Em apenas duas temporadas na elite europeia, o time do principado de Mônaco já se consolidou como uma das maiores forças na Euroliga. Com a manutenção de sua base vencedora e a adição de reforços que podem elevar o teto da equipe, o time monegasco espera disputar o título nesta temporada. 

Quem chegou

Kemba Walker (PG, agente livre, estadunidense, 33 anos) / Mam Jaiteh (C, Virtus Bologna-ITA, francês, 28 anos) / Terry Tarpey (SF, Le Mans-FRA, francês, 29 anos) / Petr Cornelie (PF/C, Real Madrid-ESP, francês, 28 anos).

Quem saiu

Chima Moneke (PF, Baskonia-ESP, nigeriano, 27 anos) / Yoan Makoundou (PF, Buducnost-MON, francês, 23 anos). 

Treinador

Sasha Obradović, 54 anos, que comanda o time desde 2021. 

Possível quinteto titular:

PG – Mike James
SG – Élie Okobo
SF – Alpha Diallo
PF – John Brown
C – Donatas Motiejūnas
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Kemba Walker
SG – Jordan Loyd
SF – Terry Tarpey
PF – Petr Cornelie
C – Donta Hall/Mam Jaiteh
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

O Monaco tem se consolidado nos últimos anos na elite do basquete europeu. Após vencer a Eurocup em 2021, o time estreou na Euroliga na temporada seguinte e desde então tem sido presença constante em playoffs. Na temporada passada, o quarto lugar premiou o bom trabalho com mando de quadra, seguido de uma vitória no primeiro round dos playoffs, contra o Maccabi Tel-Aviv. Na sequência, o Monaco perdeu a semifinal do Final Four para o Olympiacos, mas venceu a disputa de terceiro lugar contra o Barcelona e conquistou o pódio da Euroliga pela primeira vez. 

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

O time mudou muito pouco em relação à temporada anterior, mas se destaca a chegada de Kemba Walker, ex-estrela da NBA. Aos 33 anos, o armador estadunidense chega para tentar repetir o sucesso de seu compatriota Mike James, que se consolidou como uma das maiores estrelas do basquete europeu nos últimos anos. Mam Jaiteh, vindo da Virtus Bologna, também é uma adição interessante para o garrafão monegasco. 

O que esperar nesta Euroliga

O Monaco deve seguir sendo um dos melhores times da competição. Durante algum tempo, houve dúvida sobre a permanência de Mike James, que flertou com diversos outros times ao longo da offseason, em especial os gregos da Euroliga. Apesar disso, ele ficou em Monaco e a base do time segue a mesma, sustentada pelo excelente trabalho de Sasha Obradović no comando técnico. Kemba Walker é uma incógnita, devido às sempre necessárias dúvidas sobre a adaptação ao jogo FIBA e também o histórico de lesões recentes que o fez deixar de ser uma opção na NBA. Apesar do grande risco, também é uma contratação que pode gerar excelentes frutos caso dê certo. Se não der, o Monaco segue praticamente com o mesmo time do ano passado, que já foi muito bem. A expectativa, portanto, é de que seja um time de mando de quadra nos playoffs e que pode disputar o título se continuar em sua trajetória de evolução acelerada.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *