Confira conosco o andamento de alguns dos principais campeonatos domésticos do basquete europeu, com o que de principal aconteceu nas rodadas deste fim de semana.

Campeonato espanhol: Real Madrid e Tenerife vencem e seguem invictos

Liga Endesa logo.png

Oito jogos foram disputados no fim de semana, na sétima rodada da ACB. Real Madrid e Tenerife, os dois clubes ainda invictos no campeonato, permaneceram assim, com vitórias tranqüilas. O armador brasileiro Marcelinho Huertas fez uma ótima partida na vitória do Tenerife, anotando um duplo-duplo. O Joventut Badalona bateu o campeão Baskonia com um chute no estouro do cronômetro e o Barcelona contou com a volta de seu principal jogador, para vencer mais uma.

Quatro jogos abriram a rodada no sábado, com destaque para o grande duelo entre o Joventut Badalona e o Baskonia, na Catalunha, que colocou frente a frente duas das melhores equipes espanholas na temporada. O Joventut se impôs no primeiro tempo, construindo uma boa vantagem de 47 a 32, mas viu o atual campeão espanhol reagir e conseguir a virada no segundo tempo. “La Penya” teve a última bola do jogo nas mãos e o armador Ferrán Bassas, que fez uma ótima partida no geral (19 pontos, nove assistências e quatro rebotes), acertou um lindo chute de três no estouro do cronômetro, que deu a vitória aos anfitriões, por 83 a 82 (veja os melhores momentos abaixo). Com cinco vitórias e duas derrotas, o Joventut se consolida na quinta colocação.

Também no sábado, o Valencia bateu em casa o Zaragoza por 93 a 84, evitando o que seria uma terceira derrota consecutiva. O Manresa bateu em casa o Betis por 93 a 81 e o Fuenlabrada, do ala brasileiro Léo Meindl, finalmente conseguiu sua primeira vitória no campeonato, atropelando o Gipuzkoa fora de casa por 100 a 72. Titular, o brasileiro fez uma excelente partida, com 16 pontos e oito rebotes, para 17 de valoração.

Outros quatro jogos no domingo completaram a rodada do fim de semana. Os dois únicos times ainda invictos na competição chegaram à sexta vitória e dividem a liderança. Mesmo começando no banco, Huertas fez uma excelente partida – 16 pontos, dez assistências e cinco rebotes – e ajudou o Tenerife a bater o Unicaja Málaga por 86 a 79 fora de casa. Já o Real Madrid recuperou-se da derrota na Euroliga para o maior rival, Barcelona, batendo o rival de Madri Estudiantes sem maiores problemas, por 93 a 77. Os dois times dividem o primeiro lugar, com o Real levando vantagem no saldo de pontos (106 contra 33).

O Barcelona contou com o retorno do ala-pivô Nikola Mirotić, que ficou afastado por quase duas semanas por ter testado positivo para a COVID-19. O montenegrino começou no banco e jogou apenas 16 minutos, mas contribuiu com 14 pontos para a vitória tranqüila dos catalães sobre o Andorra, em casa, por 82 a 71. Os culé vencem a quinta partida e estão em terceiro na classificação, com apenas uma derrota. No outro jogo do dia o Obradoiro bateu fora de casa o Gran Canaria por 85 a 75 e completa o “G4” do espanhol, com cinco vitórias e duas derrotas.

Uma partida referente a esta rodada foi adiada. O San Pablo Burgos anunciou na última sexta-feira (23) que dois membros do clube testaram positivo para a COVID-19 e seu confronto contra UCAM Murcia, em casa, passa para o dia 4 de novembro. A estréia do clube na Basketball Champions League, que seria nesta quarta-feira, também foi adiada, mas ainda não tem data oficial.

Campeonato italiano: Olimpia tem trabalho, mas vence de novo e segue líder

Lega Basket Serie A 2016 logo.png

A quinta rodada da Serie A teve sete partidas realizadas no fim de semana, com uma outra, o confronto entre Treviso e Cantù, sendo adiada para uma data ainda a ser definida. A Cantù tem três casos positivos de COVID-19 e outros seis atletas estão com sintomas.

Dois jogos abriram a rodada no sábado e a Virtus Bologna se reencontrou com a vitória, após perder duas partidas seguidas em casa. As “Vu Nere” foram até a Lombardia e enfrentaram a Varese, do argentino Luis Scola. Sem maiores problemas, os bolonheses lideraram a partida inteira e saíram vitoriosos por 85 a 73. O armador sérvio Miloš Teodosić comandou o clube alvi-negro com 21 pontos e sete assistências, mas o grande destaque do jogo, apesar da derrota de seu time, foi Scola, cestinha do jogo com 23 pontos. Ele permanece como o cestinha geral da Serie A, com uma média de 22,4 pontos por jogo. No outro jogo do sábado, a Reggio Emilia passou tranqüilamente pela Brescia, em casa, por 83 a 67, e se aproxima do grupo dos líderes, agora com três vitórias em cinco jogos.

Outras cinco partidas completaram a rodada no domingo, com destaque para mais uma vitória da líder Olimpia Milano, que foi até Bolonha e bateu a Fortitudo Bologna por 82 a 71. Após um bom primeiro quarto, a Olimpia foi surpreendida por um inspirado Pietro Aradori, que com 20 pontos antes do intervalo, deu a vantagem para os donos da casa ao fim do primeiro tempo. Mas Luigi Datome apareceu no segundo tempo e ajudou os visitantes a retomarem as rédeas da partida ainda no terceiro quarto, para seguir rumo à vitória. A Olimpia é a líder e única invicta no campeonato, com cinco vitórias. Além de cair duas posições e ocupar a lanterna do campeonato com a derrota, a Fortitudo teve uma baixa significativa no início do último quarto, com o ala-pivô americano Ethan Happ sofrendo uma queda e fraturando um dos ossos do cotovelo. Ele deve ficar sem jogar entre três e quatro semanas.

Outro confronto importante do domingo foi entre a atual campeã Reyer Venezia e a Dinamo Sassari, que ocupavam antes do início da rodada a quarta e terceira colocações, respectivamente. Jogando em casa, a Reyer teve muito trabalho, mas conseguiu segurar a vitória contra os sardos, prevalecendo no fim por 99 a 92. O herói da vitória foi o ala grego Michael Bramos, cestinha da equipe com 28 pontos. O ala lituano Eimantas Bendžius, da Dinamo, foi o cestinha do jogo com 29. Com a vitória, a Reyer sobe para a segunda colocação, com quatro vitórias e uma derrota, enquanto a Dinamo cai para o quinto lugar.

Nos outros três jogos do domingo, a Brindisi venceu o quarto jogo seguido, batendo a Trieste fora de casa por 79 a 76 e subindo para a terceira posição na tabela, com a mesma campanha da Reyer. A VL Pesaro venceu um confronto direto da parte de baixo da tabela contra a Virtus Roma, na capital italiana, por 84 a 69, e saiu da lanterna, subindo três posições. A Trentino venceu a segunda seguida, se afastando de vez da zona de rebaixamento, batendo a Cremona dentro de casa por 85 a 83, em uma partida decidida nos 20 segundos finais.

Liga Adriática: Estrela Vermelha e Budućnost permanecem invictos

ABA League.png

A ABA chegou à sua quarta rodada neste fim de semana, com a realização de quatro partidas. Outras três acontecerão nesta segunda-feira (26), complementando a rodada. Por hora, Estrela Vermelha (SER) e Budućnost (MNE) são os dois únicos clubes invictos e dividem a liderança do campeonato multi-nacional, com os sérvios levando vantagem nos critérios desempate.

No único jogo do sábado, o Igokea (BIH) foi até a Croácia onde enfrentou o tradicional Split (COR). Os bósnios dominaram o adversário principalmente no primeiro tempo, mas viram os donos da casa reagirem e encostarem no segundo tempo, quase empatando a partida. Mas a reação não foi o suficiente e o Igokea conseguiu segurar a vitória por 79 a 78 e assumiram provisoriamente a liderança da competição, chegando à terceira vitória em quatro jogos. O Split, por sua vez, sofreu a terceira derrota.

Mas a liderança do Igokea não durou nem um dia. Estrela Vermelha e Budućnost, os dois clubes ainda invictos na competição, entraram em quadra no domingo e venceram suas partidas, permanecendo ambos com a campanha perfeita de quatro vitórias. O Estrela visitou o Mega (SER), da mesma Belgrado, e teve muito trabalho, mas venceu por 76 a 73, em partida decidida somente nos segundos finais, com dois lances livres de Jordan Loyd para os visitantes. O ala-armador americano foi o cestinha da equipe, com 19 pontos. Da mesma forma, o Budućnost não teve vida fácil diante do FMP (SER), mesmo jogando em casa. Os anfitriões chegaram até mesmo a estar atrás no marcador dentro dos dois minutos finais, mas conseguiram reagir, para vencer por 77 a 76. O ala-armador americano Justin Cobbs foi o cestinha do Budućnost e da partida, com 24 pontos. Com campanhas idênticas, o Estrela leva vantagem sobre o Budućnost no saldo de pontos e é o líder da competição.

Mas o principal duelo do domingo foi o encontro de gigantes entre Partizan Belgrado (SER) e Cedevita Olimpija (SLO), na capital sérvia. Com uma campanha ainda irregular, o Partizan conseguiu se impôr diante do rival, que ainda estava invicto, e venceu por 86 a 77, sem maiores problemas. Os sérvios chegam à campanha de duas vitórias e duas derrotas, ocupando a modesta sexta colocação. O Cedevita fica com o terceiro lugar, com três vitórias em quatro jogos.

Três jogos completam a qurta rodada nesta segunda-feira, com o Koper Primorska (SLO) recebendo o Zadar (CRO), em um duelo de dois clubes ainda sem vitória; o Krka (SLO) recebendo o lanterna Cibona Zagreb (CRO) e o Borac Čačak (SER) recebendo a visita do Mornar Bar (MNE). Caso vença, o Mornar Bar tem chances de subir da atual sétima colocação até mesmo para a terceira, dependendo do saldo de pontos.

Campeonato grego: campeonato começa com dérbi e Iraklis é o primeiro líder

GBL Official emblem.png

Após duas semanas seguidas em que o início da primeira divisão da Grécia foi adiado, o campeonato nacional pôde finalmente começar neste fim de semana. Uma das partidas programadas para esta primeira rodada, entre Lavrio e Promitheas, foi adiada, pois o Lavrio teve alguns casos positivos de COVID-19 entre seus atletas na semana passada.

No sábado, quatro jogos foram realizados, com destaque para um dos Dérbis de Tessalônica, entre o modesto Iraklis e o gigante PAOK. Jogando em seu ginásio, o Iraklis mostrou desde cedo sua disposição para vencer, vencendo o primeiro quarto por 25 a 9. Apesar da reação dos alvi-negros nos momentos seguintes, os anfitriões fizeram outro grande jogo no terceiro quarto e praticamente asseguraram a vitória confortável de 75 a 57.

Também no sábado, o AEK bateu o Ionikos no duelo de dois clubes de Atenas sem maiores problemas, por 81 a 68; o recém-promovido da segunda divisão Messolonghi bateu o tradicional Aris em casa, por 73 a 70; e o Peristeri recebeu na capital nacional o Kolossos, para conseguir a apertada vitória por 84 a 81.

No jogo isolado de domingo, o Panathinaikos recebeu o Larisa em Atenas e venceu por 69 a 60. O treinador dos Verdes, Georgios Vovoras, usou a partida para dar tempo a vários atletas jovens e outros que não têm tido muito espaço. Por isso, a equipe sofreu contra o modesto adversário, errando muito durante toda a partida e com um péssimo aproveitamento da linha de três. Porém, o clube contou com uma boa atuação do pivô Georgios Papagiannis, que com apenas 19 minutos em quadra anotou 22 pontos, além de seis rebotes e dois tocos.

Com a vitória pela maior diferença de pontos (18), o Iraklis é o líder de momento do campeonato, seguido por AEK (13) e Panathinaikos (9). Messolonghi e Peristeri, que também começaram com vitórias, vêm logo depois, ambos com vitórias por apenas três pontos.

Campeonato francês: COVID-19 bagunça calendário

Na França a LNB Pro A chegou à sua sexta rodada neste fim de semana, mas o campeonato não poderia estar mais bagunçado. A competição está tendo jogos espaçados praticamente todos os dias, com a maioria deles sendo de rodadas anteriores, que não puderam ser jogados. A maioria das equipes tem três ou quatro partidas já disputadas enquanto o Strasbourg, por exemplo, já disputou sete.

Enquanto a bagunça fora de quadra não se resolve, três equipes ainda estão invictas e ocupam as primeiras posições. O Dijon, clube semifinalista da última Basketball Champions League, jogou neste fim de semana e derrotou o Gravelines-Dunkerque fora de casa, sem maiores problemas, por 81 a 67. O clube chega à campanha de 4-0 e se isola na liderança da competição. Eles voltam a quadra já nesta terça-feira (27), para enfrentar o lanterna Châlons-Reims, em um jogo referente à terceira rodada.

O vice-líder Metropolitans 92 vai a quadra nesta segunda-feira (26) para enfrentar o Limoges em um jogo isolado e, se vencer, igualará a campanha do Dijon, dividindo a liderança. O tradicional Limoges tem a campanha de 3-1 e pode garantir uma posição no “G4” caso vença. O JL Bourg, o outro clube que também ainda está invicto até o momento com a campanha de 3-0, só entrará em quadra no próximo sábado (31), quando faz um confronto direto contra o Dijon, fora de casa.

Em todos os dias desta semana acontecerá pelo menos um jogo, seja ele compensatório de rodadas anteriores ou referentes à sétima rodada, mas times grandes como o ASVEL e o Monaco só entram em quadra no sábado. Falando do ASVEL, o clube de Lyon não entra em quadra pelo nacional desde o dia 11 de outubro, pouco antes de ter um surto de COVID-19 em seu elenco. Mas antes disso, o único representante francês na Euroliga vinha fazendo a decepcionante campanha de 2-2 e, no momento, encontra-se fora da zona de classificação.

Outras ligas

A Liga VTB, contendo os principais clubes russos, está mais bagunçada do que o campeonato francês. No momento, não há rodadas definidas e vários jogos isolados têm sido disputados em dias espaçados. Há clubes que já disputaram quatro jogos, enquanto outros apenas dois. Neste fim de semana, apenas dois jogos foram disputados, ambos no domingo: o UNICS Kazan (RUS) bateu o Enisey (RUS) em casa por 75 a 64, naquela que foi apenas sua segunda partida no campeonato (e sua segunda vitória). O time passa para o segundo lugar na classificação No outro jogo, o Lokomotiv Kuban (RUS) foi até a Polônia e bateu o Zielona Góra (POL) por 114 a 99 e chega à campanha de quatro vitórias e uma derrota, ocupando o quarto lugar. Nesta segunda-feira (26), está programada uma partida isolada, entre Avtodor Saratov (RUS) e Khimki (RUS).

Pelo campeonato lituano, o Zalgiris Kaunas fez no domingo o clássico contra seu maior rival, o Lietuvos Rytas, fora de casa, em partida válida pela 7ª rodada da LKL. Até então, o Rytas liderava isolado, com uma campanha perfeita de seis vitórias. E os donos da casa começaram melhor, abrindo uma leve vantagem no primeiro tempo. Mas o Zalgiris conseguiu uma enorme virada no terceiro quarto e acabou roubando a vitória, prevalecendo por 84 a 72. Com um jogo a menos, o Zalgiris ocupa a segunda colocação na tabela, com a campanha de cinco vitórias e uma derrota. Confira abaixo os melhores momentos do clássico:

Outros campeonatos em andamento:

Ainda não começou:

  • Campeonato alemão (começa em novembro)

By Tabela de Ferro

O único site em língua portuguesa especializado em basquete europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *