Nesta terça-feira (26), Anadolu Efes (TUR) e Olimpia Milao (ITA) entraram em quadra para disputar a terceira partida da série melhor de cinco jogos nos Playoffs da Euroliga. Jogando desta vez perante seus torcedores em Instambul, Turquia, o Anadolu Efes venceu e tem a chance de se classificar para o Final Four no próximo confronto, que também será disputado em território turco.
No último texto da série, citamos a situação preocupante das lesões de jogadores experientes da Olimpia Milão. Mesmo vencendo o jogo 2, a equipe de Milão saiu bem desanimada de quadra por conta disso. Mas boas notícias chegaram nos treinos italianos nesta semana, uma vez que Sergio Rodríguez e Gigi Datome retornaram precocemente ao elenco, com os dois entrando em quadra no jogo 3 desta terça-feira. Mesmo com a derrota em Istambul, os jogadores da Olimpia se veem confiantes para empatar a série, pois Rodríguez e Datome ainda não pegaram ritmo de jogo, mas acreditam que até quinta-feira há tempo hábil para conseguir esse ritmo de jogo minimamente.
O destaque individual da equipe vencedora foi Vasilije Micić, que estava em um dia muito inspirado desde os primeiros minutos do duelo, terminando com 20 pontos anotado (7 de 8 nos arremessos de dois pontos, 87,5% de aproveitamento), além de distribuir cruciais cinco assistências, pegar dois rebotes e conseguir um roubo de bola. Apesar de ter cometido três turnovers, o armador sérvio terminou com 17 de PIR.
[2] Anadolu Efes 77 x 65 Olimpia Milão (ITA) [1]
A terceira partida da série começou muito física, como era esperado. Enquanto o lesionado Sergio Rodríguez acabou entrando em quadra como titular, Krunoslav Simon e Rodrigue Beaubois ficaram de fora e desfalcaram o Anadolu Efes. Chamando a responsabilidade, Vasilije Micić fez a diferença na posição de armador, enquanto Tibor Pleiss foi muito dominante no garrafão. Com essa dupla inspirada, ficou óbvio que o Efes abriria uma vantagem significativa no placar, com direito a uma de série de 14-0. O primeiro quarto terminou com uma pontuação de 25 a 17 a favor dos turcos.
A Olimpia Milão, que não desistiu de tentar converter os arremessos de três pontos, começou a diminuir a vantagem no placar com essas jogadas do perímetro no início do segundo quarto. Os italianos conseguiram colocar a diferença na casa de apenas três pontos, porém, os turnovers e a tensão acabou dominando os jogadores da Olimpia, ajudando o Anadolu Efes a ser dominante na partida novamente. Com isso, a maior diferença na partida (14 pontos) foi encontrada pelos turcos. Como resposta, o armador Devon Hall administrou bem os ataques da equipe de Milão e conseguiu reduzir a distância no placar para um dígito. Quando o intervalo chegou, o resultado parcial era de 42 a 35 para os donos da casa.
Na volta do descanso, a partida ficou muito travada, chegando a ficar com o placar baixo até a metade do período. Contudo, a Olimpia quebrou essa tensão entre as equipes e construiu uma corrida de 0-4 e o equilíbrio no placar retornou, reduzindo a diferença para uma única posse de bola. Com a recuperação italiana, as equipes foram para o período final com o placar de 59 a 56, ainda com o Anadolu à frente.
No último período, houve uma verdadeira luta nos primeiros minutos. O Anadolu Efes perdeu pela primeira vez a liderança no placar, mas logo em seguida, Adrien Moerman trouxe o equilíbrio novamente. Tibor Pleiss, que, como seu companheiro de equipe, fez importantes contribuições no primeiro quarto, também chamou a responsabilidade e colocou os turcos à frente de vez. Os italianos, que souberam focar nas jogadas de perímetro na primeira etapa, acabaram vendo seu adversário usar desta arma para construir uma vantagem significativa ao se aproximarem dos minutos finais da partida. Com a vantagem garantida, o Anadolu Efes não quis apenas se fechar na defesa e usou Shane Larkin para converter os pontos fatais, dando a segunda vitória do Efes na série e os deixando decidir a classificação para o Final Four em casa no jogo 4.
As equipes se encontram novamente em Istambul, Turquia , nesta quinta-feira (28) às 14h30 (horário de Brasília), para o jogo quatro da série melhor de cinco jogos.