O Baskonia chega para mais uma temporada com um time bastante competitivo, assim como foi em 2022-23, quando quase alcançou os playoffs. Apesar de perder seu principal jogador (Darius Thompson), a diretoria fez boas contratações e a fanática torcida basca pode esperar bons jogos.

Quem chegou

Nico Mannion (PG, Virtus Bolonha-ITA, italiano, 22 anos) / Codi Miller-McIntyre (PG/SG, Gaziantep-TUR, estadunidense/búlgaro, 29 anos) / Nikos Rogkavopoulos (SF, Merkezefendi-TUR, grego, 22 anos) / Chima Moneke (PF, Monaco-FRA, nigeriano, 27 anos) / Khalifa Diop (C, Gran Canaria-ESP, senegalês, 21 anos)

Quem saiu

Steven Enoch (C, Türk Telekom-TUR, estadunidense/armênio, 26 anos) / Rokas Giedraitis (SF, Estrela Vermelha-SER, lituano, 31 anos) / Darius Thompson (PG, Anadolu Efes-TUR, estadunidense, 28 anos) / Daulton Hommes (SF/PF, sem clube, estadunidense, 27 anos) / Max Heidegger (PG, Chicago Bulls-EUA, estadunidense, 26 anos) / Pierriá Henry (PG, sem clube, estadunidense/senegalês, 30 anos) / Artūrs Kurucs (PG/SG, Promithéas-GRE, letão, 23 anos)

Treinador

Joan Peñarroya (espanhol, 54 anos, vai para sua segunda temporada no clube)

Possível quinteto titular:

PG – Codi Miller-McIntyre
SG – Markus Howard
SF – Dani Díez
PF – Tadas Sedekerskis
C – Matt Costello
Sujeito a variações

Possível segunda unidade:

PG – Nico Mannion
SG – Vanja Marinković
SF – Nikos Rogkavopoulos/Sander Raieste
PF – Chima Moneke
C – Khalifa Diop/Maik Kotsar
Sujeito a variações

Desempenho geral na temporada passada

A temporada 2022-23 do Baskonia deixou um gostinho amargo para o torcedor. Com bom desempenho durante a fase regular da Liga ACB e Euroliga, o time perdeu o gás na reta final e não conseguiu avançar. Na competição europeia, a equipe teve o melhor ataque e uma ótima dupla com Darius Thompson e Markus Howard, ficando na zona de classificação por 33 rodadas, incluindo a liderança na rodada 16. Porém, a disputa estava muito acirrada, e o time perdeu na última rodada, deixando a vaga para o Žalgiris.

Na Liga ACB, a equipe terminou em segundo lugar na fase regular, dando esperanças ao torcedor que o título viria. Mas já no confronto das quartas de final, contra o Joventut Badalona, veio a surpresa e a eliminação por 2-0, terminando a temporada de forma melancólica. Em fevereiro, pela Copa do Rei, a equipe também já havia sido eliminada pelo mesmo Joventut, também nas quartas de final.

Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada

Sem nenhuma contratação de impacto, o Baskonia perdeu Darius Thompson, seu principal jogador na última temporada, mas fez boas aquisições, sendo três delas de jovens. Primeiro, o italiano Nico Mannion, que tenta se firmar como o bom jogador que despontou aos 15 anos, e que agora jogará em duas ligas muito fortes. Segundo, o grego Nikos Rogkavopoulos, um ala com bom arremesso do perímetro, e que terá sua grande chance no Baskonia. Por fim, o pivô senegalês Khalifa Diop, de 2,11 metros, e que já apareceu com destaque no Gran Canaria, incluindo o prêmio de “Rising Star” da EuroCup na temporada 2021-22.

Porém, o reforço mais importante deve ser mesmo Chima Moneke, um ala de força não muito alto (1,96 metros), mas que briga intensamente dentro do garrafão, se movimenta bem sem a bola, tem bom passe e bom arremesso, sendo normalmente um dos líderes de eficiência da equipe, agregando muito defensivamente para uma equipe já forte no ataque. O atleta despontou no Manresa na temporada 2021-22, quando foi eleito o MVP da Basketball Champions League (BCL) e para o principal quinteto da Liga ACB. 

O que esperar nesta Euroliga

Com um time ofensivo e que quase chegou aos playoffs na temporada passada, espera-se que a competitividade seja a mesma na Euroliga que se inicia. O estilo de jogo do técnico Peñarroya deve ser mantido, com muito volume de jogo para Markus Howard e transições rápidas, com um adicional de ótimos defensores de garrafão no elenco (Moneke e Diop). A dupla Howard e Miller-McIntyre pode ser muito interessante de assistir, com o segundo tentando suprir a ausência de Thompson.

Em resumo, este time do Baskonia tem tudo para estar pelo menos entre os dez primeiros (play-in), e jogar os playoffs da Euroliga que escaparam na temporada passada. Chegar ao Final Four já seria outro patamar e uma surpresa digna de comemoração em Vitoria-Gasteiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *