Nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/02) foi realizada a vigésima quinta rodada da fase regular da Euroliga, com destaque para a vitória convincente do Valencia sobre o ALBA Berlim, recuperação do Barcelona após três derrotas consecutivas como visitante, Virtus Bolonha mantendo a sequência de 11 vitórias em casa, e o Monaco vencendo o Fenerbahçe em duelo crucial pelos playoffs. Outros resultados notáveis: Baskonia superou Maccabi Tel Aviv, Olympiacos equilibrou-se contra o Bayern de Munique, Real Madrid venceu o ASVEL, Žalgiris Kaunas triunfou sobre o Panathinaikos, e Anadolu Efes superou o Olimpia Milão.

Reveja o resumo da 24ª rodada da Euroliga

JOGOS DE QUINTA-FEIRA (1)

ALBA Berlim (ALE) 66 x 81 Valencia (ESP)

Por Vinícius Matosinhos

O Valencia dominou a partida do início até o fim, assegurando uma vantagem consistente ao longo do segundo tempo e conquistando uma vitória sólida na Alemanha por 81 a 66 sobre o ALBA Berlim por 81 a 66. Com uma performance impressionante, o Valencia teve uma impressionante atuação do perímetro, convertendo mais de 50% dos três pontos, o que dificultou qualquer tentativa de recuperação dos donos da casa. Além disso, a equipe espanhola garantiu 41 rebotes contra 28, contribuindo para a confortável vitória fora de casa. Semi Ojeleye se destacou na defesa e acertou 4/5 de três pontos, acumulando 18 pontos, sete rebotes e uma roubada de bola. Chris Jones também teve uma atuação notável, somando 14 pontos e oito assistências. Com esta vitória, o Valencia se recuperou da derrota anterior para o Estrela Vermelha, alcançando um resultado positivo de 13-12. Já o ALBA, prejudicado por lesões de jogadores-chave, caiu para 5-20, sofrendo a nona derrota em 13 jogos em casa. Matt Thomas teve um desempenho notável com 15 pontos, enquanto Yanni Wetzell teve uma produção negativa com 0/5 nos arremessos de quadra. 

Baskonia (ESP) 92 x 82 Maccabi Tel Aviv (ISR)

Por Gabriel Girardon

O Baskonia derrotou o Maccabi após grande atuação de Markus Howard no segundo quarto de partida. O time israelense começou melhor e impôs bom ritmo no início, vencendo por 26 a 20 na primeira parcial. Em seguida, porém, Howard mostrou por que é um dos principais pontuadores da Euroliga. Foram 18 pontos do armador apenas no segundo período, com quatro bolas triplas, além de conectar assistências para Maik Kotsar. O camisa 0 chegou a 20 no jogo no intervalo, o Baskonia virou o jogo com 34 pontos na parcial e abriu sete pontos de diferença (54 a 47). Na retomada, o time basco abriu mais distância e caminhou rumo à vitória, sem ser mais ultrapassado no placar. O triunfo acabou sendo por 10 pontos. Howard foi mais discreto no restante da partida e terminou com 26, ainda o maior pontuador da noite. Do lado do Maccabi, Wade Baldwin anotou 25, incapaz de evitar a segunda derrota seguida da equipe na “excursão” pela Espanha nesta semana. O armador, aliás, terminou o jogo extremamente irritado com a arbitragem.

Bayern de Munique (ALE) 72 x 76 Olympiacos (GRE)

Por Gabriel Girardon

Em Munique, Bayern e Olympiacos protagonizaram duelo de bastante equilíbrio do início ao fim, com a segunda vitória dos gregos na semana de Euroliga. O time visitante foi melhor no primeiro quarto (18 a 14), com destaque para Ignas Brazdeikis, mas os donos da casa dominaram o segundo (24 a 17), com a força do garrafão pelas mãos de Elias Harris e Serge Ibaka. No intervalo, a diferença era de três a favor dos bávaros (38 a 35). No reinício de jogo, Ibaka seguiu dominante e conduziu o Bayern a tirar distância, mas chegou a vez da dupla Thomas Walkup e Filip Petrusev entrar em ação. Até metade do terceiro quarto, os dois tinham somente cinco pontos somados. Após isso, o armador e o pivô foram os condutores da vitória grega e chegaram juntos a 30 pontos. Walkup anotou 16 pontos e distribuiu oito assistências, a maioria para Petrusev, autor de 14 pontos, sendo crucial nos momentos finais da partida para o triunfo por 76 a 72. Os cestinhas, ironicamente, foram do Bayern. Ibaka e Sylvain Francisco marcaram 18 pontos cada.

Real Madrid (ESP) 86 x 79 ASVEL (FRA)

Por Marcelo Costa

O líder Real Madird recebeu o vice lanterna ASVEL. Parecia que seria uma vitória tranquila do time da casa, mas os visitantes começaram melhor, abrindo o placar com uma bola de três de Paris Lee. Contando com o bom entrosamento da dupla argentina formada por Facundo Campazzzo e Gabriel Deck, o Real passou a frente e venceu o primeiro quarto por 25 a 18. No segundo período, Guerschon Yabusele anotou treze pontos, de todos os cantos da quadra ofensiva, mas o ala Mike Scott do ASVEL também pontuou bem, não deixando o adversário fugir no marcador e cortando a desvantagem para apenas dois pontos, 35 a 33. Porém, nos últimos três minutos do primeiro tempo, o Real aplicou uma sequência de 10 a 2 e foi para o intervalo vencendo por 45 a 35. Com bastante variação ofensiva, a equipe madrilenha conseguiu abrir uma vantagem maior, no entanto, o AVSEL não desistia da partida, convertendo bolas de média e longa distância. O jogo chegou ao último período em 62 a 50 para o time da casa. Yabusele e Deck iniciaram o parcial final combinando 10 pontos em menos de três minutos, e com 6:33 para o fim, Dazanan Musa marcou mais uma bola do perímetro para o Real, que ampliou a vantagem para dezesseis pontos (75 a 59). Pelas mãos de Edwin Jackson e Paris Lee, o ASVEL mostrou que era valente e não iria jogar a toalha, diminuindo a desvantagem para apenas um dígito, 84 a 75, com um minuto no relógio. O Real administrou bem o final do jogo, vencendo por 86 a 79. Guerschon Yabusele, que veio do banco, marcou 26 pontos. Pelo ASVEL, Paris Lee saiu de quadra com 23 pontos, 3 rebotes e 7 assistências.

JOGOS DE SEXTA-FEIRA (2)

Anadolu Efes (TUR) 79 x 73 Olimpia Milão (ITA)

Por José Pereira

Após mudança no comando, Erdem Can foi despedido dos seus deveres de treinador do Azul de Istambul, o Efes voltou ao Sinan Erdem para receber a Olimpia Milão em situação igualmente complicada. A Olimpia contou com força máxima ao ter os retornos de Mirotic e Maodo Lo, só que os times começaram mais devagar, Tibor Pleiss e Shavon Shieds foram os principais nomes de seus respectivos times no primeiro tempo, mas no segundo quarto foi quando o perímetro dos italianos começou a causar bastante dano liderados por Rodney McGruder fazendo o alvirrubro ficar treze pontos na frente, uma reação de Shane Larkin fez os times irem aos vestiários com nove de vantagem para os milaneses. Só que a volta do intervalo fez questionarem se o filé ingerido pelos italianos não estava muito pesado, pois os comandados de Messina resolveram errar tudo que podiam e enxergar aquela vantagem se transforar num déficit de 14 pontos ao fim do terceiro período, Anadolu soube aproveitar todas as vantagens criadas por Larkin e Pleiss para trazer um pouco de tranquilidade para o último período. Todavia o roteirista queria trabalhar um pouco mais e viu mais uma sequência da Olimpia Milão, conseguindo empatar a peleja nos cinco minutos finais. Foi ai que um tímido Will Clyburn subiu no pedestal e chamou a responsabilidade, vantagem construída e vitória forjada. Anadolu Efes e Olimpia Milão estão com campanhas idênticas de 10 vitórias e 15 derrotas, a três vitórias da zona de Playin.

Žalgiris Kaunas (LIT) 80 x 68 Panathinaikos (GRE)

Por Rafael Bittelbrunn

O Žalgiris Kaunas fechou de forma perfeita a semana de rodada dupla da Euroliga, vencendo o segundo jogo consecutivo dentro de casa, desta vez contra o Panathinaikos. Além de superar o forte time grego, que vinha de cinco vitórias nos últimos seis jogos, o time lituano voltou a vencer dois jogos seguidos, fato que ocorreu apenas nas duas primeiras rodadas, mostrando a boa fase da equipe de Andrea Trinchieri (que segue invicto na Žalgirio Arena). O jogo foi equilibrado, especialmente no primeiro quarto, onde os ataques mostraram a sua força (25-25), mas depois o time lituano pressionou muito na defesa (arma do PAO) e passou a ter mais controle do jogo. Com domínio nos rebotes e cuidando bem da bola (apenas nove turnovers), o time da casa aproveitou muito bem os erros cometidos pelo time visitante, fazendo 19-4 a partir desse fator, chegando no último período com vantagem de oito pontos. Apesar dos esforços do armador Kendrick Nunn (26 pontos no jogo), o Panathinaikos como um todo sucumbiu à boa defesa do Žalgiris e acabou anotando apenas 12 pontos no período final, com o time da casa chegando ao duplo dígito de vantagem. A vitória também teve muito mérito do armador Keenan Evans, com 24 pontos, cinco assistências e cinco roubos de bola, sendo eleito o MVP da rodada (35 de PIR).

Estrela Vermelha (SRB) 76 x 85 Barcelona (ESP)

Por Vinícius Matosinhos

Após enfrentar três derrotas consecutivas como visitante, o Barcelona recuperou-se com uma vitória dominante na lotada Stark Arena. Sob a liderança de Dario Brizuela e Roger Grimau, a equipe alcançou um triunfo confortável sobre o Estrela Vermelha, elevando seu recorde para 17-8, com um placar final de 76 a 85 em Belgrado. Brizuela brilhou na partida, contribuindo com 20 pontos, incluindo seis cestas de três pontos em sete tentativas, marcando o melhor desempenho de sua carreira, resultando em um PIR de 22. Jan Veselý também teve uma atuação impressionante com 16 pontos e oito rebotes, enquanto Nicolas Laprovittola somou 12 pontos para a vitória do Barcelona. Apesar dos 21 pontos de Nemanja Nedović pelo Estrela Vermelha, seu esforço não foi suficiente. O brasileiro Yago dos Santos contribuiu com 13 pontos e sete assistências, enquanto Joel Bolomboy registrou um duplo-duplo com 12 pontos e 10 rebotes. Com essa vitória, o Barcelona quebra a sequência de derrotas e consolida sua posição na Euroliga.

Virtus Bolonha (ITA) 88 x 84 Partizan (SRB)

Por Vinícius Matosinhos

Em um emocionante confronto na Arena Virtus Segafredo, a Virtus Bolonha estendeu sua sequência de vitórias em casa para 11 jogos, superando o Partizan por 88 a 84. Marco Belinelli, com 10 pontos no terceiro quarto, e Isaia Cordinier, somando 12 pontos, cinco rebotes e três assistências, foram peças-chave na vitória. O destaque da noite foi Iffe Lundberg, encerrando o jogo com uma impressionante cesta de três pontos a 35 segundos do fim, totalizando 20 pontos e cinco rebotes. Do lado sérvio, Kevin Punter liderou com 22 pontos, enquanto James Nunnally e Aleksa Avramovic contribuíram com 34 pontos na derrota. Além disso, o retorno de Tornike Shengelia ao time foi marcado por crucial cesta de três pontos. Com esta vitória, a Virtus Bolonha mantém sua posição no Top 3 da tabela de classificação. O brasileiro Bruno Caboclo não teve uma boa atuação, finalizando a partida zerado em pontos, rebotes e assistência nos dois minutos em que esteve em quadra.

Monaco (FRA) 76 x 69 Fenerbahçe (TUR)

Por José Pereira

Confronto direto tentando assegurar uma das vagas na classificação para os playoffs, os Canários desembarcam no Principado de Mônaco procurando manter a boa fase e ficar mais próximo de Barcelona e Virtus Bolonha, o problema é que do outro lado, há um alvirrubro que encontrou seu melhor basquete e não sabe o que é perder há três rodadas. O Fener começou testando mais o perímetro, aproveitando a excelente fase de Wilbekin e espaçando mais a quadra para Calathes conseguir confundir a marcação dos monegascos, enquanto o time mandante já deixou claro que abusaria dos drives e jogadas em poste-baixo. No primeiro plano, os turcos foram levando a melhor com um Johnathan Motley muito seguro e causando muitos danos no garrafão do Monaco, enquanto Mike James e Elie Okobo, mais uma vez, lideravam as ações de remontada que não deu resultado no primeiro tempo, com os auri-azuis vencendo por 44×36. Ao voltar do intervalo, a principal mudança foi a quantidade de movimentações dos monegascos no ataque, procurando fortalecer ainda mais os drives e chutes de média distância, destaque para um incansável John Brown que deixou seus marcadores muito cansados. Apesar de todo esforço, o Fenerbahçe entrou no último período com seis pontos de liderança, mas o momento do jogo havia mudado e uma parcial de 15×5 fez os mandantes assumirem o placar e não saírem mais de lá. Um entreveiro na segunda metade do último quarto causou a exclusão de Motley e Hall, além de um péssimo aproveitamento que assegurou a vitória do Monaco. Ambos times estão com campanha de 15 vitórias e 10 derrotas, ocupando quinta e sexta colocação, dentro da zona de playoffs e com um jogo de vantagem para o sétimo colocado.

Tabela de classificação após a 25ª rodada:

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *