A quarta rodada da temporada regular da EuroCup foi realizada na última semana, com jogos na terça e na quarta-feira (01 e 02/11). A equipe francesa do JL Bourg continua sem perder, enquanto outros três times ainda não encontraram o caminho da vitória. Os brasileiros Yago dos Santos (ratiopharm Ulm) e Leo Meindl (U-BT Cluj-Napoca) fizeram grandes partidas, com vitória do primeiro e derrota do segundo. Saiba o que de melhor aconteceu na rodada em nosso resumo abaixo!
LEIA TAMBÉM: 3a rodada – Após três rodadas, apenas JL Bourg permanece invicto
Grupo A – JL Bourg continua surpreendendo; Yago comanda vitória em Bursa
A equipe do JL Bourg (FRA) manteve sua invencibilidade, ao superar, fora de casa, a Germani Brescia (ITA), por 69-71, interrompendo sequência de duas vitórias dos italianos. O time de Bourg-en-Bresse segue como o único invicto na EuroCup, com quatro vitórias, e mostrou grande poder defensivo na partida de terça-feira. Com baixo aproveitamento de dois pontos das duas equipes (abaixo de 40%), a bola tripla e os lances livres foram diferenciais para o time francês, que também dominou os rebotes (43-34) e os tocos (7-0), liderando a partida de ponta a ponta. Após abrir 13 pontos de vantagem no final do terceiro quarto, o Bourg viu o time da casa encostar no placar nos segundos finais, porém um toco espetacular de Isiaha Mike em cima de Tai Odiase, definiu a partida para os visitantes. Mais uma grande partida de Jordan Floyd, com 22 pontos e 25 de PIR (Performance Index Rating), acompanhado por Mike, com 11 pontos, nove rebotes, duas assistências, dois tocos e 20 de PIR.
Em um dos jogos mais emocionantes da rodada, o ratiopharm Ulm (ALE) voltou a vencer na competição, superando o forte Bursaspor (TUR) diante de sua fanática torcida, por 86-90. A partida foi liderada pelo time alemão quase na totalidade, sob a liderança do brasileiro Yago dos Santos e com melhor aproveitamento da bola tripla da equipe. Após uma corrida de 10-0, o time visitante abriu incríveis 16 pontos de vantagem, parecendo que a vitória viria de forma tranquila, porém o time turco respondeu rapidamente com um 16-4, deixando tudo equilibrado novamente. Com pouco mais de um minuto por jogar, a vantagem alemã era de apenas um ponto, quando Yago converteu bela cesta de dois pontos. Mas Derek Needham acertou uma bola tripla na sequência e empatou a partida, para delírio dos torcedores. A partir daí, começou uma batalha dos lances livres, onde o Ulm, apesar de mal nesse quesito todo o jogo, se saiu melhor. Inclusive Yago não desperdiçou os quatro que teve nos segundos finais, enquanto Onuralp Bitim jogou fora a chance de empatar a partida. O brasileiro Yago dos Santos foi o destaque do jogo, com 17 pontos (cestinha do time), cinco rebotes, três assistências, um roubo, um erro e 24 de PIR (a maior da partida), com pouco mais de 25 minutos em quadra.
Em outro jogo bastante disputado do grupo, o Lietkabelis (LIT) venceu mais uma em casa, derrotando o U-BT Cluj-Napoca (ROM), por 89-84. As duas equipes se alternavam na liderança, com nenhuma conseguindo duplos dígitos de vantagem. O time da casa era mais eficiente na bola tripla (12/25, 48%) e teve novamente Jamel Morris como cestinha, com 24 pontos. O brasileiro Leo Meindl fez mais uma boa partida pelo clube romeno, com 22 pontos (cestinha da equipe), cinco rebotes, duas assistências, dois roubos, três erros e 20 de PIR, para 36 minutos em quadra, mas teve nos lances livres o seu ponto negativo, acertando apenas 45,5% das tentativas (5/11). O jogador é o quarto cestinha da competição, com 19,3 pontos por jogo.
Na Itália, a Reyer Veneza (ITA) conquistou mais uma vitória, ao superar o Cedevita Olimpija (SLO) por 76-68. Apesar do domínio nos rebotes do time esloveno (43-27), o baixo aproveitamento nos arremessos de quadra prejudicou um melhor desempenho da equipe. Os italianos lideraram de ponta a ponta, sem grandes destaques individuais, valendo citar os 15 pontos de Allerik Freeman, e os 12 pontos e cinco assistências de Marco Spissu. No lado derrotado, grande partida de Yogi Ferrell, com 27 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e 35 de PIR, e Alen Omić, com 11 pontos e incríveis 21 rebotes, tornando-se o maior reboteiro da história da EuroCup (776), superando Bojan Dubljević (764). Ainda assim, o Cedevita segue sem vencer na competição. No último jogo do grupo, o vice-líder Joventut Badalona (ESP) passou sufoco, mas venceu o Prometey (UKR), por 82-77, em partida em que as duas equipes foram melhores dentro do garrafão. Após um terceiro quarto arrasador do time da casa (25-8), chegando a abrir 22 pontos de vantagem, o time ucraniano fez um período final de recuperação e encostou no placar, porém tarde demais para conseguir a vitória. Destaque para a partida de Henry Ellenson, com 13 pontos e dez rebotes, e Caleb Agada para o Prometey, com 18 pontos.
Grupo B – Hapoel Tel Aviv assume a liderança após surra na Trentino
Em um grupo onde os cinco primeiros colocados possuem a mesma campanha, divididos apenas pelos critérios de desempate, a quarta rodada trouxe um novo líder. O Hapoel Tel Aviv (ISR) não tomou conhecimento do fraco time da Trentino (ITA), vencendo por 93-63, mantendo a equipe italiana sem vitórias na competição. O jogo foi dominado pelos israelenses do início ao fim, com grande defesa, contra-ataques e, principalmente, ataques constantes ao garrafão adversário. Após um primeiro tempo onde a vantagem terminou em 15 pontos para o time da casa, o terceiro quarto foi um massacre, com o Hapoel fazendo 31-11 e sacramentando sua vitória. A diferença entre as equipes ficou bem clara no PIR de cada uma na partida: 127-44! O grande destaque da partida foi Jaylen Hoard, com 22 pontos (9/10 em arremessos de quadra), nove rebotes, um roubo, dois tocos e 33 de PIR, sendo eleito o MVP da Rodada 4, em apenas 21 minutos em quadra.
Em jogo realizado em Londres, o Budućnost (MNE) venceu sua terceira partida seguida, ao bater o London Lions (ING) por 78-87, se mantendo no topo da tabela. O placar foi construído no primeiro tempo, quando a equipe visitante conseguiu abrir 20 pontos de vantagem, com melhor aproveitamento dos arremessos de quadra. O time inglês até conseguiu equilibrar a partida no segundo tempo, com Aaron Best e Sam Dekker contribuindo bastante, mas insuficiente para alcançar a virada. Destaques para Trae Bell-Haynes, com 21 pontos e cinco assistências, e Alpha Kaba, com 16 pontos e 11 rebotes. Outra equipe que se mantém no topo da tabela é o Türk Telekom (TUR), que obteve sua terceira vitória seguida, ao superar, fora de casa, o Śląsk Wrocław (POL) por 71-75. O time polonês, que ainda não venceu na competição, lutou bastante, chegou a colocar dez pontos de vantagem no segundo quarto, fez um jogo equilibrado no segundo tempo, mas não conseguiu superar o time turco. A equipe visitante contou com Nathan Sestina, vindo do banco, para “desafogar” o ataque, anotando 14 pontos, sendo 4 de 8 dos três pontos, e Jerian Grant fazendo um pouco de tudo, com 15 pontos, sete rebotes, oito assistências e dois roubos.
Nos dois últimos jogos do grupo, o Promithéas Pátras (GRE) voltou a vencer, após tropeço na rodada anterior, superando com dificuldades o Hamburg Towers (ALE), por 81-77. O jogo teve diversas mudanças de liderança, com nenhuma das equipes abrindo duplos dígitos de vantagem, e destaques dos dois lados. No Hamburg, Yoeli Childs terminou com 17 pontos e 16 rebotes (sendo sete ofensivos), mantendo a equipe no jogo. Porém, o time grego tinha Joe Young, cestinha da competição, que terminou com 23 pontos, e George Conditt IV, que teve uma atuação fantástica, com 22 pontos, dez rebotes, três tocos e 30 de PIR, anotando sete pontos no quarto final. Por fim, o Gran Canaria (ESP) venceu mais uma, em difícil confronto fora de casa contra o Paris Basketball (FRA), por 81-89. O jogo foi disputado do início ao fim, sendo decidido apenas no minuto final, com o time espanhol aproveitando os lances livres e defendendo melhor. Nem a excelente partida de Kyle Allman, com 30 pontos, cinco rebotes, oito assistências, três roubos, dois tocos e 42 de PIR (o mais alto da rodada), foram suficientes para a vitória francesa. O time amarelo anotou 13 bolas triplas, sendo seis de AJ Slaughter, que terminou com 24 pontos, enquanto o brasileiro Vitor Benite teve atuação apagadíssima, com nenhum ponto (0/4 nos arremessos de quadra), um rebote, uma assistência e -4 de PIR, para apenas dez minutos em quadra.