A Euroliga encerrou a edição 2022-23 de sua temporada regular nesta semana, com a definição da maioria dos confrontos de playoffs ficando apenas para a última rodada. Festa na Lituânia e tristeza no País Basco marcaram a decisiva rodada 34.
LEIA TAMBÉM: EuroCup – Oitavas de final sem surpresas e com apenas um time vencendo fora de casa
Em partida apenas para cumprir tabela, o ALBA Berlim (ALE) não teve problemas para vencer o ASVEL (FRA) em casa, derrotando o time francês por 88 X 71 com grande desempenho no segundo tempo. Os dois times terminaram esta temporada da Euroliga sem mostrar qualquer capacidade de chegar aos playoffs, com o ALBA vencendo apenas 11 partidas e o ASVEL terminando em último lugar, com 8 triunfos.
Em Belgrado, apesar de já estar eliminado da disputa por playoffs, o Estrela Vermelha (SER) fez questão de terminar a temporada com uma vitória, e derrotou o Fenerbahçe (TUR) por 91 X 89, em partida decidida na prorrogação. Facundo Campazzo, que pelas restrições impostas ao Estrela em seu registro não conseguiu ter o impacto esperado, foi o grande herói. O astro argentino anotou 24 pontos e fez a cesta decisiva que levou o jogo para a prorrogação. Ao final da partida, ele disse que o jogo não valia nada, mas que o time queria jogar pelos fãs que foram até a arena acompanhar a partida. O time sérvio terminou a temporada em décimo lugar, com uma campanha equilibrada em 17 vitórias e 17 derrotas. Já o Fenerbahçe, com seu cartel de 19 triunfos, se classificou na oitava e última vaga para o mata-mata, onde enfrenta o Olympiacos (GRE)
O mesmo Olympiacos recebeu o Baskonia (ESP) e derrotou os espanhóis pelo placar de 86 X 78, garantindo o primeiro lugar na classificação. A campanha de 24 vitórias e 10 derrotas foi a melhor da atual edição da Euroliga. Sasha Vezenkov, como sempre, liderou o time com 23 pontos e 10 rebotes. Pelo Baskonia, Markus Howard anotou 29 pontos. O time basco terminou com 18 vitórias e a nona colocação, sendo o primeiro fora dos playoffs. Como consolo, atualmente lidera a liga espanhola e desperta otimismo em sua torcida para a sequência da temporada.
Em Israel, o Maccabi Tel-Aviv (ISR) suou, mas conseguiu vencer o Real Madrid (ESP) em jogo apertado pelo placar de 100 X 96. A partida foi decidida apenas na prorrogação, e o time israelense conseguiu superar o desfalque de Lorenzo Brown, que torceu o tornozelo durante o confronto, para garantir o quinto lugar na classificação da Euroliga. Com isso, o confronto com o Monaco (MON) está definido para o primeiro round, com mando do time monegasco. O Real terminou em terceiro lugar, e com a derrota perdeu a chance de igualar a campanha do Olympiacos. O time merengue enfrenta o Partizan (SER) no primeiro round dos playoffs.
Apesar de ter saído antes do final da partida, Brown ainda liderou o Maccabi estatisticamente com 22 pontos, 6 assistências e 4 rebotes. Pelo Real Madrid, Guerschon Yabusele anotou 25 pontos, auxiliado por 20 de Dzanan Musa.
Em Bolonha, os dois times italianos se enfrentaram em mais uma partida da rodada disputada apenas para cumprir tabela. A Virtus (ITA) venceu e encerrou a temporada com uma vitória, impondo um placar de 89 X 84 aos rivais da Olimpia (ITA). A Virtus já havia vencido o primeiro confronto entre as equipes na Euroliga, em novembro, e com isso a Olimpia deixa esta edição da Euroliga sem vencer seu rival. Daniel Hackett foi o destaque da partida, com 25 pontos e 7 assistências, e foi eleito o MVP da rodada. Johannes Voigtmann anotou 19 pela equipe de Milão. Os dois times estão eliminados dos playoffs, mas ainda disputam a liga italiana. Ao final da partida, o treinador da Olimpia, Ettore Messina, anunciou a saída de Timothé Luwawu-Cabarrot. Segundo o técnico, o acordo com o ala, que chegou no meio da temporada, era apenas até o final da campanha da equipe na Euroliga.
A Virtus terminou em 14º, com 14 vitórias, enquanto a Olimpia ficou em 12º, com um triunfo a mais. A Olimpia teve sequência muito positiva nas últimas semanas, mas a reação veio tarde demais.
O Anadolu Efes (TUR), atual bicampeão da Euroliga, terminou a temporada com uma vitórias, mas eliminado dos playoffs. O time turco derrotou o Monaco por 87 X 72 em partida onde o time de Mike James já tinha sua posição nos playoffs definida e portanto pouca motivação para o jogo. O confronto marca o final da sequência de títulos do Efes, que sofreu com muitas lesões de seus principais jogadores e também algumas rusgas de bastidores no decorrer da atual temporada. Com 17 vitórias e 17 derrotas na temporada, o treinador Ergin Ataman indicou que pode deixar o time após a atual temporada, então é bom ficar de olho nas mudanças que podem ocorrer em Istambul.
Na Catalunha, um motivado Barcelona (ESP) recebeu o já eliminado Valencia (ESP). O time catalão tinha a chance de ultrapassar o rival Real Madrid com uma vitória, pois ambos ficariam com campanhas idênticas, mas com critérios de desempate favorecendo o Barça. Os comandados de Sarunas Jasikevicius não desperdiçaram a oportunidade e venceram por 85 X 71. Alex Abrines disputou sua partida de número 500 pelo Barça, e liderou o time com 15 pontos, 6 assistências e 5 bolas de três. Ao garantir o segundo lugar na classificação, o Barça enfrenta o sétimo colocado Zalgiris (LIT).
E falando no time lituano, a classificação veio com emoção. Por conta do calendário, o jogo entre Bayern (ALE) e Zalgiris acabou se tornando o mais decisivo da rodada. Com a derrota do Baskonia no dia anterior, o Zalgiris entrou em quadra dependendo apenas de si para se classificar aos playoffs, e cumpriu a missão ao derrotar um Bayern que vendeu caro a derrota por 83 X 80. Lukas Lekavicius anotou 20 pontos, sendo 12 no último período, e cravou a vaga do time lituano para os playoffs. Vale lembrar que o Final Four deste ano será disputado em Kaunas, na arena do Zalgiris, então o time não medirá esforços para tentar vencer o Barça no primeiro round.
Por fim, na última partida apenas para cumprir tabela, o Panathinaikos (GRE) entrou em quadra contra o Partizan com uma terrível notícia. Um dia antes, o time foi punido por violar as regras financeiras da Euroliga com multas de EUR 750 mil, que podem aumentar, e também com a perda de 2 vitórias na tabela de classificação. Com isso, o time foi para o jogo contra o Partizan sabendo que seria o penúltimo colocado de qualquer forma.
Em jogo disputado, o Partizan venceu apenas no final, graças a uma bola heróica de James Nunally para sacramentar o placar em 83 X 81, garantindo a sexta colocação e o confronto com o Real no primeiro round.