Vindo de uma temporada onde lesões deixaram a Olimpia fora dos playoffs, o time atuou de maneira incisiva no mercado e trouxe reforços de renome. Apesar disso, lesões e idade do elenco podem pesar e mais uma vez complicar a temporada do time milanês.
Quem chegou
Nikola Mirotić (PF, Barcelona-ESP, espanhol, 32 anos) / Maodo Lô (PG, Alba Berlim-ALE, alemão, 31 anos) / Alex Poythress (SF, Maccabi Tel Aviv, estadunidense, 30 anos) / Guglielmo Caruso (C, Varese-ITA, italiano, 24 anos) / Diego Flaccadori (PG, Aquila Trento-ITA, italiano, 27 anos) / Ismaël Kamagate(C, Paris-FRA, francês, 22 anos).
Quem saiu
Luigi Datome (SF, aposentado, italiano, 35 anos) / Shabbaz Napier (PG, Estrela Vermelha-SER, estadunidense, 32 anos) / Tommaso Baldasso (PG, Derthona-ITA, italiano, 25 anos) / Naz Mitrou-Long (PG, Žalgiris-LIT, canadense, 30 anos) / Davide Alviti (SF, Aquila Trento-ITA, italiano, 26 anos) / Deshaun Thomas (SF, Joventut Badalona-ESP, estadunidense, 32 anos) / Paul Biligha (C, Aquila Trento-ITA, italiano, 33 anos) / Brandon Davies (C, Valencia-ESP, estadunidense, 32 anos) / Leonardo Okeke (C, Varese-ITA – empréstimo – italiano, 20 anos)
Treinador
Ettore Messina, 64 anos, que vai para sua quinta temporada no comando da Olimpia Milano, time que comanda desde que retornou de longo período na NBA.
Possível quinteto titular:
PG – Kevin Pangos
SG – Billy Baron
SF – Shavon Shields
PF – Nikola Mirotić
C – Nicolò Melli
Sujeito a variações
Possível segunda unidade:
PG – Maodo Lô
SG – Devon Hall
SF – Stefano Tonut
PF – Johannes Voigtmann
C – Kyle Hines
Sujeito a variações
Desempenho geral na temporada passada
A Olimpia terminou a última Euroliga no 12º lugar, um resultado bastante decepcionante para um time que vinha de uma 3ª colocação na temporada anterior. Lesões atrapalharam demais a temporada do time, especialmente na armação, onde a contratação de Kevin Pangos praticamente não foi aproveitada devido ao tempo perdido pelo canadense. A Olimpia também demorou para trazer um substituto, e melhorou substancialmente após a chegada de Shabazz Napier, mas não foi o suficiente para reverter a tendência da temporada e o time passou longe dos playoffs.
Reforço(s) mais importante(s) para esta temporada
Nikola Mirotić foi o nome que mais movimentou manchetes neste mercado da Euroliga. O espanhol-montenegrino tem sido um dos principais jogadores da Europa desde que retornou da NBA no auge de sua carreira, em 2019. Após quatro anos e um divórcio bastante conflituoso com o Barcelona, ele escolheu Milão para a sequência de sua carreira. Aos 32 anos e com lesões em temporadas recentes, talvez a performance esportiva não seja mais comparável a seu status no basquete europeu, mas sem dúvidas é uma grande contratação. Maodo Lô também chega para ser uma boa alternativa na armação, enquanto Alex Poythress é um reforço interessante para as alas.
O que esperar nesta Euroliga
Apesar das grandes contratações, a Olimpia é um time que inspira muitas dúvidas devido à idade e o histórico de lesões recentes de seus principais jogadores. O time tem 9 jogadores com mais de 30 anos de idade, incluindo quase todos os atletas que devem receber mais minutos, como Mirotić, Pangos, Lô, Voigtmann, Nicolo Melli e Billy Baron. Shavon Shields e Stefano Tonut também chegam aos 30 anos no decorrer da próxima temporada, e essa inevitavelmente é uma dúvida sobre a Olimpia. Se o time ficar saudável, é um elenco forte que deve se classificar para os playoffs sem muitos sustos. Mas se algumas lesões aparecerem, pode ser um time de play-in no concorrido equilíbrio da Euroliga.