Nesta quarta-feira (26) foram disputadas as partidas semifinais da EuroCup, com Gran Canaria e Türk Telekom vencendo e alcançando a final da competição. Esta será a segunda final disputada pelo time espanhol, que perdeu o título em 2014-15, e a primeira decisão do time turco, que nunca havia ficado entre os oito melhores. O Gran Canaria fez um clássico espanhol contra o forte Joventut Badalona, enquanto o Türk Telekom superou a sensação da competição, o Prometey, que vinha de 13 vitórias consecutivas. Na próxima quarta-feira (03) teremos a grande decisão, às 16 horas (horário de Brasília), com uma das equipes levantando o troféu pela primeira vez e alcançando a sonhada vaga para a Euroliga.

SEMIFINAIS

PROMETEY (UKR) 74 x 76 TÜRK TELEKOM (TUR)

Na primeira semifinal do dia, o Türk Telekom (TUR) conseguiu superar a sensação da competição, o Prometey (UKR), por 74-76, em jogo disputado em Riga (Letônia). O time turco acabou com a sequência de 13 triunfos consecutivos do time ucraniano, e emendou sua quinta vitória seguida na competição, chegando forte para a grande final. Porém, o início de jogo foi favorável ao time da casa, que arriscava bastante do perímetro e apertava bastante na defesa, chegando a abrir 11 pontos de vantagem (21-10). O time turco não se assustou, e com melhor aproveitamento de quadra, aos poucos foi entrando no jogo, até assumir a liderança no segundo quarto, para praticamente não perder mais. O Prometey tinha mais volume de jogo, porém o aproveitamento era muito ruim, com apenas Gian Clavell se destacando, enquanto o TT aproveitava bem os ataques, em um esforço coletivo.

Na segunda etapa, o time da casa mostrou uma melhora, especialmente na defesa, mas o time turco seguiu consistente nas ações ofensivas, com Jerian Grant aparecendo bem e anotando oito pontos no terceiro quarto. No período final, apesar do aproveitamento baixo e atuações decepcionantes de Caleb Agada e DJ Stephens, o Prometey conseguiu virar a partida, com Stephens acertando seu primeiro arremesso triplo. O Türk Telekom foi pro ataque e Tony Taylor (15 pontos) acertou bola decisiva de dois pontos, com erro no ataque seguinte do Prometey. O jogador ainda deu toco decisivo em Stephens, decretando a vitória turca na Letônia. Ao Prometey restou a bela campanha, e a dor de um jogo decisivo muito ruim, com péssimos 37% de aproveitamento nos dois pontos e 31% na bola tripla, enquanto o time turco acertou 48% do perímetro. Destaque para o francês Axel Bouteille, com 16 pontos, oito rebotes, duas assistências e 22 de PIR, sendo eleito o MVP das semifinais.

GRAN CANARIA (ESP) 89 x 86 JOVENTUT BADALONA (ESP)

Na outra semifinal, o Gran Canaria (ESP), melhor campanha da competição, bateu o Joventut Badalona (ESP), por 89-86, e garantiu a classificação para sua segunda final de EuroCup (e a busca pelo primeiro título). O time chegou à sétima vitória seguida e a 12 vitórias dentro de casa, sendo o único a não perder em seus domínios. O jogo foi equilibrado, mas controlado pelo time da casa a maior parte do tempo, sem conseguir grande vantagem (máximo de nove pontos no segundo quarto). Ao final da primeira etapa, a vantagem era de apenas um ponto para os visitantes (42-43), com destaques para Ante Tomić e Andres Feliz no lado catalão, e Vitor Benite e Damien Inglis no lado amarelo.

Na terceira etapa, o jogo seguiu muito equilibrado, com as defesas funcionando melhor que os ataques. O Gran Canaria explorava bem o garrafão com Khalifa Diop (oito pontos no período), que também era uma força defensiva, dificultando muito o jogo interno do time catalão. Nos dois minutos finais do terceiro quarto, o time da casa engatou uma corrida de 8-0 e levou nove de vantagem para o período final. Mas isso não intimidou o Joventut, que logo conseguiu encostar novamente no placar, com boa defesa e boas escolhas no ataque. O Gran Canaria, impulsionado por sua torcida e pelo armador Andrew Albicy, não se precipitou e, com paciência no ataque e força na defesa, abriu nove de vantagem, com pouco mais de dois minutos por jogar. O time catalão ainda lutou e deixou a diferença em um ponto, mas o time da casa aproveitou bem os lances livres e saiu com a vitória. Destaques para Albicy, com 17 pontos, e Nicolás Brussino, com 14 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e 20 de PIR. O brasileiro Vitor Benite teve grande participação, com 13 pontos, um rebote, uma assistência, um roubo e 11 de PIR, em 17 minutos em quadra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *