Mais uma rodada de grandes partidas nesta última semana pela EuroCup, com a terceira  da temporada regular sendo realizada na terça e quarta-feira (25 e 26/10). Apenas uma equipe permanece sem derrotas na competição, enquanto outros três times ainda não conseguiram o primeiro triunfo, mas com o equilíbrio dentro dos grupos marcando este início da temporada. Saiba mais em nosso resumo abaixo!

LEIA TAMBÉM: 2a rodada – Meindl tem duplo-duplo e surpresas continuam liderando após a segunda rodada

Grupo A – JL Bourg lidera de forma invicta; Meindl faz outra grande partida, mas Cluj sai derrotado

Com uma campanha surpreendente até o momento, o JL Bourg (FRA) não apenas lidera o seu grupo após três rodadas, como também é a única equipe invicta na EuroCup. Vindo de uma péssima campanha passada na competição europeia, o time do técnico Frédéric Fauthoux não se destaca em um quesito particular, mas demonstra um bom equilíbrio entre defesa e ataque. E isso apareceu novamente na vitória da quarta-feira.

Jogando diante de sua torcida, em Bourg-en-Bresse, o time francês conseguiu sua terceira vitória ao bater o time do Lietkabelis (LIT), por 86-73. Apesar do placar final com diferença em duplos dígitos, a partida foi liderada a maior parte do tempo pelo time lituano, que chegou a ter oito pontos de vantagem no primeiro tempo. A partida seguiu equilibrada até o início do último quarto, quando o time da casa conseguiu duas sequências importantes, colocando dígitos duplos de vantagem, para não perder mais. Apesar da boa partida do armador Jamel Morris (21 pontos), que mantinha o Lietkabelis no jogo, o destaque ficou com Jordan Floyd, um dos grandes responsáveis por mais uma vitória do time francês. O estadunidense (que veio do banco) terminou com 21 pontos (todos no segundo tempo), sete rebotes, duas assistências, dois roubos e 31 de PIR (Performance Index Rating), sendo eleito o MVP da Rodada 3.

Na terça-feira, a Reyer Veneza (ITA) conseguiu sua primeira vitória na competição, fora de casa, diante do U-BT Cluj-Napoca (ROM), equipe do brasileiro Leo Meindl, por 80-85. A equipe italiana montou um elenco para brigar pelo título da EuroCup, porém surpreendeu negativamente nas duas primeiras rodadas, com duas derrotas. Na partida disputada na Romênia, apesar de alguns sustos, a Reyer liderou do início ao fim, com a bola tripla sendo o grande diferencial do jogo (41% Reyer x 24% Cluj). Com grande atuação de Derek Willis (terminou com 23 pontos), especialmente no primeiro tempo, a equipe italiana chegou a colocar 13 pontos de vantagem, apesar dos esforços de Jordan Taylor e Meindl. A bola tripla de Michael Bramos e Marco Spissu seguiu castigando os romenos, que ainda conseguiram diminuir a desvantagem para apenas dois pontos, dentro do minuto final. Porém, a experiência italiana prevaleceu, e a Reyer saiu com a vitória. O brasileiro Leo Meindl terminou com 17 pontos, sete rebotes, quatro assistências, dois roubos, três erros, um toco e 19 de PIR (mais alto da equipe romena), em 28 minutos em quadra. O atleta é o terceiro cestinha da competição, com médias de 18,3 pontos por jogo.

Nas outras partidas do grupo, todas na quarta-feira, destaque para a vitória do Prometey (UKR) diante do Bursaspor (TUR), por 90-84, tirando a invencibilidade do time turco na temporada. O time ucraniano (que manda suas partidas em Riga, Letônia) mostrou grande poderio ofensivo, com destaque para o porto-riquenho Gian Clavell, cestinha da rodada com 26 pontos. Em partida na Alemanha, o ratiopharm Ulm (ALE), do brasileiro Yago dos Santos, perdeu a segunda consecutiva, desta vez para a Germani Brescia (ITA), na prorrogação, por 90-98. O time italiano, que venceu a segunda seguida, conseguiu eliminar uma desvantagem de 13 pontos, tanto pela força dos rebotes (53 no total, sendo 21 ofensivos), quanto pela atuação do estadunidense Troy Caupain, com 17 pontos, sete rebotes, oito assistências, dois roubos, um turnover, um toco e 27 de PIR. O brasileiro Yago dos Santos fez uma boa partida, com 16 pontos, seis assistências, dois roubos, três erros e 16 de PIR, para 28 minutos em quadra, saindo como titular.

Por fim, o Joventut Badalona (ESP) se recuperou da derrota na última rodada e não tomou conhecimento do Cedevita Olimpija (SLO), vencendo por 78-100. O time espanhol, novamente um dos favoritos ao título deste ano, teve alto aproveitamento nos arremessos de quadra (64% nos dois pontos e 55% nos três pontos) e domínio nos rebotes (40-27), não dando chances ao time da casa. Com cinco jogadores pontuando em duplos dígitos, destaque para o sueco Simon Birgander, com 11 pontos, oito rebotes e dois tocos. Os eslovenos seguem sem vencer na EuroCup, surpresa negativa até o momento.

Grupo B – Budućnost derrota Promithéas e assume ponta da tabela

No principal jogo do grupo B, o Budućnost (MNE) assumiu a liderança da tabela, ao vencer o até então invicto Promithéas Pátras (GRE), por 95-89. Dominando os três primeiros quartos e chegando a abrir 20 pontos de vantagem, o time da casa parecia rumar para uma vitória tranquila. Porém, o time grego fez uma recuperação espetacular, fez um 12-29 no quarto final e virou a partida, com sete segundos por jogar. Mas Phil Booth conseguiu uma bandeja no apagar das luzes e mandou a partida para a prorrogação. No tempo extra, o time montenegrino dominou novamente e não deixou mais a vitória escapar. Nem os 20 pontos de Joe Young (cestinha da competição, com médias de 24,7 pontos por jogo), foram suficientes para evitar a derrota do time grego. Destaque para a partida de Booth, com 18 pontos, e Alpha Kaba, com 14 pontos, 13 rebotes e 24 de PIR.

Em outro jogo importante do grupo, o Türk Telekom (TUR) venceu mais uma e acabou com a invencibilidade do Hapoel Tel Aviv (ISR), com placar final de 89-77. Apesar de um início de jogo “quente” do time israelense, quando abriu oito pontos de vantagem, logo o time da casa se recuperou e assumiu a ponta, para não perder mais. Com 13 bolas triplas e três jogadores com pelo menos 20 de PIR, o time turco foi dominante e chegou a abrir 25 pontos de vantagem, conseguindo uma sólida vitória. Destaque para Jerian Grant, com 12 pontos, três rebotes, dez assistências, três roubos e 26 de PIR.

Nos outros jogos do grupo, o Gran Canaria (ESP), um dos favoritos ao título, passou sem maiores dificuldades pelo London Lions (ING), por 87-69. Após um primeiro quarto mais equilibrado, aos poucos o time espanhol foi abrindo vantagem, chegando aos 28 pontos no início do quarto final. Com boa defesa e 12 bolas triplas, o time amarelo teve como destaque o polonês Aleksander Balcerowski, com 16 pontos, nove rebotes e 25 de PIR. O brasileiro Vitor Benite fez boa partida, com dez pontos, uma assistência, um roubo e dez de PIR, em 22 minutos em quadra. Em outro jogo do grupo, o Hamburg Towers (ALE) tomou um susto mas venceu o Śląsk Wrocław (POL), por 87-83. Após um bom primeiro tempo, onde abriu 19 pontos de vantagem, a equipe alemã assistiu uma incrível reação polonesa. Com uma parcial de 17-0, o time visitante diminuiu a desvantagem para apenas dois pontos, e chegou a passar na frente do placar brevemente, deixando tudo aberto no quarto final. O Hamburg soube aproveitar melhor os erros do adversário e conseguiu a vitória, deixando o time polonês ainda sem vencer na competição.

Outra equipe que continua sem vencer é a Trentino (ITA), desta vez derrotada em casa pelo Paris Basketball (FRA), por 86-91. Mesmo com grande atuação de Darion Atkins (24 pontos, oito rebotes, seis assistências, dois roubos e 28 de PIR), ótima rotação de bola (27 assistências) e cuidar melhor da “laranja” (apenas 11 turnovers, contra 21 do Paris), o time italiano não soube aproveitar as oportunidades nos arremessos (apenas 55% no aproveitamento de dois pontos) e foi dominado nos rebotes (47-36), deixando a primeira vitória escapar. O time francês teve três grandes destaques: Kyle Allman (23 pontos e cinco assistências), Ismaël Kamagate (14 pontos, dez rebotes e três tocos) e Axel Toupane (16 pontos, 11 rebotes e quatro assistências).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *