Nesta quarta-feira (03) foi realizada a grande final da temporada 2022-23 da EuroCup, entre Gran Canaria, da Espanha, e Türk Telekom, da Turquia. Ambas equipes buscavam o título inédito e vaga na próxima Euroliga, com a equipe espanhola confirmando seu favoritismo e vencendo dentro de casa. Além da melhor campanha na fase regular, os amarelos também mostraram sua força dentro de casa, vencendo as 13 partidas disputadas, incluindo a grande decisão. O brasileiro Vitor Benite levantou seu terceiro troféu europeu, após dois títulos de BCL com o San Pablo Burgos.
GRAN CANARIA (ESP) 71 x 67 TÜRK TELEKOM (TUR)
Em partida realizada nesta quarta-feira (03) na Gran Canaria Arena, o time da casa, Gran Canaria (ESP), venceu o Türk Telekom (TUR) por 71-67 e conquistou o título inédito da EuroCup. O time espanhol era o grande favorito, especialmente jogando em casa, onde não havia perdido nenhum jogo, porém o time turco havia conseguido derrubar o Prometey nas semifinais, após uma sequência de 13 vitórias do time ucraniano. E o time espanhol não deu chances, liderando de ponta a ponta e fazendo um primeiro tempo arrasador. Com uma defesa muito forte, especialmente sobre Jerian Grant, o time da casa roubava bolas e provocava muitos erros, saindo forte na transição. A dupla de armadores AJ Slaughter e Andrew Albicy comandava as ações do Gran Canaria, que fez uma corrida de 15-0 e abriu 22 pontos de vantagem no segundo quarto.
Na segunda etapa, o cenário mudou. A força do garrafão turco finalmente começou a aparecer, e Tyrique Jones foi mais acionado e aproveitou bem as oportunidades, anotando 11 pontos apenas no terceiro quarto. A eficiência do ataque do Gran Canaria desabou e a vantagem caiu para apenas seis pontos, na abertura do último período. O jogo não era um primor técnico, mas no quarto final isso ficou muito evidente, com as duas equipes errando demais nos ataques, e a pontuação bastante baixa. A diferença ficou em dois pontos na metade do período, mas a quantidade de erros do time turco comprometeu uma possível reação, com o time espanhol sendo mais experiente para sair com a grande vitória.
O grande destaque da partida, e eleito o MVP da final, foi John Shurna, com 18 pontos, sendo 13 apenas no segundo quarto, momento da arrancada do Gran Canaria. O francês Andrew Albicy também foi muito importante, com 13 pontos, três assistências e três roubos, enquanto o brasileiro Vitor Benite terminou com dois pontos, uma assistência e -3 de PIR, em cerca de 12 minutos em quadra. Pelo Türk Telekom, destaques para Tyrique Jones, com 17 pontos, 11 rebotes e 27 de PIR, Axel Bouteille, com 17 pontos, e Jerian Grant, com 16 pontos, sete rebotes e quatro assistências (mas sete erros).