Texto enviado pelo colaborador Luiz Eduardo Gomes

O CSKA Moscou já era um dos times mais fortes do planeta na atualidade, sendo o último clube a levantar o título europeu. No ano passado, o time continuou ótimo e tinha tudo para alcançar mais um Final Four. Mas isso não foi suficiente. Na offseason, o gigante russo buscou as contratações de dois dos melhores jogadores de garrafão do continente e se tornaram ainda mais fortes. Eles chegam a esta temporada como amplos favoritos ao título – de novo.

Quem chegou

Nikola Milutinov (C, Olympiacos-GRE, sérvio, 25 anos) assinou por três temporadas / Tornike Shengelia (PF, Baskonia, georgiano, 28 anos) assinou por três temporadas;

Quem saiu

Andrey Vorontsevich (PF, russo, 32 anos), Kyle Hines (C, estadunidense, 33 anos) / Ron Baker (SG, estadunidense, 27 anos) / Mikhail Kulagin (PG/SG, russo, 25 anos) / Kosta Koufos (C, grego, 31 anos) / Howard Sant-Roos (SG/SF, cubano, 29 anos);

Possível quinteto titular:
PG- Mike James
SG- Jānis Strēlnieks
SF- Will Clyburn
PF- Tornike Shengelia
C- Nikola Milutinov
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG- Daniel Hackett
SG- Darrun Hilliard
SF- Nikita Kurbanov
PF- Johannes Voigtmann
C- Joel Bolomboy
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

Um dos gigantes da bola laranja na Europa, a temporada 2019-20 do CSKA caminhava para algo não muito diferente das anteriores, antes de ser cancelada devido à COVID-19: ir para o Final Four da Euroliga. Eles ocupavam a quarta colocação na temporada regular (19 vitórias e 9 derrotas) e tentavam fisgar o 11º (sim, o décimo primeiro) título consecutivo da Liga VTB, ocupando a segunda colocação.

Apesar de todo este cartel, o desempenho não estava sendo considerado plenamente satisfatório. Com um orçamento que sempre beira a faixa dos 40 milhões de Euros (costuma ser um dos três maiores do continente), na Euroliga, onde defendiam o título, os moscovitas ainda disputavam o mando quadra para os playoffs da Euroliga com o Maccabi Tel Aviv e estavam cinco vitórias atrás do líder Anadolu Efes. Na Liga VTB, a segunda colocação (com três vitórias de distância do rival local Khimki), se não era vista como algo ruim, também não era uma situação considerada confortável.

Como destaque individual, o time teve em quadra um dos melhores jogadores do planeta na figura do armador americano Mike James. Ele foi o terceiro cestinha da Euroliga, com 21 pontos por jogo e também o terceiro mais eficiente, com uma média de 20,8 de PIR (Performance Index Rating) por jogo.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Com o elenco da temporada praticamente mantido, (Kyle Hines foi o principal jogador a deixar o clube), o CSKA trouxe dois reforços de primeira classe para a temporada: o pivô georgiano Tornike Shengelia, que vem de uma temporada marcante com o Baskonia, onde foi um dos pilares da conquista da liga espanhola, desbancando os sempre favoritos Real Madrid e Barcelona. Com ele chega talvez a dose extra de energia e atleticismo que o CSKA necessita para se manter brigando no topo. Na Euroliga passada, médias de 15,6 pontos, 2,9 assistências e 5,6 rebotes em 30 minutos por jogo.

O outro é também pivô, o sérvio Nikola Mitulinov, que vem do Olympiacos com a fama de ser um dos melhores (senão o melhor) na posição. Bom finalizador próximo ao aro e um reboteiro voraz (médias de 10,2 pontos por jogo com 65,6% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos e 8,2 rebotes em cerca de 24 minutos) é uma das contratações que concorre para ser uma das melhores da temporada. Assim, o CSKA montou o melhor garrafão da Europa e tornou-se um time ainda mais perigoso.

O que esperar nesta Euroliga

Neste século, O CSKA só ficou de fora do Final Four duas vezes (nas temporadas 2001-02 e 2010-11, portanto são oito participações consecutivas), faturou quatro títulos e ainda é o atual campeão, uma vez que a temporada 2019-20 não teve um campeão declarado. Pelo elenco e comando técnico de primeira linha do técnico grego Dimitris Itoudis, pode-se esperar um time brigando sempre na parte de cima da tabela e um dos maiores favoritos ao título.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *