e Conor Morgan, ambos marcando 15 pontos cada. Xavier Mumford marcou 24 pontos pelo Hapoel, que esteve atrás durante toda a partida, reduzindo apenas a diferença final de pontos. O London Lions estabeleceu uma vantagem inicial de 28-19 no primeiro quarto, manteve uma liderança de 14 pontos no intervalo (58-44) e, apesar da reação do Hapoel no segundo tempo, permaneceu à frente sem sequer empatar desde o segundo minuto do jogo. Mesmo com a derrota, o Hapoel Jerusalém permanece em segundo lugar no Grupo A, com um registro de 11-3, enquanto os Leões ocupam a terceira posição, acumulando um recorde de 10-4.
Hamburg Towers (ALE) 90 x 96 Joventut Badalona (ESP)
Por Rafael Bittelbrunn
O Joventut Badalona definitivamente engrenou na competição, conseguindo a sexta vitória consecutiva e ficando a um triunfo da classificação. A vítima da vez foi o Hamburg Towers que, com a derrota (a terceira seguida), deixou de ter chances matemáticas de jogar os playoffs. Apesar da diferença na tabela, o jogo foi extremamente equilibrado, decidido apenas nos segundos finais, com nenhuma das equipes tendo mais que seis pontos de vantagem ao longo do jogo. As defesas das duas equipes eram facilmente batidas, e o último quarto começou com vantagem de cinco pontos (68-73) dos visitantes, mas o Hamburg emendou uma corrida de 7-0 e virou o jogo. Com cerca de dois minutos por jogar, o time alemão tinha um ponto de vantagem (90-89), mas viu o veterano Ante Tomić anotar sete pontos sem resposta, selando a difícil vitória catalã. O croata terminou com 21 pontos, dez rebotes, seis assistências e 31 de PIR, e Andrew Andrews contribuiu com 19 pontos e 11 assistências. No Hamburg, destaque para Al Durham, com 16 pontos, seis rebotes e quatro assistências.
Reyer Veneza (ITA) 106 x 96 Beşiktaş (TUR)
Por Rafael Bittelbrunn
Após quatro derrotas consecutivas, a Reyer Veneza conquistou importante vitória dentro de casa, mantendo vivas as chances de uma vaga à próxima fase. O adversário foi o Beşiktaş, que batalhou bastante e só foi derrotado na prorrogação. O primeiro tempo foi de domínio italiano, com Kyle Wiltjer e Marco Spissu conectando bolas triplas, e a vantagem chegando aos 18 pontos no segundo quarto, apesar do domínio dentro do garrafão do time turco. Na metade da terceira parcial, a vantagem da Reyer ainda era confortável (17 pontos), mas então o time turco melhorou a defesa do perímetro, usou bem a força do garrafão e foi diminuindo a diferença, até virar o placar, na metade do último quarto. O time visitante chegou a abrir seis pontos, com cerca de um minuto por jogar, mas não segurou e o time da casa empatou a partida, levando para a prorrogação. No tempo extra, uma corrida de 10-0 para a Reyer praticamente definiram o jogo, importantíssimo para o time italiano. A grande partida de Wiltjer (32 pontos, sendo 7/11 da bola tripla, e 39 de PIR) foi premiada com o MVP da rodada, sendo que vale destacar o jogo de Jordan Parks, com 13 pontos e dez rebotes. No time turco, destaques para Derek Needham (27 pontos, 8/16 da bola tripla) e Ángel Delgado (15 pontos e 16 rebotes).
Paris Basketball (FRA) 93 x 72 Prometey (UKR)
Por Rafael Bittelbrunn
O melhor time da competição venceu a sexta consecutiva e se manteve muito próximo de fechar com a melhor campanha, passando sem dificuldades pelo Prometey, que segue na briga por uma vaga aos playoffs. A partida teve um certo equilíbrio apenas no primeiro quarto, quando a equipe ucraniana chegou a abrir oito pontos de vantagem, mas aos poucos o Paris foi impondo seu ritmo. Comandado por TJ Shorts, o time francês explorou os contra-ataques e erros do Prometey para assumir a liderança ao final do primeiro tempo (49-39), incluindo uma corrida de 12-0 para passar na frente do placar. Na terceira parcial, o forte ritmo do Paris não foi páreo para a defesa do Prometey, com a diferença chegando aos 25 pontos e Shorts, Collin Malcolm e Tyson Ward liderando a equipe francesa. O time ucraniano era superior nos rebotes ofensivos (7-17) e tentava aproveitar as segundas oportunidades, mas o aproveitamento do perímetro era péssimo (7/38, 18,4% no jogo) e a equipe insistia nessa jogada. Por fim, com boa vantagem no placar, o Paris apenas manteve o ritmo no quarto final, para fechar mais uma vitória na temporada. Novamente Shorts foi o grande destaque, com 18 pontos e dez assistências, enquanto Tai Odiase foi o melhor pontuador do Prometey, com 14 pontos.
Grupo B
Lietkabelis (LIT) 84 x 92 Gran Canaria (ESP)
Por Vinícius Matosinhos
Em um duelo crucial para reverter a dinâmica negativa, o Gran Canaria superou o Lietkabelis na BKT pelo placar de 92 a 84, encerrando uma sequência de três derrotas consecutivas. O quinteto titular, composto por Andrew Albicy, AJ Slaughter, Nicolás Brussino, John Shurna e Ethan Happ, mostrou eficiência, com destaque para os sete pontos de Happ no garrafão e as cestas de três pontos de Brussino e Shurna. Apesar dos esforços da equipe lituana em reagir, os triplos decisivos de Brussino, somados à liderança de Albicy e Salvó, garantiram ao Gran Canaria uma vantagem confortável no intervalo. No terceiro quarto, Brussino continuou a brilhar com mais um triplo, enquanto Lietkabelis tentava reagir. Sirvydys, com 31 pontos, liderou uma tentativa de reviravolta, mas Happ e Albicy asseguraram a vitória para os espanhóis.
Türk Telekom (TUR) 78 x 70 Trentino (ITA)
Por Rafael Bittelbrunn
O vice-campeão da temporada passada, Türk Telekom, venceu a quarta das últimas cinco partidas, e definitivamente entrou na briga por uma vaga na próxima fase, após um início ruim na competição. Nesta rodada, o time não apenas conquistou mais uma vitória, como superou um adversário direto na briga pelos playoffs, a Trentino. O jogo foi quase todo controlado pelo time da casa, mas sem um domínio absoluto, levando uma pequena vantagem para o intervalo (38-34). Na terceira parcial, a equipe turca seguiu forte na defesa, controlando os rebotes e anulando os dois principais pontuadores da Trentino, Andrejs Gražulis e Kamar Baldwin. Com isso, e grande apresentação de Yiğitcan Saybir, o time abriu 11 pontos no final do terceiro período, após corrida de 9-0. Só que o time italiano não se rendeu, devolveu os mesmo 9-0, encostou e chegou a passar a frente no placar, no período final. O jogo seguiu lá e cá, até que uma parcial de 9-1 para o TT deu uma vantagem de sete pontos, sustentada até o final. Grande destaque para Saybir, com 21 pontos e nove rebotes, além de Steven Enoch, com 16 pontos e 13 rebotes. No time italiano, Paul Biligha terminou com 13 pontos.
U-BT Cluj-Napoca (ROM) 90 x 74 Aris Tessalônica (GRE)
Por Vinícius Matosinhos
O clube romeno U-BT Cluj-Napoca não enfrentou dificuldades para vencer os gregos do Aris Tessalônica em casa, com uma vitória convincente por 90 a 74. O jogo começou com os anfitriões dominando, com DJ Seeley, Karel Guzmán e Andrija Stipanović contribuindo para uma liderança inicial de 9 a 0. Apesar da resposta do Aris, o os romenos mantiveram o controle e encerraram o primeiro quarto à frente por 23 a 22. Ao longo do segundo quarto, a equipe romena ampliou a vantagem para sete pontos no intervalo (45-38). O terceiro quarto viu o Cluj-Napoca assumir o controle da partida, abrindo uma diferença de 17 pontos com destaque para Stipanović e Seeley. O último quarto transcorreu sem emoções significativas, com o U-BT Cluj-Napoca encerrando o jogo com uma vitória sólida, mantendo-se entre os três primeiros colocados do Grupo B.
Budućnost (MNE) 78 x 74 JL Bourg (FRA)
Por Rafael Bittelbrunn
O Budućnost conquistou uma vitória maiúscula na busca por uma vaga aos playoffs, acabando com a sequência de sete vitórias consecutivas do JL Bourg, em jogo disputado em Podgorica. O time da casa começou agressivo e logo abriu 9-0 (sendo sete pontos de lances livres), mas o Bourg equilibrou a partida, que não era uma maravilha ofensiva. Na segunda parcial, o time francês melhorou seu ataque e sua defesa, conseguindo assumir o jogo e levar pequena vantagem para o intervalo (30-39), e chegando a sua maior vantagem no início da terceira parcial (35-46). Mas o Budućnost melhorou a defesa, explorou sua força dentro do garrafão e voltou pro jogo, deixando tudo equilibrado para o último quarto. E então apareceu a figura de McKinley Wright, sumido até aquele momento, e que anotou 12 pontos na parcial, ajudando muito o time montenegrino a conquistar uma importante vitória. O jogador terminou com 16 pontos na partida, enquanto Jeremy Morgan foi o cestinha do Bourg, com 13 pontos.
Śląsk Wrocław (POL) 100 x 88 ratiopharm Ulm (ALE)
Por Rafael Bittelbrunn
Jogando dentro de casa, o Śląsk Wrocław surpreendeu e venceu o ratiopharm Ulm, mantendo uma (pequena) esperança de classificação aos playoffs. Esta foi apenas a segunda vitória do time polonês na competição, e apenas a primeira dentro de casa, o que não ocorria desde 21 de dezembro de 2022. O Ulm se manteve na quarta posição, mas perdeu uma oportunidade de encostar nas primeiras posições, visando a classificação direta às quartas de final. Mas o Śląsk mereceu a vitória, controlando bem os ataques, buscando jogadores bem posicionados e, por consequência, obtendo um alto aproveitamento nos arremessos. Além disso, o time era mais agressivo dentro do garrafão, com mais oportunidades em lances livres, além de aproveitar mais as segundas chances (17-5) e, principalmente, os erros do Ulm (23-7), o que deu certa tranquilidade para a vitória. Após um primeiro quarto mais equilibrado, o time da casa foi se soltando e levou 15 pontos de vantagem para o intervalo (52-37), que os visitantes não reverteram mais. Mesmo com um segundo tempo ofensivo melhor do time alemão, também o time polonês continuou com a mesma intensidade, não deixando escapar mais a vitória. Com seis jogadores anotando 10+ pontos, destaques para Dušan Miletić, com 19 pontos, quatro rebotes, três assistências e dois roubos (26 PIR), e Artsiom Parakhouski, com 14 pontos em menos de 17 minutos. No Ulm, o cestinha foi Karim Jallow, com 22 pontos, enquanto Trevion Williams anotou outro duplo-duplo, com 12 pontos e 14 rebotes, além de oito assistências. O brasileiro Georginho de Paula terminou com 11 pontos, quatro assistências, um roubo, dois erros e dez de PIR, em 25 minutos em quadra, vindo do banco.