O Barcelona desapontou seu torcedor no fim da temporada, ao não conseguir trazer para casa o título espanhol na grande final. Mas talvez a derrota foi um dos fatores que motivou uma grande mudança na equipe: o comando técnico. Agora sob o comando de um dos melhores treinadores da Europa e um ídolo do clube (além de ter trazido também um dos melhores armadores do continente), o Barça melhorou consideravelmente sua equipe e pode chegar mais perto do Final Four nesta temporada.

Quem chegou

Šarūnas Jasikevičius (treinador, Zalgiris-LIT) assinou por três temporadas, Nick Calathes (PG, Panathinaikos-GRE, grego, 31 anos) assinou por três temporadas;

Quem saiu

Svetislav Pešić (treinador), Malcolm Delaney (PG/SG, estadunidense, 31 anos) / Ante Tomić (C, croata, 33 anos) / Kevin Pangos (PG, canadense, 27 anos) / Pau Ribas (SG, espanhol, 33 anos);

Possível quinteto titular:
PG- Nick Calathes
SG- Cory Higgins
SF- Ádám Hanga
PF- Nikola Mirotić
C- Brandon Davies
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG- Thomas Heurtel
SG- Kyle Kuric
SF- Álex Abrines
PF- Víctor Claver/Rolands Šmits
C- Pierre Oriola
Sujeito a variações

Análise escrita pelo colaborador Kevin Alex, mantenedor da conta Barça Basket Brasil no Twitter.

Desempenho geral na temporada passada

O Barça perdeu no início da temporada o armador francês Thomas Heurtel por lesão. Antes da chegada de Nikola Mirotić ao clube catalão, ele era o jogador mais acionado, principalmente na criação de jogadas. A partir deste ponto, o técnico Svetislav Pešić teve que arrumar uma formação que não iria atrapalhar a ofensiva da equipe. Malcolm Delaney foi o substituto do francês, mas a temporada dele não foi das melhores em relação às estatísticas, se formos levar em consideração as boas temporadas no Lokomotiv e no Tigers da China antes de se transferir para o Barça. Porém Delaney aparecia junto com Cory Higgins e Davies em momentos importantes do jogo. Mas os olhos estavam em cima de Mirotić, ex-NBA e o mais importante, ex-Real Madrid. Felizmente o jogador não decepcionou, terminou a temporada sendo o melhor jogador da equipe, com 19 pontos por jogo com 48 partidas contando ACB e Euroliga, e no final da temporada, foi eleito o MVP da Liga ACB.

Se analisarmos os números, a temporada não foi um desastre. O time ficou 22-6 na Euroliga e antes do cancelamento devido à pandemia o time estava com uma sequência de cinco vitórias, e na Liga ACB ficou com um recorde de 19-4, fazendo em média 86 pontos por jogo somando essas duas competições. Mas os torcedores catalães não se importam com os números, principalmente se não conquistar um título depois de uma boa campanha. Dois pontos que alguns criticaram no time de Pešić na temporada foi a defesa e a forma como o time não conseguia administrar resultados, como foi contra o Baskonia na final da ACB que o time do Barça foi para o intervalo vencendo, porém não fez um bom início de terceiro período e acabou perdendo o jogo, Heurtel tinha voltado de lesão e fez um jogo sensacional, porém o resto do time não ajudou, em 51 jogos somando as competições da Liga ACB e Euroliga o Barça teve uma média de 79 pontos sofridos.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

A grande contratação do Barça para a temporada é Nick Calathes, armador de 31 anos com muita experiência no basquete europeu. Se formos considerar que Heurtel está voltando de uma lesão que o deixou fora das quadras por muito tempo e que Delaney deixou a equipe, era praticamente obrigação contratar um novo armador. O grego estava na equipe do Panathinaikos e na última temporada teve médias de 10,7 pontos, 8,3 assistências com 26 minutos por jogo em 47 partidas.

Šarūnas Jasikevičius, o novo treinador já foi jogador do Barça entre 2000-2003 e na temporada 2012-13. Antes de assinar com o Barça ele era treinador da equipe de Zalgiris onde seu maior feito foi em 2018 ao levar a equipe ao Final Four da Euroliga. Neste Início no Barça ele trouxe algumas mudanças na forma de jogar do time, com um jogo mais coletivo, no novo sistema de “Saras” os arremessadores são os mais beneficiados com o jeito do time movimentar a bola, e a intensidade defensiva mudou muito desde que Pešić saiu, uma coisa que ele falou muito nos jogos de pré-temporada e neste início de Liga é que o time precisa jogar sem egoísmo, e está nítida a mudança de mentalidade da equipe.

O que esperar nesta Euroliga

O Barça venceu os três jogos da pré-temporada, perdeu na final da Liga Catalã para o MoraBanc (84-85), perdeu na final da Supercopa Endesa para o Real Madrid (71-67), mas está invicto na Liga ACB com três vitórias. O clube renovou contrato com Pierre Oriola que é o capitão do time, Mirotić, Leandro Bolmaro, Brandon Davies e Kyle Kuric. “Saras” está dando mais oportunidades para alguns jovens do Barça B, mas estão recebendo poucos minutos o que não é nenhuma surpresa, devido à falta de experiência.

O Barça precisa chegar no Final Four, estava caminhando para isso na temporada passada, mas a pandemia não permitiu. Porém não acredito que fará uma temporada brilhante, mesmo a equipe apresentando uma evolução rápida com o novo treinador, precisa provar mais, principalmente contra equipes fortes. O CSKA Moscou será o oponente mais complicado do time neste início e não consigo ver uma outra alternativa nas jogadas caso a atual formação ofensiva da equipe não funcione.

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *