Na sexta-feira (17) encerrou-se a primeira semana com duas rodadas seguidas da Euroliga, com a 19ª sendo disputada na terça e na quarta, e a 20ª logo em seguida, na quinta e na sexta. Como era de se esperar, alguns times tiraram muita vantagem e outros tiveram um grande prejuízo com as duas rodadas tão próximas.
Os três grandes vencedores
O Anadolu Efes (TUR), um dos melhores times da competição desde o início, vem brigando pela liderança desde as primeiras semanas de disputa. Eles assumiram a ponta de maneira isolada na 11ª rodada, no final de novembro, mas viram Real Madrid (ESP) e Barcelona (ESP) alcançá-los. Antes do início da 19ª rodada, os turcos tinham uma campanha idêntica à do Real, com 15 vitórias e três derrotas, mas vencendo nos critérios de desempate. Mas isso estava para mudar.
Conduzido pelo americano Shane Larkin, um dos mais fortes candidatos ao prêmio de MVP, o Efes conseguiu vencer as duas partidas da semana, ambas em Istambul. Na terça, diante da embalada Olimpia Milano, o Efes teve um pouco de trabalho no primeiro tempo, mas disparou no segundo tempo e garantiu a vitória com tranquilidade, 88 a 68. De volta à quadra na sexta, o clube não tomou conhecimento do ASVEL (FRA) e atropelou o time francês por 101 a 74.
Com as duas vitórias, os turcos se distanciam do vice-líder Real Madrid, que acabou sofrendo duas derrotas na Rússia, contra o CSKA e contra o Khimki. Nas duas vitórias do Efes, Larkin somou um total de 52 pontos e inacreditáveis 75 de PIR. Ele é o líder disparado em eficiência e o terceiro maior pontuador da temporada, com média de 21,1 pontos por jogo.
Outro grande vencedor dessa rodada dupla foi o Maccabi Tel Aviv (ISR), que além de vencer as duas partidas que disputou em casa, tirou proveito da primeira delas ter sido um confronto direto contra o Barcelona, na terça-feira. Os dois times travaram uma dura batalha do início ao fim, mas, empurrado pela fanática torcida, os israelenses prevaleceram contra o super elenco catalão, 92 a 85.
Sem alívio, o Maccabi recebeu na quinta outro grande adversário, a Olimpia Milano, que apesar da desorganização e dos excessivos erros, deu ainda mais trabalho aos donos da casa. Ao fim do último quarto, a vantagem dos Amarelos era de apenas um ponto. Mas, no último quarto, a força física dos italianos se acabou e o Maccabi conseguiu segurar a vitória, 69 a 63.
Com os dois triunfos, o Maccabi, que começou a rodada dupla em quarto lugar, três vitórias atrás do vice-líder Real Madrid, subiu uma posição, promovendo um tríplice empate entre o terceiro e o quinto colocado (no qual eles levam vantagem nos critérios desempate). Além disso, a diferença para o Real passou para apenas uma vitória.
Por fim, um pouco mais abaixo na tabela, talvez o maior vencedor da semana tenha sido o Valencia (ESP). Ao contrário dos compatriotas de Madrid, eles tiveram uma viagem muito proveitosa à Rússia. Na terça, eles bateram o Khimki em Moscou por 84 a 75, e na sexta o Zenit, em São Pestesburgo, por 86 a 81. O time que por várias rodadas amargou a lanterna na classificação, após um começo de 0-5, saltou da 10ª posição no início da semana, para o 7º lugar, com uma campanha de 10-10. É a primeira vez na temporada que o clube espanhol está na zona de classificação para os playoffs.
Os três grandes perdedores
Sem dúvidas a equipe que mais se prejudicou na rodada foi a irregular Olimpia Milano. Após derrotar o Panathinaikos na 18ª rodada em um confronto direto, o time do treinador Ettore Messina e das estrelas Sergio Rodriguez e Luis Scola havia subido para a 6ª posição. Mas, agora, com as duas derrotas mencionadas acima, os milaneses caem para a 8ª posição, a última da zona de classificação. A crise vem crescendo já há algumas semanas, inclusive no campeonato italiano e o futuro do clube na temporada não parece de muito otimismo, hoje.
Outro gigante que vem agonizando este ano e que tropeçou feio nesta rodada dupla foi o Olympiacos. Com dois jogos em casa e a chance de se aproximar de vez na zona de classificação, os gregos perderam de virada na terça-feira para o então vice-lanterna da competição ALBA Berlim (ALE), 93 a 86. Nem mesmo a vitória sobre os também alemães do Beyern de Munique na sexta-feira ajudou muito. Os gregos subiram apenas uma posição, da 13ª para a 12ª, com a campanha de 8-12. Se tivessem vencido as duas, estariam em 10º, empatados com o 9º colocado Estrela Vermelha, a uma vitória da Olimpia.
Situação idêntica viveu o Fenerbahçe (TUR), que venceu apenas uma das duas partidas da semana e perdeu a oportunidade de encostar de vez no grupo da zona de classificação. Os turcos venceram o ASVEL em casa na terça, mas foram dominados pelo Barça na quinta-feira e sobem apenas uma posição, ocupando agora a 11ª colocação, com campanha de 8-12.
Confira como ficou a classificação geral da Euroliga após a 20ª rodada