Com o término da temporada do basquete europeu, as equipes já se preparam para a próxima época. É o momento onde os times se movimentam no mercado de transferências. Desta forma, o Tabela de Ferro dará destaque aos principais negócios concretizados, isto é, anunciados oficialmente pelos clubes, além de um breve resumo dos rumores.

Na última semana, alguns times da Euroliga já tiveram saídas e chegadas de jogadores. Confira:

Bicampeão se reforça

O Anadolu Efes segue reforçando o elenco bicampeão da Euroliga. O primeiro acerto, antes mesmo do fim da última época, foi com o ala Will Clyburn, ex-CSKA Moscou. O astro assinou por duas temporadas com o clube turco. Na última quarta-feira (22), foi a vez de Ante Žižić ser anunciado. O pivô ex-Maccabi Tel Aviv fechou contrato de dois anos, com opção de mais um.

Entre as renovações, o pivô Bryant Dunston e o armador Shane Larkin estenderam vínculos por uma e duas temporadas, respectivamente. Principal jogador do Efes, o armador Vasilije Micić avalia as opções na NBA para possível transferência para os Estados Unidos.

Jogadores e técnicos de casa nova; pivôs em Milão

As negociações na última semana não ficaram restritas somente a atletas. Duas equipes da Euroliga estão com novos treinadores. Um deles é o Maccabi Tel Aviv, que anunciou Oded Kattash. O israelense de 47 anos tem histórico como jogador e técnico do clube. Seu último trabalho foi em 2021, no Panathinaikos.

Em reformulação total no elenco, o Maccabi confirmou quatro reforços de forma oficial até agora. O pivô Alex Poythress, ex-Zenit São Petersburgo, e o ala Bonzie Colson, ex-Pınar Karşıyaka, assinaram por duas temporadas. Além deles, o veterano ala Guy Pnini retorna ao Maccabi após sete anos no Hapoel Holon, e Darrun Hilliard, ex-Bayern de Munique, acertou por um ano.

Em Istambul também teve chegada de jogadores e treinador. O Fenerbahce anunciou nesta semana Dimitris Itoudis como novo comandante, por três temporadas. Aos 51 anos, o grego, ex-CSKA, também está à frente da seleção do seu país que disputará o EuroBasket.

Para a quadra, os turcos confirmaram três reforços até o momento. O pivô Johnathan Motley estava no Lokomotiv Kuban e assinou por dois anos. Já o ala-pivô Samet Geyik chega do Turk Telekom para contrato de uma temporada. Neste domingo (26), o armador Scottie Wilbekin foi anunciado por três anos. Há quatro temporadas ele defendia o Maccabi Tel Aviv.

Na Itália, a Olímpia fez três movimentações no mercado na última semana, duas envolvendo pivôs. Primeiro, renovou por mais um ano o vínculo do veterano Kyle Hines. Já nesta sexta-feira (24), anunciou a contratação de Brandon Davies, ex-Barcelona, por duas temporadas. O outro negócio da equipe foi Stefano Tonut, armador italiano que chega da Reyer Veneza.

Despedidas

A semana também foi de adeus de alguns jogadores aos clubes em que atuaram na última temporada. No Barcelona, o ala-armador Dante Exum e o ala Nigel Hayes-Davis se despediram do clube catalão. Ambos, porém, ainda não têm novo destino.

Em outros casos, as saídas se deram após longos períodos. O pivô Jan Veselý deixou o Fenerbahce após oito anos. O tcheco foi campeão da Euroliga em 2017 e MVP da competição em 2019 com a camisa do time turco. É esperado que o jogador de 32 anos acerte com o Barcelona.

Outro atleta a deixar o Fener foi Pierriá Henry, após apenas uma temporada no clube. Segundo informações, o armador senegalês passará por um período de treinamentos no Washington Wizards. O jogador de 29 anos é nascido nos Estados Unidos.

Rumores

– O Fenerbahce está próximo de acertar com o pivô Tonye Jekiri. Aos 27 anos, o nigeriano vem de temporada com a camisa do UNICS Kazan;

– Outro jogador tcheco que pode fechar com o Barcelona, além de Veselý, é Tomas Satoransky. Após fim de contrato com o Washington Wizards, o armador pode retornar ao clube catalão, de onde saiu em 2016 para a NBA;

– Em clima de reconstrução, o Maccabi pode confirmar outros dois reforços nos próximos dias. O armador Lorenzo Brown, ex-UNICS, e o ala-armador Austin Hollins, ex-Estrela Vermelha, são alvos do time israelense;

– Campeão francês neste fim de semana, o ASVEL pode ter a saída de sua dupla de armadores. Élie Okobo está na mira do Monaco, enquanto Chris Jones desperta interesse do Valencia.

Fontes: Eurohoops, BasketNews e Sportando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *