O maior campeonato nacional do planeta após a NBA começará a concluir sua temporada 2019-20 nesta quarta-feira (17). A Liga ACB, o campeonato espanhol, iniciará sua fase final adaptada e dentro de duas semanas será conhecido o campeão espanhol desta temporada.
Originalmente, o torneio foi interrompido às vésperas da 24ª rodada da temporada regular, em 11 de março, em função da ameaça pela pandemia do Coronavírus no país. Em 20 de abril os clubes entraram em acordo, decidindo que não havia condições para retomar a temporada de forma normal. Assim, acordou-se que não haveria rebaixamento e que os 12 primeiros colocados na classificação, no momento da paralisação, disputariam playoffs adaptados, para se definir o campeão.
Os times foram, então, divididos alternadamente em dois grupos de seis. Tais clubes disputarão um jogo contra cada adversário de seu grupo entre os dias 17 e 26 de junho e os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as semifinais, a serem disputadas em jogo único no dia 28. Os dois vencedores disputam o título no dia 30, também em jogo único. Todas as partidas serão jogadas na cidade de Valencia, sem a presença de público nos ginásios, seguindo as medidas de segurança sanitária.
Confira abaixo os times de cada grupo e, a seguir, os dias e horários (de Brasília) de todos os jogos desta fase final.
1ª rodada
Grupo A (quarta-feira, 17/06)
10h30 — Barcelona x Joventut Badalona
13h30 — Iberostar Tenerife x Unicaja Málaga
16h30 — Bilbao Basket x Baskonia
Grupo B (quinta-feira, 18/06)
10h30 — Real Madrid x Gran Canaria
13h30 — Zaragoza x San Pablo Burgos
16h30 — Andorra x Valencia
2ª rodada
Grupo A (sexta-feira, 19/06)
10h30 — Joventut Badalona x Bilbao Basket
13h30 — Baskonia x Iberostar Tenerife
16h30 — Unicaja Málaga x Barcelona
Grupo B (sábado, 20/06)
10h30 — Gran Canaria x Andorra
13h30 — Valencia x Zaragoza
16h30 — San Pablo Burgos x Real Madrid
3ª rodada
Grupo A (domingo, 21/06)
10h30 — Joventut Badalona x Unicaja Málaga
13h30 — Barcelona x Baskonia
16h30 — Iberostar Tenerife x Bilbao Basket
Grupo B (segunda-feira, 22/06)
10h30 — Gran Canaria x San Pablo Burgos
13h30 — Real Madrid x Valencia
16h30 — Zaragoza x Andorra
4ª rodada
Grupo A (terça-feira, 23/06)
10h30 — Iberostar Tenerife x Joventut Badalona
13h30 — Bilbao Basket x Barcelona
16h30 — Baskonia x Unicaja Málaga
Grupo B (quarta-feira, 24/06)
10h30 — Zaragoza x Gran Canaria
13h30 — Andorra x Real Madrid
16h30 — Valencia x San Pablo Burgos
5ª rodada
Grupo A (quinta-feira, 25/06)
10h30 — Joventut Badalona x Baskonia
13h30 — Unicaja Málaga x Bilbao Basket
16h30 — Barcelona x Iberostar Tenerife
Grupo B (sexta-feira, 26/06)
10h30 — Gran Canaria x Valencia
13h30 — San Pablo Burgos x Andorra
16h30 — Real Madrid x Zaragoza
SEMIFINAIS (jogo único)
Domingo, 28/06
12h — SF1: 1º do grupo A x 2º do grupo B
15h — SF2: 1º do grupo B x 2º do grupo A
FINAL (jogo único)
Terça-feira, 30/06
15h — Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2
De olho nos brasileiros
Três atletas brasileiros estarão na disputa em Valencia: o armador Marcelinho Huertas, pelo Iberostar Tenerife, o pivô Augusto Lima e o ala-armador Vítor Benite (foto abaixo), ambos pelo San Pablo Burgos.
Titulares na equipe de Burgos, Benite e Augusto estão entre os jogadores mais importantes do time. O pivô tem a segunda maior média de valoração do clube, com 11,5 por jogo. Ele está entre os dez jogadores com mais rebotes e mais tocos no campeonato até aqui e manteve uma média de 7,7 pontos por jogo, em pouco mais de 20 minutos de quadra. Já Benite foi o cestinha da equipe na primeira porção do campeonato, com uma média de 13,5 pontos por jogo, em cerca de 23 minutos de quadra. Eles tentarão impulsionar Burgos, após uma temporada regular modesta, em que ficou apenas com a décima posição (campanha de 12-11), que não lhe teria classificado para os playoffs no formato normal, apesar de ter sido a melhor de sua curta história na primeira divisão.
Huertas também vem experimentando um grande sucesso individual nesta temporada. Curiosamente, mesmo após ter passado duas temporadas não tão brilhantes com a camisa do Baskonia, o armador reencontrou no novo clube seu melhor basquete, fazendo uma das melhores temporadas de sua carreira, aos 37 anos. “Dono” do time, Huertas foi o sétimo jogador mais valioso do campeonato até sua paralisação, com média de 15,9 de valoração por jogo. Ele vem tendo sua segunda maior pontuação da carreira na Espanha, marcando 13,1 pontos por jogo. E ainda mais impressionante, ele lidera a ACB em assistências, com uma média de 8,1 por partida, de longe a maior de sua carreira.
O “maestro” foi a peça fundamental na campanha do clube no Mundial de Clubes deste ano (do qual o Tenerife participou por ser o anfitrião). Ele distribuiu nove assistências na semifinal contra o Rio Grande Valley Vipers (afiliado do Houston Rockets na NBA G League) e foi o cestinha da final contra a Virtus Bologna (ITA), atual campeã da Basketball Champions League, com 23 pontos. Sua performance lhe rendeu o prêmio de MVP do torneio, confirmando ainda mais o quão especial esta temporada tem sido para ele.
O que esperar?
Não importa a modalidade de campeonato espanhol que esteja sendo disputada, é sempre seguro de se dizer que Barcelona e Real Madrid são os favoritos ao título. Os dois times encabeçam a maioria esmagadora das estatísticas, quase sempre com o outro em segundo lugar. O Barça vem contando com o fantástico desempenho individual do ala-pivô Nikola Mirotić (à direita na foto acima), que voltou à Espanha após passagem pela NBA. Ele é o jogador mais valioso do campeonato, com média de 24,5 de valoração por jogo, impulsionada pelos 20 pontos de média marcados a cada partida.
Se o Real não tem um jogador que individualmente chegue ao nível de Mirotić, o clube madrilenho conta com um dos jogos coletivos mais fortes da Europa. O clube tem a melhor defesa da competição, sofrendo uma média de 76,4 pontos por jogo, enquanto o Barça (que tem o melhor ataque) tem apenas a oitava, sofrendo 80,3 pontos por jogo. Apesar disso, no único encontro entre os dois times no campeonato, os catalães passaram por cima do arquirrival, vencendo por 83 a 63. Uma desvantagem para o Barça será a ausência do armador reserva Malcolm Delaney, que rescindiu contrato com o clube para jogar na Olimpia Milano (ITA).
Além da dupla de gigantes, que, salvo uma tragédia, têm vaga quase que certa na semifinal, é possível de se acreditar que o Iberostar Tenerife também seja um dos favoritos para uma das vagas. Além do ótimo desempenho de Huertas, o time ainda conta com um ano fantástico vivido pelo pivô georgiano Giorgi Shermadini, que com 18,3 pontos e 7,1 rebotes por jogo, tem a excelente média de 23,7 de valoração por jogo. A equipe estava em quarto lugar no momento da paralisação, com a campanha de 14-8, vivendo um ótimo momento.
Além do relativo favoritismo desses três (que sequer é uma garantia de que eles estarão na semifinal mesmo), é muito difícil fazer qualquer previsão para uma fase tão curta. Clubes como o Zaragoza e o Bilbao vinham tendo campanhas boas e podem beliscar também uma vaga. Valencia e Baskonia, apesar do posicionamento medíocre na tabela, vinham priorizando a Euroliga e têm muita camisa para incomodar. Sem maiores previsões, vamos apenas aproveitar o restinho de basquete que este ano maluco pode nos proporcionar!
acho q real e barça já tao meio q certos, agr resta a briga pelos segundos lugares q acho q fica entre baskonia e tenerife ( no grupo a) e valencia e zaragoza ( no grupo b)
Se eu for palpitar, eu acho que o Valencia passa no grupo B, porque acho um grupo mais fácil. Já no A, apesar de achar o Tenerife mais time que o resto, todos os times são perigosos. Até mesmo o Badalona, com a ótima temporada do Klemen Prepelič, poderia surpreender se não ficar esperto.