Nesta terça-feira (26) foram realizados os dois primeiros jogos das semifinais da EuroCup, com vitória dos mandantes e favoritos. Com as melhores campanhas na fase regular, Paris Basketball e JL Bourg não tiveram muitas dificuldades em sair em vantagem na série melhor de três jogos, contra London Lions e Beşiktaş, respectivamente, fazendo valer o mando de quadra na primeira partida.
Na sexta-feira (29), os jogos de volta serão realizados em Londres e Istambul, com os mandantes precisando vencer para forçar o terceiro jogo, ou então os franceses garantem a vaga na grande final.
Confira abaixo um resumo dos dois primeiros jogos das semifinais da EuroCup.
JL Bourg (FRA) 86 x 74 Beşiktaş (TUR)
Mostrando sua força dentro de casa, o JL Bourg conquistou importante vitória no primeiro jogo das semifinais contra o surpreendente Beşiktaş, do técnico Dušan Alimpijević. A partida não foi das mais “bonitas” de se assistir, com 50 faltas sendo cometidas, 28 turnovers e 24 lances livres sendo desperdiçados, mas o jogo mais físico do time francês e o melhor aproveitamento nos arremessos definiram a vitória. Após um início “amarrado” e ofensivamente ruim das duas equipes, o Bourg abriu o segundo quarto com uma corrida de 11-0 e colocou 14 pontos de vantagem, que chegou aos 18 pouco antes do intervalo, com boa participação de Axel Julien e Bryce Brown. Na volta dos vestiários, o time turco melhorou dos dois lados da quadra, e com boa partida dos pivôs Ángel Delgado e Marko Simonović, deixou a diferença em apenas seis pontos (62-56), após uma corrida de 0-8. Porém, o coletivo francês era melhor e, mesmo quando o Beşiktaş ameaçou uma nova reação no último quarto, apareceu o jovem Zaccharie Risacher (sumido até então) com duas bolas triplas, deixando a vantagem em dois dígitos, e dando tranquilidade para o time da casa sair com a vitória. Vale destacar a partida de Isiaha Mike, com 16 pontos, seis rebotes e três assistências (24 de PIR), e JeQuan Lewis, com 14 pontos, cinco assistências e três roubos. No time turco, destaque para Delgado, com mais um duplo-duplo: 15 pontos e 16 rebotes (30 de PIR).
Paris Basketball (FRA) 99 x 86 London Lions (ING)
Confirmando seu favoritismo, o Paris Basketball precisou de um terceiro quarto arrasador para superar a boa equipe do London Lions, dentro da Adidas Arena. Após um início empolgante do time londrino, com um 0-7, o time francês foi encontrando seu jogo no ataque, com muita velocidade e domínio nos rebotes, sendo o jovem Nadir Hifi o grande protagonista, fechando o primeiro quarto com pequena vantagem (30-27). No segundo quarto, o Paris chegou a abrir 11 pontos de vantagem, com o armador TJ Shorts puxando o time, mas o Lions não se entregava, com grande partida de David Nwaba, e a diferença ficou em apenas cinco pontos no intervalo (54-49). No terceiro quarto, o atropelo do Paris. Com uma corrida inicial de 12-0, o time da casa logo abriu 17 pontos de vantagem, com Shorts brilhando e o Lions cometendo muitos erros e péssimo aproveitamento nos arremessos, e a parcial do período fechando em 25-8 e 22 pontos de vantagem antes do período final. O time inglês até abriu o período com uma corrida de 0-9 (todos os pontos de Nwaba), mas o time da casa era superior e conseguiu manter uma vantagem tranquila até o final da partida. Vale mencionar a imensa vantagem do Paris nos pontos de segunda oportunidade, 18-2, resultado dos rebotes ofensivos (14-6) e roubos de bola (12-8). Com Hifi anotando 22 pontos e Mikael Jantunen contribuindo com dez pontos, nove rebotes, duas assistências e três roubos (25 de PIR), o Paris teve novamente como grande destaque TJ Shorts, com 23 pontos, seis rebotes, sete assistências, três roubos e 33 de PIR. Pelo Lions, grande partida de Nwaba, com 24 pontos, cinco rebotes e 34 de PIR.