Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu, com o que de melhor aconteceu nas rodadas desde o nosso último relatório (entre 27/10 e 02/11). Se você quiser saber mais sobre as ligas européias secundárias (EuroCup e Basketball Champions League), clique aqui e leia a nossa coluna Passaporte Europeu desta semana!
Campeonato francês: LNB suspende o competições até segunda ordem, após novo “lockdown” nacional ser decretado
Na semana passada nós falamos sobre como o campeonato francês estava uma verdadeira bagunça. Não havia rodadas claramente definidas e os clubes vinham jogando seus jogos de maneira desorganizada. Tudo por causa de surtos de COVID-19 nas equipes. Durante a semana, então, a organização decidiu suspender o campeonato nacional, pelo menos por enquanto.
A decisão veio na quarta-feira (28), mesmo dia em que o presidente francês Emmanuel Macron decretou pela segunda vez no ano um “lockdown” nacional no país pelas próximas quatro semanas. Apesar de as novas restrições não proibirem a prática dos esportes profissionais, a LNB optou por suspender os campeonatos da primeira (Pro A) e segunda (Pro B) divisões, comunicando a decisão no mesmo dia do anúncio de Macron. O comunicado fala a respeito apenas das partidas do fim de semana, mas que vai avaliar se fará o mesmo para todas as partidas de novembro.
Apoiando a decisão de paralisar o campeonato, o presidente do Chalon, Dominique Juillot, deu entrevista ao jornal francês L’Equipe, na qual afirmou que “é um suicídio financeiro” para os clubes continuar jogando sem a presença de torcedores, ou com pelo menos mil deles podendo estar presentes.
Campeonato espanhol: Real Madrid se isola na liderança, em semana com duas rodadas disputadas
Nesta última semana, duas rodadas da ACB foram realizadas, com a 8ª acontecendo entre terça e sexta-feira e a 9º ocorrendo no sábado e no domingo. E a maior história da semana na Espanha, após as duas rodadas, foi uma só: o Real Madrid é mais líder do que nunca.
Dois dias antes de derrotar o líder Bayern de Munique (ALE) pela Euroliga e confirmar o início de sua recuperação na competição, os Merengues passaram com facilidade pelo Real Betis, na terça-feira, por 84 a 65, mesmo jogando fora de casa. Já neste domingo os madrilenhos tiveram mais trabalho diante do Valencia, clube que já os derrotou pela Euroliga nesta temporada.
Jogando também fora de casa, o começo do Real foi avassalador e a equipe não se viu ameaçada em momento algum do primeiro tempo, mantendo quase sempre uma vantagem de pelo menos vinte pontos, que por pouco não chegou a 30. Mas os Laranjas voltaram um outro time no segundo tempo e, jogando melhor, conseguiram encostar, até chegar a estar perdendo por apenas seis pontos nos minutos finais do quarto quarto. Pablo Laso conseguiu reorganizar seu Real e o time voltou focado de um pedido de tempo e conseguiu aumentar a vantagem novamente, vencendo no fim por 86 a 78.
Com duas as vitórias, o Real mantém-se perfeito no Espanhol, tendo vencido todos os seus oito jogos até aqui. O clube tem um jogo a menos, que será compensado nesta quarta-feira (4), contra Bilbao, válido pela 7ª rodada. O clube da capital é agora o líder isolado do Espanhol, graças a uma ajuda de seu maior rival, Barcelona.
Entrando neste fim de semana, havia somente um outro time invicto, o Tenerife, com seis vitórias. Na sexta-feira eles deveriam ter realizado o dérbi das Ilhas Canárias, contra o Gran Canaria, mas a partida foi adiada por causa de um teste positivo de COVID-19 no elenco do rival. No domingo, o time do brasileiro Marcelinho Huertas foi até a Catalunha visitar o Barcelona, que vinha de derrota na terça-feira frente ao UCAM Murcia (77 a 73). Infelizmente para Huertas e seus companheiros, mas felizmente para os Culé, a invencibilidade do atual campeão do mundo acabou.
O Tenerife até que começou melhor, estando à frente em boa parte do primeiro quarto, o qual venceu. Mas o trio Álex Abrines, Nikola Mirotić e Nick Calathes, principalmente, foi forte demais para os visitantes. Com uma vitória letal do segundo quarto, o Barça pôde apenas administrar a vantagem até o fim e prevaleceu por 81 a 74. Vindo do banco, Huertas contribuiu com cinco assistências, mas não teve um aproveitamento muito bom dos arremessos de quadra (18,1%). Apesar da derrota, o Tenerife (seis vitórias e uma derrota) não perde a vice-liderança, mas vê o Barcelona (seis vitórias e duas derrotas) encostar, ocupando agora o terceiro lugar.
Falando dos brasileiros, o ala Léo Meindl foi o único a disputar duas partidas esta semana, anotando 11 pontos em ambas, ajudando o Fuenlabrada a vencer os dois compromissos e se afastar da zona de rebaixamento. O duelo de domingo foi contra o San Pablo Burgos, do ala-armador Vitor Benite, que fez 13 pontos. Augusto Lima e Rafael Luz, do UCAM Murcia, jogaram apenas na terça-feira e não tiveram muito destaque.
Campeonato italiano: confronto direto altera “G4”, mas Olimpia segue líder; Luis Scola dá outro show individual
A 6ª rodada da Serie A aconteceu no sábado e no domingo, mas foi reduzida, pois duas partidas foram adiadas, em função de surtos da COVID-19: Cantù contra Trieste e Reggio Emilia contra Treviso, todas equipes que se encontram do sexto lugar para baixo. Com os seis jogos realizados, houve mudanças importantes na tabela de classificação.
O jogo mais importante da rodada aconteceu em Veneza, com a atual campeã Reyer Venezia, então segunda colocada, recebendo a Virtus Bologna, que ocupava a quinta colocação. Os donos da casa começaram melhor, chegando a vencer por duplos-dígitos durante uma parte do primeiro tempo, com um inspirado Stefano Tonut, que acertou cinco bolas de três e marcou 17 pontos antes do intervalo (ele terminou a partida como cestinha, com 24).
Mas a Virtus voltou completamente diferente e iniciou no terceiro quarto uma virada espetacular. A Reyer até que começou o período melhor, ampliando sua vantagem para 12 pontos, mas os bolonheses fizeram uma parcial de 21 a 10 nos seis minutos finais, para terminar o período perdendo por apenas um ponto. O “apagão” da Reyer continuou no último quarto, o que possibilitou a Virtus a conseguir um verdadeiro “atropelo”, de 22 a 6. Os visitantes venceram por 83 a 68 e saltam para a terceira colocação, enquanto a Reyer cai para o quarto lugar. Ambos os times têm a campanha de quatro vitórias e duas derrotas, mas a Virtus leva vantagem no saldo de pontos.
A nova vice-líder é a Brindisi, que bateu sem maiores problemas a lanterna Fortitudo Bologna em casa, por 100 a 74, para chegar à sua quinta vitória consecutiva. O time do sul contou com grandes atuações dos americanos D’Angelo Harrison e Darius Thompson, ambos com 22 pontos. Na próxima rodada, o time faz confronto direto contra a Virtus Bologna, valendo o segundo lugar.
Por fim, mas obviamente não menos importante, a líder Olimpia Milano não teve vida fácil, mas bateu dentro de casa a Trentino, clube que não vem bem no italiano pelo início ruim, mas que é uma das três equipes invictas na EuroCup. Os visitantes, contando com atuações inspiradas do ala-pivô JaCorey Williams (15 pontos e 15 rebotes no jogo) e do armador Gary Browne (18 pontos e oito assistências) conseguiu tomar a liderança no marcador após o ótimo segundo quarto (32 a 22) e manteve a ponta até o fim do terceiro. Mas a Olimpia endureceu no último quarto e conduzida por Michael Rol (oito pontos no período, 19 no total) conseguiu recuperar a ponta e vencer por 82 a 75. O clube de Milão segue como o único invicto no campeonato.
E antes de terminar de falar do campeonato da Bota, seria impossível não falar dele. Apesar de não ter conseguido evitar a quarta derrota consecutiva de sua equipe, a Varese, o ala-pivô argentino Luis Scola deu um espetáculo. O “hermano” fez seu melhor jogo do ano, anotando 33 pontos em 32 minutos, na derrota da Varese para a Dinamo Sassari. Scola, mais do que nunca, é o cestinha do campeonato, com média de 24,2 pontos por jogo e também o jogador mais valioso do torneio, com uma média de 23,7 de valoração por jogo.
Liga Adriática: Estrela Vermelha mantém invencibilidade e liderança
Assim como as demais ligas, a ABA também precisou adiar uma das partidas da 5ª rodada, que aconteceu neste fim de semana. O Cedevita Olimpija (SLO) está enfrentando um novo surto de COVID-19 e, por isso, não pôde receber o Budućnost (MNE) neste domingo. O clube montenegrino permanece com a campanha invicta, com quatro vitórias, mas perde momentaneamente o segundo lugar na tabela.
O Igokea (BIH) fez o grande jogo da rodada no sábado, recebendo o Partizan Belgrado (SER) na Bósnia e, com uma ótima partida do pivô americano Jackie Carmichael (27 pontos), venceu por 90 a 84, na prorrogação. A vitória, a quarta seguida, deu aos bósnios momentaneamente a liderança da competição, aguardando ainda a conclusão dos jogos de segunda-feira. Já o Partizan segue sua temporada de altos e baixos e tem agora uma campanha negativa, com três derrotas em cinco jogos.
Também no sábado o Mornar Bar (MNE) voltou a quadra após ter tido sua partida da última rodada adiada e derrotou o Mega (SER) em casa, por 80 a 73. Os montenegrinos chegam a três vitórias em quatro jogos, recuperando-se da derrota para o Estrela Vermelha na terceira rodada e não perdendo contato com o grupo da frente. O Cibona Zagreb (CRO) conseguiu sua segunda vitória no campeonato e afastou-se um pouco do perigo do rebaixamento, ao bater facilmente o Koper Primorska (SLO) em casa por 91 a 50. No duelo croata entre Zadar (CRO) e Split (CRO), o Split levou a melhor fora de casa, batendo o rival por 72 a 66.
Concluindo a rodada, dois jogos aconteceram nesta segunda-feira, com destaque para o duelo entre Estrela Vermelha (SER) e Krka (SLO), na capital sérvia. Ainda invicto, o último campeão da competição não teve problemas para vencer os eslovenos em seus domínios, arrasando os visitantes por 88 a 62. A equipe de Belgrado reassume a ponta, agora com cinco vitórias e nenhuma derrota, jogando o Igokea para o segundo lugar. A rodada foi concluída no fim da tarde (horário brasileiro) desta segunda-feira, com o confronto da parte de baixo da tabela entre FMP (SER) e Borac Čačak (SER). O FMP saiu vencedor pelo placar de 93 a 87.
Liga VTB: Zenit lidera invicto e Loko tira a invencibilidade do UNICS
A situação continua bagunçada na VTB, mas as coisas parecem estar caminhando para ficarem mais organizadas. Pela primeira vez desde a primeira rodada, no fim de setembro, o torneio conseguiu ter quatro jogos em um mesmo dia, neste domingo, válidos pela 6ª rodada. Mesmo assim, cinco outros clubes não puderam jogar.
O Zenit São Petersburgo (RUS) voltou à quadra pela primeira vez desde o dia 4 de outubro, enfrentando os cazaques do Astana (KAZ) em casa. Líder invicto da competição até então, o clube não teve problemas para bater o vice-lanterna por 85 a 52, mesmo jogando sem o ala-armador Billy Baron, principal jogador da equipe no ano. O destaque do time no jogo foi o armador canadense Kevin Pangos, que teve 14 pontos (cestinha) e nove assistências. O time de Xavi Pascual chega à campanha de cinco vitórias em cinco jogos. Entre VTB e Euroliga, o Zenit venceu todos os sete jogos que disputou na temporada até aqui.
Mas o principal jogo da rodada aconteceu na cidade russa de Krasnodar, com o Lokomotiv Kuban (RUS) recebendo o UNICS Kazan (RUS), em um duelo dois dos melhores clubes da Rússia. Invicto até então (havia jogado somente duas partidas), o UNICS começou melhor e conseguiu abrir uma vantagem que chegou a ser de 13 pontos no primeiro quarto. Porém, o Loko conseguiu retomar a liderança ainda antes do intervalo e foi para os vestiários vencendo por 41 a 39.
O equilíbrio se manteve durante o terceiro quarto, mas os donos da casa foram mas fortes no último período e conseguiram construir uma confortável vantagem, vencendo no fim por 93 a 81. O Loko chega à sua quinta vitória em seis jogos e ocupa agora a terceira colocação, enquanto o UNICS cai para quarto, com duas vitórias e uma derrota.
O CSKA Moscou (RUS) não jogava pela VTB desde o dia 10 de outubro e retornou à ação neste domingo contra os lanternas do Enisey (RUS), jogando em casa. Com a inferioridade do adversário, o técnico do CSKA, Dimitris Itoudis, pôde poupar algumas de suas estrelas e dar chance a atletas que normalmente não têm muitas chances na Euroliga. Foi o caso do ala-armador Ivan Ukhov, que passou mais tempo em quadra do que qualquer um da equipe e foi o seu cestinha, com 18 pontos, além de seis assistências.
O jogo também serviu para o clube moscovita como parte da recuperação do pivô Nikola Milutinov, principal contratação para a temporada, que se lesionou no fim de setembro e ficou mais de duas semanas parado. Ele jogou por 20 minutos nesse jogo, o que representa apenas a segunda vez que isso ocorreu desde que voltou de lesão, em 16 de outubro. Ele teve oito pontos e seis rebotes, ajudando o CSKA a “atropelar” o adversário siiberiano por 109 a 60. Ao todo, foram cinco atletas do time da capital que fizeram pelo menos dez pontos. Foi a quarta vitória do time em cinco jogos, deixando-o agora no quarto lugar.
Campeonato grego: metade dos jogos é adiada e AEK assume a liderança
A 2ª rodada da HEBA aconteceu, literalmente, pela metade, com três dos seis jogos programados para acontecer sendo adiados por causa da COVID-19. Já na última segunda-feira, com o anúncio de casos de positivos no Promitheas, o duelo do clube contra o Panathinaikos, que aconteceria neste domingo, foi adiado. O jogo do clube na EuroCup também foi adiado por causa disso. O Panathinaikos também teve dois casos de positivos anunciados e também teve seu juogo na Euroliga adiado.
Na terça, foi a vez do anúncio de que o duelo entre PAOK e Lavrio deveria ser adiado, por causa de um surto no Lavrio. Por fim, já no sábado, decidiu-se adiar também a partida entre Aris e Iraklis, porque a cidade de Tessalônica, onde aconteceria o jogo, está em alerta vermelho por causa da epidemia e o governo recomendou que a partida não ocorresse. Todos os três jogos terão suas novas datas posteriormente anunciadas.
Dos que puderam jogar, quem saiu mais feliz foi o AEK, que recebeu o Larisa em Atenas e conseguiu uma convincente vitória por 87 a 68, apesar de um primeiro tempo não tão fácil. O pivô angolano Yanick Moreira foi o grande destaque dos donos da casa, com 20 pontos (cestinha do jogo), seis rebotes e incríveis cinco tocos. O renomado Keith Langford (com a bola na foto acima) também foi um dos destaques do time, com 16 pontos. O AEK chega à segunda vitória em dois jogos e é o novo líder do campeonato.
Outros dois clubes também venceram na rodada e chegaram à campanha de duas vitórias e nenhuma derrota. O Messolonghi bateu o Kolossos por 77 a 66 fora de casa, enquanto o Peristeri derrotou o Ionikos, por 80 a 75, também fora de casa. O AEK lidera à frente deles por ter um saldo de pontos melhor.
Outras ligas
Corrigindo uma informação errada que vínhamos dando nas últimas semanas, o campeonato israelense não havia começado ainda. Os jogos que vinham ocorrendo eram da copa nacional, que teve suas semifinais disputadas neste fim de semana e terá como finalistas o Maccabi Tel Aviv e o Hapoel Holon. O campeonato começou neste fim de semana, com um jogo isolado entre Hapoel Eliat e Ness Ziona no domingo, vencido pelo Eliat por 95 a 85. Outros dois jogos acontecem nesta segunda-feira e somente no próximo final de semana teremos uma rodada completa.
O campeonato alemão está programado para finalmente começar neste próximo fim de semana, com as nove partidas marcadas para acontecer de sexta-feira (6) a domingo (8). O ALBA Berlim buscará defender seu título. Até aqui, somente jogos da Copa da Alemanha vinham sendo disputados nas últimas três semanas.
Outros campeonatos em andamento:
- Campeonato turco (site em turco)
- Campeonato lituano